Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A Cláudia Martins é que vai gostar disto - de publicidade ao A-cero, à discussão do trolha, das aspas e do cheiro.

    Pelo menos a Embaixada veio tentar salvar isto...

    ?, vamos acabar com a hstória do trolha e apareça no próximo almoço para esclarermos isso tudo.
  2.  # 2

    Colocado por: EMBAIXADARecebemos hoje no nosso e-mail um alerta de que o nosso nome fora comentado neste fórum.
    O arqº Pedro Barradas, com quem tivemos o prazer de colaborar, indicou o nosso nome como um atelier Português que poderá corresponder às suas expectativas sobre a ideia de casa .


    Só para não haver mal entendidos;)
    Não tenho comissão... Não fui eu que alertei a EMBAIXADA.
  3.  # 3

    Ora boas tardes,
    Vou ter que dizer isto (que alguem de certeza já pensou mas não diz)
    Acho que alguns dos arquitectos que andam por aqui há algum tempo,( e alguns dos quais tive o prazer de ter contacto por um topico que fiz para procurar um arquitecto para concorrer a uma obra, e tive a oportunidade de ver obras dos mesmos) estão com uma certa falta de amor próprio............
    Independentemente das minhas tricas com os espanhóis, e fora a minha opinião que deviamos era olhar para o Pais e apostar no produto nacional, vi obras e projetos de alguns arquitectos daqui e posso dizer com toda a segurança que não havia necessidade de chamar nem espanhóis, nem soutos mouras, nem embaixadas ou consulados etc. (anenção não estou a criticar ninguem pela qualidade do trabalho)
    Inclusivamente pelas queixas de falta de trabalho que vou vendo (e aqui tambem) tambem tenho a certeza que iam olhar para o projeto com muito mais atenção e dedicação personalizada. Basta olhar para os conselhos que aqui dão e o tempo que perdem com o trabalho dos outros sem receber nada em troca, e inclusivamente eu vou aprendendo muito com isso.
    Independente de ter mais nome ou menos nome, ou de ter 15 como o nosso rei nu (nu de poder, bem está) valorizem o vosso trabalho e valorizem-se. Tenho a certeza que se houvesse clientes que fossem pagar 40 mil euros por projeto salvavam-se gabinetes pequenos de arquitectos e engenheiros com 1 projeto desses por ano. Antes que perguntem digo já que trabalhei em várias obras de arquitetos bem conhecidos Portugueses e sei do que falo.
    Um bem haja mas é a quem anda aqui a ajudar e os meus votos de que sejam voces a conseguir os trabalhos que aqui veem pedir.
    Um abraço
    Ribeiro
    Concordam com este comentário: adan, RC | ARQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: doisarquitectos
  4.  # 4

    Não se iluda com o gabinete a-cero, do portfólio a maioria das moradias são do bairro chique nos arredores de Madrid, as moradias têm valores de mercado superior a 8 milhões de euros dá para ter uma ideia do valor da construção.
    Arquitetos nacionais, sim sem dúvida, veja os prémios que estes recebem e as obras (casa voo dos passaros nos Açores, mágnifica e singular).
    PORTUGAL PRECISA
  5.  # 5

    Realmente temos que apostar no produto nacional, espero que encontre um gabinete de arquitectura portuga que preencha os meus requisitos, certamente haverá só tenho que o encontrar.

    Não pretendo fazer publicidade ao gabinete espanhol (eles nem precisam), mas simplesmente os divulguei aqui para vcs terem uma noção daquilo que pretendo, tenho mantido contactos regulares com eles ( vou regularmente a madrid), mas nada ainda está decidido, pois estou tentar reunir algumas propostas para poder comparar, e para poder comparar vou necessitar de pelo menos de alguns desenhos, para ter uma ideia do que me podem fazer no terreno.
    Porque penso eu que não posso decidir um projecto de arquitectura só pela proposta financeira.

    Obrigado a todos pelo v/ contributo
  6.  # 6

    ? finalmente chegou a este tópico...merece a sua intervenção este tópico!
  7.  # 7

    Colocado por: ?Ed-l

    já agora...e tendo você uma casa nova podia ter sugerido ou lembrado a "sua arquitecta"...também merece...ou não??


    Concerteza que merece, mas o propósito do meu comentário anterior é inverter a tendência de procurar lá fora aquilo que temos cá dentro e não publicitar alguém, pelos vistos também será a ideia da claudiaMartins.
    Já agora e você prefere um produto nacional ou é daqueles que importado e caro é que é bom.
  8.  # 8

    Colocado por: claudiaMartinsRealmente temos que apostar no produto nacional, espero que encontre um gabinete de arquitectura portuga que preencha os meus requisitos, certamente haverá só tenho que o encontrar.

    Souto Moura não serve?
  9.  # 9

    Se eu fosse arquitecto atirava-me a ela...
    • ligo
    • 15 junho 2011

     # 10

    Colocado por: claudiaMartinsOlá
    Claro que Portugal temos excelentes arquitectos eu perfiro um arquitecto português, mas digam-me que arquitectos em Portugal tem projectos destes, procurei e não encontrei!

