Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Cá estou eu mais uma vez com um "bico de obra".
    Como podem ver nas fotos abaixo, uma das paredes da adega faz uma cova muito grande, terminando em redondo. Estive com um empreiteiro que diz que a mão de obra e custo para fazer o telhado em redondo naquele canto não compensa visto que, como a parede está bastante degradada e torta, ficaria uma melhor solução mandar essa parede abaixo e fazer uma nova, alinhada, com tijolo de 20, colocando depois o lintel de coroamento em toda a estrutura. Segundo ele fica mais barata essa solução do que o telhado em redondo (com telha lusa) somado ao custo de arranjar a parede que lá está (mesmo sendo eu a faze-lo).

    Por favor opinem ... custa-me encarar a ideia de deitar abaixo a parede de pedra (mesmo degradada), até porque no interior tem umas manjedouras que eu gostava de preservar. Mas se realmente for a melhor solução...

    Abraço
      parede 1.JPG
  2.  # 2

    outra
      parede 2.JPG
    • ARIG
    • 27 junho 2011

     # 3

    Bom dia.
    Neste caso melhor soluçao e:
    -retirar todo reboco de parede ate pedra a vista.
    -reparar ária de parede
    -aplicar rede,salpicar e rebocar novamente com massa de reboco utilizando resina liquida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  3.  # 4

    .. Se vai colocar telha lusa. Já está a dar cabo do encanto desses edificios. Deitar abaixo a parede.. é mais uma delapidaçºão do patrmónio que tem. essas deformaçãoes e/ ou defeitos , desde que não tenham associados problemas estrututais graves, são de manter, pois fazem parte do encanto, da história do edificado. essas deformação só sã0 possiveis porque tem paredes laragas em alvenaria...
    Concordam com este comentário: homemlua, AlexMontenegro, CFCastro, DEEPblue
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  4.  # 5

    Bom dia.
    Pelas fotos não dá para entender se a parede está em risco de queda ou se tem anomalias graves.
    Quanto a mim a melhor solução seria:
    1 - Para parede rachada sem risco de queda: Avivar a fenda, gatear e encher com uma argamassa indicada para selagem de juntas (anti retratil)
    2 - Para parede em risco: abrir um (ou mais dependendo do seu estado) rasgo na vertical, de forma a colocar um "pilar" em betão e após a remoção do telhado, rebaixar um pouco a parede e fazer um lintel em betão armado. o objectivo é conter a parede de forma que os materiais seus componentes voltem á sua função inicial.

    O picar a parede e rebocar será necessário se o reevstimento estiver danificado e desagregado, nestas condições a utilização da rede é aconselhávãoel, assim como uma argamassa aditivada com produtos do mercado indicados para o efeito.

    Quanto á cobertura: o redondo existente pode dificultar a execução, ser um pouco mais dificil, mas não me parece que os custos sejam considerávelmente diferentes, e irá deformar a construção ( a sua traça original).

    Quanto á telha penso que a solução indicada seria uma sub-telha, e a reposição da telha antiga sobre, no minimo, uma onda, ou seja na ondaa elevada.

    Não estou a ver o que rodeia esta construção, mas tem todo o aspecto de tradicional, num monte isolada ou numa aldeia, o mais importante era não alterar o seu efeito paisagistico, e atendendo a que se preocupa com as majedouras no interior, mostra sensibilidade nesta área, então faça um esforço e não altere o exterior.

    Bom trabalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  5.  # 6

    Boa tarde a todos

    Obrigado pelos vossos comentários.

    Realmente sou muito a favor da preservação do património e acho que nenhum edificio novo consegue transmitir o mesmo que uma construção tradicional, seja pela sua história e de todos os que já por ali passaram e contribuiram (bem ou mal) para a edificação, seja pelos materiais, seja pelos deliciosos pormenores arquitectonicos... enfim, fico por vezes triste quando vejo certas construções ser demolidas só para darem lugar a mais uma em betão armado igual a tantas outras. Além do mais muitas vezes tenta-se imitar certas coisas das construções antigas, sempre de forma dispendiosa, quando muitas vezes se pode recuperar e preservar o existente.

