Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 901

Boas,

Desvio de fundos para Lisboa já vai em 191 milhões de euros
    A cada trimestre, aumenta o valor dos fundos comunitários destinados às regiões em desenvolvimento mas aplicados em Lisboa. Em Setembro, atingiu os 191 milhões de euros, muito devido a um projecto dos serviços gerais da Universidade de Lisboa.
    O investimento envolve a infra-estrutura informática, a gestão documental e a modernização dos serviços administrativos da Universidade de Lisboa. O investimento ronda os três milhões de euros, 1,4 milhões dos quais virão dos fundos comunitários dados pela União Europeia às regiões mais pobres do país, o Norte, Centro e Alentejo, as chamadas regiões de convergência.
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2178636

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 902

Colocado por: oxelferBoas,

Desvio de fundos para Lisboa já vai em 191 milhões de euros
    A cada trimestre, aumenta o valor dos fundos comunitários destinados às regiões em desenvolvimento mas aplicados em Lisboa. Em Setembro, atingiu os 191 milhões de euros, muito devido a um projecto dos serviços gerais da Universidade de Lisboa.
    O investimento envolve a infra-estrutura informática, a gestão documental e a modernização dos serviços administrativos da Universidade de Lisboa. O investimento ronda os três milhões de euros, 1,4 milhões dos quais virão dos fundos comunitários dados pela União Europeia às regiões mais pobres do país, o Norte, Centro e Alentejo, as chamadas regiões de convergência.
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2178636

Divirtam-se,

Teremos que pagar estes fundos ou será a fundo perdido?
  3.  # 903

Boas,

Colocado por: Jorge RochaTeremos que pagar estes fundos ou será a fundo perdido?

(sem validar)
    Esses fundos são atribuídos pela UE às regiões em desenvolvimento.
    O que aconteceu é que o governo conseguiu (não de agora) "desviar" esses fundos para Lisboa.

Divirtam-se,
  4.  # 904

Boas,

Passos Coelho sugere a emigração a professores desempregados
    O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, sugere que os professores desempregados emigrem para países lusófonos, realçando as necessidades do Brasil.
    http://www.publico.pt/Sociedade/passos-coelho-sugere-aos-professores-desempregados-que-emigrem-1525528

Marcelo acusa Passos de ter cometido erro "grave"
    No seu habitual espaço de comentário no noticiário da noite da TVI, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou: "Atenção que ele [Passos] não é um comentador político, é o primeiro-ministro de Portugal". Nessa qualidade, "Passos não pode convidar os portugueses a emigrar", acrescentou, qualificando de “graves” as afirmações do primeiro-ministro.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=526139

Emigre o senhor!
    Quando o secretário de Estado da Juventude e do Desporto aconselhou os jovens a "sair da zona de conforto" e a emigrar pensou-se que se tratava de uma daquelas pérolas que figuras obscuras de governos escolhidos nas secções locais dos partidos nos oferecem quando sobem ao palco e inadvertidamente abrem a boca. Este fim de semana ficámos a saber que não.
    http://aeiou.expresso.pt/emigre-o-senhor=f695165

Mandar emigrar começa a ser mania
    Passos tão expedito a mandar os outros trabalhar longe, não mostrou o trabalho que ele - com a rara sorte de português ainda a poder trabalhar em casa - deveria ter feito: acordos com Angola e Brasil. Era mostrando-os que devia ter começado a conversa.
    http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=2193938&seccao=Ferreira%20Fernandes&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco

Divirtam-se,
  5.  # 905

Concordo com a opinião FINAL, de que deveriam ser feitos acordos entre Estados, para Portugal «fornecer» ajuda "professoral" aos países lusófonos.

Andámos a formar professores a mais (Portugal era, há 4 anos, dos países da UE com o baixo elevado rácio (nº alunos/nº professores). Mas como os professores eram dos que menos horas de aula davam na UE, e havia MILHARES com «horário zero» (em casa, sem fazer nada, e a ganhar ordenado) as salas estavam superlotadas...

