Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Vou iniciar-me nesta aventura que é "construir" uma moradia térrea mas estou ainda numa fase muito primária..adquiri o terreno hoje!
    Tem 800 metros quadrados e configuração em Gaveto (acho que é a nomenclatura tecnica).
    Comprei dois lotes que eram destinados a moradias geminadas (lote 7 e 8) mas a minha intenção é construir uma moradia unifamiliar.
    Em seguida segue-se a alteração do projecto na camara e começar a odisseia que todos conhecem.
    Espero aprender muito neste forum tal como já aprendi até então.
    Cumprimentos para todos
    Concordam com este comentário: duartecordeiro
      rodelo_planta.jpg
  2.  # 2

Antes de mais, parabéns pela iniciativa e bem vindo ao fórum.
    Para juntar os dois lotes terá de efectuar uma alteração ao loteamento, que é passivel de ser efectuada.
    Qual é a área que pode construir?
    Onde fica o loteamento?

Vá actualizando o tópico.

No que eu puder ajudar, disponha.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

Boa noite,
    A area maxima de construção é de 230m2. Fica em Cortegaça-Ovar.
    A minha ideia é a construção de uma moradia "contemporanea" com dimensões proxima dos 200m2.
    Obrigado pela disponibilidade.
    cumps
  4.  # 4

Efectivamente pode sair uma boa casa nesse(s) lote(s).
    O Conceito de contemporaneidade por vezes é confundido e dá por vezes origem a obras pseudo-contemporaneas.
    Certifique-se que as suas ideias vão ao encontro desse conceito e marque-as com afinco para que não fuja a "contemporaneidade" que tanto pretende.
    Lei este tópico, faça o dowload do PDF que certamente nesta fase irá responder a algumas questões suas.

https://forumdacasa.com/discussion/19661/vai-solicitar-honorarios-para-projectos-esclarecase/

Força!

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Salgueiros
  5.  # 5

Colocado por: adarqEfectivamente pode sair uma boa casa nesse(s) lote(s).
    O Conceito de contemporaneidade por vezes é confundido e dá por vezes origem a obras pseudo-contemporaneas.
    Certifique-se que as suas ideias vão ao encontro desse conceito e marque-as com afinco para que não fuja a "contemporaneidade" que tanto pretende.
    Lei este tópico, faça o dowload do PDF que certamente nesta fase irá responder a algumas questões suas.

https://forumdacasa.com/discussion/19661/vai-solicitar-honorarios-para-projectos-esclarecase/

Força!

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Salgueiros

De facto ainda não tenho conhecimentos para usar esse conceito com todo o rigor que se impoe...ainda ando baralhado em relação a "arquitectura" que pretendo...Tenho mais ideias em relação ao que não quero do que propriamente ideias determinadas e sólidas sobre o que quero.
    Ja agora questiono se há algum site onde possa colher essas tendencias para ir assimilando :)
    Obg
  6.  # 6

Para não fazer publicidade a outros sites, porque considero este forum bastante completo, sugiro primeiro de tudo que pesquise nestes tópicos. Ideias não faltam.
    Entretanto envio-lhe uma mensagem privada.

https://forumdacasa.com/discussion/19260/1/barracos/

https://forumdacasa.com/discussion/19634/1/arquitectura-portuguesa/

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  7.  # 7

Colocado por: SalgueirosComprei dois lotes que eram destinados a moradias geminadas (lote 7 e 8) mas a minha intenção é construir uma moradia unifamiliar.

atenção...além do projeto normal, terá de fazer uma alteração a loteamento se quer juntar os dois lotes....isso atrasa um pouco o processo pois por vezes é necessário consentimento dos restantes proprietários.
    mas nada demais, terá é desde logo contar com isso.
    e leia bem o alvará de loteamento, ver se há alguma restrição/regra de construção.
  8.  # 8

Colocado por: Fernando Gabriel Arq

atenção...além do projeto normal, terá de fazer uma alteração a loteamento se quer juntar os dois lotes....isso atrasa um pouco o processo pois por vezes é necessário consentimento dos restantes proprietários.
    mas nada demais, terá é desde logo contar com isso.
    e leia bem o alvará de loteamento, ver se há alguma restrição/regra de construção.

O "vendedor" é uma instituiçao de velhinhos e faz parte do negócio serem eles a tratar dessa alteração. Segundo dizem, e após a minha decisão de juntar dois lotes, parece-me que vao alterar os 8 lotes geminados para 4 (estão todos a venda ainda)
    Quando Quanto a essa(s) restrição/regra abarca o que? Sei que tenho o limite maximo de construção em 230m2, tenho de seguir o alinhamento da frente e tenho 6,5 Cercea...questionei sobre a estetica do edificio e não levantaram qualquer restrição..que mais é usual questionar?
    cumps
  9.  # 9

Colocado por: Salgueirosquestionei sobre a estetica do edificio e não levantaram qualquer restrição?

