Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caro Raul,

O país está em crise, não é hora de investir como deve saber, visto que isso só acarreta problemas e faz perder dinheiro. O que eu acho é que seria pior se o seu vizinho pusesse, por exemplo, um painel ainda maior, ou então as grandes torres de energia eólica que existem por aí. E o seu vizinho tem sempre o direito de pôr esta torre em qualquer sítio do terreno que lhe apetecer. Eu duvido que seja por causa de um suposto impacto visual que o seu investimento não seja bem sucedido. O país está em crise e tal como você, muitas pessoas que empataram dinheiro em projectos estão a sofrer as consequências da situação em que Portugal se encontra. Pense nisso também amigo antes de dizer que a culpa de não conseguir que o seu investimento seja bem sucedido é só por causa dos painéis...
  2.  # 2

Caro kugu_elu

Isto não é confusão nenhuma de conceitos. Este tipo de energia é necessário. E se aquele local onde está montado o painel é um bom local, onde bate o sol durante grande parte do dia, entendo perfeitamente a sua colocação lá. E eu não concordo com isso do impacto visual. Chamem-me insensível, mas se o fizeram terão de o fazer a muito mais pessoas. Em Espanha, mais propriamente em Tarifa há por lá um gigante parque eólico com centenas de torres. E porquê? É uma zona super ventosa e como tal o governo espanhol decidiu aproveitar a área para a produção de energia. É necessário saber aproveitar bem as condições naturais que os locais nos dão, o que de facto pode ser bem feito através das energias renováveis. Contudo digo uma vez mais, isto é apenas a minha opinião...
  3.  # 3

Colocado por: MoneraÉ necessário saber aproveitar bem as condições naturais que os locais nos dão

Exatamente....já lei os comentáriso todos? O que não falta são sitios melhores no terreno do proprietário para por o dito painel.
    Concordam com este comentário: raulschone
  4.  # 4

Colocado por: MoneraE se aquele local onde está montado o painel é um bom local, onde bate o sol durante grande parte do dia

Assim como qualquer outro local do terreno.

Colocado por: MoneraEm Espanha, mais propriamente em Tarifa há por lá um gigante parque eólico com centenas de torres

Esse mesmo local foi alvo de um estudo de impacto ambiental (incluindo impacto visual)

Colocado por: MoneraO país está em crise, não é hora de investir como deve saber,

?????? ou seja, o país está em crise, falta de emprego, salários baixos, emigração de mão-de-obra qualificada, desinteresse na economia Nacional...e o que é que o Monera sugere? não investir no país, ou seja, se nos que somos portugueses e cá vivemos não investimos, muito menos investirão os capitais estrangeiros...não tarda o país deixa de estar em crise simplesmente porque deixa de ser um estado, talvez sirva para campo de cultivo dos espanhóis.

Colocado por: MoneraE o seu vizinho tem sempre o direito de pôr esta torre em qualquer sítio do terreno que lhe apetecer

Ai sim? e diz isso porque conhece o PDM do local?
    talvez o vizinho ate possa construir um muro com painéis solares de 3 metros de altura a separa-lo do terreno vizinho.

Colocado por: MoneraEu duvido que seja por causa de um suposto impacto visual que o seu investimento não seja bem sucedido

Aqui fico na dúvida. Poderá diminuir os interessados na paisagem natural, e poderá aumentar os interessados na tecnologia. Mas penso que o raul deverá ter feito um estudo da procura e definido um cliente tipo, e pelo discurso não me parece que seja o da tecnologia.

No entanto não estou a dar razão ao raul ou a tirar ao Monera. Simplesmente estou a fomentar a justificação das afirmações proferidas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  5.  # 5

Caro kugu_elu

não faço ideia se o que não falta são sítios melhores onde por o painel. O vizinho do raul pode por o dito cujo onde entender e o raul não pode fazer nada quanto a isso, visto ser propriedade privada é apenas isso que eu penso. Segundo o senhor não sabe se em qualquer outro local do terreno as condições são tão boas como aquele em que está colocado o painel. Para isso era preciso ir até ao local e observar... Terceiro com impacto visual ou não, o facto é que as torres eólicas estão lá, são uma mais valia para o país e diga-me lá, acha que as vão tirar de lá? não acha preferível produzir energia de uma maneira menos prejudicial para o ambiente a troco de um pouco menos de paisagem? não é aquele parque eólica que tira o turismo a Tarifa... quanto ao investimento no nosso país, não não é hora de investir em coisas superficiais. É hora de investir em sectores que dinamizem a economia do nosso país. É necessário produzir, que é coisa que Portugal não tem feito desde há muitos anos. Cada vez temos menos fábricas, menos alimentos nossos, o que nos obriga a importar tudo. Primeiro há que cuidar do nosso país para que depois se possa sim criar condições para cativar as pessoas ao nosso turismo. Tem toda a razão ao que daqui a pouco isto talvez sirva de um campo de cultivo para os espanhóis. Aliás aposto que o senhor sabe que isso já está um pouco a acontecer. Portugal está a deixar que os vizinhos comprem maior parte das propriedades no nosso Alentejo... Oiça, isto é apenas a minha opinião e um alerta para que se calhar há assuntos mais importantes com que nós portugueses temos de nos preocupar e não fazer uma tempestade num copo de água sobre um assunto como o das energias renováveis. Haverá sempre gente contra e haverá sempre gente a favor. Já vi aqui mais pessoas a discordar do raul... É apenas a opinião de cada um.
  6.  # 6

