Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Boas,

"
    A redução do défice orçamental em 2012 será conseguida exclusivamente com cortes na despesa. Neste valor, contudo, estão incluídos os cortes de subsídios de funcionários e pensionistas que juntamente com outras medidas de cortes de despesa de pessoal representam 70% do esforço do lado da despesa.
    "

Já alguém tinha explicado o porquê de o corte ser só na função pública, aqui está.

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 282

Boas,

Esta para mim é simplesmente escandalosa

"
    Recibos verdes do Estado também perdem subsídios
    A suspensão do subsídio de férias e de Natal abrange os contratos de prestação de serviços na modalidade de avença.
    Em causa estão os contratos de prestação de serviços que garantam "pagamentos mensais ao longo do ano, acrescidas de uma ou duas prestações de igual montante", estabelece a proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2012
    "

Divirtam-se,
  3.  # 283

Boas,

"
    Idade mínima de reforma não sobe para 57 anos
    Ou seja, quem contar 55 anos de idade e 30 de serviço pode abandonar precocemente o mercado de trabalho.
    "

(para quem acha que quem tem o meu tipo de discurso é porque é comunista, sindicalista ou algo do género, aqui vai uma em que sou completamente contra o pensamento do PC ou do BE)
    Nesta que até estava de acordo e achava que deveriam ir (muito) mais longe, não me fazem a "vontade".

Divirtam-se,
    •  
      alv
    • 17 outubro 2011

# 284

Vivam!
    Colocado por: loverscout

acho bem..... ja aqui ha uns meses tinha dado essa ideia numa conferencia em que participei, no sentido de se poder acabar com a economia paralela!
    um dos principais problemas de as pessoas nao pedirem factura de tudo o que compra é precisamente esse de nao servir para nada! ora se o estado devolvesse, e na minha opiniao nem eram precisos 5%.... bastava 1% de tudo! e assims e acaba com a economia parelela!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu
    Concordam com este comentário:eu

Já tinha escrito isto aqui há mais de um ano. Só não encontro onde.
    Não é que esta coisa da advinhação está a resultar. Vou jogar no euromilhões. É desta que compro o forum ao FD!
    "Fassam" parte.
  4.  # 285

Se funcionasse, era uma boa ideia, mas entre pagar 23% para depois receber até 5% de volta e pagar 0%, adivinhe lá o que a malta da economia paralela vai escolher.
  5.  # 286

Partilho aquilo que julgo ser a ideia de muitos países sobre nós Portuguieses: https://www.youtube.com/watch?v=YgFAq46tKAI&feature=related
  6.  # 287

Eu não. Espero não partilhar também ignorância de que aí dão mostras.
    • LuB
    • 17 outubro 2011

# 288

Assim à primeira vista não me acredito:
    sem factura: 1000€
    com factura: 1230€ - 5% IRS = 1168,50€

Qual escolhe?

Mas isso não é uma questão de escolha.
    (Impostos não são facultativos...)
    É uma questão de lhe ser aplicada uma multa de 2000 Euros cada vez que for apanhado a fazer a perguntinha, com preços a condizer.
    Passa-lhe logo a vontade de continuar a aldrabar o fisco.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Jorge Rocha, Meia Cuca
  7.  # 289

Alguém ainda duvida que somos todos responsáveis pela(s) dívida(s)?
    Ou por termos votado neles, ou por não termos feito o suficiente para os outros não votarem neles.

(Nota: e nem estou a falar de questões que deviam ser matéria para tribunais, tipo os submarinos da Ferrostaal
    http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1827820)
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Rocha
    • bino_
    • 18 outubro 2011 editado

# 290

Que gráfico é esse? Taxa de crescimento acumulado? De quê?

Aqui fica um grafico: dívida pública portuguesa em % do pib, 1850-2010
    (http://1.Bp.Blogspot.Com/-pqhd4uiv5t8/tvsezfjmxki/aaaaaaaab3u/itdp375atts/s1600/d%25c3%25advidaexternabruta-pib-desmitos.Png)
    A tendência dos últimos anos é clara e os anos em que andou bem também.
      Divida Publica portuguesa 1850-2010 _ Valerio e Mata (1994) e AMECO.png
  8.  # 291

Boas,

Colocado por: LuBMas isso não é uma questão de escolha.
    (Impostos não são facultativos...)
    É uma questão de lhe ser aplicada uma multa de 2000 Euros cada vez que for apanhado a fazer a perguntinha, com preços a condizer.
    Passa-lhe logo a vontade de continuar a aldrabar o fisco.

