Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 25 maio 2011

     # 1

    Pois é, finalmente o isolamento da minha moradia está a ser posto à prova.

    Características térmicas: parede simples de 24 cm com ETICS de 8 cm. Portas e janelas em alumínio de corte térmico, vidros 6 + 12 cx ar + 5, sombreamento através de portadas exteriores em alumínio. Cantarias com corte térmico.

    Resultados: ainda não tenho dados objectivos, pois, apesar de ter sensores de temperatura instalados, ainda não implementei o computador central que vai registar as temperaturas interiores e exteriores. De qualquer forma, a inércia térmica nota-se bem, pois quando no exterior estão mais de 30 graus (uns 40 e tal ao sol), no interior, a diferença de temperatura é BRUTAL.

    Também já deu para notar que quando existem variações da temperatura média no exterior, por exemplo, quando de uma semana para a outra, aquece ou arrefece muito, a casa não acompanha essa variação, demorando imenso tempo a aquecer ou arrefecer através de trocas térmicas com o exterior.

    Como tenho cave, nota-se claramente que o rés do chão é bem mais fresco que o 1º andar. Tenho que medir temperaturas para deixar aqui dados concretos.

    Para já, estou super satisfeito e, apesar de ter pré instalação de AC, não me parece que seja necessário instalar AC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, celina2, Layman
    • eu
    • 25 maio 2011

     # 2

    Para já, não consigo dizer valores objectivos.

    Em termos subjectivos, posso dizer que não noto problemas nesse aspecto, mas eu arejo a casa todos os dias...

    Na cave, sim, nota-se um ar húmido... mas deve ser normal, pois raramente abro a porta da cave para a rua...
  1.  # 3

    Obrigada por partilhar a sua experiência. Espero que possa acrescentar mais dados. Estou também a ponderar a opção de colocar ETICS na casa que estou para construir brevemente e nesta fase é sempre interessante ouvir o testemunho de quem já usa. Apesar de praticamente toda a gente dizer bem do sistema, acaba-se sempre por querer confirmar se o resultado efectivo vale o investimento...
  2.  # 4

    Pois, o tema da discussão presta-se a isso... Eu estou praticamente convencida que utilizar ETICS será a melhor opção numa casa que vai ser projectada e construída de raiz, mas claro que se gosta de ter a confirmação de quem já usa, até porque não conheço tantas pessoas assim que já tenham este sistema em casa e nisso tenho de agradecer ao Forum pela partilha de informação. O factor condicionante acaba por ser quase sempre o dinheiro... Espero não me assustar quando começar a ver orçamentos. Mas a ideia é que o que se vem a poupar depois na regulação térmica da casa compensará o investimento inicial.
  3.  # 5

    Colocado por: euPois é, finalmente o isolamento da minha moradia está a ser posto à prova.

    Características térmicas: parede simples de 24 cm com ETICS de 8 cm. Portas e janelas em alumínio de corte térmico, vidros 6 + 12 cx ar + 5, sombreamento através de portadas exteriores em alumínio. Cantarias com corte térmico.

    Resultados: ainda não tenho dados objectivos, pois, apesar de ter sensores de temperatura instalados, ainda não implementei o computador central que vai registar as temperaturas interiores e exteriores. De qualquer forma, a inércia térmica nota-se bem, pois quando no exterior estão mais de 30 graus (uns 40 e tal ao sol), no interior, a diferença de temperatura é BRUTAL.

    Também já deu para notar que quando existem variações da temperatura média no exterior, por exemplo, quando de uma semana para a outra, aquece ou arrefece muito, a casa não acompanha essa variação, demorando imenso tempo a aquecer ou arrefecer através de trocas térmicas com o exterior.

    Como tenho cave, nota-se claramente que o rés do chão é bem mais fresco que o 1º andar. Tenho que medir temperaturas para deixar aqui dados concretos.

    Para já, estou super satisfeito e, apesar de ter pré instalação de AC, não me parece que seja necessário instalar AC.


    em que zona é a construção?
    • eu
    • 26 maio 2011 editado

     # 6

    Colocado por: sergyioem que zona é a construção?

    Interior centro, numa das zonas mais quentes do País.
    • eu
    • 26 maio 2011 editado

     # 7

    Colocado por: celina2Espero não me assustar quando começar a ver orçamentos

    O custo não é muito mais caro que a solução tradicional de parede dupla com caixa de ar e XPS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: celina2
  4.  # 8

    boas!
    no interior tem pladur? se sim, com lá entre o pladur e a parede?
    que isolamento tem no telhado?
    é eu tb sou fã de inércias fortes! :)
    •  
      alv
    • 26 maio 2011 editado

     # 9

    Vivam!