SIm,
    Isto é meramente opinião. Espero que o Monera perceba que eu respeito a sua opinião, simplesmente não partilho dela. Em relação a poder por o que quiser no seu terreno não é bem assim, há limites de altura e afastamento aos terrenos vizinhos, é isto que estou a por em causa.
    Em relação aos investimentos, acho que o investimento no Turismo não é nada superficial e em muito contribui para o desenvolvimento da economia local. Mais, o próprio turismo rural é a unica arma (que consigo pensar neste momento) para combater a desertarão dos nichos rurais (principalmente Alentejo e interior) combatendo ainda a compra de terrenos por estrangeiros. Portugal é o país da Europa que me parece que tem melhores caracteristicas para desenvolvimento de atividade turística, e ainda assim deve ser o que pior a aproveita. Mas é apenas a minha opinião.
    Não vejo isto como uma tempestade num copo de água, o raul fez um investimento, se calhar seria melhor investir numa fabrica de sapatos, mas o raul percebe é de hotelaria e o seu empreendimento é uma fonte de trabalho e receita com possibilidade de entrada de dinheiros do exterior.

Quanto ao painel solar vou referir aqui algumas coisas e quem lida com o assunto diariamente poderá confirmar ou corrigir o que vou dizer:
    Primeiro, um painel solar que se localiza numa zona aberta (sem sombras proporcionadas por obstáculos) terão um comportamento idêntico (igual até) estando a 3 metros de altura ou a 0 m de altura.
    O mesmo dispositivo tem 3 metros de altura porque é um dispositivo móvel que tende a seguir o sol (conforme o que o raul disse), por tal ser necessário tal altura para poder estar sempre a 90º com a direção dos raios solares, isto leva ao próximo ponto
    Terceiro, esta capacidade de se movimentar com o movimento dos raios solares leva a que qualquer lugar (e ainda no sobreposto da inexistência de sombras- agora para alturas de 3m) onde se possa localizar o painel o mesmo terá um rendimento e tempo de exposição igual (isto numa abordagem micro - não estamos a comparar por um painel no Porto e outro em Lisboa, mas sim movimenta-lo ao longo de um terreno privado).
  7.  # 7

Colocado por: MoneraO vizinho do raul pode por o dito cujo onde entender e o raul não pode fazer nada quanto a isso, visto ser propriedade privada é apenas isso que eu penso.

Morena,

não me leve a mal e aceite o seguinte conselho: antes de opinar LEIA de uma vez por todas pelo menos os cometários #40 e #41.

Se tiver alguma paciência, leia os restantes comentários e, talvez até reconheça que um projecto de um turismo residencial/ sénior /natureza em que já apostei mais de 100 mil euros perde grande parte da sua valência. Se continuar a achar que se trata de uma tempestade num copo de água teimosia minha, então convido-o a visitar o local e assim eu aproveitarei para lhe vender mostrar o projecto. Se, depois disso, continuar a achar que estou a fazer uma tempestade num copo de água, então.................................................................................................................................desisto.
  8.  # 8

raul,
    Tambem tenho direito a uma semana de férias no empreendimento? :)
  9.  # 9

Colocado por: kugu_eluraul,
    Tambem tenho direito a uma semana de férias no empreendimento? :)

O target market/público alvo serão pessoas maioritariamente reformadas que procuram uma alternativa às residências sénior existentes. Se e quando o projecto passar do papel à realidade e, caso (já) se encontre reformado, terei todo o gosto o meu amgio "forista" também na qualidade de cliente :)
  10.  # 10

......terei todo o gosto em receber o meu amgio "forista" também na qualidade de cliente :)
  11.  # 11

Então daqui a uns 40 anitos volto a contacta-lo :)
  12.  # 12

40 anos? E achas que vais ter reforma? Isso é que é optimismo!
  13.  # 13

Colocado por: kugu_eluEntão daqui a uns 40 anitos volto a contacta-lo :)

Não consegue reduzir isso para metade! Dava-me mais jeito pois, com quase 45, pode muito bem acontecer que daqui a 40, o meu contacto e morada não sejam os mesmos. :)
  14.  # 14

Pronto, lá se foi o meu sonho de um dia voltar a ser malandro :)
  15.  # 15

Colocado por: branco.valter40 anos? E achas que vais ter reforma? Isso é que é optimismo!

