Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: adarqUm projecto com 4 dias é sempre para duvidar...

não estou a dizer 4 dias de trabalho ....4 dias nas minhas mãos para analise.
  2.  # 2

Colocado por: PicaretaLá tenho que ser eu mais uma vez a fazer as perguntas difíceis!!!!! Quanto vai custar este projecto?
  3.  # 3

Colocado por: Picareta

Quase 5000 euros.
  4.  # 4

Colocado por: SalgueirosQuase 5000 euros.

Está bem, é preço de amigo, mas nada de especial!!!. Pensei que seria menos.
  5.  # 5

Colocado por: Picareta
    Está bem, é preço de amigo, mas nada de especial!!!. Pensei que seria menos.

Não foi decisivo para a adjudicação...foi mais pela obra feita...
    Pode ser que me engane..a ver pelos comentários :(
  6.  # 6

Bom dia a todos,
    Já agora, também coloco aqui os tais alçados que tanto gostei. Estes foram da primeira versão.
    cumprimentos
  7.  # 7

Caro Salgueiros,

Gostava de partilhar consigo uma experiência pessoal. Vale o que vale, mas espero sinceramente que as palavras seguintes o tranquilizem e o façam acreditar ainda mais no seu sonho!!

Há cerca de 1 ano e meio, estive na sua exacta situação. Na altura, contratei um "arquitecto" para desenvolver o projecto da minha casa. Para ser breve, as coisas não correram bem, nomeadamente ao nível dos primeiros esboços, chegando ao rídiculo de ser eu a fazer alterações, a sugerir paredes, WCs, acessos, enfim...muito parecido com o que me parece que o meu amigo está a viver. Permita-me ser curto e grosso: não sou arquitecto, não me parece que o meu amigo seja...portanto, deixe para os arquitectos aquilo que eles sabem melhor fazer! No meu caso, perdi metade do valor que tinha acordado com o tal "arquitecto", que meses mais tarde vim a saber que era apenas projectista. Não que tenha nada contra quem é da arte, mas naquele caso (e parece-me no seu também), era um projectista menos bom!! Para ser educado...

Dito isto, não tenha medo de arriscar. É a sua casa. É o seu dinheiro. Não é algo que faça todos os dias; se é que fará novamente na sua vida. Dou-lhe um conselho, se se pode falar assim até porque nem nos conhecemos: procure urgentemente um Arquitecto, com "A" grande, se me entende. Não é o Salgueiros que tem que fazer o projecto; existem aspectos que não domina de certeza, coisas simples, mas que "nem fazemos ideia"...e alguns deles, já aqui falados: assimetria ou simetrias, acessos, orientação solar, dimensões, recantos, etc etc etc...

No meu caso, estou hoje feliz por ter perdido dinheiro. Estive neste último ano, a afinar o meu projecto sempre em sintonia com o meu Arquitecto. Irei começar a obra no início do próximo ano, após obtenção de licenças, orçamentos, melhorias, cedências...Gaste sim, as suas energias nesta parte, naquilo que mais lhe toca: os seus gostos e o seu dinheiro!!!

Preseverança, Paciência e Dedicação.
    Abraço
    Concordam com este comentário: xana, Picareta, tiagot, pedromdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Salgueiros
  8.  # 8

Pois bem Justiniano...haja alguém que repare na diferença.
    Tudo isto remete para tantas discussões passadas sobre a falta de exigência e de critérios que muitas vezes ocorre na selecção da equipa projectista, ou na falta dela.
    Os arquitecto/as são profissionais e pessoas como quaisquer outros com defeitos e virtudes.
    E é sempre muito complicado perceber que a maioria é selecionada com base em critérios ou razões que nada têm a ver com a competência profissional ou com o potencial que podem trazer ao imóvel que se pretende construir.
    No fundo isso é o essencial. Salgueiros pretende construir algo e deveria encontrar alguém cujas IDEIAS e capacidade profissional tenham um bom potencial e a melhor relação preço/qualidade para a sua situação específica.
    O facto de ser amigo de família, para esse efeito é irrelevante. E no final é uma moeda de duas faces...se correr tudo bem, amigos como sempre, e se correr tudo mal (o que não é difícil acontecer)desperdiça dinheiro, paciência, noites de sono, e a amizade.
    É uma situação delicada de facto. Mas até agora o material mostrado revela muitas lacunas, e apresenta já bastante definição pelo que é difícil acreditar que para o seu autor sejam versões preliminares...
    Talvez seja boa ideia contactar vários proprietários das moradias do mesmo autor e tentar perceber como correu o processo e qual a opinião dos proprietários agora.

