Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a tod@s,

    Conforme podem ver pelo título deste tópico, o nosso objectivo é transformar a casa antiga e mal dividida que acabamos de comprar, na casa dos nossos sonhos, mas para isso vamos precisar da vossa ajuda, pois nesta fase acabamos por ficar 1 pouco perdidos e todos os conselhos, criticas ou observações serão bem-vindas.
    A casa situa-se em Vila do Conde é 1 moradia composta por 2 pisos com cerca de 115m2 cada, as plantas originais estão com ma resolução por isso tentei fazer 1s plantas improvisadas para ficarem com 1 ideia do que é a casa actualmente e do que queremos que seja quando terminar a remodelação.

    Algumas notas referentes as "plantas":

    Paredes a verde - Actualmente não existem, são paredes que pretendemos criar para redefinir áreas e criar novas divisões;
    Paredes a vermelho - Paredes existentes actualmente mas que queremos demolir.

    Gostava de saber a vossa opinião sobre a ideia inicial que temos para a casa, assim como conselhos que nos ajudem a levar este projecto de vida a bom porto...

    Já agora se alguém da zona norte tiver contactos que nos possam fornecer seram muito bem recebidos :D

    Obrigada

    Planta R/Chão:

    Planta R/Chão

    Planta 1º andar:

    Planta 1º Andar
  2.  # 2

    Boa tarde a tod@s,

    O que acham da distribuição que pretendemos fazer na casa?

    Existe 1 pequeno pormenor para o qual gostaríamos de contar com as vossas opiniões, prende-se com a entrada na casa, que é directamente para a sala comum, gostávamos que ao abrir a porta de casa não fosse possível ver logo a sala, que tivesse 1 espécie de hall de entrada.
    Na planta acima colocamos 1 parede falsa com objectivo de criar o tal efeito "hall", no entanto continuamos com muitas duvidas neste ponto e gostávamos de "ouvir" a opinião do fórum...


    Cumprimentos a tod@s e desde já obrigado pela vossa ajuda
  3.  # 3

    Boa tarde,

    Vejo que tem nas plantas algumas anotações nos vaos, isso carece de licenciamento na Câmara municipal.

    Cumprimentos
    nuno costa

    www.doisarquitectos.com
  4.  # 4

    Boa noite caro Nuno Costa,

    Antes de mais quero agradecer-lhe a sua observação, realmente já tinha conhecimento da necessidade de licenciamento, no entanto antes de passar a essa fase, queria definir as divisões a criar assim como "arranjar" solução para a entrada da casa, não gosto da ideia de ao abrir a porta estar logo na sala, mas com a localização da porta de entrada e das escadas de acesso ao 2º piso, não estou a ver de que forma dar a volta a esta "pequena" questão que embora pareça insignificante, nos esta a fazer dar voltas e mais voltas em busca da melhor solução.

    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 18 agosto 2011

     # 5

    Colocado por: Oliveir@Na planta acima colocamos 1 parede falsa com objectivo de criar o tal efeito "hall", no entanto continuamos com muitas duvidas neste ponto e gostávamos de "ouvir" a opinião do fórum...

    Eu acho que fica bem, tem é depois de conciliar bem essa solução com o que está atrás.
  5.  # 6

    Caro Oliveira,

    Ponha em frente à porta de entrada um móvel com um caracter mais fixo (pladur por exemplo) de modo que seja permeável à vista mas faça de filtro de entrada.

    Mas se terá de contactar um gabinete de projecto pra lhe resolverem a questão do licenciamento aproveite e eles que resolvam os seus problemas de interiores.

    cumporimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  6.  # 7

    Bom dia,

    Não consigo perceber bem o terraço, não tem vãos?
    Relativamente à disposição do rés-do-chão:
    concordo com a ampliação da sala, mas deverá ser o espaço mais controlado, de modo a que quando as pessoas entram ou saem de casa não lhes seja evidente a sala na sua totalidade.
    Relativamente ao 1º piso:
    Não concordo com o escritório neste piso, uma vez que não se tornará funcional, e, jamais o local de trabalho deverá estar perto do local de descanso. Porque não troca o escritorio onde pelo quarto no rés-do-chão?
    Sala de estar no piso 1? Porque não cria um vazio que estabeleça uma relação para a sala do rés-do-chão? Por consequencia irá ter a possibilidade de organizar melhor as escadas de acesso ao patamar superior.
    Na suite, tentaria reformular a zona de vestir com a instalação sanitária.
    E, efectivamente vai necessitar de licenciamento como já aqui foi referido.
    Onde se localiza a habitação?

    Boa Sorte!

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  7.  # 8

    Caro adarq,

    Antes de mais quero agradecer o seu comentário, bem como os dos restantes users.

    Relativamente aos seus comentários, vou tentar explicar o porque de cada 1 das escolhas que referiu:

    Colocado por: adarqRelativamente ao 1º piso:
    Não concordo com o escritório neste piso, uma vez que não se tornará funcional, e, jamais o local de trabalho deverá estar perto do local de descanso. Porque não troca o escritorio onde pelo quarto no rés-do-chão?


