Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Ladrar é um comportamento natural nos cães, usado para comunicar com o resto da matilha, seja para alertar os outros cães de perigo ou simplesmente chamá-los. Mas enquanto que no estado selvagem são essenciais para a sua sobrevivência, no seio da família humana podem constituir problemas.

    Existem raças mais vocais do que outras: umas ladram perante qualquer movimento, outras raramente se fazem ouvir. A maioria dos cães ladra perante situações novas, seja barulhos nunca ouvidos ou a chegada de estranhos. Muitos cães contudo tornam-se demasiado vocais, ladrando a toda a gente e a todos os barulhos a toda a hora.

    QUANDO LADRAM

    Os cães ladram quando reagem a um estímulo. As situação que geralmente levam um cão a ladrar são:

    Exposição a uma situação nova
    Exposição a pessoas/animais estranhos
    Entrada de pessoas/animais no seu território
    Isolamento
    Exposição a sons alarmantes
    Exposição a presas/animais de pequeno porte
    Procura de atenção
    Fome
    Ansiedade/ Excitação

    Ladrar pode também ser sinal de doença, embora geralmente os animais adquiram atitudes mais submissas, gemendo, ou mais agressivas, rosnando, quando sentem dor. A alteração brusca de comportamentos num animal deve ser sempre motivo para visitar um veterinário.


    Raças mais vocais

    Cães excitáveis são os mais ruidosos. Estes geralmente são os cães de companhia de pequeno porte, tais como o Scottish Terrier, o West Highland White Terrier, o Schnauzer Miniatura, o Chihuahua, o Shih Tzu ou o Yorkshire Terrier. Apesar de não cair na categoria de cão de companhia, o Beagle é um cão também bastante vocal. Embora a profundidade da voz a torne mais melodiosa, também faz com seja de mais longo alcance.

    Entre as raças que menos se fazem ouvir estão os cães nórdicos e os de tipo primitivo, como por exemplo o Akita, o Basenji, o Husky e o Alaskan Malamute. Os retrievers costumam ser também cães pouco vocais, sobretudo o Golden e até mesmo o Chesapeake Bay.


    Prevenção

    Todos os cães sem excepção devem ser socializados e treinados. Durante a fase da socialização é importante expor o cachorro a animais, pessoas, sons, etc. Durante a fase de treino o dono deve saber conquistar o papel de líder, o que vai ajudar a que o dono possa ter mais controlo sobre o cão e minimizar a sua vontade de ladrar.

    É essencial treinar o cão a ficar a sozinho, aumentando gradualmente o tempo em que o deixa em casa sem companhia. Os brinquedos e os ossos são os melhores ajudantes nesta tarefa.

    Se tem um cachorro cuja característica da raça é ser muito vocal, uma das suas preocupações deve ser não incentivar o ladrar. Os cães têm um pensamento bastante linear: se duas acções se sucedem, então é porque a primeira desencadeou a segunda. Isto quer dizer que se o cão ladra e o dono faz-lhe a vontade, dando atenção (nem que seja “ralhar”), dando um biscoito que o cão pedincha, etc., o cão vai continuar a ladrar cada vez mais até que o dono cumpra a sua vontade. Como prevenir isto? Ignorar o cão quando ele ladra por estas razões e recompensá-lo quando permanece calado.


    Diminuir a vontade de ladrar

    É mais difícil corrigir este comportamento do que preveni-lo. Existem formas de treinar o cão para diminuir o instinto de ladrar. Se o cão ladra para pedir atenção, ignore-o e saia até mesmo da divisão em que está ou vire costas ao cão. Se o cão ladra quando ouve barulho ou a estranhos, diga um “Não” e recompense-o quando ele se cala. Muitos cães ladram devido à excitação ou ao aborrecimento. Nada como brincadeiras e exercício para redireccionar esse entusiasmo. Até os cães mais pequenos devem ser passeados diariamente.

    Pode também estipular sessões de treino: peça a um amigo que imita um som baixo e se o cão não ladrar, recompense-o. Gradualmente aumente a intensidade e a variedade dos sons.

    Se mesmo assim não conseguir resolver a situação, pode optar por adquirir produtos que oferecem soluções para o problema: tais como aparelhos que são accionados pela voz do cão e libertam um cheiro incomodativo ou um som não audível por humanos. Lembre-se contudo que estes métodos só funcionam se tiver apenas um cão em casa, caso contrário, a coleira de um cão pode ser activada pelo ladrar de outro, o que acaba por ser contraproducente.

