Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Colocado por: youbi (...) lembrei-me de ir buscar a pá para saber como estão actualmente a nível de satisfação com estas escolhas.

Well played sir :)

Eu sou um dos que defendo que a cozinha é o local onde se passa mais tempo em família quando estamos em casa, como tal a cozinha deve ser a maior divisão e não se resumir a electrodomésticos, balcões, mesa e cadeiras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: youbi
  2.  # 222

Colocado por: Pedro BarradasIsso não serve para nada.. tinha de ter uma coisa em condições, com mais área.... Veja isso com o arquitecto, a melhor maneira, pensem em como fazem as coisas, como será a maneira mais funcional.

No meu caso especifico estamos a falar de um apartamento num prédio na fase inicial de construção, em que aproveitando o facto de agora ainda ser possível fazer pequenos acertos se tentar melhorar e por mais ao nosso gosto.

E o juntar da sala e cozinha e a possível remoção da lavandaria são as opções que estão em cima da mesa.

E sim, aquela lavandaria acaba por se resumir a um espaço separado para as máquinas e pouco mais, daí a duvida se vale a pena ou não.

No fundo com a minha participação neste tópico a idea era mais perceber as vivencias dos outros e quais as vantagens/desvantagens que cada um acha em optar por cada uma das escolhas.

Colocado por: Vítor MagalhãesEu sou um dos que defendo que a cozinha é o local onde se passa mais tempo em família quando estamos em casa, como tal a cozinha deve ser a maior divisão e não se resumir a electrodomésticos, balcões, mesa e cadeiras.

Pois, é um pouco essa a ideia, é que especialmente com crianças pequenas seria sempre mais agradável conseguir estar em família num só espaço comum e não ter alguém de "castigo" na cozinha e os outros na sala.
  3.  # 223

Para mim não funciona. Odeio o cheiro dos cozinhados pela casa.
    E tenho um bom exaustor com motor exterior com uma tiragem enorme. Mas mesmo assim, quem cozinha regularmente, sabe do que falo.
    Fiz cozinha com uma zona generosa para uma boa mesa de jantar, mas totalmente separada da sala de estar.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  4.  # 224

Colocado por: Pedro Azevedo78Para mim não funciona. Odeio o cheiro dos cozinhados pela casa.
    E tenho um bom exaustor com motor exterior com uma tiragem enorme. Mas mesmo assim, quem cozinha regularmente, sabe do que falo.

Pois, esse é sempre o receio que fica, de que a sala se acabe por tornar um sitio desagradável com esses cheiros e que com o tempo até acabe por começar a ganhar vestígios de gorduras e afins nas varias superfícies e um pouco por todo o lado.

Em principio uma boa extração devia minimizar isso, mas a receio fica sempre.

Colocado por: Pedro Azevedo78Fiz cozinha com uma zona generosa para uma boa mesa de jantar, mas totalmente separada da sala de estar.

Isso no fundo acaba por siginificar que não tens a clássica sala de jantar junto da de estar ou acabas por ter uma sala de jantar que acaba por ser usada só nos dias de festa?

É que conforme muitos já falaram por aqui, quando a cozinha é grande, muitos acabam por deixar de usar a sala por completo e passa a ser a sala só para as visitas. :)
  5.  # 225

Colocado por: youbiIsso no fundo acaba por siginificar que não tens a clássica sala de jantar junto da de estar ou acabas por ter uma sala de jantar que acaba por ser usada só nos dias de festa?

Nao. Nao tenho a Clássica sala de jantar/estar.
    Não é essa a minha vivência. Tenho uma mesa grande (muito!) como secretaria (onde habitualmente estaria a mesa de jantar e as cadeiras) Voltada para a zona de estar. Isto pq a minha vivência é eu (e outros!) ir trabalhando um pouco no Pc e nas papeladas enquanto deito um olho à tv.
    Ou seja tenho uma sala de estar/Escritório.
    Em dias de "festa" consigo transformar esta secretaria numa mesa que dá para 10 pessoas facilmente.
  6.  # 226

Colocado por: Pedro Azevedo78Nao. Nao tenho a Clássica sala de jantar/estar.
    Não é essa a minha vivência. Tenho uma mesa grande (muito!) como secretaria (onde habitualmente estaria a mesa de jantar e as cadeiras) Voltada para a zona de estar. Isto pq a minha vivência é eu (e outros!) ir trabalhando um pouco no Pc e nas papeladas enquanto deito um olho à tv.
    Ou seja tenho uma sala de estar/Escritório.
    Em dias de "festa" consigo transformar esta secretaria numa mesa que dá para 10 pessoas facilmente.

