Colocado por: oxelferÉ muito giro, mas ignorar os erros do passado é uma boa politica?
Quem me garante que não estamos a cometer os mesmos erros do passado?
Colocado por: J.FernandesAfinal qual o "caderno reivindicativo" dos "indignados", alguém me pode esclarecer? É que eu ainda não percebi.
Colocado por: FDEste modelo, pelo que se vê, não resulta em Portugal.
Colocado por: FDLi alguns artigos sobre o que se passa na Islândia pós-crise e o que se passa por exemplo na Suíça.
Colocado por: FDDá trabalho? Dá.
É pouco prático? É.
Colocado por: FDMas, face ao que tem acontecido, penso ser uma solução razoável.
Essa medida serviria, por exemplo, para passar a responsabilização de certas medidas do governo para a população.
E dessa forma, a lenga lenga da culpa é dos políticos também acabaria, pelo menos em grande parte.
Colocado por: FDE dessa forma, a lenga lenga da culpa é dos políticos também acabaria, pelo menos em grande parte.
Colocado por: oxelferBoas,
Miguel Sousa Tavares:
"O que eu gostaria de ter ouvido, e não ouvi, era o PM declarar, por exemplo: "Acabou-se Guimarães-Capital da Cultura, acabou-se o Museu Berardo, acabou-se o Metropolitano do Porto, acabou-se a Moda Lisboa, acabaram-se os dinheiros públicos para Fundações privadas, acabaram-se os avales do Estado às dívidas da Madeira" (nem uma palavra de Passos Coelho sobre isso)."
"Já basta e ofende a desculpa da herança do anterior governo. Primeiro, porque juraram que não o fariam; segundo, porque só mostra que nada sabiam do estado do país e não estavam preparados para governar, mas apenas para ocupar o poder; terceiro, porque, que se tenha percebido, o tal buraco inesperado de 3000 milhões decorre, todo ele, da privatização do BPN, nas condições definidas por este Governo, e das dívidas escondidas do querido Jardim, criatura emérita do PSD. E resta este facto: desde que o actual Governo tomou posse, todos os indicadores económicos da conjuntura não fizeram senão agravar-se - todos, sem excepção."
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/681065
Pedro Adão e Silva:
"O primeiro-ministro justificou os cortes bem além do memorando da troika com base num conjunto de surpresas que terá encontrado. Nenhum dos documentos de execução orçamental conhecidos dá cobertura às afirmações de Passos Coelho. O único desvio conhecido resulta da Madeira, do BPN e da degradação da receita fiscal, fruto da austeridade adicional. Até prova em contrário, o elemento de surpresa é o conjunto de mitos em que assentou a campanha eleitoral do PSD."
"Não é possível vislumbrar nenhum círculo virtuoso nesta solução: as receitas do Estado só poderão retrair-se, o défice e a dívida tenderão a crescer em percentagem do PIB, a economia colapsará e as famílias ficarão bem mais pobres, com o desemprego a disparar para valores que não encontram paralelo na sociedade portuguesa das últimas décadas. Tudo em nome de uma austeridade expansionista que não passa de uma ambição ideológica, desprovida de sustentação empírica - particularmente num contexto de crise económica que nos deixa dependentes de exportações que nunca poderão compensar todas as outras perdas."
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/681068
Nicolau Santos:
"acreditam cegamente que a receita que tão mal está a provar na Grécia terá excelentes resultados por aqui. Não terá. Milhares de pessoas serão lançadas no desemprego e no desespero, o consumo recuará aos anos 70, o rendimento cairá 40%, o investimento vai evaporar-se e dentro de dois anos dir-nos-ão que não atingimos os resultados porque não aplicámos a receita na íntegra."
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/681069
Daniel Oliveira:
"A suspensão do subsídio de férias e do 13º mês dos funcionários públicos e dos reformados que recebam mais de mil euros - gente rica, portanto - não é apenas um roubo. É o enterro da nossa economia por muitos anos. Depois desta decisão todas as empresas ligadas ao comércio podem começar a preparar-se para fechar as portas. E depois delas todas as empresas que as fornecem. E quando tudo fechar, sempre quero saber onde vai o Governo sacar impostos. E como vai pôr em ordem as contas públicas. E como vamos crescer e poupar para ter liquidez e não depender do crédito externo. Não somos apenas governados por incompetentes. Esta gente é estúpida. E está a destruir o nosso futuro."
