Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 441

Boas,

Leiam esta e digam-me o que pensam:
    Cerca de 800 médicos com Contrato Individual de Trabalho (CIT) ameaçam uma rescisão em massa para deixar o Serviço Nacional de Saúde se avançar a proposta de Orçamento de Estado de equiparar os seus salários aos da função pública.
    ...
    A ser concretizada a proposta do OE, haverão diminuições na ordem dos 80 por cento em alguns vencimentos, segundo Miguel Reis, para quem pode tornar-se “mais vantajoso” abandonar o SNS e procurar outras saídas profissionais, seja no sector privado ou fora de Portugal.
    ...
    http://www.publico.pt/Sociedade/medicos-com-contrato-individual-de-trabalho-ameacam-rescisao-em-massa-do-sns-1518341

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 442

Caro João Dias...
    A única coisa que lhe sei dizer é que Passos Coelho nunca erigiu uma empresa a partir do 0,e esse é que é o problema,não sabe lidar com dificuldade porque não a tem,e essa(dificuldade)pertence aos outros e não a ele!
    O que mais me preocupa é termos um 1º ministro absolutamente imcompetente,e as pessoas encolhem a penas os ombros,com a ideia que se tem que empobrecer as massas para recuperar Portugal!
    Pena tenho que se esteja a fazer ao contrário do que este sr.diz...empobrece-se para depois recuperar!
    http://www.youtube.com/watch?v=YHuYyqv4o_Y&feature=related

Cumps
  3.  # 443

Boas,

Colocado por: Jorge RochaCaro João Dias..

Procurava opiniões era mesmo sobre a notícia.

Colocado por: Jorge RochaO que mais me preocupa é termos um 1º ministro absolutamente imcompetente,e as pessoas encolhem a penas os ombros,com a ideia que se tem que empobrecer as massas para recuperar Portugal!

Agora vou por toda a gente contra mim:
    Só lendo o que ele disse ("Só vamos sair da crise empobrecendo") eu não consigo estar em desacordo completo, agora se formos ver o que é que isso significa para ele e o que vai fazer, ai sim estou em desacordo.
    A notícia vai muito ao encontro da minha frase de cima:
    - Por acaso não gosto muito deste, mas fala aqui numa coisa que eu já tinha referido neste forum:
    "Ora, já que estamos a falar de direitos adquiridos, eu gostava de fazer uma pergunta: um salário anual de 750 mil euros também é um direito adquirido? 744 mil euros, para sermos exactos. Este foi o montante que um médico algarvio conseguiu arrecadar em 2009 (Jornal de Notícias, 15 de Outubro). "
    http://aeiou.expresso.pt/como-e-que-um-medico-ganha-750-mil-euros-no-sns=f683206
    -
    ""Os direitos adquiridos são uma burla". A frase é de Ângelo Correia e foi dita há um ano na sala de bondage da SIC com o sugestivo nome de "Plano Inquilinado""
    "Perante a possibilidade - mais do que justa e que nem deveria merecer grande debate - de acabar com as pensões vitalícias de ex-deputados a trabalhar no privado o implacável Correia, que, apesar de não viver com dificuldades, a recebe, foi taxativo: discorda. Porquê: é "um direito adquirido". Não é uma burla, claro está. Nem um privilégio. Porque a vergonha é uma coisa que não lhe assiste."
    http://aeiou.expresso.pt/-os-direitos-adquiridos-do-padrinho-de-coelho=f683079
    - Para esta procurei mais informações (no próprio OE) e não encontrei:
    "Em 2012, Passos Coelho prevê gastar mais de 100 milhões de euros nesta rubrica. São quase mais 4 milhões de euros que José Socrates reservou em 2011."
    http://videos.sapo.pt/lEtMO5JPAz3FdYQveNKo

Para mim é um dado adquirido que o país e muito dos portugueses têm de empobrecer (e não é de agora, já o digo há 20 anos), só resta saber quais (classes, camadas, estratos, o que lhe quiserem chamar) é que vão empobrecer.

Divirtam-se,
  4.  # 444

"Só vamos sair da crise empobrecendo"
    Ou

"Só vamos sair desta situação empobrecendo"

equivale a dizer a um doente: "Você só melhora adoecendo"

Ou dizer a alguém que já está no fundo: agora só cavando para enterrar mais.

é isto que ele está a dizer, correcto?

