Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Fernando Gabriel Arqé grandinha a casa, um dia quando for grande quero projectar algo com estas dimensões :)
    em geral parece-me que há muitos desperdícios:
    de terreno e relação com ele
    de áreas e interligação de áreas

    ou seja conseguia ter algo muito mais interessante rentabilizando áreas e relações entre elas
    e claro poupando muito mais, eu diria mesmo muito mais


    Coloquei o terreno para terem uma ideia das minhas limitações. Pretendo manter o "U" de forma a "privatizar" esse espaço interior. Que me aconselha para optimização de espaços? Assim como da sua relação com o terreno?
  2.  # 22

    Colocado por: Pedro Barradas...pois o que eu estimava, deve dar cerca de 450m2 de construção.
    Portanto estaremos a falar de um custo de construção de 300.000€ a 400.000€



    Sim, tudo feito estará de certeza dentro dos valores apresentados. Não há milagres ;-)
  3.  # 23

    ferfer

    dois reparos, com tanto terreno e com tanta casa, fica com uma garagem á terreno pequeno, ou seja logo ali só a entrar de frente e a sair de traseira para a via publica sem ter um acesso de veiculos até lá atrás ao quintal.
    outra coisa coisa é talvez um pouco de área desperdiçada nas divisões.
    acho a sala um pouco desproporcionada e a entrada principal da casa bem que podia ser algo menos estrangulado, talvez algo mais central nas costas da sala, repare que todo o esquema de interligação dos circuitos acaba por devassar muito a sala e não criar nenhuma zona de conforto.
    o alçado das wC realmente não precisa de tanto protagonismo, materiais a mais.
    outra coisa é neste caso ( e não é só o do ferfer) não consigo perceber a logica da ilha na divisão quadrada da cozinha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferfer72
  4.  # 24

    Colocado por: ferfer72Pretendo manter o "U" de forma a "privatizar" esse espaço interior. Que me aconselha para optimização de espaços? Assim como da sua relação com o terreno?


    que aconselho? não posso remendar"" é impossível, teria de passar por uma reformulação do projecto/áreas/forma que até pode ser em u se quer assim tanto, mas se quer intimidade "a forma O" é a mais intimista
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferfer72
  5.  # 25

    Colocado por: marco1com tanto terreno e com tanta casa, fica com uma garagem á terreno pequeno, ou seja logo ali só a entrar de frente e a sair de traseira para a via publica sem ter um acesso de veiculos até lá atrás ao quintal.


    Tanto terreno mas que engana um pouco. Veja a planta do terreno e vê que estou confinado a uma área muito menor devido ao estrangulamento do terreno e ao declive do mesmo. A zona inicial é relativamente plana mas depois o terreno sofre de um declive nada desprezível.

    Em relação à garagem: queria que a mesma ficasse a proteger a casa, ficando a Norte da mesma. Gosto duma ligação à cozinha por causa das compras e arrumações. Poupa-me muitos metros com os sacos...

    A via tem espaço para estacionar e a estrada é muito pouco movimentada. Mas percebo e concordo que a área de entrada/saída é algo limitada.



    acho a sala um pouco desproporcionada


    Quero uma sala grande! :-) A divisão da mesma irá decorrer a cerca de 2/3 com outras soluções internas e que permitirão alguma flexibilidade. Hoje os miúdos jogam Wii (ou outras consolas...) e precisam de espaço. Amanhã quem sabe se não estarei a jogar futebol virtual dentro da sala? As novas tecnologias lúdicas apontam cada vez mais para experiências sem fios e com liberdade dos utilizadores. E se pretender um home cinema tb necessito da existência dum espaço flexível que me permita moldar a casa às necessidades futuras.

    entrada principal da casa bem que podia ser algo menos estrangulado, talvez algo mais central nas costas da sala


    Preciso dum bengaleiro junto à entrada. Ao deslocar a entrada teria de contemplar um bengaleiro junto da mesma. Isso porventura iria ocupar um espaço central maior que o pretendido. Admito o notório estrangulamento da mesma. Queria que a entrada ficasse equidistante das duas zonas da casa. Não sei se isso é bom ou mau mas seria a ideia inicial.

    repare que todo o esquema de interligação dos circuitos acaba por devassar muito a sala e não criar nenhuma zona de conforto.


    Verdade.

    o alçado das wC realmente não precisa de tanto protagonismo, materiais a mais.


    Certo. Mais simples, mais barata. Keep it clean.



    outra coisa é neste caso ( e não é só o do ferfer) não consigo perceber a logica da ilha na divisão quadrada da cozinha.