    Não espere contudo fazer com que o seu cão seja totalmente silencioso, sobretudo se tiver uma raça vocal. O objectivo deste treino é impedir que os cães incomodem os vizinhos com o constante ladrar, mas é natural que um cão ladre diariamente quando se depara com alguma situação que ele possa considerar alarmante.

    link: http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=538
    Concordam com este comentário: JmalmC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT, bmxer, SofiaPaula
  2.  # 102

    Tenho uma cadela boxer (pode ser vista na minha foto de perfil), ,que felizmente não ladra em apartamento. O caso muda de figura quando passa uns dias em casa dos meus pais, como é moradia e vê movimento de pessoas e também outros cães, passa o tempo todo a ladrar. Mas felizmente para mim que ela em apartamento fica sossegadita no terraço e não faz barulho algum (dito pelo meu vizinho). O máximo que faz é chorar quando me ouve a chegar.
    Mas cães é sempre um problema, não só em apartamentos mas também em moradias. Sofro mais na moradia dos meus pais porque o bairro está repleto de cães. Aqui no prédio há uns 4 cães pequenos e não incomodam muito, raramente os ouço.
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  3.  # 103

    Também noto muito mais o ladrar dos cães desde que estou numa zona de moradias.
  4.  # 104

    Colocado por: MartaDTenho uma cadela boxer (pode ser vista na minha foto de perfil), >


    Gosto muito da foto, ficaram as duas muito bonitas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaD
  5.  # 105

    Colocado por: SofiaPaula,que felizmente não ladra em apartamento. O caso muda de figura quando passa uns dias em casa dos meus pais, como é moradia e vê movimento de pessoas e também outros cães, passa o tempo todo a ladrar. Mas felizmente para mim que ela em apartamento fica sossegadita no terraço e não faz barulho algum (dito pelo meu vizinho). O máximo que faz é chorar quando me ouve a chegar.


    Talvez seja porque nas moradia há muito mais cães e o facto de estarem na rua ajuda à propagação do som.
  6.  # 106

    Bom dia :) Todos bem dispostos? O que eu penso:

    - Os cães não deviam ser treinados a não ladrar. É a sua natureza. Nós também choramos, gritamos, rimos e também é a nossa natureza. Se eles ladram há um motivo. Só temos de entender e evitar a situação. Claro que há coisas que não evitamos mas, nós também às vezes "ladramos". Se observarem bem, todos nós fazemos barulho. Quem tem bebés decerto o faz. E não me venham dizer que os deles não fazem barulho. Todos passam pela fase das birras e se não as tiveram não têm uma criança mas, um deficiente. Há sempre um vizinho que bate à porta, chega tarde, etc. Há é um pormenor: nós somos seres racionais (muitos não são :) ) e os animais irracionais. Eu sou sincera eu faço barulho dito normal ou seja, tenho cães e uma reguila de 3 anos. Tento é minimizar o problema. Os vizinhos também fazem mas, desde não não seja uma coisa fora de comum ( o meu vizinho arrastava móveis às 4 da madrugada em limpezas...e não é cão lolol) para mim tudo bem. Os meus cães ladram quando passa desconhecidos ou outros cães perto do quintal. De noite não têm o vicio de ladrar. Foram eles aquando da pintura do prédio (havia andaimes no meu quintal e no dos vizinhos) evitaram um assalto em pleno dia. Posso dizer que tenho sorte, todos gostam deles :) O cão do meu vizinho de cima foi treinado a não ladrar mas, faz um alarido grande a correr pela casa. Não me chateio nada... só com arrastar dos móveis, lolol que ele compreendeu. O problema do português não é o barulho dos caes é que querem civismo e respeito dos outros e não se dão eles ao respeito. O português acha sempre que ele é perfeito, sua mente está programada para ver os defeitos dos outros, não dele :) Aqui vai uma foto da minha pimpolha, quando era mais pequena não com os meus cães mas, com um dos cães do meu pai. Este cão que está com ela é um desastrado e anda sempre à pressa. Mal a viu, mudou radicalmente. Sempre com passos cuidadosos e protector. Os animais são extraodinários, não são?
    Concordam com este comentário: Luis K. W., bmxer, rodrigo_gomes29, SofiaPaula, M.H.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
      DSCF1076.JPG
  7.  # 107

    Vou contar a minha História e da nossa "Bella".

    Fui buscar a menina como prenda de casamento para a minha esposa. Decisão que muito me custou porque sabia o que ia sofrer (sempre tive animais, caniches boxer, dalmata, pastor alemão), no entanto, e para satisfazer o desejo da esposa, toma lá uma Weimaraner muito linda e etc's, mas com um feitio que upa upa.