Tem que ler o alvará e o regulamento do loteamento. O resto são "istórias".

Colocado por: Salgueiros...que mais é usual questionar?

Nada...apenas tem validade aquilo que está escrito.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Salgueiros
  10.  # 10

Colocado por: Picareta
    Tem que ler o alvará e o regulamento do loteamento. O resto são "istórias".

Nada...apenas tem validade aquilo que está escrito.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Esclarecido e vou fazer isso com urgencia....estou mais ou menos a vontade porque o eng. "vendedor" ja fez vários projectos para a familia mas no entanto...como diz o colega de forum Picareta o que conta " é o que está escrito..O resto são "istórias" "
  11.  # 11

Exactamente,

Esclareça para que tudo fique formalizado por escrito.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  12.  # 12

Bom dia,

Conforme ps colegas já lhe disseram, em primeiro lugar terá de fazer um projecto de alteração oa loteamento, que na verdade é simples de fazer, estou a fazer um neste momento para a CM de Oliveira do Bairro, o unico problema é que em termos camarários o processo é algo lento, uma vez que os outros proprietários terão de se consultados etc.

A seguir o adarq informou-o muito bem das más interpretações da arquitectura contemporânea. Não confundamos o contemporâneo com "modernismos". Contrate um bom técnico e pesquise muitas revistas e sites de arquitectura, chamo a atenção que uma boa arquitectura consegue ser intemporal, mas isso requer um desenho racional e inteligente.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

Colocado por: doisarquitectosuma vez que os outros proprietários terão de se consultados etc.

Este caso é mais simples, como só existe um proprietário, ele assina o requerimento, e junta certidão permanente de todos os lotes. Não há consultas.
  14.  # 14

Colocado por: Picareta
    Este caso é mais simples, como só existe um proprietário, ele assina o requerimento, e junta certidão permanente de todos os lotes. Não há consultas.

Expressei-me mal,peço desculpa. Este loteamento tem projecto para 4 moradias isoladas e 8 geminadas...3 das 4 isoladas estão vendidas e as restantes estão por vender...Quando dizia que todas estavam por vender referia-me as geminadas (8).
    A configuração é a seguinte : G/G I I G/G sendo que em frente é a mesma configuração (G= geminada, I= Isolada)
    cumps
  15.  # 15

Colocado por: SalgueirosExpressei-me mal,peço desculpa. Este loteamento tem projecto para 4 moradias isoladas e 8 geminadas...3 das 4 isoladas estão vendidas e as restantes estão por vender...Quando dizia que todas estavam por vender referia-me as geminadas (8).
    A configuração é a seguinte : G/G I I G/G sendo que em frente é a mesma configuração (G= geminada, I= Isolada)
    cumps

Mantêm-se válido o que eu disse, basta o requerimento ser assinado por mais de metade dos proprietários, e juntar as respectivas certidões permanentes.
  16.  # 16

Mantêm-se válido o que eu disse, basta o requerimento ser assinado por mais de metade dos proprietários, e juntar as respectivas certidões permanentes.

Boa noticia então!

Outra questão: Qual a situação mais favoravel para mim -opção a) Duas escrituras e depois altera-se o projecto para um só lote ou opção b) A escritura só depois de alterado o lote?
    Não considerem a hipotese de o vendedor não alterar (condição acordada no negocio). È uma pessoa idonea e de confiança.
    cumprimentos
  17.  # 17

Então espere que o vendedor regularize a situação.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  18.  # 18

Colocado por: SalgueirosÈ uma pessoa idonea e de confiança.

Acho que é indiferente. (sol. A ou sol. B)
  19.  # 19

Boas,

Os proprietários dos outros lotes é que terão de ser consultados para ver se há objecções à alteração ao loteamento.

cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  20.  # 20

Colocado por: doisarquitectosOs proprietários dos outros lotes é que terão de ser consultados para ver se há objecções à alteração ao loteamento.

DL 26/2010

Artigo 27.º
    Alterações à licença
    1 — A requerimento do interessado, podem ser alterados
    os termos e condições da licença.
    2 — A alteração da licença de operação de loteamento
    é precedida de consulta pública quando a mesma esteja
    prevista em regulamento municipal ou quando sejam ultrapassados
    alguns dos limites previstos no n.º 2 do artigo 22.º
    3 — Sem prejuízo do disposto no artigo 48.º, a alteração
    da licença de operação de loteamento não pode ser
    aprovada se ocorrer oposição escrita da maioria dos proprietários
    dos lotes constantes do alvará, devendo, para o
    efeito, o gestor de procedimento proceder à sua notificação
    para pronúncia no prazo de 10 dias.

Parece-me que de acordo com o ponto 3, se a maioria assinar o requerimento, é impossível "ocorrer oposição escrita da maioria dos proprietários dos lotes constantes do alvará"

0.0242 seg. NEW