Pois, lá está. O ideal é que a casa se adapte à vivencia de cada família, e não o contrário. O que para uns seria impensável para outros seria o ideal.

Eu na casa actual tenho a cozinha separada da sala dou por mim muitas vezes a desejar que estivesse junto para acabar com aquela sensação de exclusão de quem está trancado a cozinhar. Mas tenho sempre receios que o que vem por acréscimo acabe por ser ainda pior do que já tinha. Do ponto de vista meramente estético e também de funcionamento em família o open space parece ser o ideal.

Além disso, está visto que até para a saúde é capaz de vir a fazer bem, é que com uma cozinha em open space o numero de vezes que uma família faria fritos iria reduzir substancialmente. :D
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
  7.  # 227

Eu tenho open space! A minha sala e cozinha estão em forma de L. Quem entra na ponta da sala não vê a cozinha, excepto qd se aproxima da mesa de jantar. É muito vantajoso pq posso estar a cozinhar e dar um passo ao lado e ver o que os filhos estão a fazer. As vezes estou na cozinha e assistia às televisões da sala e cozinha.
    Concordam com este comentário: youbi
  8.  # 228

Para mim, um Openspace sala/cozinha é mt agradável e no meu caso os cheiros não são um problema porque não faço fritos de qualquer especie e todas as refeições dentro de casa são á base de vegetais ou cozidos, os Grelhados sao feitos no exterior.

Sobre gorduras, desde que se limpe após a realização da refeição não vai acumular nem ter paredes a escorrer óleo, é uma questão de higiene não só para fritos como para qualquer outra refeição.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 229

Tenho open space . Estou super satisfeito , porque a família está sempre junta .
    Quanto aos fritos, a maioria dos mesmos com um bom exaustor não deixa cheiro.
  10.  # 230

Eu prefiro até haja separação, nem tanto por causa dos cheiros (uma vez que isso depende muito do que habitualmente se cozinha em cada casa) mas por causa dos barulhos normais de umas cozinha: máquinas que sempre fazem algum barulho, louça e talheres a tilintar enquanto se arrumam nos armários e gavetas, água a correr, varinha mágica a triturar sopa, etc, etc...Se alguém está a ver uma série ou ao telefone, por exemplo, estes são barulhos são incomodativos. Eu dou por mim a fechar sempre a porta em situações como esta por isso prefiro separado.
    Ainda assim, não gosto de separado através de um hall, prefiro que a cozinha dê logo para a sala de jantar. Na casa que agora fizemos pusemos 2 portas de correr grandes: estarão abertas a maior parte do tempo, criando facilmente a sensação de open space mas fecho-as quando necessário. Outro conceito que gosto bastante é a sala de estar separada da sala de jantar/cozinha (estas duas em open space).
    Concordam com este comentário: Paramonte
    • youbi
    • 16 janeiro 2019 editado

# 231

Colocado por: Kazuza148Eu tenho open space! A minha sala e cozinha estão em forma de L. Quem entra na ponta da sala não vê a cozinha, excepto qd se aproxima da mesa de jantar. É muito vantajoso pq posso estar a cozinhar e dar um passo ao lado e ver o que os filhos estão a fazer. As vezes estou na cozinha e assistia às televisões da sala e cozinha.
    Concordam com este comentário:youbi

Pois, o estar em família é sem duvida uma das grandes virtudes, especialmente para quem tem miúdos pequenos.

Colocado por: Diogo999Para mim, um Openspace sala/cozinha é mt agradável e no meu caso os cheiros não são um problema porque não faço fritos de qualquer especie e todas as refeições dentro de casa são á base de vegetais ou cozidos, os Grelhados sao feitos no exterior.

Sim, no meu caso grelhados também seriam sempre feitos no exterior.

Agora para quem faz muitos fritos/grelhados no interior não deve ser fácil a opção open space.

Colocado por: Diogo999Sobre gorduras, desde que se limpe após a realização da refeição não vai acumular nem ter paredes a escorrer óleo, é uma questão de higiene não só para fritos como para qualquer outra refeição.

Sim, isso é o normal e o expectavel numa cozinha. Mas a minha duvida era se com o tempo até o sofa, TV e moveis da sala sofrem também com isso.

Colocado por: enf.magalhaesTenho open space . Estou super satisfeito , porque a família está sempre junta .

Pois, assim não à cá "prisioneiros" trancados na cozinha.