Ou seja, para voltarmos a melhorar a nossa vida temos que piorá-la bastante para depois crescer voltando onde já estávamos.
    Concordam com este comentário: becas
    • hangas
    • 26 outubro 2011 editado

# 445

http://dre.pt/pdfgratis/2011/10/20000.pdf

Alguém me pode explicar porque é que no Orçamento da AR para 2010 estão previstos 890.300,00 para subsidios de natal?? (pag 4659)

Edit:
    TOTAL DA DESPESA ORÇAMENTAL 95.394.581,00 Eur
    Sou só eu que acho que uma AR de um país como Portugal podia gastar pelo meno metade disto para as mesma funções?
  5.  # 446

Colocado por: hangasAlguém me pode explicar porque é que no Orçamento da AR para 2010 estão previstos 890.300,00 para subsidios de natal?? (pag 4659)

Já vem tarde, já foi explicado ontem que o orçamento da AR foi feito antes de serem conhecidas estas novas medidas e que essa situação será corrigida.

Colocado por: hangasSou só eu que acho que uma AR de um país como Portugal podia gastar pelo meno metade disto para as mesma funções?

Manter uns 400 ou 500 militares em missões no estrangeiro custa 75 milhões por ano, manter 230 deputados em Lisboa fica por 95 milhões, é o país que temos.
  6.  # 447

Colocado por: rjmsilvaJá vem tarde, já foi explicado ontem que o orçamento da AR foi feito antes de serem conhecidas estas novas medidas e que essa situação será corrigida.

Passou-me ao lado...
    Assim sendo, e assim que for conhecida a versão corrigida será então uma boa oportunidade para se comparar rubrica a rubrica as diferenças, visto que assim serão melhor comparáveis do que com anos anteriores.
  7.  # 448

Boas,

Colocado por: bino_equivale a dizer a um doente: "Você só melhora adoecendo"
    Ou dizer a alguém que já está no fundo: agora só cavando para enterrar mais.
    é isto que ele está a dizer, correcto?
    Ou seja, para voltarmos a melhorar a nossa vida temos que piorá-la bastante para depois crescer voltando onde já estávamos.

1 - doente: há várias doenças, umas mais graves que outras.
    2 - fundo: nem todos estão no fundo, e o que é o fundo para uns é o que muitos desejam.
    3 - o que ele está a querer dizer é que a austeridade ainda vai no adro.
    4 - não sei se voltamos onde já estávamos.

Divirtam-se,
  8.  # 449

Boas,

"De acordo com o projeto de conclusões da cimeira da Zona Euro que decorre esta noite em Bruxelas, os chefes de Estado e de Governo dos 17 países do espaço monetário único convidam Portugal e Irlanda, países com programas de assistência em curso, a "prosseguirem os seus esforços, manterem-se comprometidos com as metas acordadas e estarem prontos a tomar quaisquer medidas adicionais necessárias para atingir essas metas"."
    http://aeiou.expresso.pt/portugal-deve-estar-pronto-a-tomar-medidas-adicionais=f683493

Divirtam-se,
    • adan
    • 27 outubro 2011

# 450

Colocado por: oxelferBoas,

1 - doente: há várias doenças, umas mais graves que outras.
    2 - fundo: nem todos estão no fundo, e o que é o fundo para uns é o que muitos desejam.
    3 - o que ele está a querer dizer é que a austeridade ainda vai no adro.
    4 - não sei se voltamos onde já estávamos.

Divirtam-se,

1. Pela maneira como diz até parece que é bom estar doente... "Não se deve rir de uma criança que chora porque lhe roubaram um chupa-chupa... Todas as dores são iguais" Goethe
    2. Repare no que disse: "e o que é o fundo para uns é o que muitos desejam" Isto não quer ´dizer a mesma coisa??? Uns no fundo, outros que lá estão e desejam não estar"
    3. Nos tempos de hoje pergunto: austeridade para quem??? É que eles só se forem apanhados... é que teem vergonha...
    4. Pelo menos das próximas gerações... A marca estará sempre lá...
  9.  # 451

Boas,

1/2 -
    No fundo o que quero dizer é que há muitos que se queixam de barriga cheia.
    3 - também mas não só.
    4 - há 20 anos que digo mais ou menos a mesma coisa: pode parecer um paradoxo, mas a minha geração (30/40 anos) que tiveram os seus pais numa dita classe média, muito dificilmente atingirão o mesmo nível de vida dos seus pais.