    No meu caso, infelizmente, a aldeia já não é propriamente "aldeia tradicional" e a vizinhança também está um pouco adulterada. Por acaso tive azar que a casa logo ao lado é a que mais destoa de toda a rua (mesmo não sendo demasiado espampanante). Foi o preço a pagar por ter procurado algo próximo de Lisboa para tornar "viável" esta recuperação feita maioritáriamente por mim. Mesmo assim não deixa de ser uma aldeia rodeada de campo.

    Podem ver a discussão:
    https://forumdacasa.com/discussion/18575/lintel-de-coroamento-sera-peso-a-mais/#Item_19

    e as fotos:
    https://picasaweb.google.com/109597455603199753142/Casa?authkey=Gv1sRgCInT0LiKy52Pbw

    a foto "parede adega 2" corresponde a uma parte do lado de dentro da parede que ponho acima, no entanto vou tirar mais fotos no próx. fim de semana e ponho aqui. Talvez me possam dar a vossa opinião sobre o estado da parede e do conjunto (apesar de não ser fácil por fotos)

    A casa principal+adega é a que está nas fotos, no entanto ainda existem uns anexos (pocilgas, currais, etc) mas que já são em tijolo. A própria adega tem emendas de tijolo nas laterais (as águas do telhado inicialmente convergiam para o centro) e o telhado está assente nuns pilares de tijolo (que em principio apenas ficariam 2 de cada lado a ajudar no suporte das asnas)
    Para terminar as adulterações, a casa principal tem uma placa de tecto em vigotas/tijolo (presumo que não seja BA) nas 3 divisões principais e já tem telha lusa.

    Posto isto e considerando que não tenho muito dinheiro para gastar (dai estar a fazer eu a maior parte das remodelações), quero encontrar um equilibrio entre preservação/custo/durabilidade, uma vez que também já não estou perante uma construção verdadeiramente tradicional.

    No caso da telha lusa, esta permite (segundo me disseram) custos de mão de obra bastante inferiores à de canudo, maior fiabilidade e o facto de não ter que levar obrigatóriamente a sub-telha, que no interior obriga a colocar forro em madeira (penso colocar a sub-telha apenas no restante telhado, excluindo adega).
    Talvez vá para a solução Milenio da Torreense, que fica bastante parecido á de canudo (se o custo não for demasiado)
    Talvez até dê para combinar com a de canudo e fazer o beiral redondo ? Ou exista algum outro tipo de telha "hibrida"?

    Em relação a esta parede, estava realmente a custar-me muito e estou bastante inclinado para a manter visto que no interior não está praticamente abaulada.
    Se vou atrás do ponto de vista do "é mais fácil e barato mandar abaixo e fazer em tijolo", a parede do outro lado também tinha que ser demolida e daqui a pouco demolia tudo...
    O empreiteiro tem aquela ideia da parede plana, lisa, recta e alinhada que a maior parte das pessoas quer e realmente se fosse fazer isso ali nunca mais terminava. Por outro lado ele também não está com muita vontade de fazer a parte redonda do telhado.


    Desculpem o testamento, mas que acham disto tudo ?

    Penso colocar um lintel de coroamento e madeiramento em pinho tratado (em autoclave ou manualmente já dependerá do custo). Na casa principal sub-telha e isolamento nas partes sem placa, mas nas partes com placa a casa é tão fresca que nem sei se vale a pena o isolamento.

    Ainda me preocupa um pouco o peso próprio do lintel na casa principal dado que as paredes já aguentam com a placa...

    Mais uma vez desculpem a seca... todas as opiniões / comentários são bem vindos.

    Um abraço
  6.  # 7

    Boa tarde Sr. Tenazes.

    Quando não temos conhecimento pleno da obra por vezes arriscamos dizer alguns disparates, mas sobre estas suas palavras:

    No caso da telha lusa, esta permite (segundo me disseram) custos de mão de obra bastante inferiores à de canudo, maior fiabilidade e o facto de não ter que levar obrigatóriamente a sub-telha, que no interior obriga a colocar forro em madeira (penso colocar a sub-telha apenas no restante telhado, excluindo adega).
    Talvez vá para a solução Milenio da Torreense, que fica bastante parecido á de canudo (se o custo não for demasiado)

    Tenho a dizer que existe sub telha com isolamento, e quando digo que pode aplicar a telha de canudo só na onda superior, o efeito é quase o mesmo do que se colocasse as duas telhas, e permite reaplicar a telha existente, da qual irá necessitar de sómente 50% da quantidade retirada, o que lhe dá uma margem de quebras, pois vão existir muitas telhas sem aproveitamento, muito boa. A sub-telha pode ser aplicada sobre estrutura de betão ou madeira e aumenta-lhe o afastamento das madres (o fabricante tem tabelas para isso).