Colocado por: enf.magalhaesQuanto aos fritos, a maioria dos mesmos com um bom exaustor não deixa cheiro.

Quando dizes a maioria isso imagino que não signifiquei então todos. Logo existem uns que estão proibidos.

Lá está, no fim de contas a saúde das pessoas da casa vai melhorar com a redução dos fritos. :)

Colocado por: T.e.r.e.s.aEu prefiro até haja separação, nem tanto por causa dos cheiros (uma vez que isso depende muito do que habitualmente se cozinha em cada casa) mas por causa dos barulhos normais de umas cozinha: máquinas que sempre fazem algum barulho, louça e talheres a tilintar enquanto se arrumam nos armários e gavetas, água a correr, varinha mágica a triturar sopa, etc, etc...Se alguém está a ver uma série ou ao telefone, por exemplo, estes são barulhos são incomodativos. Eu dou por mim a fechar sempre a porta em situações como esta por isso prefiro separado.

Eu acho que a maioria dessas questões não são muito relevantes, a varinha magica, picadora, etc, serão coisas em que se usa apenas uns instantes, logo não será assim tão condicionante.

Agora outros ruídos como frigoríficos e maquina de lavar loiça, etc. Será que se tornam assim tão incomodativos nos dias de hoje? Supostamente são casa vez mais silenciosos, mas sim, acredito que estar no suspense de um filme e a maquina de lavar loiça ou frigorífico a fazer algum barulho por trás se torne um pouco desagradável.

Alguém nota isso, ou é pacifico?

Colocado por: T.e.r.e.s.aAinda assim, não gosto de separado através de um hall, prefiro que a cozinha dê logo para a sala de jantar. Na casa que agora fizemos pusemos 2 portas de correr grandes: estarão abertas a maior parte do tempo, criando facilmente a sensação de open space mas fecho-as quando necessário. Outro conceito que gosto bastante é a sala de estar separada da sala de jantar/cozinha (estas duas em open space).

Pois, essa das portas grandes acaba por ser a solução com o melhor compromisso. O chato é como são grandes, acabam por ser caras e no fim de contas se estarão quase sempre abertas uma pessoa pensa que gastou o dinheiro para nada.

Qual a dimensão da abertura que as tuas fazem? Se não for indiscrição, tens noção de a quanto te ficaram essas portas?

No meu caso idealmente estaríamos a falar de cerca de 4m, em que a solução de porta de correr não seria tão fácil, e a mas fácil de executar seria uma porta harmónio, alguém já colocou uma destas? Acham-nas praticas e fáceis de usar? Quanto é que custaria uma em madeira para um vão de 4m, seguramente um bom valor, não?
    •  
      mhpinto
    • 16 janeiro 2019 editado

# 232

Não sei se já o disse neste tópico, mas cá vai a minha experiência.
    No apartamento onde ainda vivo tenho cozinha e zona de refeições no mesmo espaço. A sala de estar está à parte, separada por um corredor.
    Abomino o facto de estar na cozinha e não conseguir controlar o que os miúdos estão a fazer na sala de estar, que é onde eles vêem TV e brincam. Muitas vezes tenho de interromper o que estou a fazer para ir à sala de estar metê-los na ordem porque quando dou conta a brincadeira azedou e já estão às turras.
    Pior ainda quando tenho gente em casa também com miúdos. Tenho várias de me levantar da mesa onde estão os adultos para ir ver se os miúdos não entraram em modo full-destruction.
    Os cheiros, como não posso fechar a porta da cozinha para dar conta do que se passa, espalham-se pela casa TODA. Não é ideal, mas vivo muito bem com isso.
    Pela mesma razão, os ruídos chegam na mesma à sala de estar, ainda que algo atenuados.

Posto isto, obviamente que quis ter tudo em open space na futura casa. A coisa ficou em U, ou seja, a cozinha e a zona de estar têm uma parede a separar, o que ajudará a atenuar os sons, se bem que isso para mim não é muito relevante, já que pretendo manter a política, que desde sempre pus em prática, de a TV ocupar um lugar secundário na dinâmica familiar.
    A juntar a isso, já falei aqui no fórum várias vezes que concebi um espaço híbrido, contíguo ao open space, que pode ser fechado ou integrado no open space. Esse espaço (oficialmente escritório) servirá como quarto de brincar e de estudar, conforme as idades dos miúdos. Terei linha de vista direta da cozinha, da zona de refeições e da sala de estar para esse espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo, youbi
  11.  # 233

Colocado por: mhpintoNão sei se já o disse neste tópico, mas cá vai a minha experiência.
    No apartamento onde ainda vivo tenho cozinha e zona de refeições no mesmo espaço. A sala de estar está à parte, separada por um corredor.
    Abomino o facto de estar na cozinha e não conseguir controlar o que os miúdos estão a fazer na sala de estar, que é onde eles vêem TV e brincam. Muitas vezes tenho de interromper o que estou a fazer para ir à sala de estar metê-los na ordem porque quando dou conta a brincadeira azedou e já estão às turras.