Divirtam-se,
  10.  # 452

Boas,

Portugal pode não ser um deserto (apesar de alguns dizerem que lá para o alentejo existe um), mas pelo menos uma certeza tenho, existe pelo menos um camelo.
    Esse camelo coloca à frente do "tenho direito" o "tenho necessidade", pode ser uma espécie rara, não têm muitos da sua "família" com quem conversar e normalmente quando conversa com membros de outras famílias é frequentemente confundido com outro animal, o burro.
    Este camelo não prescinde dos seus direitos, mas antes de os chamar a si, verifica se deles necessita.
    Este camelo sabe que os seus direitos muitas vezes podem colidir com os direitos de outros e que chamar a si os seus direitos pode estar a diminuir os direitos de outros.
    Este camelo raramente encontra quem como ele aja.
    Este camelo assim age por ser para ele esta a forma justa e correcta.
    Este camelo não o faz por ser santo ou para ser endeusado.
    Este camelo já abdicou do subsídio de desemprego (não o pedindo) quando a ele tinha direito.
    Este camelo já "insultou" a sua companheira por querer pedir bolsa de estudo para a faculdade (a que a companheira teria direito).
    Esta camelo apesar de pagar os seus impostos acha ridículo, ele ou alguém com os seus rendimentos, ir ao centro se saúde e pagar 1€.
    Este camelo não faz "malandrices" ao fisco.
    Este camelo têm (muito) mais do que necessita.
    Este camelo não se queixa das medidas de austeridade, nem que seja por respeito a quem vai passar dificuldade reais.
    Este camelo não concorda com o caminho que vai ser seguido, mas sabe que vai continuar (ou espera) a ter um bom nível de vida ao contrário de muitos outros.
    Esta camelo não está preocupado consigo próprio.
    Este camelo gostava de saber quanto camelos existem.
    Este camelo gostava de saber quantos já abdicaram de direitos seus por acharem que deles não necessitam.
    Este camelo vai continuar a ser camelo.

Divirtam-se,

PS: isto é um fórum, são livres de acreditar ou não que este camelo existe.
    Concordam com este comentário: LuB, hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuB
    • adan
    • 27 outubro 2011 editado

# 453

O problema deste país é não ser governado por verdadeiras donas de casa...

Os romanos (antigos, que os de agora deixam a desejar...) tinham uma estrutura social bem pensada: homens iam trabalhar... traziam o soldo e entregavam às mulheres... Elas como verdadeiras matronas: geriam as compras dos alimentos, a educação dos filhos, coziam a roupa e tudo, pelos menos tudo parecia correr bem... Quando o dinheiro faltava, elas lá tinham num pote umas poupanças e cortavam em tudo o que não era essencial... Não cortavam na educação dos filhos; porque faltas de respeito em casa é que não... Não cortavam na saúde porque precisavam de ter saúde para trabalhar, ganhar dinheiro e dar volta à crise... Agora cortavam nas pulseiras, nas quadrigas, nas sandálias novas e nas espadas, nas idas ao coliseu...

Por isso apelo a ser governado por uma destas matronas... Que sabe o que é governar uma casa... e viver o dia a dia a pensar no futuro sem o comprometer...

Hoje o que temos... o contrário: corta-se no que edifica o futuro: educação. Corta-se nos pilares da saúde física e nas condições em que é prestada... e as futilidades de um aparelho de estado roto, mas farto, continuam... temos é governantes que não sabem o que é essencial... porque dedicaram-se tanto à política que nunca governaram sequer a sua casa...
    Concordam com este comentário: Alice Gonçalves
  11.  # 454

Começo a perder a paciência....

"Cavaco leva duas equipas de futebol ao Paraguai

Enquanto Passos Coelho se faz acompanhar de quatro pessoas, Cavaco Silva leva 23 para uma cimeira de dois dias, revela hoje o jornal i.
    A Cimeira Ibero-Americana, que decorre entre os dias 27 e 28 de Outubro, em Assunção, no Paraguai, é muito mais importante para o Presidente da República que para o primeiro-ministro ou para o chefe da diplomacia, Paulo Portas, garante hoje o i.
    Enquanto Pedro Passos Coelho leva consigo quatro pessoas, incluindo segurança, Aníbal Cavaco Silva arrasta atrás dele um séquito de 23, no qual se incluem mordomo e médico pessoal.
    O Presidente, que se eternizou na célebre frase "Ninguém está imune aos sacrifícios", já tinha suscitado consternação aquando da visita aos Açores em Setembro, por se ter feito acompanhar de uma comitiva de 30 pessoas, entre as quais estavam o chefe da casa civil e sua esposa, quatro assessores, dois consultores, um médico pessoal, uma enfermeira, dois bagageiros, dois fotógrafos oficiais, um mordomo e 12 agentes de segurança.
    "
  12.  # 455

A mim, há outras coisas que me fazem perder a paciência.

1990-2010
    Em 20 anos TRIPLICARAM o número de automóveis em Portugal

1. os portugueses compraram, em média, 200.000 automóveis NOVOS por ano nos últimos 20 anos. São 4 MILHÕES de automóveis novos;

2. o consumo de combustíveis mais que duplicou nestes 20 anos.

Em resumo:
    . Deram-nos PARTE do dinheiro para gastarmos em autoestradas. O resto ficámos a dever a bancos estrangeiros.;
    . Desatámos a comprar carros estrangeiros (importados);
    . Pagámos esses carros com dinheiro emprestado A JUROS aos "nossos" bancos. Mas os nossos bancos tiveram de pedir dinheiro emprestado a bancos estrangeiros para financiarem estas compras. Conclusão: parte dos juros que pagámos, foram para bancos estrangeiros.;
    . Portugal é dos países da Europa em que mais se utiliza o automóvel nas deslocações. Conclusão: mais importação de peças, de combustível, etc. do estrangeiro.

