Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Fui ver uma casa para arrendar e o "futuro" senhorio pediu como requisito a entrega de uma cópia do recibo de vencimento!
    É legal este tipo de requisito?

Obrigada,
  2.  # 2

Colocado por: cc_marciaÉ legal este tipo de requisito?

Além do recibo do vencimento, aconselho a pedir também cópia da última declaração do IRS, do "futuro" inquilino e também dos fiadores, declaração da entidade empregadora, em como está efectivo na empresa, relação dos bens pessoais, seguro para danos causados na habitação. Só não pedia garantia bancária porque já sei que dificilmente algum banco faria isso.
  3.  # 3

Colocado por: Picareta
    Além do recibo do vencimento, aconselho a pedir também cópia da última declaração do IRS, do "futuro" inquilino e também dos fiadores, declaração da entidade empregadora, em como está efectivo na empresa, relação dos bens pessoais, seguro para danos causados na habitação. Só não pedia garantia bancária porque já sei que dificilmente algum banco faria isso.

Se não for efectivo não alugava o apartamento então....Eu estava tramado, pois cumprindo sempre tudo não sou efectivo nem a minha esposa. O senhorio pode pedir o que quiser (acho eu) mas temos de ser sensatos. Eu se fosse ao senhorio pedia mais meses de adiantamento ao assinar o contrato, foi o que me fez a Remax num apartamento para onde vou morar em Setembro. Ao assinar o contrato paguei logo 2 meses de renda+1 de caução. Quando entrar em Setembro pago mais um (renda de Novembro) e assim sucessivamente, é uma maneira de fazer a triagem de quem pode desembolsar logo dinheiro, no meu caso foram logo 1950 euros.
  4.  # 4

Colocado por: jorgferr

Se não for efectivo não alugava o apartamento então....Eu estava tramado, pois cumprindo sempre tudo não sou efectivo nem a minha esposa. O senhorio pode pedir o que quiser (acho eu) mas temos de ser sensatos. Eu se fosse ao senhorio pedia mais meses de adiantamento ao assinar o contrato, foi o que me fez a Remax num apartamento para onde vou morar em Setembro. Ao assinar o contrato paguei logo 2 meses de renda+1 de caução. Quando entrar em Setembro pago mais um (renda de Novembro) e assim sucessivamente, é uma maneira de fazer a triagem de quem pode desembolsar logo dinheiro, no meu caso foram logo 1950 euros.

Mas eu pagava 2 rendas adiantadas e arranjava fiador e disse onde trabalhava...
    o senhorio vai fazer a escolha do inquilino através de pré selecção e quem não entregar tudo o que pediu inclusive recibo de vencimentos, é excluído logo á partida.Ma

mas eu já tomei uma decisão quem não quer a casa sou eu!
    Concordam com este comentário: somdigital, jorgferr
    •  
      FD
    • 27 julho 2011

# 5

Colocado por: cc_marciaÉ legal este tipo de requisito?

É.
  5.  # 6

Nos primeiros arrendamentos, senti-me acanhada com receio de ferir as pessoas e não pedi justificativos, confiei.
    Num deles, a senhora disse-me que trabalhava numa certa empresa e deu-me a entender que exercia uma certa profissão. O companheiro assegurou-me que tinha trabalho efectivo.
    Afinal, ela não trabalhava na empresa, mas sim numa sociedade que fazia serviços nessa empresa e a função desempenhada não era nada daquilo que me deu a entender. Quanto a ele, também tinha um contrato não efectivo.
    Resumindo: Separaram-se, começaram a ter dificuldades em pagar e ficaram a dever-me dinheiro e a casa meio escavacada.
    Agora, também vou pedir todos esses documentos. Sinto-me envergonhada, mas faço. Sem certezas, já não arrendo.
  6.  # 7

Colocado por: PicaretaSó não pedia garantia bancária porque já sei que dificilmente algum banco faria isso.

É assim tão difícil obter uma garantia bancária?
  7.  # 8

Colocado por: Italiano

É assim tão difícil obter uma garantia bancária?

As garantias bancárias custam dinheiro e não é pouco. os senhorios também podem ter seguros em caso de incumprimento de rendas, fiquei um dia destes a saber.
  8.  # 9

Colocado por: JacintaNos primeiros arrendamentos, senti-me acanhada com receio de ferir as pessoas e não pedi justificativos, confiei.
    Num deles, a senhora disse-me que trabalhava numa certa empresa e deu-me a entender que exercia uma certa profissão. O companheiro assegurou-me que tinha trabalho efectivo.
    Afinal, ela não trabalhava na empresa, mas sim numa sociedade que fazia serviços nessa empresa e a função desempenhada não era nada daquilo que me deu a entender. Quanto a ele, também tinha um contrato não efectivo.
    Resumindo: Separaram-se, começaram a ter dificuldades em pagar e ficaram a dever-me dinheiro e a casa meio escavacada.
    Agora, também vou pedir todos esses documentos. Sinto-me envergonhada, mas faço. Sem certezas, já não arrendo.

