Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 15 setembro 2011 editado

# 1

Vivam!

Não sou sequer conhecedor do tema, sou apenas um cidadão que tento estar informado. Declaro-me ecologista de papel passado, pelo que faço, pela vida que levo e como vivo, portanto o que aqui vos coloco trás-me preocupado.
    Sei que vou por aqui despertar paixões exacerbadas, pode até ser considerado politicamente incorrecto, mas vamos a isso.
    Li hoje em grandes esparragonas num diário local que a Câmara Municipal da minha terra natal tinha assinado um protocolo com a EDP para a instalação de um parque eólico.
    Bom seria, como entendem, motivo de regozijo, mas imaginem que esse parque está previsto exactamente para serra que faz a linha de horizonte em frente às exuberantes e verdes paisagens de que a terra tanto se orgulha de mostrar.
    O que eu penso sobre o assunto é que os parques devem ser construídos (embora possamos discutir noutra altura quem os está a pagar, mas esse não é o tema da discussão, por favor). Se possível aos montes, mas entendo que há tanto espaço em que podem ser montados, longe da vista, longe de paisagens protegidas naturais, agora em frente ou próximo das populações, haja paciência.
    Gostaria de ouvir opiniões.
    Para imaginarem do que falo, um vídeo exactamente da serra em questão, supondo que terá de ser junto do local perto dos 3.27m e 4.10m do 1º filme
    http://www.youtube.com/watch?v=WoEKIrjq6ek&feature=related
    No segundo é a linha de horizonte que se vê por volta dos 3.41 e 4.18m, mas que é o horizonte visual de quem está na vila.
    http://www.youtube.com/watch?v=6542YdH3uDI

Vá lá sou todo ouvidos, digam de vossa justiça e "fassam" parte.
  1.  # 2

Trabalho em uma empresa que faz eólicas (aerogeradores). Quando os clientes pedem, as bases são pintadas com uma gradiente verde de maneira a reduzir a poluição visual.
    Infelizmente não se preocuparam muito com isso em Portugal e são todas completamente brancas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv, Jorge Rocha
  2.  # 3

Colocado por: alv(embora possamos discutir noutra altura quem os está a pagar, mas esse não é o tema da discussão, por favor)

Ah!!! que pena, porque aí sim teria algumas coisas a dizer... (posso só dizer que as eólicas só seriam financeiramente viáveis se o petróleo estivesse a $300? Ups já disse...)

De resto entre a poluição visual das eólicas à "poluição ambiental" das barragens (refiro-me à destruição de ambientes ecologicamente saudáveis), ainda prefiro a primeira.
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  3.  # 4

De resto entre a poluição visual das eólicas à "poluição ambiental" das barragens (refiro-me à destruição de ambientes ecologicamente saudáveis), ainda prefiro a primeira.

As barragens são um complemento às eólicas. Quando existe maior produção de energia do que consumo, essa energia é usada bara bombear a água para cima dentro das barragens outra vez.
    No caso das eólicas, a produção de energia não é de acordo com a demanda, mas sim do vento.

se bem que já se fala de super-condensadores ao invés de barragens como complemento para as eólicas
    • eu
    • 15 setembro 2011

# 5

Infelizmente não podemos ter o sol na eira e a chuva no nabal...
    Concordam com este comentário: moraisdd
  4.  # 6

Com perca de 25% da energia!! Não é assim tão simples!! Mais vale reduzir a potencia das ciclo combinado (Gas natural). A EDP é que não sabe , nem quer ter trabalho a gerir a sua rede e é mais simples escoar a energia a mais para as barragens. Em termos ambientais isso é terrivel, pois sendo assim estas estão constantemente a encher e vazar, ou seja não criam um ambiente lá muito estavel.

Colocado por: me_mop
    As barragens são um complemento às eólicas. Quando existe maior produção de energia do que consumo, essa energia é usada bara bombear a água para cima dentro das barragens outra vez.
    No caso das eólicas, a produção de energia não é de acordo com a demanda, mas sim do vento.

se bem que já se fala de super-condensadores ao invés de barragens como complemento para as eólicas
  5.  # 7

Eu gosto que a aeolicas "fassam" parte da paisagem.

Por acaso até acho um contraste interessante quando não exagerado..mas isso já sou eu.