    Quase que aposto que o Marco sabe a resposta a esta :D


    Obrigado!
  6.  # 26

    Colocado por: Fernando Gabriel Arqque aconselho? não posso remendar"" é impossível, teria de passar por uma reformulação do projecto/áreas/forma que até pode ser em u se quer assim tanto, mas se quer intimidade "a forma O" é a mais intimista


    Sim, isso seria outro projecto...

    Não quero "assim" tanto o U. Tenho a traseira virada a Sul, o terreno abre para um vale e vejo o mar a Oeste. Quero aproveitar (ou tentar...) o melhor que o terreno tem para me oferecer. Um O limitaria a minha visão da bonita vista que tenho para Sul. A ver se passo no terreno e tiro uma foto. Com um U ganho alguma privacidade lateral e continuo com a vista desafogada. Apenas isso.
  7.  # 27

    Colocado por: ferfer72

    Sim, isso seria outro projecto...

    Não quero "assim" tanto o U. Tenho a traseira virada a Sul, o terreno abre para um vale e vejo o mar a Oeste. Quero aproveitar (ou tentar...) o melhor que o terreno tem para me oferecer. Um O limitaria a minha visão da bonita vista que tenho para Sul. A ver se passo no terreno e tiro uma foto. Com um U ganho alguma privacidade lateral e continuo com a vista desafogada. Apenas isso.


    se o "o" for aberto à toda volta (exagerando) teria vistas e privacidade ao mesmo tempo, por exemplo
    uma forma não quer dizer directamente condicionalismos de vistas, mas de aproveitamento de espaços e recursos/custos, ai diz, ai já mexe muito mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferfer72
  8.  # 28

    ferfer

    se não indiscrição pode dizer mais ou menos de que zona estamos a falar??

    olhe isso da ilha tem muito que se lhe diga, eu por exemplo não acho muita piada a ter uma divisão fechada e uma ao meio para andar á volta. a ter uma ilha prefiro assim mais desviada do centro de forma a definir uma zona de trabalho e outra de acesso e estar.
    chegou a ponderar trocar a wc da suite pelo closet? é que em termos de redes talvez fosse mais pratico ficar no enfiamento das outras e quem sabe se o closet mais perto do quarto não permitiria uma solução que quando aberto, desse mais dimensão ao quarto.
    quanto aos acessos á parte de tras do terreno, poderá vir a arrepender-se de não ter um para veiculos, quando eventualmente quizer fazer alguma manutenção mais pesada ou mesmo fazer alguma intervenção que precise de descarregar algo volumoso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 29

    marco 1... como indica o tópico , estamos a localizar o projecto em Mafra - Distrito de Lisboa. ;)
  10.  # 30

    Colocado por: marco1sem ter um acesso de veiculos até lá atrás ao quintal.



    Esqueci-me deste aparte: tenho uma serventia a Este ao longo do terreno. Posso utilizá-la e fazer um "parque" mais a Sul da casa. Como referiu, tenho espaço de sobra para que tal possa acontecer. Irá depender da orçamentação e da minha capacidade financeira. Mas é algo que posso fazer no futuro e posso deixar os acessos preparados.

    Obrigado ;-)
  11.  # 31

    .. ferfer72,
    também não faz sentido não ter os quartos todos com aberturas francas e directas para a zona exterior de lazer...
  12.  # 32

    Pedro

    conheço um pouco de Mafra e só por curiosidade estava a ver se localizava melhor a zona.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 33

    Olá vizinho :-)

    Também estou a construir no concelho de Mafra.
    Se quiser podemos trocar informações em privado...

    Agora alguns comentários à planta:

    Hall+Bengaleiro+Lavabo
    - Não sei se será prático abrir uma porta para se aceder ao roupeiro na entrada... penso que devia ser algo de fácil acesso.
    - O lavabo/IS Social está resolvido, está no Hall sem ter porta para o Hall (engenhoso :-) no entanto, as visitas terão de passar sempre pelo bengaleiro... agora a porta em vidro para a IS.... vidro fosco, certo? :-)
    - A pequena janela no Hall pode ser desnecessária (já tem uma porta em vidro, certo?
    - Já previu onde vai ficar os quadros eléctricos no hall?

    Sala
    - Não há nenhuma janela para o portão do homem?

    Cozinha
    - Gosto de ver uma ilha na cozinha... dos outros :-)

    Lavandaria
    - Grande janela :-)
    - Tem de ir à rua para levar a roupa para a lavandaria?

    Quartos
    - Tentava colocar os roupeiros nas paredes entre quartos (isolamento acústico).
    - Mereciam ter um acesso fácil ao exterior...