    A razão do escritório na parte superior prende-se com a intenção de ter 1 quarto no piso térreo da casa, ninguém sabe como vai estar amanha... por isso pretendemos ter 1 quarto e 1 WC preparado para pessoas com mobilidade reduzida, logo é crucial a localização no piso 0.

    Colocado por: adarqSala de estar no piso 1? Porque não cria um vazio que estabeleça uma relação para a sala do rés-do-chão? Por consequencia irá ter a possibilidade de organizar melhor as escadas de acesso ao patamar superior.


    Realmente já tinha pensado nessa solução e em eliminar aquelas escadas e colocar uma mais moderna apenas com viga em ferro e os degraus em madeira, ficava mesmo como eu gosto o problema é o orçamento que é limitado e como tal sem margens para estas extravagâncias... mas que ficava lindo, lá isso ficava.

    Colocado por: adarqNa suite, tentaria reformular a zona de vestir com a instalação sanitária.


    A ideia inicial era fazer ligação directa do quarto de vestir com o WC, mas pareceu-nos que desta forma ficaria melhor por duas razões que passo a enumerar:
    1) A entrada no quarto de vestir passa a ser feita pela parte lateral do quarto e não pela frente, junto a zona de dormir, o que significa que 1 pode estar a vestir-se sem incomodar o outro se ainda estiver a dormir;
    2) Aproveitar a maior área possível com roupeiros, pois a solução inicial levaria 2 roupeiros na lateral 1 em frente ao outro e a entrada para o WC era feita pelo fim do 4º de vestir.

    Colocado por: adarqOnde se localiza a habitação?


    Em Vila do Conde

    Alguém tem ideias para melhor organização do espaço? qualquer sugestão é bem vinda :)

    Cumprimentos
  8.  # 9

    Colocado por: adarqNão consigo perceber bem o terraço, não tem vãos?


    Em relação a este ponto, na imagem que coloquei faltava as aberturas que dão acesso ao terraço, junto nova imagem abaixo:

    R/Chão
  9.  # 10

    Boa noite a tod@s,

    Tenho andado a tentar obter o máximo de informação possível que me ajude a concretizar o sonho de recuperar este imóvel e transforma-lo numa casa, simples, pratica e acima de tudo funcional.

    Durante a minha pesquisa, deparei-me com 1 post de 1 user cá do forum que fazia referencia ao IVA nas reconstruções ser taxado à taxa minima, ou seja 6%, no entanto tenho falado alguns familiares e amigos que realizaram obras de remodelação e cuja taxa IVA aplicada foi de 23%.

    Posto isto e já com uma grande confusão na minha cabeça, resolvi "Surfar" um pouco na net a procura de algum fundamento que valida-se a "teoria" do 6 ou 23%, eis o que encontrei:

    Olhando para o capitulo IV do Codigo do IVA, mais concretamente para a alinea a), nº 1 do artigo 18º, verifiquei que:
    "a) Para as importações, transmissões de bens e prestações de serviços constantes da lista i anexa a este diploma, a taxa de 6 %; "

    consultando o ponto 2.27 da lista i anexa ao diploma, obtemos a seguinte informação:

    "2.27 - As empreitadas de beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação de imóveis ou partes autónomas destes afectos à habitação, com excepção dos trabalhos de limpeza, de manutenção dos espaços verdes e das empreitadas sobre bens imóveis que abranjam a totalidade ou uma parte dos elementos constitutivos de piscinas, saunas, campos de ténis, golfe ou minigolfe ou instalações similares.

    A taxa reduzida não abrange os materiais incorporados, salvo se o respectivo valor não exceder 20 % do valor global da prestação de serviços."


    Posto isto e segundo a minha interpretação, julgo que a mão de obra facturada nas obras de recuperação de imóveis habitacionais devem ser taxadas a 6% e não a 23%, assim como os materiais utilizados, quando não ultrapassem 20 % do valor global da prestação de serviços.

    Gostava também de "ouvir" as vossas opiniões sobre esta questão.

    Cumprimentos

    Informação retirada do site:

    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/civa_rep/
    • naar
    • 19 agosto 2011

     # 11

    Posto isto e segundo a minha interpretação, julgo que a mão de obra facturada nas obras de recuperação de imóveis habitacionais devem ser taxadas a 6% e não a 23%, assim como os materiais utilizados, quando não ultrapassem 20 % do valor global da prestação de serviços.


    E é exactamente isso que interpretou.

