Colocado por: ZeTomeso alumínio tem uma longevidade de 5 anos salvo erro e passado esse tempo começa a ganhar micro-fissuras ou a estrutura molecular altera-se pelas dilatações térmicas tornando-se poroso por tal.
Colocado por: ZeTomesA solução que encontrei para esse problema foi depois de colocada correctamente a tela, pincelá-la com 3 de mão de imperkote (aka flitecôte, grude) e posteriormente pele elástica para rematar.
Colocado por: ZeTomesbesuntar imperkote ensopando nas zonas de aresta ou junção de forma a impedir infiltrações.
- besuntar imperkote na tela toda 2 a 3 vezes
Colocado por: C3R3J0
Falso
verdadeiro:
a estrutura molecular altera-se sempre em qualquer material com oscilações térmicas (contracção e dilatação), basta constatar a água para gelo ou vapor. Por essa mesma alteração molecular o alumínio ganha micro-fissuras, por já ter perdido a elasticidade molecular, neste caso tornando-se poroso.
Desnecessário
correcto: a tinta de areia serve perfeitamente. Incorrecto: as 3 de mão estando a solução com 40% de água para ser mais fácil de empregar não é de todo desnecessária.
Discordo
Concordo: comigo funcionou, era mesmo esse o propósito: funcionar. Zero por cento de infiltrações em oposição ao equivalente a torneiras abertas no tecto.
Colocado por: ZeTomesSim pensei nisso tendo em conta a elasticidade do grude por baixo da película de alumínio e da própria telha. O que constatei e aí não será fruto das intempéries mas sim da aplicação do maçarico, que o contraste entre as temperaturas por um uso excessivo do mesmo e o arrefecimento pela água (pano molhado) de forma a poder calcar a tela sem que o aplicador se queime, e por experiência pessoal, tornou realmente a tela mais quebradiça.
Colocado por: ZeTomes
Confirmei o mesmo na tela antiga (que não estava sob stress excepto o do grude) que se encontrava sob lusalite (de zinco presumo): estava igualmente quebradiça como uma batata frita. Pela observação da folha de zinco que referi no post acima, cheguei a essa ilação de que os materiais se vão tornando porosos (por micro fissuras ou um fenómeno que desconheço - e neste caso específico a folha não estava sob qualquer stress para além de ser demasiado grossa)
Colocado por: ZeTomes
Repare que o tom conota uma postura, e desde o anterior comentário pela parte do membro J.C. de facto existe uma postura de ataque pela parte de outros membros. A expressão passa pela correcta leitura ou por uma refutação diplomática e não destructiva. Eu pessoalmente estou aqui para aprender e partilhar o pouco que sei.
Colocado por: ZeTomesmas fora de brincadeira, se o alumínio estava nesse estado não mumificado mas do tipo batata frita, uma das razões palpáveis causais será a do foro térmico... ou não?