Concordo, terá sido por esse motivo que estou a gozar o 3º ano sabático reformado desempregado.
  16.  # 16

Caros kugu_elu e raul

eu percebo o ponto de vista de investir no turismo por Portugal ser uma país com condições excelentes para isso. Mas primeiro, há que criar condições económicas antes de se poder investir nisso a sério. segundo, uma torre ou muro até 3 metros é permitido que seja feito legalmente. Na câmara municipal isso é aprovado, mas se o vizinho do raul não fez isso, deveria ter feito. terceiro 100.000 euros é um investimento enorme, portanto compreendo que o raul esteja numa situação complicada. mas segundo percebi em anteriores comentários, o terreno onde o seu vizinho colocou o painel, foi um terreno que estava à venda e que ele comprou, anexando-a ao seu terreno onde tem a casa. Ao saber disto, o raul sabia que o seu vizinho tinha hipóteses de la fazer qualquer coisa, podia até ser, por exemplo, outra casa com 2 andares.. a única maneira de o raul se precaver era se tivesse adquirido esse terreno. Assim salvaguardava o seu investimento. Um bom investidor é aquele que se previne contra todas as possibilidades de que possa haver uma adversidade. Isto é apenas uma opinião. Eu não sei (nem tenho nada que saber, isto é apenas opinião) o dinheiro que o raul tem e se podia adquirir esse terreno ou não, de maneira a assegurar o sucesso do seu projecto, mas parece-me que aqui seria a única solução. Pelas fotos que colocou aqui no forum não se percebe exactamente o enquadramento do terreno e os problemas que lhe irão causar...
  17.  # 17

A questão dos 3 metros de muro, ou de qualquer cércea varia de câmara para câmara e de zona para zona...eu não estou a dizer que não pode, estou a dizer é que tal não deveria ser possível, dentro de certas circunstância, e se pode ou não é uma questão de consultar o PDM, ou plano de pormenor que eventualmente possa existir.

Quanto ao turismo, temos opiniões diferentes....as condições foram tomadas...e visto de uma perspectiva meramente de interesse nacional:
    1 - investir neste empreendimento
    2 - não investir e continuar no trabalho antigo

A solução 2 traz a Portugal mais produção, mais um indivíduo

A solução 1 tira um indivíduo da produção nacional, no entanto como existe desemprego essa~lugar será ocupado por um desempregado, logo, menos desemprego e continua-se com o mesmo rendimento produtivo (e ainda menos dinheiros para apoio dos desempregados)
    Cria postos de trabalho, menos desemprego e ainda trabalho temporário.
    Depois ainda traz dinheiro estrangeiro, caso do turistas vindos do exterior.

De entre as duas a solução do investimento no turismo parece-me a melhor.
  18.  # 18

Colocado por: Monera.. a única maneira de o raul se precaver era se tivesse adquirido esse terreno. Assim salvaguardava o seu investimento. Um bom investidor é aquele que se previne contra todas as possibilidades de que possa haver uma adversidade.

Fácil de afirmar! Por essa ordem de ideias e partindo do princípio de que aqui não existem regras de ordenamento ou qualquer outra protecção (tipo "selva" de país atrasado) a única forma de garantir um investimento e protegê-lo de todas as possíveis adversidades, seria adquirir toda a freguesia ou já agora compro o concelho todo....Obrigado, pelo seu conselho. Da próxima vez vou aguardar sentado à espera....................que me saiam os 5 nº e as 2 *.
  19.  # 19

Colocado por: raulschonesentado à espera....................que me saiam os 5 nº e as 2 *.

se me sai-se já não precisava de me preocupar com investimentos XD
  20.  # 20

kugu_elu entendo perfeitamente o seu ponto de vista, mas surge-me uma dúvida.. Estando o país como está será que aposta no turismo não trará mesmo prejuízo para quem investe? Porque o problema é que cada vez vou vendo surgir mais notícias em que os empreendimentos de turismo vão passando dificuldades. Daí o meu cepticismo acerca deste sector ser um bom investimento... raul, isso é um extremo... obviamente que se houver mais terrenos à volta do seu e que estejam à venda, é óbvio que aí não poderá fazer nada a não ser rezar para que os seus vizinhos não façam nada que o possa prejudicar e que hajam segundo o que é legal de se fazer. Agora se o terreno que o seu vizinho adquiriu era o único que pegava com o seu, acho que a única maneira de se precaver era mesmo ter sido o raul a adquiri-lo. Mas como eu disse, eu não sei quanto dinheiro o raul tinha para investir e longe de mim dizer que investiu pouco, porque 100 mil euros é uma quantia bastante alta. A única coisa que o raul pode fazer é certificar-se se o seu vizinho fez algo ilegal. Oiça, não tenho nada contra si e percebo que seja um transtorno esta história, porque o investimento foi grande, mas eu ao início só comentei aqui o seu problema, porque confesso que aprecio os projectos que apoiam as energias renováveis... Mas nunca é de mais relembrar que isto é apenas a minha opinião ;)

0.0295 seg. NEW