1 - Não é um questão de escolha? Em que país? Não me diga que nunca lho perguntaram e que nunca disse que preferia sem factura. Eu peço factura por tudo e por nada actualmente, mas admito que já o fiz no passado. Fiz obras o ano passado em casa e paguei a totalidade do IVA sobre tudo, quantas pessoas o fazem? E olhe que era um valor nada simpático (mais de 2500€). Pelo que vou conversando com as pessoas (aqui podem-me desmentir ou não, estamos no sitio certo) chego à conclusão que o normal é pagar no máximo 50%.
    2 - Multa: quantos casos conhece?
    3 - Onde é que eu disse que tinha vontade? Pelo menos conscientemente nunca enganei o fisco, ou tentei sequer.

Divirtam-se,
  9.  # 292

"Pensões vitalícias de ex-políticos poupadas a cortes"

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2064326

Os maiores responsáveis pelo estado em que está o país, em vez de serem julgados e condenados, são poupados...
  10.  # 293

Colocado por: oxelferBoas,

Não fez bem as contas, com factura paga sempre mais.
    Se ético ou não, se é bom ou não, é outra história.

Divirtam-se,

eu fiz bem as contas.....o tuga é que tem a mania que é esperto....o estado tem que ir buscar receita a algum lado, essa lado chama-se Impostos, seja IRC, IRS, IMI, IVA..etc etc... ora se voce foge dum lado o estado vai aumentar do outro, e no final o que vemos é que sao sempre os mesmos prejudicados! ou seja em termos praticos voce paga menos no momento em que compra esse determinado bem sem factura, mas na realidade paga bem mais em todos os outros bens que nao consegue fugir á factura!

Agora refaça novamente as contas e diga-me lá se compensa pedir sem factura!
    Concordam com este comentário: j cardoso, Luis K. W., Meia Cuca, oxelfeR (RIP)
    •  
      MRui
    • 18 outubro 2011

# 294

Tenho de confessar que estou a adorar este OE 2012, assim como também adoro este Governo. Só dois pequenos exemplos que dizem muito: o importo sobre o tabaco de enrolar e cigarros normais, passa de 45% para 50%; nas cigarrilhas e charutos passa de 13% para 15%. As reformas e ordenados já todos sabem como vão ser taxados, talvez não saibam que as pensões vitalícias de antigos políticos vão ser poupadas à austeridade, ou seja, não vão ter cortes. Porreiro, pá! Quem votou nestes gajos deve estar a sentir-se muito feliz.
    •  
      FD
    • 18 outubro 2011

# 295

Colocado por: jorgferrPartilho aquilo que julgo ser a ideia de muitos países sobre nós Portuguieses:https://www.youtube.com/watch?v=YgFAq46tKAI&feature=related

E ainda falta aí o episódio do emigrante português que a protagonista conhece... uma empregada doméstica.
  11.  # 296

Boas,

Colocado por: loverscoutAgora refaça novamente as contas e diga-me lá se compensa pedir sem factura!

Não lhe deixo de dar razão no seu raciocínio.
    O que me deixa algumas dúvidas (é mesmo uma dúvida, não tenho certezas) é que isso seja verdade neste sistema actual. A carga de imposto impostos não é determinada pelas reais necessidades mas sim pelo que é suportável.
    Só notar que eu não defendo nunca a fuga aos imposto seja a que nível for.

Divirtam-se,
  12.  # 297

Colocado por: oxelferFiz obras o ano passado em casa e paguei a totalidade do IVA sobre tudo, quantas pessoas o fazem? E olhe que era um valor nada simpático (mais de 2500€).
    Fez uma obra de mais de 42.000euros + IVA e não nos contou nada?!?
    Tss! Tss! Tss!

Colocado por: bino_Que gráfico é esse? Taxa de crescimento acumulado? De quê?
    Está lá escrito.
    E a fonte (IGCP-instituto de gestão de crédito público) também.

Colocado por: bino_ Aqui fica um grafico: dívida pública portuguesa em % do pib, 1850-2010
    "http://1.Bp.Blogspot.Com/-pqhd4uiv5t8/tvsezfjmxki/aaaaaaaab3u/itdp375atts/s1600/d%25c3%25advidaexternabruta-pib-desmitos.Png"
    Não consegui aceder a esse blogue, pelo que não percebi a quem se deve a autoria desse gráfico.
    É que, de acordo com este gráfico , o melhor Primeiro-Ministro desde o 25/4 foi o António Guterres (eleito em 1995) !
    (Estamos sempre a aprender...!)
  13.  # 298

O gráfico do LuisKW é um bom exemplo de como variando o ponto de vista pelo qual se olha para as estatísticas, se conseguem bons números de ilusionismo.