    Pato Bravo ao ataque!!!!!!

    Eu: Grato por partilha a experiência. Efectivamente concordo que é uma boa solução. Mais ainda se o seu ETICS é de 8cm.
    Agora é importante salientar que também há outras opções com resultados igualmente satisfatórios ou até melhores com construções sem inércia.
    Posso afirmar-lhe, a si e a quem nos lê, que posso subscrever exactamente as suas palavras na minha alegre casinha com mais de 15 anos e com inércia baixa. É exactamente o mesmo, mas mais, imagine a espessura de isolamento térmico com uma construção em sistemas de construção leve que conseguiria colocar pelo interior! Imagine também se haveria ou não, nas condições que descreve, alguma melhoria de comportamento da casa?
    Para que tenha uma ideia, para a uma determinada espessura de isolamento exterior, com o mesmo custo, conseguiremos, sempre, no mínimo duplicar a espessura do isolamento pelo interior, com todas as vantagens e inconvenientes que isso possa trazer.
    Pessoalmente, na minha condição de "Pato Bravo" acho que há muitas mais vantagens que inconvenientes, ainda que fosse com espessuras semelhantes por um custo mais baixo.

    Sarabá Anonimo16062021.

    Boa caçada e "fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Fernandes, pdavidmarques
    • eu
    • 26 maio 2011

     # 10

    Colocado por: noves foraboas!
    no interior tem pladur? se sim, com lá entre o pladur e a parede?
    que isolamento tem no telhado?
    é eu tb sou fã de inércias fortes! :)


    No interior tenho estuque. No telhado, tenho Roofmate de 6 cm e telha lusa por cima.



    Colocado por: alvVivam!

    Agora é importante salientar que tambémhá outras opçõescom resultados igualmente satisfatórios ou até melhores com construções sem inércia.



    Sim, não duvido. Mas eu não queria transformar este tópico numa comparação entre sistemas, quero apenas deixar o meu testemunho sobre como é viver numa casa com inércia forte... porque uma coisa são teorias, outra coisa é experimentar viver o dia a dia na casa...
    •  
      alv
    • 26 maio 2011 editado

     # 11

    Vivam!

    Eu: Realmente não quero poluir-lhe o tópico, mas acredite que não falo em teoria, falo de fazer e viver, com dados como os seus, sensores termómetros e higroscópicas exteriores e interiores diários; Só não registo.
    Anonimo16062021: Assim não vale, porque confundimos (edited) quem nos lê. As pontes térmicas se são resolvidas com capotos , melhor serão com isolamentos pelo interior!
    Mas vá lá não poluamos o post com mais sexo dos anjos. Já ambos demos para isto.
    Só quis com a minha intervenção enfatizar que a inércia forte não é "a" solução, mas uma solução, entre outras, ao arrepio da mensagem que se quer passar.
    Não quero com isto dizer que seja essa a mensagem que o Eu nos quer transmitir, por isso parabenizemos o Eu pela iniciativa e que nos "fassa" parte dos resultados.
    • eu
    • 26 maio 2011 editado

     # 12

    Colocado por: alvmas acredite que não falo em teoria, falo de fazer e viver, com dados como os seus, sensores termómetros e higroscópicas exteriores e interiores diários; Só não registo.

    Caro alv, não duvido, quando falei em teorias estava obviamente a referir-me às teorias da inércia forte. Agora, posso ver a diferença entre a teoria e a prática, no caso da inércia forte. Não duvido minimamente do que afirma, pois já li muitas coisas escritas por si e sei bem que fala do que sabe pois nota-se que tem muita experiência acumulada.

    Também não quero defender aqui a inércia forte de forma fanática, aliás, eu próprio já testemunhei neste fórum que a inércia forte tem um sério problema quando, após várias semanas de frio, vem uma súbita massa de ar quente e húmido.

    PS: peço-vos novamente para não transformarem este tópico numa guerra ETICS vs Pladur. Acho que após tanta discussão, já chegámos à conclusão que ambos os sistemas são excelentes quando bem executados e que ambos têm vantagens e desvantagens pontuais relativamente ao seu benefício global comum.
  5.  # 13

    Tb sou adepto do ETICS + inércia forte pelo interior.
    Para esse efeito qual o melhor tipo de reboco para as paredes interiores? Gesso projectado ou reboco tradicional estanhado ou outro?
  6.  # 14

    Colocado por: Anonimo16062021
    Já que é um adepto da inércia forte pelo interior eu diria então para aplicar o gesso projectado,é um bom isolante térmico e acústico devido ao facto de ter uma baixa condutividade térmica e um elevado coeficiente de absorção acústica..


