Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Ainda relacionado com o tema, como tenho previsto também cozinha/sala de jantar/sala de estar em open space, e como está prevista uma lareira aberta (que será pouco usada por força da instalação do PRH), alguém tem experiência de incompatibilidade do exaustor e da lareira estarem a funcionar em simultâneo? Tenho um conhecido que se queixa de fumos em casa quando tem o recuperador e o exaustor ligados (também num sistema open space).
  2.  # 242

Tem que ter uma entrada de ar para o exaustor e devia ter outra para a lareira, puxa mais fumo quando está acender a lareira, por isso não esquecer no início abrir um pouco a janela, se tiver o exaustor ligado.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo_Santos
  3.  # 243

Colocado por: Paulo_SantosAinda relacionado com o tema, como tenho previsto também cozinha/sala de jantar/sala de estar em open space, e como está prevista uma lareira aberta (que será pouco usada por força da instalação do PRH), alguém tem experiência de incompatibilidade do exaustor e da lareira estarem a funcionar em simultâneo? Tenho um conhecido que se queixa de fumos em casa quando tem o recuperador e o exaustor ligados (também num sistema open space).

Colocado por: Paulo_SantosAinda relacionado com o tema, como tenho previsto também cozinha/sala de jantar/sala de estar em open space, e como está prevista uma lareira aberta (que será pouco usada por força da instalação do PRH), alguém tem experiência de incompatibilidade do exaustor e da lareira estarem a funcionar em simultâneo? Tenho um conhecido que se queixa de fumos em casa quando tem o recuperador e o exaustor ligados (também num sistema open space).

Nunca me aconteceu o que o seu conhecido relata !
  4.  # 244

É muito normal acontecer se nao houver uma entrada de ar, pode instalar um exaustor com filtro de carvao, assim já nao precisa de evacuar os gazes para fora da habitaçao e nao tem problemas com a lareira.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  5.  # 245

E o grande problema nem será quando a lareira estiver acesa... vai ser quando ela estiver apagada e ainda restam algumas cinzas da noite anterior....
    Terá de colocar uma entrada de ar para a lareira e uma para o exaustor...
    A solução do exaustor com recirculação também é uma boa solução...
  6.  # 246

Colocado por: T.e.r.e.s.aEu prefiro até haja separação, nem tanto por causa dos cheiros (uma vez que isso depende muito do que habitualmente se cozinha em cada casa) mas por causa dos barulhos normais de umas cozinha: máquinas que sempre fazem algum barulho, louça e talheres a tilintar enquanto se arrumam nos armários e gavetas, água a correr, varinha mágica a triturar sopa, etc, etc...Se alguém está a ver uma série ou ao telefone, por exemplo, estes são barulhos são incomodativos. Eu dou por mim a fechar sempre a porta em situações como esta por isso prefiro separado.

Eu acho que a maioria dessas questões não são muito relevantes, a varinha magica, picadora, etc, serão coisas em que se usa apenas uns instantes, logo não será assim tão condicionante.

Agora outros ruídos como frigoríficos e maquina de lavar loiça, etc. Será que se tornam assim tão incomodativos nos dias de hoje? Supostamente são casa vez mais silenciosos, mas sim, acredito que estar no suspense de um filme e a maquina de lavar loiça ou frigorífico a fazer algum barulho por trás se torne um pouco desagradável.

Alguém nota isso, ou é pacifico?

Colocado por: T.e.r.e.s.aAinda assim, não gosto de separado através de um hall, prefiro que a cozinha dê logo para a sala de jantar. Na casa que agora fizemos pusemos 2 portas de correr grandes: estarão abertas a maior parte do tempo, criando facilmente a sensação de open space mas fecho-as quando necessário. Outro conceito que gosto bastante é a sala de estar separada da sala de jantar/cozinha (estas duas em open space).

Pois, essa das portas grandes acaba por ser a solução com o melhor compromisso. O chato é como são grandes, acabam por ser caras e no fim de contas se estarão quase sempre abertas uma pessoa pensa que gastou o dinheiro para nada.