Ainda assim, o valor de 347% de aumento de taxa acumulada no reinado de Cavaco, não bate certo com um aumento de dívida pública de 50% do PIB em 1985 para 60% em 1995. Já os 49% de Socrátes batem certo com um aumento de 60% do PIB em 2005 para 90% do PIB em 2010.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 299

Boas,

Colocado por: Luis K. W.Fez uma obra de mais de 42.000euros + IVA e não nos contou nada?!?

Não!
    Cerca de 12000€

Divirtam-se,
  15.  # 300

Acabei de ler esta noticia..

http://aeiou.expresso.pt/ocupas-juntaram-300-mil-dolares=f681205

Todos os dias são entregues no parque Zuccoti centenas de embalagens de cartão da UPS recheadas, entre outras coisas, de pilhas, cobertores, caixas de cereais, sabonetes, camisolas, manteiga de amendoim e barras energéticas. Chamam-lhes rações de protesto.

Chega também dinheiro, muito dinheiro. Desde que os protestos começaram há precisamente um mês, o movimento "Occupy Wall Street" recolheu cerca de 300 mil dólares (cerca de 218 mil euros), quantia já depositada no "Amalgamated Bank", uma instituição financeira propriedade de um sindicato.

A cooperação com os sindicalistas tornou-se fundamental. Todas as caixas de cartão são armazenadas num edifício próximo pertencente ao "United Federated of Teachers".

O ritmo das doações pode fazer crer também que os 'ocupas' preparam-se para enfrentar os rigores do inverno.

Gastos acima dos cem dólares só com votação

Com tanto dinheiro ao dispor, os manifestantes trataram de estabelecer regras. A primeira define que qualquer gasto acima dos 100 dólares tem de ser aprovado em assembleia-geral.

Ainda há dois dias, com a convocação da marcha até Times Square, foi proposta a compra de centenas de passes do metro ('extravagância' de mais de 2000 dólares).

Depois de aprovada a iniciativa, os ocupas lá seguiram de Wall Street até ao 'cruzamento do mundo', onde turistas de todas as origens afluem diariamente.

Arun Gupta e Nomi Prins, dois dos fundadores do movimento, garantem ao Expresso que o rigor é para continuar.

Enquanto a lia pensei:

Então mas afinal o movimento que critica a banca está aliado a um sindicato que detém um banco?
    Claro, quer queiramos ou não as instituições financeiras são uma necessidade em qualquer sociedade em que exista uma moeda.

Mas o mais caricato é uma medida, que embora democrática e com alguma razão de ser, e por mais bem intencionada que seja, vai ela ser o problema
    quando a coisa ganhar outra escala, como acontece em qualquer clube, condominio, associação ou governo.

É preciso uma assembleia geral para gastar mais de 100 USD. Ok! Eis o que vai acontecer assumindo que o movimento ganha escala.

Dentro de algum tempo, e havendo fundos, vai se necessário comprar coisas essenciais em quantidades que orcem mais de 100 USD.
    Ao inicio ainda se faz uma assembleia para cada compra. Depois começa-se a perder muito tempo em assembleias e menos no que lhes é realmente importante.

É então que se nomeia, ou melhor "elege" (pelo menos no inicio) uma comissão para tratar das compras, e passa a ser esta comissão a ter autonomia para gastar mais de 100 USD de cada vez.
    Mais tarde, elegem-se comissões para as varias componentes que estão sempre a precisar de assembleias gerais para decidir coisas, como forma de acelerar o processo.

Essas comissões vão ter um trabalho extra em relação aos outros indignados e será decretado em assembleia que é justo que eles tenham uma compensação pelo trabalho acrescido que têm no movimento.
    Paralelamente vai haver chicos-espertos que quando querem fazer um gasto de 200 USD, optam por fazer dois de 100 ou mesmo de 99, para escapar ao escrutinio.

Rapidamente os 300K USD começam a mingar, e um dia percebe-se que não há muito mais.. a assembleia decreta que se faça uma vaquinha.. leia-se impostos...
    yada yada yada passado algum tempo temos uma sociedade igualzinha, com corrupção, pagamento de favores, etc, etc.

Enfim.. isto agora dava uma novela.. cuja semelhança com um documentário sobre a situação economica actual seria pura coincidencia..

0.1181 seg. NEW