Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: Papaleguas73Ora se a pessoa de um momento deixa de poder pagar não acha que seria preferível o senhorio deixar sair a pessoa que "obrigá-la" a entrar em incumprimento?


    Aposto que se chega-se ao senhorio e lhe disse-se algo do género

    "Desculpe mas aconteceu isto e aquilo, vou deixar de conseguir pagar a renda. Tenho de procurar uma casa com uma renda mais baixa e deixo-lhe a casa desocupada daqui a um mês. Infelizmente não vou conseguir ficar o tempo mínimo na casa..."

    Uma grande parte dos senhorios suspirava de alívio. Tudo se negoceia, se ambas as partes forem honestas.
    Concordam com este comentário: Paramonte, CMartin, Jacinta, Meia Cuca
  2.  # 102

    Colocado por: CMartin
    E,.. vocês seriam capazes de ficar a dever? Teriam "estofo" para tal?

    Colocado por: danobrega
    Como me parece evidente, depende do contexto. Se fosse para dar de comer à minha filha até roubar era capaz.


    Não me é evidente Danobrega. Dar de comer aos nossos filhos é responsabilidade ultra nossa. Em lado nenhum é nos incutido valores em detrimento de outros valores – ou seja para dar de comer ao meu filho não posso roubar a outros, porque roubar é pecado. E uma coisa não apazigua a outra. (Deixar de pagar rendas para mim é como roubar).

    Simplesmente não seria capaz de deixar de pagar uma renda se eu fosse inquilino, e de passar a dever fosse o que fosse a alguém. Na minha maneira de ver, se calhar até poderia estar a fazê-lo para dar de comer ao meu filho, mas a quem eu ficasse a dever se calhar deixaria de poder dar de comer ao seu filho por minha causa – e ninguém me dá esse direito.

    O meu filho é responsabilidade minha, e nem que eu fosse trabalhar a carregar baldes de cimento, era opção e deixar de pagar rendas não era opção. E o meu orgulho manter-se-ia intacto com o balde de cimento na mão.

    Colocado por: j cardoso
    Olá CMartin
    Acho que há muitas rendas em atraso e são de dois tipos:
    - Gente sem vergonha que não tem problemas em não pagar.
    - Pessoas que em virtude de ficarem desempregadas ou por motivos semelhantes não têm possibilidade de pagar. Acho que o nº desta pessoas vai aumentar vertiginosamente.


    Vou ser dura e dizer-lhe que o primeiro tipo é igual ao segundo tipo.

    Colocado por: j cardoso
    PS: Estou a ficar desconfiado, pareceu-me ver na sua (CMartin) intervenção uma forma subtil de "acalmar as hostes"


    Acha mesmo que seria capaz de tal indecência? Não sei por quem me toma! ;o)

    Continuando..
    Penso que a integridade de cada um de nós é um bem que devemos manter com o maior dos zelos, orgulhosamente, porque uma pessoa sem nome (no mercado, na sociedade) não vale nada. Com que cara é que nos olhamos de manhã ao espelho como devedores a outros?

    Em última análise não há recibo de vencimento que comprove a integridade de alguém, não prova se essa pessoa tem noção de que ao deixar de pagar a renda de um aluguer está a prejudicar financeiramente outra família. Viver em sociedade e ser socialmente responsável acarreta um comportamento recto, para não se tornar num excluído da sociedade. Ultrapassado esse limite, esse patamar, dificilmente se volta atrás. Depende o que cada um de nós quer para a sua vida, e para os seus. E eu quero que o meu filho tenha orgulho nos seus pais e nunca oiça falar mal deles em qualquer ambiente.
    Eu própria faço questão de olhar nos olhos de qualquer um.

    Colocado por: jorgferr
    eu não devo a ninguém

    E que bom é poder-se dizer isso!

    Desculpem a seca..mas há coisas que eu não percebo, como as pessoas podem ver as coisas de formas tão diferentes, o que parece a partida ser tão óbvio. Acho que há coisas que simplesmente não são opção.

    (Por estas diferentes formas de pensar é que não se pode ser fiador de ninguém).
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Meia Cuca
  3.  # 103

    "pois aí é que o governo vai abrir bem os olhos ao I.M.I. as segundas casas vão ser bem taxadas né lol "

    São sempre, estejam arrendadas ou livres de ocupação.
    O imposto que se paga ao governo pelo arrendamento é outro e está incluído numa parte do IRS de cada um.
  4.  # 104

    Ainda este mês um dos meus inquilinos vai saír...avisou-me apenas no mês anterior.
    Penso que a maioria dos inquilinos assinam contratos sem os ler,e nem sequer estão para respeitar o que está escrito,e grande parte dos senhorios(eu sirvo de exemplo)estamos complacentes com esta forma de estar culturalmente.
  5.  # 105

    Colocado por: CMartinou seja para dar de comer ao meu filho não posso roubar a outros, porque roubar é pecado


    Não pode roubar porque é pecado? Essa moralidade... É óbvio que depende do contexto. Fala como se todas as pessoas que passam fome neste mundo o fazem por serem mandrionas, e não quererem trabalhar. Mas nem sempre é assim, e há muita boa gente que simplesmente não tem sorte.