Felizmente que isto está a mudar e, claro, agora sobram professores.

Exportar quadros devia ser bom para a Economia do País, se eles mantiverem vínculo a Portugal (que seria o caso dos professores se fossem com contratos COM O ESTADO PORTUGUÊS, durante 2 ou 3 anos, para esses países).

Será um trabalho patriótico e (espero) deverá ser devidamente remunerado.
    Angola e Brasil até nos poderão pagar em petróleo, ou diamantes, quero lá saber! Desde que paguem...
  6.  # 906

Boas,

Colocado por: Luis K. W.Angola e Brasil até nos poderão pagar em petróleo, ou diamantes, quero lá saber! Desde que paguem...

Nos?
    Quem é o "nos"?
    Então os professores iriam receber em petróleo ou diamantes?

Divirtam-se,
  7.  # 907

Penso que o Luis falava de um serviço....Angola e Brasil pagava a Portugal e Portugal enviava os professores para lá, estando estes vinculados ainda ao estado Português apenas teriam "ajuda de custos e incentivos" a auxiliar a normal remuneração.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  8.  # 908

Boas,

Colocado por: kugu_eluPenso que o Luis falava de um serviço....Angola e Brasil pagava a Portugal e Portugal enviava os professores para lá, estando estes vinculados ainda ao estado Português apenas teriam "ajuda de custos e incentivos" a auxiliar a normal remuneração.

O "convite" foi para os professores desempregados:

Colocado por: oxelferPassos Coelho sugere a emigração a professores desempregados

Divirtam-se,
  9.  # 909

Que se formaram e continuam a formar professores muito acima das necessidades, estamos de acordo. Mas alguém sabe qual é o salário que um prof. aufere no Brasil? O sr. Passos Coelho faz ideia de qual é o nível de vida de um prof. do ensino básico no Brasil? É mesmo gozar com as pessoas...
  10.  # 910

O meu comentário foi baseado em:

Concordo com a opinião FINAL, de que deveriam ser feitos acordos entre Estados, para Portugal «fornecer» ajuda "professoral" aos países lusófonos.

11.  # 911

Boas,

Colocado por: becasQue se formaram e continuam a formar professores muito acima das necessidades, estamos de acordo. Mas alguém sabe qual é o salário que um prof. aufere no Brasil?

350€

Divirtam-se,
  12.  # 912

350€

Divirtam-se,

Obrigada, não sabia os valores atuais, mas sabia que era dentro disso (há 10 anos, quando lá estive, ainda era pior...). Acresce que um prof. do ensino básico no Brasil tem (tinha, nessa altura) um nível de qualificações correspondente ao 12º ano... É tão fácil dizer baboseiras! E tão difícil governar um país (por isso é que o sr. Passos Coelho nºao o faz...)!

Agora, se me quiserem em qualquer dos países lusófonos e me pagarem bem, eu vou. Sou altamente qualificada, paguem-me o que é justo.
  13.  # 913

Boas,

Colocado por: kugu_eluO meu comentário foi baseado em:

Confesso que, por desconhecimento, possa ter interpretado essas palavras de uma forma errada, mas aqui vai o meu "entender":
    A necessidade de estabelecimento de acordos não seria uma forma de o "nos" ganhar alguma coisa, mas sim porque para dar aulas no estrangeiro seria necessário que os cursos dos professores serem "reconhecidos" como tal. Isto é, para um professor dar aulas em Angola será necessário que exista um acordo entre Portugal e Angola que reconheça que os professores Portugueses estão "habilitados" a dar aulas em Angola.