Qual a dimensão da abertura que as tuas fazem? Se não for indiscrição, tens noção de a quanto te ficaram essas portas?

No meu caso idealmente estaríamos a falar de cerca de 4m, em que a solução de porta de correr não seria tão fácil, e a mas fácil de executar seria uma porta harmónio, alguém já colocou uma destas? Acham-nas praticas e fáceis de usar? Quanto é que custaria uma em madeira para um vão de 4m, seguramente um bom valor, não?

Peço desculpa pela resposta tardia, não tinha visto as questões. Dependerá seguramente da vivência de cada família e da sensibilidade ao barulho. :) Por aqui gostámos de ver séries ou de ler em silêncio, ter alguém na cozinha a arrumar talheres, pratos, a cozinhar, é ruidoso. Mesmo que demore apenas meia-hora, é tempo que faz diferença. Não me faz sentido estar a ver uma série e ter como música de fundo a máquina de lavar louça, por exemplo. :) Temos a mesa de jantar à frente da abertura para a cozinha e quando há convidados não gosto que estejam a ouvir o microondas, a máquina do café, etc, que são, para mim, ruídos incómodos a uma conversa. Mas isto sou eu que cresci numa casa sem mesa na cozinha e que também nunca tive nas casas onde morei, talvez por isso não goste dos barulhos ou não esteja habituada. :)

Exagerei claramente quando falei de portas grandes. :D O que queria dizer é que temos duas portas de correr normais cuja abertura fica naturalmente maior que a abertura de uma porta simples. Não é de facto uma grande abertura até porque a nossa casa é pequena para as medidas habitualmente aqui expostas (transformação de um celeiro de pedra numa casa tem óbvias condicionantes no tamanho :)). Mas lá está, para a nossa vivência é o que melhor resulta. Consigo estar na cozinha e ver a mesa da sala de jantar, sem separação. Mas havendo barulhos que achamos incomodativos, as portas fecham-se e pronto. Não sinto que por estarem abertas grande parte do tempo não valham a pena porque de facto são úteis quando precisamos. No apartamento onde vivi antes tinha uma porta simples e a utilização era a mesma, assim como em casa dos meus pais. :)
  7.  # 247

é um assunto com muitas variáveis. não se pode dizer taxativamente independente de cada caso, se é melhor assim ou assado.
    Concordam com este comentário: T.e.r.e.s.a, sousa tavares, desofiapedro, CMartin
  8.  # 248

Open space para mim não dá.

Tenho tudo separado e está optimo.

Não me passa pela cabeça receber alguem em casa, que até pode ser alguem mais formal (chefe etc) e estar alguem ao lado a mexer a panela da sopa, ou a lavar louça. Nem pensar.
  9.  # 249

Colocado por: ParamonteNão me passa pela cabeça receber alguem em casa, que até pode ser alguem mais formal (chefe etc)

Nestes já largos anos que levo de vida nunca recebi ninguém "formal" em minha casa, nem nada que se pareça. E, se até hoje nunca entrou, estou bastante seguro de poder dizer que nunca entrará.
    A minha casa é o meu refúgio, só lá recebo quem me é muito próximo. Para os outros há os restaurantes.
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
  10.  # 250

Por isso é que cada casa depende da dinâmica de cada família. :) Há quem goste mais de receber em casa do que ir a restaurantes. Eu não convidaria o meu chefe a vir a minha casa mas recebo familiares do meu marido com quem tenho pouca convivência, por isso não deixo de fazer alguma cerimónia (e uma cozinha desarrumada e com louça por lavar não é preciso mostrar). :) Eu também gosto do conceito open space, em fotografias e na casa dos outros (frequento casas assim e acho giro) mas para a dinâmica da nossa família e para a nossa maneira de ser não é a melhor solução. :) Por isso é que as casas não são todas iguais. :D
  11.  # 251