    Repito, se não visse alternativa, para dar de comer à minha filha roubava, matava, passava por cima de tudo o que conseguisse e fosse preciso. Pecado? Borrifei-me para o seu Deus. Imoral é deixarmos pessoas passar fome quando temos um excedente de produção. Imoral é 25 indivíduos terem no seu património 10% do PIB nacional. Roubar para poder comer, quando não se tem alternativa, não é imoral, é justo.

    Adicionalmente penso que o filhos não são apenas responsabilidade dos seus progenitores. Em qualquer civilização que se queira dizer avançada, a responsabilidade também é da sociedade.

    Mas penso estamos a divergir da discussão para caminhos muito polémicos, não vale a pena. :P
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha, jorgferr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Rocha
  6.  # 106

    Colocado por: Jorge RochaAinda este mês um dos meus inquilinos vai saír...avisou-me apenas no mês anterior.
    Penso que a maioria dos inquilinos assinam contratos sem os ler,e nem sequer estão para respeitar o que está escrito,e grande parte dos senhorios(eu sirvo de exemplo)estamos complacentes com esta forma de estar culturalmente.


    Isso da falta de pré-aviso é muito mau mesmo para os inquilinos (pelo menos para os que respeitam os contratos). Há tempos vi um apartamento que gostei, mas para variar foi colocado no mercado já após estar desocupado. Na altura disse ao proprietário que estava interessado mas que tinha de dar aviso no apartamento actual de 90 dias a não ser que o senhorio facilitasse a saída mais cedo. O mesmo responde-me que não esperava 90 dias pois o antigo inquilino saiu sem avisar e então queria alugar o mais cedo possível. Tudo bem, amigos á mesma mas o apartamento dele continua por alugar. Mas a questão onde queria chegar é esta: se o antigo inquilino tivesse avisado mais cedo e o apartamento ter sido de imediato colocado no mercado eu poderia ter ficado com ele, pois o tempo de pré-aviso deste inquilino corresponderia mais ou menos com o meu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Rocha
  7.  # 107

    Colocado por: Danobrega
    Não pode roubar porque épecado? Essa moralidade... É óbvio que depende do contexto. Fala como se todas as pessoas que passam fome neste mundo o fazem por serem mandrionas, e não quererem trabalhar. Mas nem sempre é assim, e há muita boa gente que simplesmente não tem sorte.
    Repito, se não visse alternativa, para dar de comer à minha filha roubava, matava, passava por cima de tudo o que conseguisse e fosse preciso. Pecado? Borrifei-me para o seu Deus. Imoral é deixarmos pessoas passar fome quando temos um excedente de produção. Imoral é 25 indivíduos terem no seu património 10% do PIB nacional. Roubar para poder comer, quando não se tem alternativa, não é imoral, é justo.


    É, ..se calhar escolhi mal a palavra “pecado”. Não sou sequer praticante, sou Católica mas pouco religiosa. Pode substituir pecado por outra palavra, eu agora não me lembro de nenhuma.
    Danobrega, não partilho do seu pensamento, roubar não é justo em circunstância nenhuma, nem a alto nível (político, económico-financeiro,..) nem a baixo nível (para se comer). Entendo o que quer dizer, e o mundo não é um sítio justo, e a natureza humana é surpreendente pela negativa, mas, eu não vou fazer parte disso. Na minha “casa” sou responsável pela rectitude dos comportamentos, percebe?
    Não posso ser responsável pelo mundo, só posso ser responsável pelos m2 do meu espaço e pela integridade das pessoas que compõem o meu núcleo familiar.
    Os erros (“pecados”, “selvajarias”..a palavra que preferir), dos outros não são cartão branco que me permite cometer erros/selvajarias. Estarei tão errada como os que critico por cometerem esses erros.
    Danobrega, não estou a discutir para ficar com a “bicicleta” Eu penso mesmo assim. Os actos de cada um ficam na sua consciência, e eu quero a minha “tranquilinha”.

