Mas para mim (aquilo que eu acho que deve ser) o estado é mesmo isso (por essas ou outras palavras): tirar a uns para dar a outros. Mas se me diz que na realidade é isso que o estado faz, eu concordo.
Só que tira aos errados para dar aos errados, mas esta também é uma velha questão: para mim o melhor sistema é a ditadura, desde que seja eu o ditador.
Dou-lhe razão e não lha dou ;) Não creio na bondade do estado. Não vejo as falhas como circunstanciais. E sim, vejo as falhas como inerentes à condição humana (dava pano para mangas, mas no fundo é isso que penso).
(Quanto a isto) a diferença entre nós é que eu penso que o estado pode ajudar (sem utopias) a equilibrar os pratos da balança, sabendo que os mesmo nunca vão estar equilibrados. Enquanto o luisvv pensa (digo eu) que os pratos se equilibrariam mais com a ausência do estado.Este equilibrar da balança é a minha única preocupação, e para mim se é feito com ou sem estado é-me indiferente.
Apesar de estarmos normalmente em discordância, não quer isto dizer que não lhe dê razão por vezes ou que coloque as minhas certezas em causa. Há coisas em que concordo com o luisvv e acho que o estado não devia meter a mão, e outras em que discordo e acho que deve meter a mão e não deixar mais ninguém lá tocar (como já lhe dei o exemplo da água).A história que o estado é mau gestor e os privados são bons para mim não cola, ainda hoje coloquei isto por ai:
Quando se diz que os privados quando não "funcionam" desaparecem pura e simplesmente também não me convence, porque de uma forma ou de outra o estado acaba sempre pagar esse "desaparecimento".
Um outro assunto que penso que o luisvv já abordou ligeiramente e que para mim seria mais importante que este, porque no meu entender a alguma coisa poder mudar terá de ser por aqui: Será que vivemos numa democracia? A democracia é a imposição da vontade da maioria sobre minoria ? Como se define a maioria e a minoria? Aqueles que elegemos representam-nos ou pensam por nós?
Colocado por: luisvv1) Todos acham que devem receber do Estado, porque há sempre alguém que tem mais;
Colocado por: luisvv2) Por natureza, o Estado dá aos que gritam mais alto, e não aos que supostamente mais precisam.
Colocado por: luisvvMas é uma conclusão estranha: dar a uma entidade o monopólio da força e da coacção, e esperar que ela o utilize de forma equilibrada.
Colocado por: luisvvMas eu não digo nunca que os privados são bons gestores ... o que digo é que os privados têm os incentivos adequados para serem bons gestores: é o seu capital que arriscam, são os primeiros afectados ou beneficiados pelas suas decisões.
Colocado por: luisvvO Estado não tem condições para gerir bem - e só nos sectores onde tem concorrência é que tende a gerir melhor.
Colocado por: luisvvE não vale a pena invocar casos como a AEP - trata-se de uma estrutura que não existiria nesses termos se não fosse o Estado.
De notar, que os deputados, têm condições e "tempo" (redução de horário de trabalho) exactamente (pelo que dizem os regulamentos) para poderem "reunir" com os munícipes do local pelo qual foram eleitos.
Posso ser ave rara, mas: a mim nunca me ouviu pedir fosse o que fosse, antes pelo contrário. Mas, claro que, concordo.
Aqui não concordo. Quem "representa" o estado dá mais a quem lhe der mais quando deixar de ser a representação do estado.
E quem disse que não se poderia colocar esse "incentivo" no estado?
Não acredito. Isso é verdade para este estado, estes "gestores" e esta sociedade. Não quer dizer que com regras diferentes isso fosse verdade (ok, pode ser necessário pessoas "diferentes").
Eu tenho opinião exactamente contrária. Se não fosse o estado além de existir teria muito mais "poder".
Colocado por: luisvvDesculpe, mas o discurso geral é esse: são capazes de meter na mesma frase "coitados dos pobrezinhos" e "malandros do rendimento mínimo", sem corar (nem pensar sequer...).
Colocado por: luisvvE também se raciocina em termos perversos: "os ricos" são algo de absolutamente maléfico..
Colocado por: luisvvNão, isso é inerente à natureza do Estado. Por um lado, a escassez de recursos é uma miragem, no Estado.
Colocado por: luisvvPor outro, sem concorrência é impossível determinar o preço justo de um bem ou serviço, logo é impossível alocar recursos de forma eficiente.
Colocado por: luisvvÉ aliás essa uma das principais razões pelas quais o comunismo é inviável - sem pontos de referência externos, não haveria forma de definir preços, logo não haveria forma de se adequar produção às necessidades.
Colocado por: luisvvA AEP e outras semelhantes só existem nestes moldes para servirem de megafone. Não havendo Estado para ouvir, não faria sentido a existência de AEP's.
"neste" estado.
Já referi várias vezes que para determinados produtos, para mim o preço justo é o preço de custo.
(mais ou menos, não é bem mas quase)
Não concordo, e acho que até já discutimos isso, no entanto há uma "verdade" que é a razão do meu "mais ou menos" de cima, que me coloca algumas dúvidas: não haveria forma de se adequar produção às necessidades.
E não será pior quando os megafones fizerem parte do poder? Em concreto: Onde estão esses megafones por exemplo nos USA? Não são os próprios senadores? (quanto a isto há uma coisa que louvo os USA, não são hipócritas, assumem-no)
Colocado por: luisvvNeste, e noutros. Um Estado é por definição monopolista de determinados bens e serviços. Conjugando a capacidade de estabelecer e cobrar impostos e o poder de coacção, estão reunidas as condições ...
Colocado por: luisvvAcontece que o preço de custo depende de vários factores, que sem um ambiente competitivo deixam de ser controláveis.
Colocado por: luisvvMas isso é o que faz funcionar o mercado.. como já disse tantas vezes, o preço é uma forma de transmissão de informação dispersa, impossível de obter de outra forma.
Colocado por: luisvvNo caso dos EUA, o lobby é visto como algo perfeitamente legítimo - e aliás, não vejo porque não o deva ser.
Colocado por: luisvvDito isto, será errado a AHRESP querer ver os seus pontos de vista divulgados, e fazê-los valer ? Claro que não.
Colocado por: becas"Utilizaremos todos os dispositivos necessários" é a melhor síntese possível para os exterminadores implacáveis que nos governam!
Quando chegará o dia em que nós, os do contra, adotaremos o mesmo princípio?Concordam com este comentário:Jorge Rocha
Colocado por: Luis K. W.CENÁRIO:
Colocado por: luisvv E não tem nenhum cenário que não requeira a intervenção do Menino Jesus ou do Pai Natal?
Colocado por: Luis K. W.
A idade não perdoa...
Quando li aquela frase do luisvv, juro que estava lá escrito:
«E não tem nenhum cenário que não requeira a intervenção do meninoSarkozyusou do paiMerkal?»
Colocado por: Jorge RochaAfinal havia outra...a massa dos fundos de pensões daria afinal para atenuar alguma coisa na economia real para ajudar a economia...(digo eu)Ó Jorge..., :-)