    Central Arquitectos http://www.facebook.com/centralarquitectos - design de algumas obras muito similar (e bastante melhor) que a empresa espanhola que escolheu.
    • ligo
    • 15 junho 2011

     # 11

    Há muitos concursos de construção onde a apresentação dos orçamentos de arquitectura já inclui a proposta de projecto, principalmente em grandes obras. Dessa forma, avalia-se o potencial arquitecto/gabinete não só pelos custos mas também pela criatividade, qualidade, capacidade, etc.
    Com a falta de obras que todos os arquitectos estão a ter, acredito que a Cláudia Martins conseguiria obter gratuitamente em diversos gabinetes de arquitectura a apresentação de propostas reais para a obra que pretende, escolhendo depois não só pelo custo do serviço ou pelo portfólio mas também pelo resultado que idealizaram para si.
  10.  # 12

    Não me parece minimamente justo aproveitar a falta de trabalho de um arquitecto, para tentar obter propostas de projectos.

    Até porque o conceito apresentado apenas corresponde a alguma criatividade do projecto, não sendo garantia de qualidade da elaboração de um bom projecto, ou até do seu seguimento.

    O melhor é mesmo procurar arquitectos com provas dadas.
    • ligo
    • 15 junho 2011 editado

     # 13

    Colocado por: LiMatosNão me parece minimamente justo aproveitar a falta de trabalho de um arquitecto, para tentar obter propostas de projectos.

    Até porque o conceito apresentado apenas corresponde a alguma criatividade do projecto, não sendo garantia de qualidade da elaboração de um bom projecto, ou até do seu seguimento.

    O melhor é mesmo procurar arquitectos com provas dadas.

    Concordo plenamente consigo. É necessário fazer uma avaliação plena do trabalho e ter em conta que qualquer proposta apresentada durante orçamentação não representa o resultado final.

    No entanto, a sugestão que indiquei não se refere apenas em épocas de falta de trabalho. É uma prática muito recorrente desde há muitos anos nos gabinetes de arquitectura pois a apresentação de uma proposta concreta ou um estudo prévio anexada ao vasto portfólio é um factor decisivo no apoio à decisão do cliente. Por isso apenas relembrei essa possibilidade da cliente Cláudia Martins questionar essa possibilidade nos contactos que elabora. O arquitecto só faz se quiser... logo demonstra também o seu interesse e confiança na sua proposta.
  11.  # 14

    ... um concurso de ideias.. sem premios.
  12.  # 15

    por acaso tenho outra opinião, ou seja acho que havendo alguma disponibilidade (€€) podia-se pedir a alguns gabinetes um estudo PAGO, o que poderia depois possibilitar a incorporação de algumas ideias para a solução adoptada. Todos ficariam contentes pois os projectistas seriam pagos pelo seu esforço e o cliente teria várias soluções que só iam enriquecer a solução final. Como é evidente os não escolhidos tendo sido pagos, não se importariam de que algumas ideias da sua proposta fossem adoptadas. Será isto viável??
  13.  # 16

    Colocado por: marco1Será isto viável??


    Isso parece um sonho de uma noite de verão.
    Todos ficariam contentes? Só se forem os gabinetes :)
    Então eu vou pago alguns (presumo que pelo menos mais de 3) estudos para chegar ao fim e correr o risco de não gostar de nenhum deles ou, caso goste, fazer uma montagem com partes de todos?
    E quem faz essa montagem? Um dos gabinetes? Chego lá e digo "quero assim como este fez, e aqui como aquele fez"
    Qual é a diferença disso e do que muitos dos que vêm aqui ao forum fazem que é dizer ao arquitecto "quero assim!" ?
    O arquitecto faz algo que não concorda ou acha menos correcto?
    Concordam com este comentário: JJesus
  14.  # 17

    Colocado por: Ed-lArquitetos nacionais, sim sem dúvida, veja os prémios que estes recebem e as obras (casa voo dos passaros nos Açores, mágnifica e singular).
    PORTUGAL PRECISA


    Se Portugal precisa...que trabalhe!
  15.  # 18

    Portugal trabalha, quem precisa é que não procura Portugal!
  16.  # 19

    Mike

    até parece que adivinhava, não chega lá e tambem se não chega peço desculpa mas tambem é só uma visão da coisa e para quem quer ou pode, ninguem é obrigado a nada.
    mas, até lhe dou uma explicação, não acha que se contactar alguns gabinetes e pedir-lhes um orçamento para esse tal estudo e depois seleccionar dois ou tres para o efectuar ( tendo analisado algumas premissas tipo preço, prazos, tipo de apresentação que se propõem, portfolio) e depois pagar esse tal estudo ( que poderão ser uns trocos em face do "grande e importante" empreendimento que é a sua casa, como dizia não acha que até poderia ser viável??
    ou prefere escolher o seu projectista e depois ficar amarrado a uma solução ou sujeito a um bom ou mau desempenho?
    ou prefere ainda que lhe faça um estudo á borlix??
    realmente se vivesse do ar e não tivesse filhos para criar...enfim
  17.  # 20

    Caro marco1,

    Prefiro, como refere, escolher o meu projectista e ficar amarrado a essa solução.
    Devemos, digo eu, é que escolher um cujo portfolio nos agrade ou dê garantias de um bom trabalho.

    Eu até compreendo a sua solução. O que não acho é que seja viável.
 
0.0318 seg. NEW