    Só que por exemplo um "taqueiro" que lhe vai afagar e envernizar o pavimento de madeira vai ter que lhe facturar os vernizes, betumes, lixas etc a 23%, porque o total dos materias é superior a 20% da mão de obra do afagamento/envernizamento.
  10.  # 12

    Bom dia,

    Tem toda a razão na sua observação e pesquisa, as obras de reconstrução deveriam ser taxadas a 6% [mão de obra], nós aqui no atelier chamamos atenção dos nossos clientes para isso, mas a verdade é que os empreiteiros por falta de conhecimento ou interesse continuam a taxar os 23%. Já nos aconteceu chamarmos a atenção de uma cliente para esse facto, ela pedir para ser taxada a 6% ao seu empreiteiro e ele recusar-se.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    •  
      FD
    • 19 agosto 2011

     # 13

    Colocado por: Oliveir@Gostava também de "ouvir" as vossas opiniões sobre esta questão.

    Não sei qual foi o comentário que leu mas, esta discussão é esclarecedora: https://forumdacasa.com/discussion/3377/iva-sobre-orcamento-obra-de-reabilitacao-de-moradia/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
  11.  # 14

    Já agora uma questão:
    Os meus pais acabaram de adquirir um imóvel novo e vão proceder à construção de um segundo wc no piso de cima do duplex. Também neste caso se aplica o IVA dessa forma certo? Penso que seja uma empreitada de benificiação.


    "2.27 - As empreitadas de beneficiação, remodelação, renovação, restauro, reparação ou conservação de imóveis ou partes autónomas destes afectos à habitação, com excepção dos trabalhos de limpeza, de manutenção dos espaços verdes e das empreitadas sobre bens imóveis que abranjam a totalidade ou uma parte dos elementos constitutivos de piscinas, saunas, campos de ténis, golfe ou minigolfe ou instalações similares.

    A taxa reduzida não abrange os materiais incorporados, salvo se o respectivo valor não exceder 20 % do valor global da prestação de serviços.
  12.  # 15

    Colocado por: FD
    Não sei qual foi o comentário que leu mas, esta discussão é esclarecedora:https://forumdacasa.com/discussion/3377/iva-sobre-orcamento-obra-de-reabilitacao-de-moradia/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SofiaPaula


    Foi mesmo nessa discussão que li sobre a questão do IVA, mas como já era um pouco antiga resolvi procurar na legislação actual referencias sobre o assunto :) não fosse já ter havido mudanças...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
  13.  # 16

    Boa tarde a tod@s,

    O que acham das alterações que pretendemos fazer na casa?
    Será que esta assim tão bem dividida desta forma que não há mais nada a melhorar?

    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 22 agosto 2011

     # 17

    Colocado por: Oliveir@não fosse já ter havido mudanças...

    Por enquanto não houve mudanças, fique seguro disso.
  14.  # 18

    Boa noite a tod@s,

    Alguém me sabe dizer por quanto pode ficar uma recuperação como a que pretendemos fazer?
    Basicamente o que queremos é demolir paredes assinaladas a vermelho na planta acima, levantar paredes a Verde na planta;
    Substituir rede eléctrica;
    Substituir canalização;
    Aplicar cerâmica no chão do piso 0 excepto no quarto onde queremos aplicar flutuante e nos WC's do piso 1, aplicar flutuante no piso 1.
    Cerâmicas nas paredes dos WC's só nas zonas de banho;
    Cozinha totalmente nova;
    Alisar todas as paredes interiores/exteriores e pintar;
    Portas novas e roupeiros;
    Janelas oscilo batentes em alumínio com corte térmico com estores eléctricos;
    Tectos falsos em toda a casa com focos;
    Pré instalação de ar condicionado e dos painéis solares;
    Guardas em inox e vidro nas varandas;
    Corrimão das escadas em inox;
    Substituir soleiras das portas e janelas por novas em granito pedras salgadas.

    O objectivo não é obter valores exactos, mas sim ficar com 1 ideia do que nos espera.

    Obrigado
  15.  # 19

    boa tarde
    li o seu post caro oliveira
    sou de paços de ferreira e possuo uma empresa de mobiliario e decoração de interiores.se pretender envie-me o seu contato e posso fazer-lhe um projeto em 3d para toda a casa e respetivos custos pormenorizados para vcs terem uma ideia do que poderao a vir a colocar nas respetivas divisoes.
    tudo sem qualquer custo.
    [email protected]
    www.kubikaza.com
  16.  # 20

    Cara Oliveira,

    Lemos os seus posts e parece-nos algo informado, no entanto, precisa de passar esses esquemas para o papel sob a forma de projecto, para poder estimar custos e trabalhos envolvidos. As suas ideias parecem boas, no entanto precisa avançar essa ideias para que o resultado final seja coerente.
    Seria óptimo que colocasse aqui no forum algumas fotos (interiores e exteriores) da habitação, para melhor podermos avaliar os espaços e perceber ambientes.
    Aproveito para lhe presentar desde já a nossa disponibilidade em lhe fornecer uma proposta para o projecto de remodelação da sua nova habitação e uma estimativa dos custos.
    Teríamos todo o gosto em conhecer o o local dar-lhe a conhecer o nosso trabalho (sem compromissos..)
    Caso esteja interessado pode contactar-nos através de [email protected]

    Cumprimentos e boa sorte,

    CCastro arq.
 
0.0252 seg. NEW