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/681070
Bruno Proença
"Ainda assim, há uma questão que é legítima colocar: estes sacrifícios vão resolver os problemas? Ainda é cedo para dar uma resposta cabal, mas as primeiras impressões são negativas. Estas medidas não são estruturais. Não quero acreditar que alguém deseje viver num País onde os funcionários públicos recebem apenas 12 salário por ano. Seria um retrocesso civilizacional. Este murro nos funcionários do Estado e nos pensionistas servem para o Governo ganhar tempo para fazer a reforma da Administração Pública que permitirá fazer a definitiva consolidação orçamental. E aqui é que começam os problemas. Não se vislumbra no discurso do Executivo um plano concreto para reformar o monstro estatal, somente medidas avulsas nos diferentes ministérios. O Estado tem de ser repensado. Sem isso, os justos vão continuar a pagar pelos pecadores"
http://economico.sapo.pt/noticias/coragem-nao-chega-para-acabar-com-o-defice_129138.html
Divirtam-se,
João Dias e seu gato psicanalistaConcordam com este comentário:becas
Colocado por: becasHoje passei nas principais ruas comerciais da minha cidade e não havia vivalma em qualquer das lojas
estas medidas sao necessárias mas nao sao suficientes!companheiro estou de acordo, mas escreva esta para mais tarde recordar, o povo já disse basta, é só uma questão de tempo, o que se passa em italia, frança e outros, é o que se vai passar cá só que como em tudo andamos sempre atrasados
Colocado por: pdavidmarquesnão é hora de acabar com estas **** de ordenados?
Claro que sim, mas cuidado que como muito bem já foi desmistificado por muita gente: para as mesmas funções um funcionário público ganha menos.
O que acontece é que na função pública se se tiver um "padrinho" será fácil ganhar muito e não fazer nenhum, e os casos são imensos. É com isto que se precisa de acabar.
Divirtam-se,
João Dias e seu gato psicanalista
Colocado por: Rui A. B.Onde está esse estudo?
Colocado por: pdavidmarquescaro oxelfer e seu gato (lol) se você conhecesse metade da malta da FP que eu conheço retirava já esse post, veja uma coisa eu ao dizer isto não é por uma questão de inveja, é pela questão de saber que essas fortunas são pagas pelo povo, e isso sim me chateia nem sabe quanto.
Como não devem imaginar eu não invento números, nem sequer faço estudos, mas leio.
Pedro Guerreiro(apenas um dos que se referiu ao facto):
"Segundo estudos do Banco de Portugal, os funcionários públicos auferem entre 10% e 20% de remuneração superior à iniciativa privada. No entanto, são os que estão nas funções de baixas qualificações que ganham mais, o que se inverte ao longo da hierarquia. Ou seja, quanto "pior" se é, mais se ganha face às empresas; quanto "melhor" se é, pior se ganha comparando com a iniciativa privada.
Esta disfunção salarial é conhecida e não é resolvida, antes agravada, por este corte de salários cego. Quem mais ganha terá um corte superior a quem menos ganha, o que sendo socialmente justo, alarga o fosso face à iniciativa privada. O incentivo para sair da Função Pública (ou para baixar os braços) é agora grande e aqueles que o poderão fazer são os melhores. Há quem ache que são todos malandros e portanto é correr com eles. Essa sanha é míope: a desvalorização da Função Pública tem sido um pecado contra o Estado quase tão grande quanto foi a engorda do número dos seus quadros. "
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=512521
Divirtam-se,
João Dias e seu gato psicanalista
Colocado por: pdavidmarquesvou contar-vos uma que é dificil acreditar mas eu sei que é verdade, tenho uma vizinha minha que é secretaria de uma vereadora, e posso dizer que essa senhora aufere mensalmente 3000€ agora dizemos muitos, então os que estão acima? não é hora de acabar com estas **** de ordenados? eu moro no direito o Sr nº2 da câmara (não interessa) mora no esqº, andava de mercedes reles todos os dias, agora o Sr motorista vai busca-lo todos os dias de A4, não é tempo de acabar com estas **** de mordomias? mais exemplos? tinha muitos, mas vou ficar por aqui, também faço parte dos da geração a rasca e dos indignados ou seja tou do lado do povo.
Colocado por: jorgferrOu seja em vez de se cortarem salários devia-se despedir os milhares de incompetentes que há na função publica, tal como as empresas fazem no privado. Ao invés disso prefere-se cortar cegamente e continuar com a mama para muitos incompetentes que por lá param.
Colocado por: pdavidmarquesesse tipo é dos jornais, não vá em cantigas nem tudo o que se lê é verdade.
Colocado por: pdavidmarquesvou contar-vos uma que é dificil acreditar mas eu sei que é verdade, tenho uma vizinha minha que é secretaria de uma vereadora, e posso dizer que essa senhora aufere mensalmente 3000€ agora dizemos muitos, então os que estão acima? não é hora de acabar com estas **** de ordenados? eu moro no direito o Sr nº2 da câmara (não interessa) mora no esqº, andava de mercedes reles todos os dias, agora o Sr motorista vai busca-lo todos os dias de A4, não é tempo de acabar com estas **** de mordomias? mais exemplos? tinha muitos, mas vou ficar por aqui, também faço parte dos da geração a rasca e dos indignados ou seja tou do lado do povo.