Quanto a estas só compensarem se o petróleo atingir os 300$ - quanto menos se poupar o petróleo mais depressa este atingirá estes valores, até eventualmente se gastar. Talvez aqui se aplique o "mais vale prevenir que remediar". Ainda mais que estes custos podem ser "abatidos" por fundos europeus existentes para este efeito, logo, "Mundialmente" pode só compensar a partir dos 300$ mas internamente, no pais, compensa para valores mais baixos já que parte é financiada por estes fundos (e aqui é um pouco à suposição).
    • eu
    • 16 setembro 2011

# 8

6.  # 9

Colocado por: kugu_elujá que parte é financiada por estes fundos

parte (grande) é financiada por si, no que o Estado tão prudentemente chama "gastos de interesse geral"!

As éolicas, a microgeração, os paineis solares a 1500 eur...
  7.  # 10

Mas não quero desvirtuar a discussão do Alv,

Eu também gosto da vista nas serras das eólicas, mas também me parece um efeito da novidade, mais do que a beleza do cenário.

Em termos visuais, as grandes instalações solares no Norte de Africa, na América do Norte parecem-me bem mais poluidoras, assim como os parques éolicos no Mar do Norte.

Mas como não temos a sorte da Islândia, com fontes geotermais em cada canto, temos de "jogar com o que temos" aproveitando ao máximo as potencialidades portuguesas. Já agora, já alguém viu (sem ser em fotos) intalações que aproveitem a energia da ondas? Seria uma hipótese economicamente viável?
    •  
      FD
    • 19 setembro 2011

# 11

Também não gosto de ver mas, gosto muito menos de ouvir...
  8.  # 12

Mas como não temos a sorte da Islândia, com fontes geotermais em cada canto, temos de "jogar com o que temos" aproveitando ao máximo as potencialidades portuguesas. Já agora, já alguém viu (sem ser em fotos) intalações que aproveitem a energia da ondas? Seria uma hipótese economicamente viável?

Viável ou não, temos uma grande costa, logo pelo menos alguns estudos deveriam ser feitos. Também gostava de saber sobre.
    Concordam com este comentário: moraisdd
    •  
      alv
    • 19 setembro 2011 editado

# 13

Vivam!

Gratos pelos comentários. Realmente não discuto a necessidade imperiosa de produção de energia com fontes alternativas, muito menos com as eólicas. Também não discuto a pegada ecológica dum aerogerador ou até de um painel foto voltaico, já para não falar da instalação, da manutenções e custo de exploração. Embora outra conversa também vem a calhar.
    Do que falo é de um concelho que tem uma área de floresta, com um relevo propício à implantação desses parques e que os poderá implantar, preservando com todo o vigor o que de melhor tem para oferecer a quem os visita ou lá vive. Aliás, suponho mesmo que é das poucas mais valias de um concelho limítrofe de uma grande cidade, ou seja, ar e paisagem.
    Do que falo, agora com fotos, é criar um parque na linha de horizonte da 1ª foto, sabendo que por trás dessa montanha existe outra e outra, num número infindável que pode ser completamente cheio de ventoinhas.
    Vejam se não é quase criminoso, para ser politicamente correcto.
    A 2º foto é um pouco de vaidade na paisagem, local onde chego, encho os pulmões e recarrego a bateria para mais um dia.

"Fassam" parte
    Concordam com este comentário: raulschone
      CIMG4043 (Small).JPG
      CIMG4046 (Small).JPG
  9.  # 14

Caro alv, estou revoltado, a f$%$ da p$%$% da vizinha (já possuía um lote de mais de 1 ha com a sua casa de madeira na parte nascente com a piscina e um gigantesco jardim a poente) após adquirir o pequeno lote (750m2 com viabilidade de construção) que nos separava, entendeu instalar uma horrível torre de painéis fotovoltaicos (daquelas que seguem o sol e, que esteticamente falando, destroem completamente a minha vista para sul para além de obviamente desvalorizar o meu lote /casa). O que mais me custa a aceitar foi o facto de ter adquirido o meu terreno e construido a minha casa de madeira devido à vista e por achar que tinha uma vizinha com sensibilidade e respeito pela natureza e quiçá vizinhos também. Para cúmulo ela poderia perfeitamente ter feito a instalação do lado poente do tal jardim de mais de 10 mil m2, mas acho que não queria ficar com a vista dela destruída, então toca a destruir a do vizinho. Aproveito o seu tópico para perguntar se existe alguma regulamentação a consultar ou alguma entidade a quem me possa dirigir?
    Quanto ao tópico em si, neste país, em que cada um apenas se preocupa com o seu quintal e, se pudesse, levantava os muros que separam o SEU habitat até à altura do telhado do vizinho, não me surpreendo que não se importem de ver este (ainda) belíssimo território a ser descaracterizado, pelo que também não surpreende que deixem não participem aqui e prefiram comentar se somos piegas, se o Domingos falou com o Pinto da Costa ou se a Diana Chaves teve dores quando pariu.........
  10.  # 15

