Colocado por: j cardosoNa minha opinião para além de outras causas para a diferença de mentalidade uma há que teve bastante influência: a religião, nomeadamente a diferença introduzida pela Reforma e pela Contra-Reforma; a generalidade das mentalidades dos países protestantes (não sei se será este o termo correcto) está muito longe da mentalidade dos países do sul, sujeitos às doutrinas de Roma. Acho bem patente essa diferença no comportamento cívico colectivo dos diferentes povos.
Colocado por: Luis K. W.Pagou vinte-e-tal % de taxa de IVA num trabalho de construção/remodelação em sua casa?!?
Colocado por: oxelferAutoridades culpam os bancos e exigem-lhes mais capital e os bancos culpam o sector público. Mas os argumentos dos bancos são mais sólidos”, defendeu o banqueiro.
Penso que em Inglaterra o protestantismo começou precisamente devido à ordem dos templários...
Colocado por: viegaslxMas no irs de 2012 não se vai "meter" casas compradas em 2012, só no de irs 2013. Certo ?
Colocado por: j cardoso
Não, não foi o caso. A causa da separação de Roma e consequente formação da Igreja Anglicana não tem nada a ver com Martinho Lutero, quer nas razões quer no tempo. No caso da Inglaterra o motivo foram as "gaijas", passe a brejeirice. Quando o Papa não o deixou divorciar-se de Catarina de Aragão (que tinha sido casada com o irmão de Henrique mas, quando este faleceu, alegou que o casamento não tinha sido consumado (1)) para casar-se com Ana Bolena, Henrique VIII fez o que um verdadeiro homem faria: trocou os "favores" do Papa pelos Favores - assim mesmo, com maiúscula - da Ana Bolena (quanto a mim muito mais apetecível que um homem - mesmo sendo Papa, mesmo de saias e sapatos Prada). Mais: quando o Papa o excomungou Henrique limitou-se a responder: ai é? Se não posso jogar nesse campeonato vou organizar a minha própria competição. Meu dito meu feito: separou a igreja inglesa de Roma, chamou-lhe igreja Anglicana e fez uma proposta irrecusável ao Arcebispo de Cantuária: ou apoiava o rei ou via a cabeça separada do corpo pelo pescoço. O Arcebispo, habituado que estava a ter a cabeça no lugar, ainda hesitou mas convenceu-se quando Henrique prometeu autorizar os padres a casar. Assim se formou a Igreja Anglicana. Já o resto da história é mais complicada e tem mais a ver com um mal disposto, de seu nome Martinho Lutero, que - tal qual certocardosoque eu conheço - tinha não só uma aversão profunda pela "autoridade" mas também um certo gozo em lançar a confusão. Uns dizem que estava contra a mania do Papa de vender o perdão dos pecados cometidos e prometer o acesso ao paraíso a troco de alguns títulos da dívida pública papal. Outros, entre os quais me incluo, acham que ele queria era uma parte no negócio - e o direito assegurado ao tal paraíso. Seja qual for a razão a verdade é que amuou com a "nega" do Papa e resolveu organizar o próprio campeonato, seguindo o exemplo de Henrique VIII. Os latinos, indecisos como sempre e a ver quem pagava melhor, só se resolveram a continuar no campeonato do Papa quando este prometeu interceder no círculo divino pela realização de um milagre em solo pátrio. O prometido é devido e foi assim que em 1917 (mais vale tarde do que nunca) N.ª Sr.ª de Fátima se viu obrigada a subir a uma azinheira para ter uma conversa com o 3 pastorinhos e a conversar com eles todos os dias 13 de cada mês entre Maio e Outubro, altura do ano em que, à semelhança dos reformados ingleses e alemães, gozava os favores do nosso clima a preços módicos. O resto ... o resto é o que se sabe.
Posso garantir, caro amigo Jorge, que foi assim que se passou. eu próprio assisti a tudo, como pode confirmar outra testemunha, o meu venerável amigo e companheiro de lides de longa data, o Comendador Marques de Correia.
(1) Depois de visionadas algumas imagens de Catarina de Aragão eu próprio acho que também preferia morrer a ter de consumar fosse o que fosse.Concordam com este comentário:adan
Colocado por: adanAliás países como Brasil, Angola, China, Canadá são maioritariamente católicos romanos e parecem não padecer tanto do nosso mal...
Colocado por: Picareta"Pensões vitalícias de ex-políticos poupadas a cortes"
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=2064326
Os maiores responsáveis pelo estado em que está o país, em vez de serem julgados e condenados, são poupados...
Colocado por: Luis K. W.Digam-me lá:
Isto não vos cheira a provocação ? ?
...os cortes dos subsídios de férias e de Natal não se vão aplicar às subvenções recebidas por antigos titulares de cargos políticos, por serem pagas em 12 prestações e não em 14.