    Bom trabalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  7.  # 8

    Não entendo a sua preocupação sobre o lintel, por existir placa.

    Se existe placa, foi feito certamente um lintel, normalmente este poderá ser acompanhado com uns "pilares" ou reforços verticais embebidos na parede.
    Qualquer lintel numa parede antiga, funciona como um elemento de reforço, contenção e distribuição das cargas vindas do telhado ou outros elementos superiores.
    Por exemplo antes da colocação do lintel a carga do telhado está concentrada nos locais onde poiam as asnas, isto quer dizer que a carga se aplica em 15 ou 20 cm da parede de pedra, após a colocação do lintel este vai distribuir a carga (técnicamente é mais complexo, mas para uma exposição rápida serve) pelos 50 cm de parede ou seja toda a parede que se encontra entre as asnas, daí a parede passa a estar "mais aliviada".

    Espero que entenda.

    Cpts
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  8.  # 9

    Bom dia!!

    Muito obrigado pelos vossos comentários!

    Realmente tem toda a razão em relação ao lintel, eu ainda não tinha visto a coisa do ponto de vista de distribuição dos esforços (se bem que no meu caso seguramente não levou reforços verticais). Fui ver a casa de um vizinho e fizeram-lhe o lintel com cofragem em tijolo, ficando deste modo a ocupar uma espessura de parede inferior, sendo no entanto mais rápido e fácil de executar. Esta será uma boa solução?

    Vou discutir o assunto da sub-telha com o Sr. que provavelmente fará a parte dos telhados e vou tirar mais fotos à tal parede. Lá para Domingo ou 2ª já digo mais qualquer coisa.

    Obrigado mais uma vez
  9.  # 10

    Colocado por: Tenazese fizeram-lhe o lintel com cofragem em tijolo, ficando deste modo a ocupar uma espessura de parede inferior, sendo no entanto mais rápido e fácil de executar. Esta será uma boa solução?


    Sim.. é essa a solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  10.  # 11

    Por outro lado ele também não está com muita vontade de fazer a parte redonda do telhado.

    Muito sinceramente eu acho que o problema é este.
    A casa é sua o dinheiro é seu... as vezes temos que ser teimosos (outras vezes arrependemo-nos e as vezes arrependemo-nos de não termos sido mais teimosos).

    É facil peça orçamentos, não vá na conversa que manter a parede abaulada é mais caro, só olhando para os números é que vc vai ver isso.

    Não deixe que seja o gosto ou a "preguiça" do construtor a ditar a sua casa. Se aquilo que você quer é uma solução exequivel e suficiente e se o construtor tem conhecimentos técnicos para o fazer bem feito....então faça. A sua satisfação pessoal pode aumentar

    O problema é termos a certeza se o que queremos são soluções exequiveis e boas para o que queremos é como andar numa corda bamba, temos que os ouvir.... nós nunca fizemos uma casa e eles fizeram dezenas, por outro lado muitas vezes temos que ser teimosos pois é apenas uma questão de gosto e dinheiro
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  11.  # 12

    Agora vou eu dizer o meu disparate: essa área saliente, que é a base da parede, poderia ser vestigios de uma construção anterior, de que teriam aproveitado as fundações?
  12.  # 13

    A mim parece-me um pedragulho.