    Moro no ultimo andar de um predio de 10 moradores. 4º andar, com uma varanda relativamente pequena de cerca 10m2.
    Barulho à noite, só na 1ª noite, a partir daí e à ano e meio para cá, que dorme fechada na cozinha, e não faz barulho absolutamente nenhum, fomos 99% irredutíveis no facto de ela ter que dormir lá.
    Durante o dia, ficava nessa tal varanda, sem muros, apenas gradeamento. Vivo numa zona de grande movimento logo ela estava o dia todo entretida a ver as vistas. O problema é que, e lá vem o feitio difícil, é impossível ela ver um cão, gato, pássaro, lagartixa, que não faça ****çal para lá ir e brincar... ao inicio, isso passou, nenhum vizinho se queixou, e eu tive o cuidado de falar com todos para saber se havia alguma queixa. O big problema, foi quando o ladrar deixou de funcionar, e começou a correr feita doida de um lado para o outro. Resultado, o "coco" todo pisado e espalhado por TODO o chão... aí estava o gonçalo 2x ao dia, com uma espátula a limpar o chão. Sim, espátula, porque o chão foi isolado com silicone para não verterem liquidos para cima de ninguem, e usar mangueira na cidade para lavar... não há hipotese...!

    Moral da história, durante o dia, esta na vivenda dos meus Pais, à noite conosco. Está feliz da vida, tem o melhor de dois mundos! LOL !
    Moral da história 2, tenho quase o apartamento vendido, para arranjar casa com espaço à seria.

    Moral Final - Cães, adoro! Mas cuidado, escolham muito bem as raças, porque à raças "próprias" para cada tipo de casa.

    Abraço
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
      IMG_0123.JPG
  8.  # 108

    Alguns cães às vezes choram quando estão sozinhos, e o choro aparenta-se a um uivar de lobos e incomoda muito, principalmente quando no prédio há crianças que precisam de dormir.
    Os meus pais tinham um cão muito mansinho e que estava em parmanência em casa com a minha mãe. Quando o deixavam sozinho, achava a falta da dona e chorava.
    Um dia vieram visitar-me e fomos jantar a um restaurante que fica mesmo em frente da minha casa. Ele ficou em casa e não gostou nada disso.
    Devia de nos sentir não muito longe de casa e chorou o tempo todo, com o focinho virado para a janela.
    Quando regressámos estava todo o prédio em pé de guerra.
    Assim que chegámos a casa ficou mansinho que nem um anjo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
  9.  # 109

    Lol, eu não devo ser nada normal... Até gosto de ouvir cães a uivar, fazem-me lembrar lobos... Posso por momentos fechar os olhos e imaginar que estou no meio de uma floresta, talvez numa casinha de madeira, com a lua bem cheia lá no alto =0)

    Ps. estou a adorar as fotos da bicharada, e os comentários dos donos!
    Concordam com este comentário: M.H.
  10.  # 110

    Acho que as pessoas não tem bom senso,qual é o problema de o cão ladrar ?As pessoas também não falam e fazem barulho?Por vezes são piores que os animais.Tendo condições para o ter não vejo problema,Conheci um caso que o senhor teve que sair do apartamento por causa do cão,mas nesta situação o cão fazia xixi na varanda e caía na vizinha de baixo, mas ninguém o obrigou a sair ele é que se fartou.
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  11.  # 111

    Colocado por: luisamirandamas nesta situação o cão fazia xixi na varanda e caía na vizinha de baixo, mas ninguém o obrigou a sair ele é que se fartou.


    Epah, isso eu também não admitia, e perdia seriamente a cabeça. Se o canito fazia as necessidades na varanda, isolava-a tal como eu fiz! Ladrar é uma coisa, xixi na careca..... isso é que não! :P
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
    •  
      CMartin
    • 9 setembro 2011 editado

     # 112

    O ano passado decidimos ter um cão em casa. Temos um filho de 8 anos e ele expressou essa vontade e nós achámos uma boa ideia. No dia 28 de Novembro fomos buscar o Leão, um labrador amarelo, de dois meses, acabadinho de chegar de Trás-os-Montes, Trancoso, de comboio, junto com os seus irmãos e irmãs, todos a serem entregues a novos donos de Lisboa.
    O Leão tem precisamente hoje – dia 9 de Setembro de 2011 - 11 meses e está bastante mais bem comportado, mas os estragos em casa foram enormes: desde a armários de cozinha, a portas da casa, roeu-nos imensa coisa. Não foi nada fácil, hoje falo nisto e tem piada, na altura cheguei a considerar dar o cão mas não fui capaz, já gostávamos demasiado dele.
    Agora contenta-se em apenas, de vez em quando, comer uma planta.

    É teimoso como só visto, chega a ser verdadeiramente exasperante, especialmente para mim, pois ao meu marido basta arregalar os olhos que ele obedece, ao contrario de mim, de quem ele se aproveita e bem.
    É a coisa mais dócil e doce do mundo e olhá-lo no fundo dos olhos é um prazer indescritível, tanto que por momentos perco-me por lá.