Existe sempre um risco quando nos "prendemos" a um local...Ficou assim tão mal?...Pode colocar fotos da "intrusão" ?...
  11.  # 16

Colocado por: Pedro FernandesExiste sempre um risco quando nos "prendemos" a um local...Ficou assim tão mal?...Pode colocar fotos da "intrusão" ?...

Pois nesta espécie de país onde os interesses particulares se sobrepõem aos da nação, o risco é de facto enorme....ainda não está montado, mas pelo tamanho da sapata e do pé (ou lá como se chama aquele m#$&a de mais de 3m em forma de cilindro com imensos e enormes orifícios para os parafusos) que vi quando estava a passear com os cães, dá para imaginar o "atentado" que vou ter de gramar . Quando tiver concluído colocarei fotos do antes, do depois, da vista intocada da vizinha, da minha vista destruida, fotos e identificação da "besta" que de momento apenas sei o que o que as pessoas da terra contam: é uma médica de cerca de 1,5 m de tamanho que vive no dia a dia em Lisboa, vem aqui mais ao fim de semana com o marido que ainda consegue ser mais pequeno que ela em todos os sentidos, não convivem com ninguém, acham que lá por terem dinheiro que são donos da aldeia, enfim parece que ainda existem bestas destas em muitas aldeias.
  12.  # 17

Qual a altura disso? já foi falar à câmara? Não sei se de alguma forma a altura desse dispositivo possa interferir com as cérceas máximas ou pode tentar talvez alegar um impacto visual ou algo do género. O melhor será ir à câmara e tentar perceber se a lei nacional ou algum regulamento da câmara prevê a protecção da paisagem. Mas vá rápido, porque quanto mais avançar a construção mais difícil será impedi-la.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
    •  
      alv
    • 15 fevereiro 2012

# 18

Vivam!
    Raul, que eu saiba, nada a fazer, até porque é politicamente incorrecto tratar de assuntos tão sensíveis. Hão-de vir logo os amigos dos passarinhos dizer que não senhor, o que interessa é que a produção de energia seja ecológica, amiga do ambiente e nós que cá vamos andar s+o cerca de 80 a 100 anos que nos amolemos com as vistas!
    Realmente não suporto o politicamente correcto. Sou completamente a favos de tudo o que seja ambientalmente sustentável, mas nos sítios certos. Não quero com isto dizer que apenas quero as coisas no quintal do vizinho. Não. Quero dizer coisas como haver parques eólicos nos locais certos que haja produção solar em locais que não interfiram com a paisagem visual, com a obrigatoriedade de instalar paineis solares em construções novas quando as pessoas andam todas a tenir porque não têm dinheiro para as acabar, das certificações disto e daquilo quando não há dinheiro para comer, enfim uma série de coisas que são politicamente incorrectas e que temos de gramar com elas.
    No seu caso, não sei se o direito de servidão de vistas resulta, mas há por aqui advogados que poderão opinar.
    Estou a imaginar em minha casa, sobre um vale sobranceiro ao povoado, que vizinho da frente, nas costas do quintal dele, me plantasse lá uma "aventoínha" ou um "cugumelo aeroespacial" desses que pululam por aí a torto e a direito, qual seria a minha reacção? Nem quero imaginar!
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  13.  # 19

Colocado por: Pedro FernandesFicou assim tão mal?...Pode colocar fotos da "intrusão" ?...
      rita acores 180 (Small).JPG
  14.  # 20

2
      rita acores 181 (Small).JPG

0.0262 seg. NEW