    No caso da telha lusa, esta permite (segundo me disseram) custos de mão de obra bastante inferiores à de canudo,

    Isto não tem mais a ver com a união das telhas canudo com cimento? No seu caso as suas telhas não parecem estar acimentadas.
  13.  # 14

    Colocado por: TenazesBom dia,

    Cá estou eu mais uma vez com um "bico de obra".
    Como podem ver nas fotos abaixo, uma das paredes da adega faz uma cova muito grande, terminando em redondo. Estive com um empreiteiro que diz que a mão de obra e custo para fazer o telhado em redondo naquele canto não compensa visto que, como a parede está bastante degradada e torta, ficaria uma melhor solução mandar essa parede abaixo e fazer uma nova, alinhada, com tijolo de 20, colocando depois o lintel de coroamento em toda a estrutura. Segundo ele fica mais barata essa solução do que o telhado em redondo (com telha lusa) somado ao custo de arranjar a parede que lá está (mesmo sendo eu a faze-lo).

    Por favor opinem ... custa-me encarar a ideia de deitar abaixo a parede de pedra (mesmo degradada), até porque no interior tem umas manjedouras que eu gostava de preservar. Mas se realmente for a melhor solução...

    Abraço
      parede 1.JPG


    não faça isso, essa parede faz parte de um conjunto pelo que percebo,
    se quer evitar desalinhos com telhas use canudo agora deitar abaixo a parede apenas por isso...
    essas paredes do alentejo(presumo) são assim mesmo desalinhadas redondas e imperfeitas, pode é corrigir alguma imperfeição em rebocos"" e limpeza deles mas nada demais.
    só se a parede estiver em mesmo mau estado é que seria pensar outra solução, é a minha opinião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  14.  # 15

    Boa tarde a todos,

    Já está tudo (quase tudo) decidido. Finalmente cheguei a acordo com um empreiteiro da zona que tem tudo legal e em dia e que nem lhe passa pela cabeça mandar abaixo a parede. Só posso chegar à conclusão de que o outro senhor que queria mandar a parede abaixo, apesar de ter muita experiencia, não estaria muito seguro de si.

    Vou substituir o telhado integralmente, colocando vigamento em madeira de pinho tratada com diesel e óleo (que é o que é habitual fazerem na zona - vi madeiramentos com quase 10 anos sem uma picada de bicho) e ripas tratadas em autoclave verde. A telha será telha lusa da Coelho da Silva.
    Na parte da habitação vai levar isolamento daquele prateado (que já vi no forum que não é um isolante muito bom, mas que vai servir porque a casa só por si já tem boas propriedades térmicas) e forro em pinho.
    Todo o telhado vai levar lintel de coroamento em betao com ferro de 12 mm e estribos de 6 mm. A cofragem do lintel será em tijolo.
    Inclui ainda a recuperação de 1 chaminé e a execução de outras 2 e beirado à portuguesa. Supostamente o empreiteiro também diz que irá "dar um jeito" nas paredes da adega que estão piores colocando ferros nas rachas e emboço.
    A área total da casa é aprox. 200 m2. orçamento 25.000 euro. Acham caro?

    Restam-me algumas questões para as quais peço a vossa ajuda/opinião:

    - Como podem ver nas fotos que coloquei anteriormente o telhado da adega (aprox. 100 m2 de planta) esta principalmente assente em pilares de tijolo. O empreiteiro vai retirar os pilares todos, colocar asnas com dimensionamento apropriado e diz que as paredes não terão problema algum em suportar o peso do telhado após execução do lintel. A ideia assusta-me um pouco porque o telhado antigo estava assente num bom numero de pilares. Sei que é muito dificil, mas será que pelas fotos e tendo em conta a espessura de 50-60 cm das paredes será possivel opinar sobre isto?

    - O lintel não será "amarrado" ás paredes porque segundo ele estar a chumbar o lintel a paredes de argila, pedra e terra não serve de nada. LEva a cofragem em tijolo para futuramente não aparecer a fissura entre a parede e o betão. É normal o lintel não ser chumbado ás paredes? (as paredes são feitas de uma alvenaria mista de pedra e de tijolos de barro não cozido tipo adobe)

    - As paredes não levam qualquer malha metalica e segundo ele basta uma malha de FV no reboco para resolver o problema. Que acham? ou não é possivel opinar apenas por fotos? (o empreiteiro também vai reparar só uma ou 2 paredes, o resto farei eu)

    - A nivel de subtelha, ele diz que não se justifica porque as telhas da Coelho da silva têm um sistema de encaixe muito bom que impede a água de entrar, mesmo em caso de vento forte. Alguem tem experiencia disto?