    IS quartos
    - É chato ter de sair do quarto quentinho, e passar por um corredor mais frio para is à IS :-(
    - Evitava colocar sanitas/bidés nas paredes exteriores

    Churrasqueira/piscina
    - Tanto vidro :-)
    - Porque não ser ao exterior a piscina e no meio da casa.... assim, os seus filhos podiam sair do quarto directamente para a piscina :-)
    - Ou muito me engano ou, o telheiro na piscina vai contar como área bruta da casa (câmara e finanças...)

    Acessibilidades
    - Qual a IS das acessibilidades (a 1, certo)?
    - O acesso em rampa é permitido? (creio haver uma inclinação máxima permitida)

    Outros
    - Pontos a favor: arrumação, muita luz natural
    - Pontos contra: muitos vidrad€s :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferfer72
  14.  # 34

    Colocado por: ferfer72tenho uma serventia a Este ao longo do terreno


    Caro ferfer72, o que quer dizer com serventia?

    Cumprimentos.
  15.  # 35

    Colocado por: marco1olhe isso da ilha tem muito que se lhe diga, eu por exemplo não acho muita piada a ter uma divisão fechada e uma ao meio para andar á volta. a ter uma ilha prefiro assim mais desviada do centro de forma a definir uma zona de trabalho e outra de acesso e estar.


    Eu pensava que iria perceber logo :D A ilha é uma ideia fixa da patroa! Até tivemos de aumentar a largura da cozinha para que a mesma tivesse ilha.

    chegou a ponderar trocar a wc da suite pelo closet? é que em termos de redes talvez fosse mais pratico ficar no enfiamento das outras e quem sabe se o closet mais perto do quarto não permitiria uma solução que quando aberto, desse mais dimensão ao quarto.


    Julgo que isso foi discutido mas para ser franco já não me recordo da razão. Referiu as redes e concordo: seria mais simples se primeiro ficasse a IS.

    quanto aos acessos á parte de tras do terreno, poderá vir a arrepender-se de não ter um para veiculos, quando eventualmente quizer fazer alguma manutenção mais pesada ou mesmo fazer alguma intervenção que precise de descarregar algo volumoso.


    Está já anotado. Julgo ser importante ter acesso à retaguarda do terreno e as condições são boas para tal. Obrigado.
  16.  # 36

    Colocado por: Pedro Barradas.. ferfer72,
    também não faz sentido não ter osquartos todos com aberturas francas e directas para a zona exterior de lazer...


    Essa questão ainda está de pé. Aliás até tenho uma das imagens da zona dos quartos com uma abertura dessas. O que está em jogo: todos os quartos terem saída directa para a zona exterior de lazer; apenas a suite ter; nenhum ter.

    Ainda não chegamos a uma conclusão final: existem prós e contras. Esteticamente seria mais agradável ter abertura directa em todos os quartos. Em termos de conforto interior (sensação de segurança) prefiro não ter. A minha irmã tem e à noite, mesmo com os estores, ela diz que tem uma sensação de insegurança por não ter lá "parede", ser demasiado vidro.

    Para arrumos do quarto tb não é mt bom. E devo relembrar que os pequenos ainda são relativamente novos. Ter uma porta acessível para o exterior, pode dar problemas. Saem, deixam a porta aberta e é um entrar de lixo e bicharada. Tb tem vantagens, como é óbvio.

    Faz todo o sentido o que diz. Pelo menos esteticamente nem sequer o contesto. Mas quando temos filhos jovens temos de ter em atenção outros pormenores.
  17.  # 37

    Colocado por: marco1Pedro

    conheço um pouco de Mafra e só por curiosidade estava a ver se localizava melhor a zona.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Perto do Quintal.
  18.  # 38

    Colocado por: rui moreira

    Caro ferfer72, o que quer dizer com serventia?

    Cumprimentos.



    Uma porção de terreno que não é público mas que aparentemente não faz parte de nenhuma caderneta. Sei que é estranho mas foi o que eu pude apurar.
  19.  # 39

    Colocado por: ferfer72Uma porção de terreno que não é público mas que aparentemente não faz parte de nenhuma caderneta


    E ninguém reclama esse terreno? Já está em seu nome?
  20.  # 40

    @mafgod

    Boas vizinho! Tenho seguido tb o seu tópico. Perdeu muito tempo e agradeço-lhe os comentários. Irei ter respeito por isso mesmo e adiar a resposta para quando tiver um pouco mais de tempo.

    Não está esquecido!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
 
0.0223 seg. NEW