    Boas

    Anonimo16062021,

    Aproveitando a boleia em relação ao revestimento interior com gesso, o meu caro expert, qual destes dois sistemas aconselha, gesso estanlhado ou do tipo Fassa Bortolo? E quais são as diferenças?

    Já agora e desculpe abusar da sua amabilidade, aproveito para perguntar se conhece a marca PUMA? (revestimentos exteriores para sistema ETICS)
    http://www.grupopuma.com/pt/

    Agradecido pela atenção

    Cumpts
  7.  # 15

    Colocado por: TavaresMiguel
    qual destes dois sistemas aconselha, gesso estanlhado ou do tipo Fassa Bortolo? E quais são as diferenças?


    Também gostava de saber as vantagens/desvantagens entre estas 2 soluções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  8.  # 16

    Boa tarde!

    Tenho exactamente essa solução orçamentada (tijolo 24 mais ETICS, mas de 6 cm). Que isolante usou, EPS, cortiça ou lã de rocha? Por mais 1500 euros o empreiteiro coloca parede dupla com EPS de 6 cm e assim ficava com isolamento térmico e acústico duplo. Presumo assim que a inércia interior se resumiria ao tijolo interior de 11, com as respectivas vantagens e desvantagens.
    Qual o comportamento acústico dessa solução?

    Pedro Marques
  9.  # 17

    Colocado por: Anonimo16062021Boas
    Caro TavaresMiguel,julgo que se quer referir á pasta de estanhar que é uma argamassa seca,pronta a amassar,formulada a partir de ligantes hidráulicos, fillers calcários e adjuvantes,destinada a execução de superfícies lisas,em interiores e exteriores,sobre suportes de base cimentícia,recentes e especialmente executados para o efeito. Existe na variedade branca,sendo de aplicação manual.

    Quanto o tipo Fassa Bortolo...a Fassa Bortolo tem vários tipos de argamassas, como as argamassas com base em ligantes aéreos para o interior e exterior,como também argamassas em ligantes de gesso para o interior de projecção mecânica,agora nao sei qual destas argamassas que o TavaresMiguel se refere quando diz estanhado ou do tipo Fassa Bortolo..


    Anonimo16062021,

    Antes de mais, deixe-me agradecer a sua rápida resposta. Em relação aos materiais que faço referencia, é verdade que fui um pouco vago na descrição dos mesmos, pois a julgar pela sua sabia resposta, existe uma vasta gama desses mesmos materiais, cada qual com as suas particularidades de aplicação e respectivos valores.

    No meu caso concreto, tenho dois orçamentos com as seguintes opções;

    1- Gesso projectado com moldura corrida (Aplicação clássica, com recurso a maquina de projecção, presumo que seja este o sistema vulgo "estanhado"?!)
    2- Reboco fassa bortolo (KC1) com a respectiva moldura corrida.

    Gostaria de realçar, que o preço do 2°é significativamente mais caro que o 1°, e por essa razão que neste momento, procuro opiniões dos pós e contras dos respectivos manterias.Também já pesquisei no fórum, onde consegui reter um dado importante, que se depreende com o facto das argamassas provenientes das fabricas, são mais equilibradas em termos da composição das doses, que propriamente as que são feitas a olho, e portanto existindo assim uma maior homogeneidade...Será este um factor importante, para optar pelo 2°em detrimento do primeiro? Ou por outro lado, também fico bem servido com o 1°?(Gesso projectado "estanhado" com moldura corrida).



    Colocado por: Anonimo16062021A Grupo Puma é dedicada ao fabrico e comercialização de uma ampla gama de produtos para a construção,adesivos,monocamada de argamassas,produtos para juntas,argamassas para pisos,tintas e produtos de asfalto e argamassas para revestimento de cimento,digamos que é mais uma marca de sistema ETICS como muitas outras que existem no mercado..


    No caso da PUMA, o meu interesse em particular incide sobre os produtos de acabamentos das fachadas para o sistema ETICS;

    -Fondo Morcemcril®
    Primário de coloração para argamassa acrílica. Melhora a aderência, homogeneíza o
    suporte, dá uma cobertura colorida inicial. Ampla gama de cores.

    -Morcemcril®
    Revestimento sintético mineral. Decorativo. Impermeável, lavável,
    antifungos-antiverdete. Ampla gama de cores.