    - Estive a ver o isolamento e este funciona como barreira ao vapor de água. dada a configuração de telhado que descrevi, acham que poderão ocorrer condensações entre o forro e o isolamento ou mesmo sobre o forro? Se ocorrerem condensações na parte inferior da telha, suponho que a água irá escorrer , não?


    Desculpem tantas questões, mas estou fazer um esforço muito grande para conseguir por esta casa como deve ser e tenho que garantir que as coisas ficam o melhor possivel

    Muito obrigado a todos pela ajuda
  15.  # 16

  16.  # 17

    Colocado por: Tenazes- Como podem ver nas fotos que coloquei anteriormente o telhado da adega (aprox. 100 m2 de planta) esta principalmente assente em pilares de tijolo. O empreiteiro vai retirar os pilares todos, colocar asnas com dimensionamento apropriado e diz que as paredes não terão problema algum em suportar o peso do telhado após execução do lintel. A ideia assusta-me um pouco porque o telhado antigo estava assente num bom numero de pilares. Sei que é muito dificil, mas será que pelas fotos e tendo em conta a espessura de 50-60 cm das paredes será possivel opinar sobre isto?


    é dificil opinar assim, mas em principio não há problema nenhum desde que colocadas o numero adequado de asnas e travamentos.

    Colocado por: Tenazes- O lintel não será "amarrado" ás paredes porque segundo ele estar a chumbar o lintel a paredes de argila, pedra e terra não serve de nada. LEva a cofragem em tijolo para futuramente não aparecer a fissura entre a parede e o betão. É normal o lintel não ser chumbado ás paredes? (as paredes são feitas de uma alvenaria mista de pedra e de tijolos de barro não cozido tipo adobe)

    o ideal é chumbar sim, mas se as paredes estiverem bem assentes não vejo problema também, por vezes nem Intel leva, as asnas antigamente eram assentes/cravadas nas paredes.

    Colocado por: Tenazes- As paredes não levam qualquer malha metalica e segundo ele basta uma malha de FV no reboco para resolver o problema. Que acham? ou não é possivel opinar apenas por fotos? (o empreiteiro também vai reparar só uma ou 2 paredes, o resto farei eu)


    não entendo muito de rebocos mas parece-me bem também, ou uma ou outra para consolidar o reboco e paredes.

    Colocado por: Tenazes- A nivel de subtelha, ele diz que não se justifica porque as telhas da Coelho da silva têm um sistema de encaixe muito bom que impede a água de entrar, mesmo em caso de vento forte. Alguem tem experiencia disto?

    eu aqui sem conhecer esse sistema diria que era melhor levar sub-telha ou tela

    Colocado por: Tenazes- Estive a ver o isolamento e este funciona como barreira ao vapor de água. dada a configuração de telhado que descrevi, acham que poderão ocorrer condensações entre o forro e o isolamento ou mesmo sobre o forro? Se ocorrerem condensações na parte inferior da telha, suponho que a água irá escorrer , não?

    não percebi bem
    depende do pormenor, como disse e se vai ainda por cima fazer forro é melhor colocar subtelha/tela, logo essa água escorre sim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  17.  # 18

    Boa noite,

    Muito obrigado pelas suas respostas!

    Se alguem mais quiser contribuir será muito bem vindo :)

    Abraço
  18.  # 19

    O meu empreiteiro dizia que não era preciso levar subtelha pois a telha era boa, muito estanque e que se um dia alguma se partisse era fácil chegar lá e substituir. Agora, é fácil para ele ....porque se for eu, vou lá e parto 3 telhas com os pés para substituir uma.

    Eu acho que os empreiteiros não gostam de colocar a subtelha porque aquilo dá trabalho... mas existem umas telas da onduline que são mais baratas e mais fáceis de aplicar.

    Nunca ouvi dizer que o Isolamento Prateado (telas de aluminio ?) servia como barreira pára-Vapor. O problema é em casas muito aquecidas e quando no exterior estão temperaturas muito baixas. No material que separa a zona fria da zona quente forma-se condensação (ou seja debaixo do isolamento, tenho quase a certeza que não é debaixo da telha, porque aí evapora-se) e a água ou humidade criada pode começar a danificar o forro de madeira (não tem nada a ver com a subtelha que só serve para a chuva), Há descrições aqui no forum sobre casas que têm piso radiante e têm as casas muito quentes em zonas frias do país e que tinham gotas a escorrer pelo tecto em dias muito frios mas não chuvosos.