Estamos a construir em que a cozinha será em Open Space juntamente com a sala, sempre tivemos essa ideia apesar de ao mesmo tempo ter algum receio de não nos adaptarmos! O que é certo é que entretanto vendemos o apartamento e estamos numa casa alugada temporariamente até construirmos a nossa casa e por sorte a casa em que estamos actualmente tem Open Space! Digo já pela nossa experiência que não podíamos ter decidido melhor! Estamos sempre juntos em família, miúdos acabam sempre por brincar mais na sala e assim não acontece como normalmente, uns na cozinha (muito tempo) e outros na sala! Nós adoramos e faz sentido para nós, acredito que para outros não!
    Quanto aos cheiros, fica sempre mas não tanto como julgam além que pouco depois deixa de haver cheiros. Quanto ao barulho da máquina de lavar louça por exemplo, a nossa máquina não faz grande ruído e além disso programamos sempre para iniciar a lavagem de madrugada.
    Aconselho mas acredito que nem todos achem piada, até porque culturalmente vai contra ao que estamos habituados
    Concordam com este comentário: mhpinto
  12.  # 252

Quem gostar do conceito que avance sem receio, todas a desvantagens enunciadas são uma não questão
  13.  # 253

Colocado por: T.e.r.e.s.agosto do conceito open space, em fotografias e na casa dos outros

100% isto
  14.  # 254

Colocado por: Paramonte

100% isto

Eu já tive open space e tradicional . Não troco o open space por nada
    Concordam com este comentário: ultrahipermega, Nortenho, sergio_pintas
    • box
    • 12 março 2019

# 255

Colocado por: ParamonteNão me passa pela cabeça receber alguem em casa, que até pode ser alguem mais formal (chefe etc) e estar alguem ao lado a mexer a panela da sopa, ou a lavar louça. Nem pensar.

São gostos e opções, todas válidas a meu ver. No entanto mim não me passa pela cabeça condicionar o conforto e a vivência familiar proporcionada por um openspace por situações pontuais/hipotéticas...
    Concordam com este comentário: areia, rjmsilva, mhpinto
  15.  # 256

Colocado por: box
    São gostos e opções, todas válidas a meu ver. No entanto mim não me passa pela cabeça condicionar o conforto e a vivência familiar proporcionada por um openspace por situações pontuais/hipotéticas...

Eu quando chego a casa cansado quero é ter o meu momento zen e barulho e crianças pode ser muito bonito, mas é preciso respeitar o espaço de cada um nos tempos próprios...Para conviver não tem que ser na cozinha ao lado dos tachas, haja pachorra...
  16.  # 257

Deixando a minha opinião, que também estou a construir, eu optei por um open space, neste caso terá a lareira a meio de dupla face e "corta" um pouco a linha de visão da sala para a cozinha (assim já posso ter a cozinha desarrumada se chegar alguém "estranho").

Hoje em dia cada vez mais os convívios são à volta da mesa e sempre foi ponto assente que queriamos aasim quando começamos o projecto.

Neste momento no apartamento tenho mesa de jantar na sala e a cozinha é em separado, quando há jantares estão uns em cada divisão não gosto disso... mas lá está cada família com a sua realidade.
  17.  # 258

Colocado por: Paramontena cozinha ao lado dos tachas, haja pachorra...

Aí é o lugar das serviçais.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021, areia
  18.  # 259

há muitas soluções hibridas sem ser o "standard" com a ilha ou grandes portas de correr, para esconder a zona mais suja que possa estar muito visível.

um simples balcão a 1.1 de altura faz "milagres" assim como um pilar falso ( ou não), etc..., etc....
    Concordam com este comentário: ADROatelier, mhpinto
  19.  # 260

Vivo com cozinha separada e isso causa a separação da familia durante a preparação das refeições.
    Mas também não estamos preparados para um open space total, por causa das desvantagens refereidas nos posts anteriores.

Assim, optámos por uma solução com portas, para podermos fechar a cozinha quando bem entendermos.
      coz sala.jpg

0.0528 seg. NEW