    Não acho imoral haver fortunas pessoais, mesmo que incalculáveis, até acho uma pindériquice das maiores estar a ver o que os outros têm em termos de riqueza financeira. Por oposição, acho mal haver miséria, fome e sofrimento. No entanto, não vejo na mesma frase a fortuna de uns ser causadora da miséria de outros. Para mim não está relacionado. Não me faz espécie ver pessoas bem na vida, não me causa nenhum sentimento negativo.
    Mas essa foi uma discussão que eu já tive no fórum, aqui.. https://forumdacasa.com/discussion/16019/4/o-corte-nos-salarios/#Item_19
    Portanto, não vou tê-la de novo.

    De qualquer forma parece-me que quem defende o roubo em caso de necessidade para dar de comer aos filhos esteja perigosamente perto de considerar a corrupção e o suborno e a fraude, tendo essa possibilidade, com a mesma naturalidade. Não vejo diferença entre a natureza dos roubos. Nenhum deles é nobre.

    Adicionalmente penso que o filhos não são apenas responsabilidade dos seus progenitores. Em qualquer civilização que se queira dizer avançada, a responsabilidade também é da sociedade.


    Aqui, estou absolutamente de acordo, embora como progenitores sejamos responsáveis máximos pelos filhos, como sociedade e adultos que somos tomamos conta dos pequenos, mesmo sendo os filhos de outros.

    ..Mas acho que deveriamos estar a discutir o assunto das rendas... :o)
  8.  # 108

    O assunto das rendas...
    O meu 2º arrendamento foi a uma jovem que é uma figura pública e trabalha na SIC. Desta vez foi um apartamento com um jardim de cerca de 60m2 e ela dava literalmente pulos de contente quando o viu. O jardim tinha relva (com sistema de rega instalado por nós) e arbustos à volta a servir de sebe. Deixámos uma máquina corta relvas no jardim. Nunca no espaço do ano que ela ocupou a casa aquela torneira foi aberta: a relva morreu e a sebe esteve moribunda. Na máquina de secar descobri quase 2 meses depois a "roupa" do cão. Mantas etc misturadas com os imensos pêlos do animal e muita humidade não fizeram muito bem à máquina. O toldo do terraço tinha comando à distância. O motor tinha-se avariado no princípio da sua estadia e se mo tivesse comunicado na altura ainda estava no periodo de garantia e escusava eu de pagar €300,00 por um motor novo uma vez que ela se recusou a pagá-lo. E no entanto tenho boa impressão geral dessa inquilina. Penso que no geral é bem formada.
  9.  # 109

    Colocado por: cc_marciaMas eu vou me estar a incomodar por causa de uma casa para arrendar?
    O senhorio pede para Pré Selecção)
    Entidade Patronal (Para confirmar)
    Efectividade
    Recibo de vencimentos (Abuso)
    Fiador; (Sem problema)
    Informações da Ex. Senhorio (Sem problema)
    Alem de todos os outros documentos.

    Será que também quer o extracto bancário?

    Quem é assim desconfiado não é certo, com toda a certeza......

    Ele não é mais sério que eu e ainda não tenho que me sujeitar dessa maneira.

    As rendas cada vez tão mais caras e lamento dizer que há muito senhorio que tem muito que se lhe diga, querem a "rendinha", mas adoram fugir ás suas responsabilidades e falo por experiência própria.

    Eu não tenho presa...



    Mas obrigada a todos



    Marcia, manda o senhorio ás favas!
    Tenho dito...
  10.  # 110

    No 3º arrendamento foi a um casal de jovens ou deverei dizer casal de empresários: haviam de ver a postura! No meio dos milhentos telefonemas de negócios lá condescendiam para nos pedir: ah podem tirar estes cortinados que não combinam com a minha mobília de wengé. Pois o dito casal quando passaram a nosso pedido o contrato com a EDP para o nome deles, facultaram o nosso NIB à EDP como sendo o deles e durante quase um ano estivemos a suportar as contas de electricidade dos srs. empresários.
    Ah! outra coisa. Quando assinámos o contrato constava um nome masculino como fiador que não era nada mais nada menos que o marido da inquilina. Isto foi feito através duma imobiliária muito conceituada do Estoril e especializada em arrendamentos.
    Quando passados 10 meses a inquilina se separa do marido sai de casa e diz-nos a renda vão pedi-la ao meu marido que é o fiador. Quando percebemos que não iriamos receber mais nada negociámos a saída dele um pouco mais cedo.
    No meio disto recebemos um dia uma reclamação da máquina da roupa que tinha alagado tudo e nós deduzimos €250,00 na renda para eles comprarem uma ao gosto deles. Ainda lá está a máquina velha a funcionar e o dinheiro...voou.
  11.  # 111