    Espero que não aconteça com a minha, porque eu também não pus. ( sempre o raio do dinheiro)

    Um aviso, forro de madeira de 12 cm, os nós da madeira têm tendência a cair, falo por experiência própria e já me tinham avisado aqui no forum. Julgo que é abaixo de 14 cm que isso acontece.

    Uma coisa que eu não fiz e devia ter feito era ter falado com os vendedores de madeira pois tal como nos azulejos onde existe azulejos de 1º , de 2ª e até de 3ª . Também existe vigas de madeira de 1ª e de 2ª etc. Julgo que tem a ver com facto de estarem mais direitos ou tortos. A madeira devia ser daquela que é secada em fornos para depois não entortar (com o passar dos anos), não sou especialista mas pelo senso comum julgo que isto é importante, porque com as vigas a entortarem, o telhado de certeza que mexe. Por muito que os empreiteiros digam que não é importante se você tiver um bom isolamento... eu torço um bocado o nariz.

    Quanto ao tratamento com o produto verdete, foi o que me aconselharam ....o forro também deve levar um produto para os bichos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  19.  # 20

    Bom dia

    Sobreiro, muito obrigado pelos seus comentários... é a partilhar experiencias que a gente aprende...

    O meu empreiteiro dizia que não era preciso levar subtelha pois a telha era boa, muito estanque e que se um dia alguma se partisse era fácil chegar lá e substituir. Agora, é fácil para ele ....porque se for eu, vou lá e parto 3 telhas com os pés para substituir uma.


    Sabe por acaso a marca das telhas? a conversa que eu ouvi é mais ou menos a mesma. Estou com algum receio do vento (de um dos lados da casa bate com alguma força) que possa empurrar a água pelos encaixes das telhas. Mas o empreiteiro diz que com aquelas telhas não há esse problema...
    No seu caso entra alguma água em dias de vento?
    Para andar sobre o telhado o melhor é colocar uma tábua para distribuir o peso e não partir as telhas pelo caminho...

    Nunca ouvi dizer que o Isolamento Prateado (telas de aluminio ?) servia como barreira pára-Vapor. O problema é em casas muito aquecidas e quando no exterior estão temperaturas muito baixas. No material que separa a zona fria da zona quente forma-se condensação (ou seja debaixo do isolamento, tenho quase a certeza que não é debaixo da telha, porque aí evapora-se) e a água ou humidade criada pode começar a danificar o forro de madeira (não tem nada a ver com a subtelha que só serve para a chuva), Há descrições aqui no forum sobre casas que têm piso radiante e têm as casas muito quentes em zonas frias do país e que tinham gotas a escorrer pelo tecto em dias muito frios mas não chuvosos.


    A tela de que falo é uma espécie de manta reflectora com uma camada de bolhas de ar. Funciona como isolamento térmico e pelo que dizem é bastante impermeável ao vapor. Como o meu forro vai ser colocado por cima das vigas (as vigas ficam á vista) tenho algum receio das condensações porque depois de estar feito não tenho grande hipótese de alterar. De qualquer modo não vou ter piso radiante nem nada que se pareça... uma salamandra, uns aquecedores e está a coisa feita (a casa á no distrito de lisboa). Mas pelo que diz, o vapor atravessara o forro e irá encontrar o isolamento, que supostamente não estará tão frio como no exterior, por isso em principio não deverá haver problema...
    Será que este raciocinio está correcto?


    Em relação à madeira concordo que é muito importante. Já falei com o homem que vende e instala a madeira e já fui ver uma instalação já quase com 10 anos... parece-me muito bom... acho que é especialista em madeiramentos de telhados, como o pai foi e o avÔ...
    Vamos lá ver se no final vai corresponder ás expectativas...

    Quando o orçamento é muito curto nao nos podemos dar ao luxo de ser esquisitos, mas quero estar o mais informado possivel porque por vezes o custo é o mesmo e as opções que se tomam é que são importantes...

    Obrigado
    Um abraço
 
0.0268 seg. NEW