Pois, esse é sem duvida um grande ponto a favor para quem tem crianças pequenas. Com open space evita-se as "estafetas" para ver se se mantém tudo tranquilo. :D
    Concordam com este comentário: mhpinto
  12.  # 234

Colocado por: youbiPois, esse é sem duvida um grande ponto a favor para quem tem crianças pequenas. Com open space evita-se as "estafetas" para ver se se mantém tudo tranquilo. :D

Verdade.
    Mas elas crescem... :)
  13.  # 235

Eu tenho tudo aberto.
    É um apartamento que sofreu obras de remodelação.
    Tenho a cozinha com apenas bancadas que faz ligação com a sala de jantar que só tem a mesa (que terá talvez 6 a 8m²) e esta liga com a sala de estar com 12 a 14m².
    Para mim, a grande vantagem, para além da "fluibilidade" do espaço que os meus filhos aproveitam para fazer em modo sprint, é que só tenho uma mesa. Não tenho a mesa da cozinha e a mesa da sala. Isto para quem mora num T3 com 100m² dá jeito.
  14.  # 236

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Verdade.

Não só por causa dos miúdos. Mesmo com os adultos , ninguém fica sozinho!
    Concordam com este comentário: zinna, ultrahipermega, mhpinto
  15.  # 237

Colocado por: enf.magalhaes
    Não só por causa dos miúdos. Mesmo com os adultos , ninguém fica sozinho!

Compreendo. Mas como a minha/nossa vida na cozinha é estritamente a necessária, não faz sentido.

Colocado por: paulovalenteTenho a cozinha com apenas bancadas que faz ligação com a sala de jantar que só tem a mesa (que terá talvez 6 a 8m²) e esta liga com a sala de estar com 12 a 14m².
    Para mim, a grande vantagem, para além da "fluibilidade" do espaço que os meus filhos aproveitam para fazer em modo sprint, é que só tenho uma mesa. Não tenho a mesa da cozinha e a mesa da sala. Isto para quem mora num T3 com 100m² dá jeito.

Aqui sim vejo uma grande mais valia. No aproveitamento de espaço.
    Quando se conseguem ter espaços mais generosos acho que deixa de fazer tanto sentido.
  16.  # 238

Colocado por: Pedro Azevedo78Verdade.

Pois, e com uma certa idade devem dizer mas é para fechar a porta que está a vir muito barulho da cozinha e não ouvem a tv/consola. :D

Colocado por: paulovalenteEu tenho tudo aberto.
    É um apartamento que sofreu obras de remodelação.
    Tenho a cozinha com apenas bancadas que faz ligação com a sala de jantar que só tem a mesa (que terá talvez 6 a 8m²) e esta liga com a sala de estar com 12 a 14m².
    Estas pessoas agradeceram este comentário:youbi

No teu caso como fizeste a transição da cozinha para a sala de jantar? Foi com uma ilha ou não colocaste nada?

Colocado por: enf.magalhaesNão só por causa dos miúdos. Mesmo com os adultos , ninguém fica sozinho!

Pois, e não à aquela coisa de toda a gente se juntar na cozinha enquanto um trabalha, e que regra geral é pequena para todos.
  17.  # 239

Colocado por: youbi

Pois, e com uma certa idade devem dizer mas é para fechar a porta que está a vir muito barulho da cozinha e não ouvem a tv/consola. :D

No teu caso como fizeste a transição da cozinha para a sala de jantar? Foi com uma ilha ou não colocaste nada?

Pois, e não à aquela coisa de toda a gente se juntar na cozinha enquanto um trabalha, e que regra geral é pequena para todos.

Estar a cozinhar e ver a TV da sala e a lareira a funcionar é muito bom.
    Além do que cozinhar e arrumar a cozinha é na boa porque ninguém fica separado de ninguém.
    Mas está é a minha filosofia
  18.  # 240

Colocado por: youbiNo teu caso como fizeste a transição da cozinha para a sala de jantar? Foi com uma ilha ou não colocaste nada?
      10.CV 01.jpg

0.0471 seg. NEW