Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    E quanto a caleiras? É preferível utilizar os telhados mais prolongados sem caleiras, utilizar as caleiras interiores ou usar as normais?
  2.  # 22

    Desculpem-me a ignorância, mas uma casa feita de raiz não pode ter:

    tijolo 15+isolamento+caixa de ar+tijolo 11 + capotto?

    Ou é deitar dinheiro fora?
  3.  # 23

    é, no entanto pode meter, não sei é para quê.
    Concordam com este comentário: LiMatos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  4.  # 24

    Um princípio básico na optimização da estrutura, promover a simetria dos elementos estruturais e, em regra, evitar assimetrias dos vãos (leia-se em estrutura o vão é a distância entre apoios de um elemento estrutural). Em casos de moradias compostas por 2 ou 3 corpos, evitar que as cota de tosco dos pisos sejam distintas, se partilharem elementos estruturais.

    Em relação ao atrás exposto, mais pilares não é sinónimo de estrutura mais cara, "demasiados" pilares sim é sinónimo.

    Reforçando o que atrás foi dito, pensar à priori que ter pilares em moradias de dimensões superiores a 0,25x0,30m é sinónimo de um mau projecto, é totalmente errado.
    Concordam com este comentário: LiMatos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aveirinho
  5.  # 25

    Boas tardes,
    Respondendo ao Anonimo16062021, e não querendo entrar na questão do capoto ou isolamento pelo interior como pediu o aveirinho (eu prefiro o capoto, mas é a minha opção pessoal) a mim num orçamento fica-me mais barato fazer a parede com o isolamento por dentro porque subcontrato o capoto. Estava a falar no meu caso.
    Respondendo á Limatos, eu sei que o arquiteto nem o cordenador têm que refazer os projetos, mas um arquiteto que deixa passar pilares de 30 por paredes de 15, e dixar pilares no meio das janelas, ou não tem respeito pelo próprio trabalho ou então só quer é ganhar o dinheiro e quem vier atrás que feche a porta. Igual para o cordenador.
    Já fiz moradias todas em betão, e já fiz moradias com pilares bem maiores do que 30x50. Agora não me venham dizer que para desvãos de 6 metros numa moradia de 2 pisos são precisos pilares de 30x50. E é uma moradia isolada e foram feitas sondagens ao terreno tudo em conformidade. E nem é efeito estético porque ficam dentro de paredes.
    E não, não sou daqueles empreiteiros que dizem: metade desse pilar chegava. Cumpro sempre os projetos, mas como até gosto de perguntar para aprender, se vejo alguma coisa que não concordo e se pode fazer melhor, pergunto a quem tem essa competência, principalmente no que diz respeito á estrutura da casa.
    E posso-lhe garantir que carregar na estrutura de uma casa tambem só tras problemas. É a mesma coisa que comprar um carro e pôr-lhe pneus de camião.
    Mas concordo com o que disse porque ainda existe muito isso. Não sei se é engenheira civil, mas se é deve concordar com o que estou a dizer.
    Cumprimentos
    Ribeiro
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aveirinho
  6.  # 26

    Colocado por: marco1é, no entanto pode meter, não sei é para quê.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:branco.valter


    Então para si, qual é a solução mais racional para uma parede com isolamento capotto?
  7.  # 27

    Colocado por: rsa.construcoes
    Já fiz moradias todas em betão, e já fiz moradias com pilares bem maiores do que 30x50. Agora não me venham dizer que para desvãos de 6 metros numa moradia de 2 pisos são precisos pilares de 30x50.
    Ribeiro


    Não querendo entrar em questões demasiado técnicas, é possível sim em vãos de 6 metros ter um pilar superior ao que refere, pois em estruturas altamente assimétricas e de baixa redundância, a acção REGULAMENTAR do sismo penaliza seriamente os pilares, fundamentalmente os de extremidade. Não estou a dizer que será o caso, mas a generalização que faz está errada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, rsa.construcoes
  8.  # 28

    Colocado por: RRufinoEm casos de moradias compostas por 2 ou 3 corpos, evitar que as cota de tosco dos pisos sejam distintas, se partilharem elementos estruturais.div class="ThankfulPeople">Estas pessoas agradeceram este comentário:aveirinho


    O que são cota de tosco dos pisos? e os que as fazem ser distintas?

    (preciso de legendas eh eh)
  9.  # 29

    branco

    se pesquizar por ETICs ou mesmo capoto, vai ter muita descrição do sistema correctamente aplicado.
    simplificando basta ter um tijolo ou bloco termico por dentro de 20, ou de mais espessura pelo interior, e depois aplicar os componentes do "capoto", isolamento, rede e acabamento exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  10.  # 30

    Cota de tosco, no caso por exemplo de um piso elevado, é a cota da face superior da laje (elemento estrutural). Quando aplica enchimentos e revestimentos e atinge a cota final a que o piso ficará essa é a cota de limpo.