Eu não era apologista do isolacionismo, nem da saída da UE / Euro.
    Mas , agora que já recebemos os subsídiozinhos a fundo perdido - e não iremos ter direito a mais - não será de fazer como certas empresas que cá se instalam enquanto têm isenções fiscais, E SAIRMOS DA UE ?
    Concordam com este comentário: eu, jorgferr
  13.  # 456

Colocado por: Luis K. W.A mim, há outras coisas que me fazem perder a paciência.

1990-2010

1. os portugueses compraram, em média, 200.000 automóveis NOVOS por ano nos últimos 20 anos. São 4 MILHÕES de automóveis novos;

Em resumo:
    . Deram-nos PARTE do dinheiro para gastarmos em autoestradas. O restoficámos a dever a bancos estrangeiros.;
    . Desatámos a comprar carrosestrangeiros(importados);
    . Pagámos esses carros com dinheiro emprestado A JUROS aos "nossos" bancos. Mas os nossos bancos tiveram de pedir dinheiro emprestado a bancos estrangeiros para financiarem estas compras. Conclusão: parte dos juros que pagámos, foram para bancosestrangeiros.;
    . Portugal é dos países da Europa em que mais se utiliza o automóvel nas deslocações. Conclusão: mais importação de peças, de combustível, etc.do estrangeiro.

Mas , agora que já recebemos os subsídiozinhos a fundo perdido - e não iremos ter direito a mais - não será de fazer como certas empresas que cá se instalam enquanto têm isenções fiscais, E SAIRMOS DA UE ?
    Concordam com este comentário:jorgferr

Faça como eu, tinha um clio de 2002. Em Maio vendi-o e ando de transportes públicos (ia ter de pagar seguro,revisões,selo,etc,assim cortei o mal pela raiz). Quando um dia precisar de carro compro um dos milhares de usados que andam por aí, carros novos é para ricos. O incrível é que é só endinheirados em Portugal, queixam-se da crise, mas só se vêem carros de gama média a alta...
  14.  # 457

Boas,

Colocado por: Luis K. W.2. o consumo de combustíveis mais que duplicou nestes 20 anos.

Em média um português gasta tanto em habitação (13,7% do rendimento) como em transportes (13,1%).
    Curiosamente ou não:
    - 15,6% em alimentação (exclui-se bebida alcoólicas)
    - 10,0% em restaurantes e hotéis.
    - 6,7% em lazer, recreação e cultura

Divirtam-se,
  15.  # 458

Colocado por: Luis K. W.
    Concordam com este comentário:eu,jorgferr

Melhor ainda, seria os portugueses, saírem de Portugal, resolvíamos os nossos problemas.
  16.  # 459

Colocado por: rampage

Melhor ainda, seria os portugueses, saírem de Portugal, resolvíamos os nossos problemas.

Muitos já saíram e muitos outros estão para sair. O problema é que a saída de mão de obra muitas vezes qualificada em nada abona em favor de Portugal.
  17.  # 460

1990-2010

Um pais que investe em auto-estradas e tem uma das maiores taxas de km de auto-estrada por habitante, não investe em sistemas de transportes públicos (e não estou a falar do porto e lisboa), onde os transportes públicos tão igualmente penalizados pelos impostos do combustível e aquisição de veículos (acho eu, corrijam-me se estou errado)....é óbvio que o número de carros pessoais aumentam...o país incentiva a tal, pelo menos psicologicamente.
    O aumento dos combustíveis é algo cómico. Este ano o barril de petróleo andou nos 100$, subiram os preços como loucos (gasóleo nos 1.40 e muitos€...chegou aos 75$ o preço "baixo" (gasóleo 1.40 e alguns€)....chegou agora aos 90$ e já vem ai subidas :)

mas só se vêem carros de gama média a alta...

Duas explicações:
    Ficou tudo louco e já que o mundo vai acabar la para 2012, pelo menos gozam os 12 meses que lhes restam;
    A crise é tal que só sai à rua quem tem dinheiro = quem tem possibilidade e comprar "bons" carros..logo são estes os únicos vistos :)

Muitos já saíram e muitos outros estão para sair. O problema é que a saída de mão de obra muitas vezes qualificada em nada abona em favor de Portugal.

Sai mão de obra qualificada porque está não é precisa em Portugal. Caso o fosse, a mesma era contratada em vez de se preferir ir pelo mais barato e menos qualificado. Mentalidade (portuguesa?).

0.1469 seg. NEW