Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Boa tarde!

    De facto quanto a mim para poupar na construção olhe com atenção para o seguinte:

    1 - Ter uma ideia muito clara do tipo de habitação que pretende para si.
    2 - Analisar as condições em que vive e ver o que poderia ser diferente para se sentir melhor.
    3 - Expor de forma clara a um projectista qual a sua ideia de habitação, onde se irá sentir melhor e o que necessita.
    4 - Procurar arquitecturas correntes, simples, com linhas regulares.
    5 - Se possivel evitar caves.
    6 - Construir o máximo dentro da construção "tradicional" portuguesa, evitar os elemementos revolucionários e supérfulos.
    7 - Ter um projecto claro e bem exposto de forma a não levantar duvidas ou polémicas futuras.
    8 - Procurar construtores (minimo 3), não é necessários XPTO.
    9 - Exigir propostas detalhadas sobre o que está considerado em cada uma, tanto no tipo de materiais como na respectiva quantidade.
    10 - Verificar eventuais erros e omissões (procurar espcialista - medidor Orçamentista) pode evitar muitos contratempos, saber se a proposta contempla efectivamente tudo.
    11 - Fazer um contrato.


    Além disso e como já foi dito, substituir paredes em alvenaria por vidro sai sempre mais caro.

    Por vezes compensa contratar alguém para fiscalizar a obra, por cerca de 750€ mês pode fazê-lo e normalmente esse valor tem retorno.

    Cpts
    Concordam com este comentário: Maria Coreia
    • AXN
    • 27 junho 2011

     # 62

    Srº ZedArruda o que entende por:
    Construir o máximo dentro da construção "tradicional" portuguesa, evitar os elemementos revolucionários e supérfulos.?
  2.  # 63

    Ainda reagimos mal a inovações arquitectónicas, e no mercado corrente, quando a construção sai do "tradicional" há a tendência de carregar nos custos.
    Não me venham argumentar que isto é falso, na prática é o que se verifica.

    Admiro uma boa (este boa é relativo e pessoal) obra de arquitectura, com elementos de fachada salientes em betão ou aço, com funções meramente decorativas, mas não podemos esquecer que alguém vai ter de pagar por isso.

    Muitas das vezes o que acontece é que a pessoa que pretende construir uma habitação deixa de fazer mais um quarto ou uma garagem para gastar menos dinheiro, mesmo que isso venha a diminuir a sua qualidade de vida, mas depois vemos a habitação com uma "pala" xpto, ou uma guarda de varanda em inox com vidro igualmente xpto.

    Atenção eu não estou contra este tipo de arquitectura, só que a devemos praticar em carteiras que tem essa possibilidade.
    Pois! depois vão comparar os custos com uma construção tradicional (talvez não seja o termo mais correcto, mas não me ocorre outro) e ficam admirados com o custo da sua habitação.

    Cpts
    Concordam com este comentário: Maria Coreia
  3.  # 64

    Admiro uma boa (este boa é relativo e pessoal) obra de arquitectura, com elementos de fachada salientes em betão ou aço, com funções meramente decorativas, mas não podemos esquecer que alguém vai ter de pagar por isso.

    Tenho ideia que a arquitectura "tradicional" tem mais elementos decorativos que a "moderna" - e por "tradicional" entendo aquelas modernas a imitar as antigas, telhados de 33 águas, beirais, beirados, pombinhas de barro nos telhados e outra "bijuteria" (será assim que se escreve?), amarelas ou salmão, com caixilharia de alumínio a imitar os vidrinhos, etc. Eu acho que as mais baratas não são as antigas nem as modernas, são as bem projectadas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1, raulschone, RRufino, riscas
  4.  # 65

    Oh Sr. j cardoso, eu penso que entendeu bem o que eu quiz dizer, mas como em muitos casos neste país e nos outros, há que baralhar.

    A construção tradicional a que me refiro é aquela que como o nome indica é de tradição em determinadas áreas geográficas.
    A construção a que se refere de telhados com 33 águas (???) mais parece a construção de palecetes e passa a histórica.

    Vou tentar esclarecer melhor: Muitas das habitações que apareceram nas ultimas décadas, algumas procuraram ter formas artisticas, com elementos decorativos não funcionais que vieram sómente aumentar os custos, umas até são agráveis outras nem tanto (mas isso depende do critério de cada um), algumas até desenquadradas do meio onde foram inseridas.

    A construção tradicional a que me refiro é aquela a que os nossos profissionais e temos bons, rápidamente executam, e ao contrários do que diz não é a de 33 águas mas a de duas de formas rectilineas com janelas normalissimas, sem recorrer a grandes vãos envidraçados, etc. Estas construções podem ficar bem agradáveis recorrendo a boa disposiçãode janelas e cores que a tornem visivelmente bonitas.

    Reafirmo que não quero de maneira nenhuma ferir susceptibilidades, principalmente no que se refere aos nossos Arquitectos, mas o que é importante acima de tudo é construir bem e de acordo com as possibilidades económicas de cada um poder "abusar" nos elementos artisticos de cada casa.
  5.  # 66

    Ah Sr j cardoso, esquecime de dizer uma coisa.

    Concordo plenamente com o final da sua intervenção:

    «As mais baratas são as mais bem projectadas»

    Pois quando se diz bem projectada, quer dizer que além dos aspectos técnicos a considerar devem ser feitas a servir o seu proprietário em todas as vertentes: económicas, funcionais, etc.
  6.  # 67

    Boas,
    aproveito este tópico, visto que se tem falado muito disso aqui,
    estou em fase de projecto e tenho previsto cave + r/c + 1º piso,
    quando afirmam que a cave fica mais cara que construir acima da cota soleira, gostava de saber se o que encarece a cave é fazer o "buraco" e impermeabilizações ou se tenho que contar com mais alguma coisa?
    Já agora quais as desvantagens de ter uma cave?
    Cumprimentos
  7.  # 68

    O que encarece a cave?
    As paredes de betão e todos os trabalhos inerentes á sua protecção, isolamento, impermeabilização, etc.
    Os acessos quando todas as paredes são "enterradas"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rnja4Real
  8.  # 69

    na minha opinião, uma cave só se justifica quando o terreno tem um declive acentuado e permite assim ter pelo menos uma fachada desafogada e de fácil acesso ou quando a área do lote é extremamente reduzida e haja necessidade de mais área coberta quer para estacionamento ou arrumos. Fora isso a meu ver são todas as desvantagens de que já se falou e mais ainda ter um espaço enterrado e mais escadas para subir e descer. Para mim a casa ideal terá sempre tudo muito de nível (térrea) quanto muito com um pequeno espaço em 1º andar ou mesmo um terraço.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ZedArruda, branco.valter, riscas, rsa.construcoes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rnja4Real
 
0.0187 seg. NEW