    O que pode acontecer é por exemplo numa moradia de dois ou três pisos com planta em L e na zona do vértice ter escadas de acesso aos vários pisos, imagine que sobe um lance de escadas (altura 1,5m) e está no piso 1 de um dos corpos, mas para atingir o piso 1 do corpo adjacente tem que subir mais um lance de escadas (mais 1,5m). Aqui tem o mesmo piso a cotas de tosco diferente, nos 2 corpos que constituem a moradia.

    Não sei se me fiz entender, um boneco seria o adequado.
  11.  # 31

    Colocado por: RRufino

    Não querendo entrar em questões demasiado técnicas, é possível sim em vãos de 6 metros ter um pilar superior ao que refere, pois em estruturas altamente assimétricas e de baixa redundância, a acção REGULAMENTAR do sismo penaliza seriamente os pilares, fundamentalmente os de extremidade. Não estou a dizer que será o caso, mas a generalização que faz está errada.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,rsa.construcoes


    RRufino, dou-lhe razão porque não podia fazer essa generalização. Mas no caso que estou a expôr a moradia tem a estrutura simétrica exactamente (baixa redundância não sei o que é, mas até gostava de saber a explicação). Alem disso a casa está numa zona sismica 5 (acho que é assim) o que quer dizer que a probabilidade de sismo é nenhuma ou quase nenhums, e os pilares são pelo meio da casa (nem falo dos das estremidades)
  12.  # 32

    Estas são as zonas sismicas de Portugal continental segundo o RSA.
      ZonasSismicas_RSA.jpg
  13.  # 33

    RSA, deixo-lhe esta definição:

    Redundância estrutural – é capacidade que uma estrutura tem em redistribuir esforços, ou seja, encontrar caminho alternativo de transmissão de carregamento, garantindo que a presença de uma única fractura em qualquer elemento não conduz ao colapso total da mesma. Pode ser obtida pela capacidade de plastificação das secções das peças estruturais, garantida que fique a estabilidade (sobretudo lateral, o que pode obrigar a contraventamentos locais) dessas secções em rotação, bem como a própria capacidade do material em resistir a significativa deformação, sem perda acentuada de resistência, antes da rotura. Está associada ao conceito de ductilidade e de hiperestaticidade

    in http://www2.ufp.pt/~jguerra/PDF/Estruturas/Sismos_aulas%202010-2011.pdf

    Eu diria em linguagem menos técnica que será o grau de possível "interdependência" ou interacção entre os diferentes elementos estruturais.

    Cumps.

    @Pedro: se o projecto tiver sido efectuado inteiramente por Eurocódigos, a designação apresentada pode estar correcta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsa.construcoes
  14.  # 34

    Colocado por: marco1branco

    se pesquizar por ETICs ou mesmo capoto, vai ter muita descrição do sistema correctamente aplicado.
    simplificando basta ter um tijolo ou bloco termico por dentro de 20, ou de mais espessura pelo interior, e depois aplicar os componentes do "capoto", isolamento, rede e acabamento exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:branco.valter


    Em primeiro lugar tenho que agradecer uma resposta tão célere.

    Pesquisei um pouco no fórum e vi várias opiniões das quais cito aqui algumas:

    Colocado por: RicardoNa minha moradia utilizei o tijolo termoarcilla:

    tijolo termoarcilla

    Estou a colocar "capoto" e está tudo a correr sobre rodas....

    capoto
    capoto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas


    Colocado por: Pedro Barradasm.carvalhoEntão faça já isso ( o ETICS), senão também vai ter de alterar o capeamento das platibandas, e pode danificar o revestimento de madeira... e fica logo de inicio com a casca exterior do edificio com caracterisitcas de comportamento térmico idênticas.

    mafgod.
    Se é ETICS, basta ser parede simples com bloco termico (25), ou tijolo cerâmico (22 ou 24). Não vejo utilidade em paredes duplas.


    Colocado por: nunoneiva75
    Eu diria: ETICS e parede dupla não. Qual a função da parede dupla se o ETICS estiver no exterior? Engrossar a parede exterior e roubar espaço útil à construção


    Pelas razões térmicas existem as placas EPS, pelas razões acústicas tem que se preocupar é com os envidraçados não com as paredes, os roços serão abertos no tijolo 22, sem qualquer problema.



    A alvenaria tem uma influência mínima na questão térmica (as placas de EPS são no mínimo 20 vezes mais isolantes que a alvenaria), a existência de roços não tem nada a ver com o aparecimento de humidades, até se pretende que a envolvente exterior seja permeável ao vapôr de água, mas isto leva-nos à explicação do que é o ponto de orvalho/vapôr... basta "googlar" e informarem-se sobre o assunto.
    Na minha opinião, para o sistema ETICS, a melhor solução será parede simples, em alvenaria 22 e placas EPS de 6 a 8cm, com isolamento semelhante na cobertura (a construção completamente isolada na sua envolvente exterior). De longe a melhor solução técnica disponível, os custos serão um pouco superiores (não muito) mas com vantagens claras em termos de economia e conforto. Não nos esqueçamos que uma casa é um bem que será usufruído por muitos e largos anos.