    Colocado por: Meia CucaNo 3º arrendamento foi a um casal de jovens ou deverei dizer casal de empresários: haviam de ver a postura! No meio dos milhentos telefonemas de negócios lá condescendiam para nos pedir: ah podem tirar estes cortinados que não combinam com a minha mobília de wengé. Pois o dito casal quando passaram a nosso pedido o contrato com a EDP para o nome deles, facultaram o nosso NIB à EDP como sendo o deles e durante quase um ano estivemos a suportar as contas de electricidade dos srs. empresários.
    Ah! outra coisa. Quando assinámos o contrato constava um nome masculino como fiador que não era nada mais nada menos que o marido da inquilina. Isto foi feito através duma imobiliária muito conceituada do Estoril e especializada em arrendamentos.
    Quando passados 10 meses a inquilina se separa do marido sai de casa e diz-nos a renda vão pedi-la ao meu marido que é o fiador. Quando percebemos que não iriamos receber mais nada negociámos a saída dele um pouco mais cedo.
    No meio disto recebemos um dia uma reclamação da máquina da roupa que tinha alagado tudo e nós deduzimos €250,00 na renda para eles comprarem uma ao gosto deles. Ainda lá está a máquina velha a funcionar e o dinheiro...voou.


    Estes sim... São os verdadeiros artistas!!
  12.  # 112

    ah ah ah ah ah
  13.  # 113

    Colocado por: Meia Cucaah ah ah ah ah


    Só alguém sem um pingo de vergonha na cara faz este tipo de coisas... Escondia-me no buraco maior que houvesse e atenção que eunão sou senhorio, sou um PÉ RAPADO =)
    Concordam com este comentário: Meia Cuca
  14.  # 114

    Não fiquem deprimidos: éxiste um 4º arrendamento.
    Há 3 anos. Amigos dos inquilinos anteriores. 7 *******. Adoram a casa, o jardim (mas ainda continua na mesma a relva já era e os arbustos que não se aguentam que se aguentassem), cumpridores, tenho tudo de bom a dizer deles.
    CMartin
    Afinal sempre há boa gente. :)))))
  15.  # 115

    Colocado por: Meia Cuca
    CMartin
    Afinal sempre há boa gente. :)))))


    Ufffa! ...Já estava aqui quase a cortar os pulsos!
  16.  # 116

    ...Já estava aqui quase a cortar os pulsos!

    Aos inquilinos faltosos? Que violência ...
  17.  # 117

    Amigos:
    Imaginem quem um Bar exige que se apresente de smoking... Só lá vai quem quizer e se tiver um smoking!
    Da mesma maneira, a documentação crescentemente exigida para o arrendamento.

    Compreendo que se ache desconfiança a mais, mas tambem é uma minima segurança do senhorio no momento que ainda não conhece o inquilino e é muito comum noutros paises.

    Pessoalmente, o que me parece mais complicado é o valor das rendas comparativamente aos salários... o estado de muitos dos imóveis para arrendamento... para mais quando há milhares e milhares de imóveis à venda que demorarão anos a serem vendidos...
  18.  # 118

    ah o valor das rendas
    O apartamento custou-me em 2001 €225000,00 (o IMT aiiiiiii foi de €22500,00). O IMI é de €1000,00. A renda pelo que já vi aqui exposto noutro tópico calcula-se do seguinte modo: €225000,00 a dividir por 200 = €1100,00.
    Também acho que não há salários para este valor pelo que a renda ascende a €750,00.
    É um apartamento de 4 assoalhadas com jardim privativo e dois terraços num condomínio no Estoril com acesso a piscina , court ténis, etc...
    Pronto não façam fila...:))))))
  19.  # 119

    Colocado por: Meia Cucaah o valor das rendas
    O apartamento custou-me em 2001 €225000,00 (o IMT aiiiiiii foi de €22500,00). O IMI é de €1000,00. A renda pelo que já vi aqui exposto noutro tópico calcula-se do seguinte modo: €225000,00 a dividir por 200 = €1100,00.
    Também acho que não há salários para este valor pelo que a renda ascende a €750,00.
    É um apartamento de 4 assoalhadas com jardim privativo e dois terraços num condomínio no Estoril com acesso a piscina , court ténis, etc...
    Pronto não façam fila...:))))))


    Olhe tiro-lhe o chapéu ao admitir que para a maioria das pessoas 1100 euros de renda não é sustentável. 750 dependendo da zona é um preço justo, eu vou pagar agora 650 por um t2 de 2003 que deve ter custado uns 170 000.
  20.  # 120

    jcardoso,
    Ninguém do fórum diria ;o)... sou muitíssimo chata, não corto os pulsos a ninguém mas acho que dois minutos comigo e as pessoas sentem-se na obrigação de desatar em explicações e a mostrar o seu melhor comportamento. Sou dessas chatas que anda sempre de sobrancelha levantada, pelo sim, pelo não.
    ;o)
 
0.0318 seg. NEW