Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Rui A. B.Na minha forma de ver até nem funciona assim

    Eu referi anormalmente altas....
    Imagine que um banco oferece neste momento uma taxa de 6% para deposito a 3 meses (não me refiro a tarifas promocionais para novos cliente)... se for o caso, como explicaria uma diferença tão grande em relação aos outros bancos??
    • eu
    • 11 julho 2011

     # 42

    Colocado por: Rui A. B.Que tipo de critérios usa para assumir que esses bancos são de alto risco?

    Dimensão, diversificação de actividades e exposição a activos tóxicos.

    E quais são os seus critérios para assumir que são de baixo risco?
    • eu
    • 11 julho 2011

     # 43

    Colocado por: Nene2011Imagine que um banco oferece neste momento uma taxa de 6% para deposito a 3 meses (não me refiro a tarifas promocionais para novos cliente)... se for o caso, como explicaria uma diferença tão grande em relação aos outros bancos??

    A explicação é simples e só não vê quem não quer ver...
  2.  # 44

    Colocado por: eu
    Dimensão, diversificação de actividades e exposição a activos tóxicos.

    E quais são os seus critérios para assumir que são de baixo risco?



    Eu não digo que são de baixo risco, para mim são de risco igual aos outros. Neste momento oferecem-me a mesma garantia que me oferecem nos outros bancos. Repare, se um banco entra em ruptura o que acontece? Activa-se o fundo de garantia de depósitos. Veja a resposta do Banco de Portugal relativamente a um dos bancos que oferece melhores condições nos depósitos a prazo:

    “Os depósitos constituídos no AS “PRIVATBANK” Sucursal em Portugal beneficiam da garantia de reembolso prestada pelo Fundo de Garantia de Depósitos da República da Letónia complementado pelo Fundo de Garantia de Depósitos da República Portuguesa, sempre que se verifique uma situação de indisponibilidade dos depósitos por razões directamente relacionadas com a situação financeira do Banco.


    O Fundo de Garantia de Depósitos da República da Letónia garante o reembolso até ao valor máximo de 50.000,00 Euros por cada depositante, complementado pelo Fundo de Garantia de Depósitos Português pelo montante correspondente à diferença entre aquele limite e o limite da garantia estipulado na legislação portuguesa que actualmente (até 31 de Dezembro de 2011) está fixado nos 100.000,00 Euros, sejam os depositantes residentes ou não em Portugal e sejam ou não os depósitos expressos em moeda nacional ou estrangeira.
    No cálculo do valor dos depósitos de cada depositante, considera-se o valor do conjunto das contas de depósito na data em que se verificou a situação de indisponibilidade de pagamento por parte da instituição, incluindo os juros; o saldo dos depósitos em moeda estrangeira é, para o efeito, convertido em Lats/Euros, consoante o respectivo montante seja igual ou superior a 50.000,00 Euros, nos termos definidos nos parágrafos anteriores, ao câmbio vigente na referida data definido por Lei da República da Letónia ou com base na taxa de referência publicada pelo Banco Central Europeu, consoante se reporte ao Fundo de Garantia de Depósitos da República da Letónia ou ao Fundo correspondente da República Portuguesa.
    O reembolso pelo Fundo de Garantia de Depósitos da República da Letónia deverá ter lugar no prazo máximo de 20 dias úteis a contar da data em que os depósitos se tornem indisponíveis, prorrogável por mais 10 dias úteis nos termos da legislação vigente.
    O reembolso pelo Fundo de Garantia de Depósitos Português deverá ter lugar dentro dos seguintes prazos:

    a) Uma parcela até €10.000,00 de todos os depósitos abrangidos, no prazo máximo de sete dias;

    b) O remanescente até ao limite de €100.000,00, no prazo máximo de 20 dias úteis. Os prazos referidos contam-se desde a data em que os depósitos se tenham tornado indisponíveis podendo o Fundo, em circunstâncias absolutamente excepcionais e relativamente a casos individuais, solicitar ao Banco de Portugal uma prorrogação daquele prazo, por período não superior a 10 dias úteis, nos termos da legislação vigente.”
    • eu
    • 11 julho 2011 editado

     # 45

    Colocado por: Rui A. B.O Fundo de Garantia de Depósitos da República da Letónia garante o reembolso até ao valor máximo de 50.000,00 Euros por cada depositante, complementado pelo Fundo de Garantia de Depósitos Português pelo montante correspondente à diferença entre aquele limite e o limite da garantia estipulado na legislação portuguesa que actualmente (até 31 de Dezembro de 2011) está fixado nos 100.000,00 Euros, sejam os depositantes residentes ou não em Portugal e sejam ou não os depósitos expressos em moeda nacional ou estrangeira.

    Esse fundo é apenas uma manobra de marketing de acalmar os depositantes. Se isto estoirar, não há fundo de garantia que lhe valha.
  3.  # 46

    Colocado por: francisco fortunatopoderam abrirem ...

    Caro FF

    É familiar do JJ (Jorge Jesus) ?

    LL
    •  
      MRui
    • 11 julho 2011 editado

     # 47

    Colocado por: francisco fortunatopoderam abrirem uma conta de poupança reforma que ficara la mais seguro caso teja interessado sou promotor comercial banco popular.
    contactem me por telem que esclarecerei tudo.

    Pela escrita dos promotores... o banco deve ser mesmo popular.
  4.  # 48

    Colocado por: eu
    Esse fundo é apenas uma manobra de marketing de acalmar os depositantes. Se isto estoirar, não há fundo de garantia que lhe valha.


    Concordo, mas o mesmo se aplica a todos os outros. Aliás, será mais fácil aplicar essa garantia num banco pequeno do que num BCP por exemplo..

    Eu, pessoalmente, não tenho receio de usar a banca portuguesa para aplicar as minhas poupanças, claro que só em aplicações de capital garantido. A banca portuguesa reagiu muito bem à crise mundial, veremos como reage agora a uma possível renegociação da dívida grega com os privados sabendo-se que alguns estão expostos..
 
0.0109 seg. NEW