    ...

    Bloco térmico como este?

    http://www.maxit.pt/1331
  15.  # 35

    Colocado por: rsa.construcoesBoas tardes,
    Respondendo ao Anonimo16062021, e não querendo entrar na questão do capoto ou isolamento pelo interior como pediu o aveirinho (eu prefiro o capoto, mas é a minha opção pessoal) a mim num orçamento fica-me mais barato fazer a parede com o isolamento por dentro porque subcontrato o capoto. Estava a falar no meu caso.
    Respondendo á Limatos, eu sei que o arquiteto nem o cordenador têm que refazer os projetos, mas um arquiteto que deixa passar pilares de 30 por paredes de 15, e dixar pilares no meio das janelas, ou não tem respeito pelo próprio trabalho ou então só quer é ganhar o dinheiro e quem vier atrás que feche a porta. Igual para o cordenador.
    Já fiz moradias todas em betão, e já fiz moradias com pilares bem maiores do que 30x50. Agora não me venham dizer que para desvãos de 6 metros numa moradia de 2 pisos são precisos pilares de 30x50. E é uma moradia isolada e foram feitas sondagens ao terreno tudo em conformidade. E nem é efeito estético porque ficam dentro de paredes.
    E não, não sou daqueles empreiteiros que dizem: metade desse pilar chegava. Cumpro sempre os projetos, mas como até gosto de perguntar para aprender, se vejo alguma coisa que não concordo e se pode fazer melhor, pergunto a quem tem essa competência, principalmente no que diz respeito á estrutura da casa.
    E posso-lhe garantir que carregar na estrutura de uma casa tambem só tras problemas. É a mesma coisa que comprar um carro e pôr-lhe pneus de camião.
    Mas concordo com o que disse porque ainda existe muito isso. Não sei se é engenheira civil, mas se é deve concordar com o que estou a dizer.
    Cumprimentos
    Ribeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aveirinho
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    Concordo parcialmente. Acho errado é partir de dogmas como é o caso da dimensão de pilares e generalizar. De resto concordo consigo, claro. Abertura de espírito nesta matéria é essencial. As estruturas todas têm um equilíbrio: numa laje maciça, por exemplo - se for mais espessa, aumenta o peso próprio e as deformadas, se for menos espessa, não resiste. O engenheiro tem de encontrar o equilíbrio e não esperar/ confiar que lhe seja fornecido automaticamente. Esse equilíbrio é estrutural e financeiro, claro.

    Não acho que a espessura das paredes seja condicionante da dimensão dos pilares: é exactamente o contrário. Nesses casos, o coordenador do projecto colabora na solução final: alteração da geometria da estrutura, localização de tubagens diversas numa parede mais grossa, etc..

    O que lhe pretendi dizer é que esse tipo de regras (dimensão dos pilares) não deve existir e não pode ser factor indicativo da qualidade de um projecto, porque não o é. Cada caso é um caso e deve ser considerado como tal.

    E sim, sou eng.ª civil.
  16.  # 36

    Colocado por: RRufino
    @Pedro: se o projecto tiver sido efectuado inteiramente por Eurocódigos, a designação apresentada pode estar correcta.


    Estava desactualizado... ;) não estudei Eurocodigos na universidade.. Só REBAP e RSA.

    Segue o zonamento de Portugal continental pelo EC8.
      ZonasSismicas_EC8.jpg
  17.  # 37

    Colocado por: aveirinho

    Agradecendo não vamos falar aqui das vantagens e desvantagens entre capoto e outros, p.f., senão lá se vai o tópico....
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, rsa.construcoes
  18.  # 38

    Colocado por: LiMatos

    Depende de muita coisa. Indo a um extremo: se a estrutura for optimizada, poupa. Imagine que consegue fazer uma casa quadrada (mesmo com 4 lados iguais) e vigas iguais e equidistantes. Assim, poupa.

    Cada caso é um caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:aveirinho



    Mesmo se for uma estrutura em formato L? Isto é, mantém as linhas direitas embora com um volume que sobressai da estrutura...

    E a colocação de caleiras interiores no telhado? Mais barato, caro, ou "depende"......?
  19.  # 39

    respondendo à questão
    tudo que uma casa precisa em excesso
    desde aço, betão, caixilharias, acabamentos etc.
  20.  # 40

    Há por aí um escito do Paulo Correia em que são indicados os 20% dos trabalhos que correspondem a 80% do preço numa habitação. É aí que deve procurar a poupança - logo depois de um projecto com cabeça, tronco e membros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aveirinho
 
0.0259 seg. NEW