Por outro lado, seria extremamente deselegante (pelo menos) um país que apela a professores (neste caso) para emigrarem por não ter trabalho para eles e por outro lado querer lucrar com isso.
    Por outro lado ainda, um país que está a mandar professores para o desemprego, sendo uma das "desculpas" o querer emagrecer o estado, aumentar os professores com contrato com o estado. E quando as coisas "azedassem"? Ainda seriam professores contratados pelo estado? Que protecção teriam neste caso?

Divirtam-se,
  14.  # 914

Boas,

Colocado por: becasObrigada, não sabia os valores atuais, mas sabia que era dentro disso (há 10 anos, quando lá estive, ainda era pior...)

Li isso ontem algures, mas não me lembro da fonte.

Divirtam-se,
  15.  # 915

Boas,

Colocado por: becasAgora, se me quiserem em qualquer dos países lusófonos e me pagarem bem, eu vou. Sou altamente qualificada, paguem-me o que é justo.

Sem ter argumentos que o sustentem:
    Parece-me que essa será outra "bolha" a explodir em breve.

Divirtam-se,
  16.  # 916

Confesso que, por desconhecimento, possa ter interpretado essas palavras de uma forma errada, mas aqui vai o meu "entender":
    A necessidade de estabelecimento de acordos não seria uma forma de o "nos" ganhar alguma coisa, mas sim porque para dar aulas no estrangeiro seria necessário que os cursos dos professores serem "reconhecidos" como tal. Isto é, para um professor dar aulas em Angola será necessário que exista um acordo entre Portugal e Angola que reconheça que os professores Portugueses estão "habilitados" a dar aulas em Angola.

Por outro lado, seria extremamente deselegante (pelo menos) um país que apela a professores (neste caso) para emigrarem por não ter trabalho para eles e por outro lado querer lucrar com isso.
    Por outro lado ainda, um país que está a mandar professores para o desemprego, sendo uma das "desculpas" o querer emagrecer o estado, aumentar os professores com contrato com o estado. E quando as coisas "azedassem"? Ainda seriam professores contratados pelo estado? Que protecção teriam neste caso?

Divirtam-se,

Obviamente que o Passos Coelho não estava a pensar em acordos nem nada do género. Se as condições no estrangeiro forem vantajosas para os prof. desempregados, eles vão pelo seu próprio pé, como os engenheiros ou os enfermeiros ou outros. Isto é daquelas bujardas que se dizem quando não se tem nem uma amostra de ideias na cabeça e se pretende negar o drama social que estamos a viver neste Portugal à beira abismo plantado.
    É caso para dizer: na boca daquela coisa, ou entra mosca ou sai asneira. Haja respeito pelas pessoas, já que não parece sobrar mais nada.
    Concordam com este comentário: oxelfeR (RIP)
  17.  # 917

Sem ter argumentos que o sustentem:
    Parece-me que essa será outra "bolha" a explodir em breve.

Divirtam-se,

Qual bolha? Nao entendi...
  18.  # 918

Boas,

Quando li o que o Passos Coelho disse e que já tinha sido dito por mais alguns (relembro que já houve centros de emprego a chamar os que lá estão inscritos para lhes dizer o mesmo), a pergunta que me veio à cabeça foi:
    Isto não é admitir que se falhou e que não se possui capacidades para mudar a situação?
    Com os sucessivos exemplo deste tipo de "convite" não se pode considerar que são palavras vagas, é já uma estratégia política.
    É aceitável que alguém que nos está a governar tenha este tipo de políticas?
    Isto não é varrer o "lixo" para debaixo do tapete?

Divirtam-se,
    Concordam com este comentário: becas
  19.  # 919

Boas

Colocado por: becasQual bolha? Nao entendi...

A dos PALOPs pagarem bem.

Divirtam-se,
  20.  # 920

Colocado por: oxelferBoas

A dos PALOPs pagarem bem.

Divirtam-se,

Já rebentou, pelo menos para os que querem ir agora (a menos que sejam mesmo muito qualificados). O Brasil é que ainda vai dando, em algumas áreas.

0.8772 seg. NEW