De resto boa sorte.
  9.  # 9

Colocado por: tiagot...Talvez seja boa ideia contactar vários proprietários das moradias do mesmo autor e tentar perceber como correu o processo e qual a opinião dos proprietários agora.

Não nos podemos esquecer que por norma os DO nada percebem de construção e que sendo desde o inicio ao fim acompanhados por técnicos (projectistas/fiscais/executantes) menos competentes raramente acabam por ter noção daquilo que correu mal e da forma como poderia ter corrido melhor.
    Temos aqui o exemplo do Salgueiros que por não perceber nada de arquitectura acabou agarrado à estética de uns alçados que até lhe agradaram, menosprezando o aspecto funcional e até orçamental da distribuição interior.
    Fruto desta discussão ele neste momento encontra-se dividido entre aceitar um projecto menos bom e a possibilidade de ofender um amigo.
    Concordam com este comentário: Salgueiros
  10.  # 10

Viva,

Infelizmente tenho que concordar com o que já disseram.. nada de melhoras nessas duas propostas..

Cumps.
  11.  # 11

Colocado por: zedasilvaFruto desta discussão ele neste momento encontra-se dividido entre aceitar um projecto menos bom e a possibilidade de ofender um amigo.

Pois é....o salgueiros está metido numa embrulhada, ou avança com este projecto ou perde um amigo!!!!esperemos que nem uma coisa nem outra.

Quanto aos alçados: Gosto, mas valorizo mais o espaço interior do que os alçados, porque vivemos dentro de casa e o exterior é só para encher a vista aos vizinhos. Pela rapidez com que este "esboço" foi feito, provavelmente aproveitou outro projecto e fez-lhe umas pequenas alterações.
    • dato
    • 26 setembro 2012

# 12

um amigo a cobrar 5000euros...

eu a ajudar amigos já perdi alguns euros...
    • dato
    • 26 setembro 2012

# 13

em relação ao projecto n percebo nada nem vou perder tempo a perceber..mas como um user disse aí em cima..os corredores tão mt caros
  12.  # 14

Pelo que vi, esse projecto tanto pode ser no seu terreno, como no do vizinho ou na china... Desde que exista área para implantar a casa. Essa casa não foi feita para esse terreno. Note que num terreno que afirma ser praticamente plano... Para quê uma rampa de acesso? Não faz sentido absolutamente nenhum... Aliás o "projecto" não faz sentido. Penso que a maioria do forum está em comum acordo em relação a esta observação. Cabe ao Salgueiros decidir construir uma casa que o seu amigo projecta e sendo seu amigo, no futuro nem tem vontade de entrar nela com vergonha... Ou cabe ao Salgueiros analisar, ponderar e seleccionar o melhor para si que consequentemente lhe trará qualidade de vida.
  13.  # 15

Boa tarde,
    um dos meus pedidos é fazer a casa um pouco mais subida do nivel do chão...outro pedido foi ter jardim a toda a volta excepto na zona da entrada da garagem.
    cumprimentos
  14.  # 16

Mesmo assim sendo poderia ser gerido de outra forma. Poderia pelo menos criar um jardim em declive, que acompanhasse a rampa de acesso à entrada da casa.
    Agora apenas uma rampa... Considero muito pobre a iniciativa. É quase como ver uma filme na tv, mas em vez de passar um filme, passavam fotografias... Iria ver o filme todo fragmentado sem perceber o mais importante...A sua história.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  15.  # 17

Colocado por: adarqMesmo assim sendo poderia ser gerido de outra forma. Poderia pelo menos criar um jardim em declive, que acompanhasse a rampa de acesso à entrada da casa.

Não perderia a "imagem" do bloco tal como se apresenta nos alçados? O "bloco" não está pousado no chão.
  16.  # 18

Nada disso....
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  17.  # 19

o que eu refiro é este ponto assinalado.
      rampa.JPG
  18.  # 20

Desse modo vai ter que colocar guardas ao longo da rampa. não considera que perde mais o impacto que quer atribuir?
    O que digo é que esse volume eleva-se de uma forma natural, onde o declive do terreno(jardim proposto) foi o mote da elevação da casa.
    Concordam com este comentário: Salgueiros

0.0273 seg. NEW