Mas isso não garante que vão pagar...se for uma pessoa séria, se deixar de poder pagar sai da casa com os devidos avisos de rescisão de contrato, se a ideia for de não pagar até pode ganhar 100 000 euros por ano e não paga e pronto. Eu tentei negociar o pagamento de 1 ano de renda duma vez caso a senhoria baixasse 50 euros mensais mas não tive sucesso.
  9.  # 10

Colocado por: jorgferros senhorios também podem ter seguros em caso de incumprimento de rendas, fiquei um dia destes a sabe

Já agora, diga-me por favor os detalhes desse tipo de seguro e que seguradora o oferece.
    Obrigado
  10.  # 11

um conselho.... procure outra casa.... não lhe entregue nada.... dar esse tipo de documentos a pessoas estranhas além de estar a expor-se até pode ser perigoso....
  11.  # 12

bem acho giro isto por aqui , papel de vencimento lol lol lol é a percentagem???? eu acho que se existe um contrato este tem tudo o que é legal para que as coisas ao darem para o torto possa ser resolvido em tribunal , logo só deve ser pedido o que realmente existe num contrato de arrendamento e nada mais lol mas isso sou eu a pensar ... recibos de ordenado ahhahaha ao fim que isto chegou .
  12.  # 13

Pois eu aconselho a todos os senhorios a solicitar recibo de vencimentos e fiadores (nesta ordem de importância).

E tb aconselho a telefonar para a empresa onde o candidato a inquilino trabalha apenas a perguntar se ele trabalha lá.

Se todos fizessem isto poupavam um sem número de chatices.

O recibo de vencimentos só é confidencial se o seu dono assim o entender...
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  13.  # 14

Colocado por: rafaelisidorobem acho giro isto por aqui , papel de vencimento lol lol lol é a percentagem???? eu acho que se existe um contrato este tem tudo o que é legal para que as coisas ao darem para o torto possa ser resolvido em tribunal , logo só deve ser pedido o que realmente existe num contrato de arrendamento e nada mais lol mas isso sou eu a pensar ... recibos de ordenado ahhahaha ao fim que isto chegou .

Isso seria no país ideal...

Todos sabemos como funciona a justiça entre nós...

Se ler este forum verá casos em que o processo se arrasta anos e anos em tribunal com custos incomportáveis
  14.  # 15

Colocado por: SAMBINO
    Já agora, diga-me por favor os detalhes desse tipo de seguro e que seguradora o oferece.
    Obrigado

Não sei como funciona, sei que estava a fazer uma simulação de um seguro multi riscos para habitação e ao escolher uma opção complementar tinha um item para cobrir perda de rendas.
    O site era este: http://www.bancobpi.pt/pagina.asp?s=1&a=145&p=100&f=3438&opt=f
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
      Seguro.JPG
  15.  # 16

Permitam que vos conte que eu tive um inquilino que além de ser funcionário público que era doutorado e investigador e cuja remuneração líquida superava os €3000,00 há mais de 10 anos, não tinha dinheiro para me pagar a renda de €750,00 por dependência do jogo e tinha dívidas em tudo o que era sítio e ordenado parcialmente cativo pelo tribunal.
    Não é condição suficiente. :)))
  16.  # 17

Colocado por: ParamonteO recibo de vencimentos só é confidencial se o seu dono assim o entender...

O recibo de vencimentos só NAO é confidencial se o seu dono assim o entender....

Ainda temos direitos neste País.... ou não?
    •  
      FD
    • 28 julho 2011

# 18

Colocado por: jorgferrao escolher uma opção complementar tinha um item para cobrir perda de rendas

Penso que isso apenas será aplicável quando o sinistro faz com que se percam rendas.
    Exemplo:
    -> casa arde
    -> como é lógico, o arrendatário não tem que pagar a renda enquanto não tiver a casa de volta
    -> o seguro paga ao senhorio as rendas que deveria ter recebido caso a casa não tivesse ardido

Quanto à questão do recibo de vencimento.
    Não há que ficar chateado ou ofendido por o terem pedido.
    Não querem ou acham que não têm que facultar o recibo de vencimento, não o fazem, é simples.
    Se o senhorio aceitar essa recusa, muito bem, se não aceitar, esqueçam essa casa e avancem.

Ficarem admirados por alguém exigir isso: não são senhorios, nem sabem os riscos que se corre por se ser senhorio.
    Se quiserem contratar um crédito, também têm que facultar o recibo de vencimento, o princípio é exactamente o mesmo, gestão do risco.
    Concordam com este comentário: Jacinta, noves fora
  17.  # 19

"Não querem ou acham que não têm que facultar o recibo de vencimento, não o fazem, é simples.
    Se o senhorio aceitar essa recusa, muito bem, se não aceitar, esqueçam essa casa e avancem."

Se não podem, não querem ou acham que não têm que facultar o recibo do vencimento, o melhor é desistirem da casa e avançarem para outra. Será melhor para ambos, principalmente para o dono da casa.
    A minha opinião é a seguinte: Mais vale uma casa fechada ou muito tempo por arrendar, do que mal arrendada, ou com arrendamento muito duvidoso.
  18.  # 20

Colocado por: FDSe quiserem contratar um crédito, também têm que facultar o recibo de vencimento, o princípio é exactamente o mesmo, gestão do risco.

Os banco pedem e as pessoas confiam porque são instituições referenciadas com códigos de conduta, com entidades reguladores e sempre com a avaliação da opinião publica que quando negativa implica directamente nos seus resultados... muitos desses até estão na bolsa...

E o senhorios são o quê? São pessoas e entre as pessoas existem pessoas honestas e vigaristas...
    Quando os senhorio pedem os recibos oferecem para assinar um termo de responsabilidade de de confidencialidade?
    Claro que não as pessoas só pensam que têm direitos, já deveres....

Não me venham com analogias sem sentido e com demagogia barata...

0.0255 seg. NEW