    O ano passado decidimos ter um cão em casa.
    E embora durante a fase da "destruição" das coisas lá de casa não o achámos, foi a melhor coisa que fizemos.

    Como foto tenho esta aqui á mão: o Leão (é um deles, mas sempre gostei de pensar, sabe se lá porque razão, que é o segundo a contar da esquerda) com 2 meses, ainda no Trancoso.

    PS. Em relação ao ladrar, também já ouvi dizer que os cães vão-se habituando aos barulhos da casa/ambiente onde estão e vão ladrando cada vez menos com o tempo.

    (Agora corrigido faltava a foto, obrigada, Speedster).
    Concordam com este comentário: gonzales
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
      Leao.JPG
  12.  # 113

    Falta a foto do "leão"
  13.  # 114

    A minha em casa, não rói absolutamente nada, não estraga nada, nem as plantas (também so fica sozinha à noite na cozinha), mas na vivenda dos meus Pais, nem as esquinas da casa em cimento escapam, buracos enormes!!! Nem as pedras de mármore com que aproveita para brincar se livram !!!
  14.  # 115

    Por outro lado não me consigo livrar do pensamento sobre o Obélix, cão que estava em Novembro no canil de S. Pedro de Sintra, provavelmente ainda lá estará, um cão de grande porte e já adulto,tigrado, cuja dona o teve que o deixar lá por não ter condições económicas para manter o cão (ia para uma habitação social). Nós tivemos receio em adoptar porque temos um filho pequeno, e optámos por pesquisar raças que fossem, à partida, boas com crianças. Não me consigo esquecer do Obélix, estava no canil há dois dias quando lá fomos e tudo nele me fazia ver que estava muito triste, desdobrava-se em meiguice ao aceitar as nossas festinhas e palavras.
    Concordam com este comentário: Cesca
  15.  # 116

    Colocado por: tortuliaBom dia :) Todos bem dispostos? O que eu penso:

    - Os cães não deviam ser treinados a não ladrar. É a sua natureza. Nós também choramos, gritamos, rimos e também é a nossa natureza. Se eles ladram há um motivo. Só temos de entender e evitar a situação. Claro que há coisas que não evitamos mas, nós também às vezes "ladramos". Se observarem bem, todos nós fazemos barulho. Quem tem bebés decerto o faz. E não me venham dizer que os deles não fazem barulho. Todos passam pela fase das birras e se não as tiveram não têm uma criança mas, um deficiente. (...) O português acha sempre que ele é perfeito, sua mente está programada para ver os defeitos dos outros, não dele :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SofiaPaula
    Concordam com este comentário:Luis K. W.,bmxer,rodrigo_gomes29,SofiaPaula
      DSCF1076.JPG


    Não sei se estava a referir-se ao que eu disse que o meu cão não ladra em apartamento. Mas quero esclarecer que se não ladra, é porque não ladra e não porque eu o ensinei. É impossível ensinar o que quer que seja a boxers e não faço ideia de como se ensina a não ladrar. Mas felizmente não ladra mesmo. Se não tiver estímulos exteriores não ladra.
    Já a minha criança, posso ensiná-la a não chorar e a não fazer birras, que foi o que eu fiz.
    São coisas diferentes.
    E por acaso orgulho-me de não fazer barulho para os vizinhos. Sou perfeita dentro do mundo dos vizinhos em prédios, visto que:
    - Nunca ando de sapatos em casa
    - Coloquei esponjinhas por baixo de cadeiras e móveis, e atrás de móveis com portas
    - Eduquei o meu filho a portar-se bem dentro de casa, a não correr, a não gritar
    - De noite falo muito baixinho
    - A minha cadela não ladra (sendo que esta parte não foi ensinada)
    - Tento colocar tapetes para abafar o som dos passos na madeira (mesmo que sendo descalça)...

    and so on...

    Não sou perfeita mas estou quase lá.
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  16.  # 117

    Boas,

    Colocado por: MartaDEduquei o meu filho a portar-se bem dentro de casa, a não correr, a não gritar


    Fora de casa pode portar-se mal?

    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  17.  # 118

    Colocado por: DOGMA
    o filme dança com lobos.

    Adormeci a meio, num cinema muito antigo com assentos em madeira...
  18.  # 119

    Boas,

    Colocado por: SofiaPaulaAdormeci a meio, num cinema muito antigo com assentos em madeira...


    É bem mais fácil adormecer agora com este conforto, se nos conseguirmos abstrair dos barulho do mastigar de pipocas.


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  19.  # 120

    Colocado por: oxelferBoas,



    É bem mais fácil adormecer agora com este conforto, se nos conseguirmos abstrair dos barulho do mastigar de pipocas.


    Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    Concordam com este comentário:SofiaPaula
    O código da vinci...só vi 10m, dormiu-se bem...
 
0.0377 seg. NEW