    Colocado por: Anonimo16062021é mais uma marca de sistema ETICS como muitas outras que existem no mercado..


    Sim de acordo.Mas como é uma marca não muito conhecida e os seus preços são sem duvida mais interessantes que a concorrência, daí o meu interesse, em saber as opiniões dos profissionais do ramo que tem uma visão mais alargada deste sector, como é sem duvida alguma o caso do Anonimo16062021.

    E por fim termino, agradecendo mais uma vez a sua contribuição.

    Cumpts

    PS: Quero apresentar o meu pedido de desculpas, ao EU, por colocar estas questões no seu tópico, que não sendo o lugar ideal, estão de certa maneira relacionados, com o resultado final.(INERCIA)
  10.  # 18

    Colocado por: Anonimo160620211-O reboco de gesso,trate-se de um um produto aligeirado com perlita expandida,preparado á base de gesso e especialmente formulado para aplicar com máquina de projecção para uma execução de revestimentos de paredes e tectos,depois o fim de algumas horas será aplicado um outro produto (Mecafino) com base de gesso de elevada pureza e última geração,concebido para proporcionar uma elevada cobertura da guarnição,com duas ou três de-mãos sobre o gesso projectado de acabamento fino "estanhado"ate conseguirmos um superfície lisa pronta a pintar,contudo,a sua fraca resistência quando posto em contacto com água,faz do gesso um mau material.

    2- Reboco fassa bortolo (KC1)só fabricado em Itália,argamassa aérea,cujos ligantes principais são o gesso e a cal ordinária ou aérea,endurecem apenas ao ar,pelo que devem ser aplicadas em revestimentos interiores ou,quando aplicadas no assentamento de alvenarias ou execução de fundações,deverá ser garantido de que não estarão sujeitas à acção da água,e para conseguirmos um superfície lisa pronta a pintar tipo "estanhado"será necessário o mesmo procedimento de acabamento fino tipo (Mecafino) como no gesso projectado



    Muito sinceramente, não vejo grandes diferenças no resultado final entre um material e o outro (a não ser no preço) e sendo assim, estou mais inclinado para a solução do gesso projectado (1ra opção) que afinal, fica mais em conta no aspecto financeiro e possivelmente é material nacional!


    Ich danke ihnen herzlichst herrn Anonimo16062021, und danke für ihre schuelle antwort.
    Mit freundlichen grüßen.


    TavaresMiguel
  11.  # 19

    Agora é importante salientar que também há outras opções com resultados igualmente satisfatórios ou até melhores com construções sem inércia.

    Exactamente...algo que poucos conseguem/querem perceber...

    De qualquer forma, a inércia térmica nota-se bem, pois quando no exterior estão mais de 30 graus (uns 40 e tal ao sol), no interior, a diferença de temperatura é BRUTAL.

    BRUTAL é muito relativo para um feedback "aceitavel"...:-)...Compreendo que está no inicio, mas assim que puder, seria melhor ser mais objectivo, ou seja, colocar valores das temperaturas...

    Aqui em Águeda, ao lado da minha casa, existe uma construcção com etics de 6cm, tijolo térmico de 28cm e painel sandwish. As temperaturas são, no geral, identicas ás que eu tinha no interior da minha casa (parede dupla com xps) antes de ter ac...ou seja, nestes dias quentes e abafados, o piso superior chega aos 25/26º...Daí interessarem os valores...pois o que para uns é conforto, para outros não o é...Já o disse aqui, e volto a dizer (apenas como mais um feedback) que a dona da casa ficou desiludida com o sistema/resultados...

    Resumindo e aproveitando as palavras do alv (espero q não se importe):
    Só quis com a minha intervenção enfatizar que a inércia forte não é "a" solução, mas uma solução, entre outras, ao arrepio da mensagem que se quer passar.
  12.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021TavaresMiguel,pelo que entendi a colagem das placas (EPS) e aplicação da rede de fibra de vidro mais o barramento final foi executado com outro produto (marca)que não o da Puma,é isso?


    Boas Anonimo16062021,

    Os materiais utilizados no revestimento exterior da minha moradia, foram todos da marca PUMA (Morcem/isolamento).O meu objectivo era mesmo obter um feedback de quem conhece estes materiais, visto não abundarem muitas informações aqui no fórum, sobre esta marca em particular,o mesmo não acontece com outras...

    Mas como diz o Anonimo16062021, e com razão, é mais uma marca entre outras, ainda por mais certificada, portanto não há que dar lugar a receios, não é verdade?

    Cumpts
 
0.0255 seg. NEW