Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 801

Colocado por: zé carlosa cozinha precisa de 1000m3 e este tem 2000m3 o dobro.
    com 2 motores.
    será suficiente?

Extracção de 2.000m3/h? Isso é muita coisa!
    Não se esqueça de garantir entradas de ar exterior na cozinha para esse mesmo volume de ar...
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 802

Colocado por: zé carlosfuturamente pode ser mudado ser ter de partir paredes

Já vi alguns sistemas assim aqui no forum,
    um construtor disse-me que esse sistema veio, mas deixou de se usar. Estava a dar problemas, porque quando os tubos ficavam ressequidos pelo calor que depois era um problema para os retirar.
  3.  # 803

Colocado por: pjaul

Já vi alguns sistemas assim aqui no forum,
    um construtor disse-me que esse sistema veio, mas deixou de se usar. Estava a dar problemas, porque quando os tubos ficavam ressequidos pelo calor que depois era um problema para os retirar.
    Discordam deste comentário:carloslo

Discordei, pois tenho o mesmo principio de tubagem há 17 anos e ainda o ano passado troquei um um, tudo vai da maneira e do gosto do picheleiro ao fazer a instalaçao (respeitar ângulos ou curvar o tubo)
  4.  # 804

Esse construtor tem toda a razão!
    Só se esqueceu de lhe dizer que isso acontece porque o sistema é mal instalado e como qualquer bom construtor não admite que está a fazer mal as coisas, é mais fácil por as culpas no material
    Concordam com este comentário: pjaul, jorgealves
  5.  # 805

Colocado por: zé carlosainda não coloquei, mas pede tubo de 150.
    o comprimento até sair da telha é 1,5m.

não compre esse exaustor, opte antes por um com 750m3\hr de caudal (que é o caudal "limite" do tubo e considerando uma descarga livre, se levar chapéu ou outro apetrecho ainda vai diminuir mais este caudal), que vai ter a mesma tiragem com menor ruído e de certeza que é mais barato,

não esquecer da(s) entrada(s) de ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zé carlos
  6.  # 806

Colocado por: jorgealves
    não compre esse exaustor, opte antes por um com 750m3\hr de caudal (que é o caudal "limite" do tubo e considerando uma descarga livre, se levar chapéu ou outro apetrecho ainda vai diminuir mais este caudal), que vai ter a mesma tiragem com menor ruído e de certeza que é mais barato,

não esquecer da(s) entrada(s) de ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zé carlos

concordo com o que disse mas os 2000m3 é em potencia maxima.
    se estiver no programa mais lento não usa a força max.
    estou errado?
  7.  # 807

concordo com o que disse mas os 2000m3 é em potencia maxima.
    se estiver no programa mais lento não usa a força max.
    estou errado?

o pensamento esta correcto, mas agora pergunto eu, para que quer um exaustor do qual nunca vai tirar proveito na forca maxima, quando um mais adeqiado ate e mais em conta.
    Concordam com este comentário: two-rok
  8.  # 808

Colocado por: guranteeMeu nome é belinda osman, eu estava em um grande problema financeiro, minha casa foi confiscada pelo banco. eu perdi toda a esperança, mas fui salvo por uma empresa grande empréstimo. Eles me deram um empréstimo de 1 milhão de USD. Sou grato a esta empresa. Agora eu sou uma mulher feliz, por favor, um conselho que você possa obter seus empréstimos empréstimos seguros e grande porte de: [email protected]

Mais uma.......... quem é que esta gente pensa que engana????
    Será que ainda há quem caia????
    E Ainda usa como nome do usuário o nome da empresa.....nem nisso teve cuidado....
    •  
      alv
    • 18 julho 2012

# 809

Vivam!

Colocado por: nelsonbeObrigado

Vou falar com o meu engenheiro a ver se ele concorda com esta solução.
    Para mim era melhor, dado que tenho cerca de 55cm entre o pladur e a placa de tecto.

Nelson, ainda posso concordar sob o ponto de vista teórico, que não fica pior , melhor também não ficará, se usar o XPS contra o tecto, mas as vantagens de usar uma manta de lã de vidro imediatamente sobre o tecto são inúmeras.
    Repare que nada me move contra uma solução ou outra. Sou apenas alguém que julga saber disto, quer em teoria, porque passo a vida a aprender sobre isto, quer na prática, porque é uma das minhas actividades enquanto profissional.
    Em termos económico, não há comparação, porque para a mesma espessura, um XPS custa o dobro; São equivalentes em termos de caracteristicas térmicas para a mesma espessura; Tem a ver, por um lado com a eficiência, porque à medida que a caixa ou técnicamente o Plenum, isto é a distância entre o tecto falso e a laje real aumenta, maior é o volume de ar a aquecer, ou arrefecer e em caso de necessidade de ventilar para arrefecer não vai conseguir fazê-lo com o ar que estará enclausurado no plenum. Por outro lado, as emendas, sobreposições e voltas nos encontros de paredes e contorno de elementos é muito mais fácil; Por outro lado temos a capacidade de fono absorção, ou mesmo isolamento acústico que consegue com a manta e não consegue com o XPS, embora pouco relevantes em moradias; Acresce-se a tido isto a BPV que equipa, normalmente a MLV que também é uma vantagem.
    Como vê isto é apenas uma opinião, devidamente fundamentada, mas a opção é sempre sua, fundamentada no conhecimento e experiência do técnico que o acompanha.
    "Fassam" parte.
  9.  # 810

Colocado por: alvmas as vantagens de usar uma manta de lã de vidro imediatamente sobre o tecto são inúmeras.
    Repare que nada me move contra uma solução ou outra. Sou apenas alguém que julga saber disto, quer em teoria, porque passo a vida a aprender sobre isto, quer na prática, porque é uma das minhas actividades enquanto profissional.
    Em termos económico, não há comparação, porque para a mesma espessura, um XPS custa o dobro; São equivalentes em termos de caracteristicas térmicas para a mesma espessura; Tem a ver, por um lado com a eficiência, porque à medida que a caixa ou técnicamente o Plenum, isto é a distância entre o tecto falso e a laje real aumenta, maior é o volume de ar a aquecer, ou arrefecer e em caso de necessidade de ventilar para arrefecer não vai conseguir fazê-lo com o ar que estará enclausurado no plenum. Por outro lado, as emendas, sobreposições e voltas nos encontros de paredes e contorno de elementos é muito mais fácil; Por outro lado temos a capacidade de fono absorção, ou mesmo isolamento acústico que consegue com a manta e não consegue com o XPS, embora pouco relevantes em moradias; Acresce-se a tido isto a BPV que equipa, normalmente a MLV que também é uma vantagem.

qual o preço médio que arranja a manta de lã de vidro com 60mm?
    •  
      alv
    • 18 julho 2012

# 811

Viva!
    Já tenho referido por aqui que um preço corrente é na ordem dos 2.50€/m² acrescido do IVA para MLV+K para material da Ursa.
    "Fassam parte.
  10.  # 812

alv,

obrigado pela sua opinião.
    Nesta questão e neste momento não tenho outra alternativa, senão o de colocar o isolamento XPS, porque foi o material que foi adjudicado com o empreiteiro e já se encontra na obra para ser aplicado.
    Em termos de isolamento acústico, penso que não terei problemas, dado que a moradia é térrea. Quanto à questão de aquecimento/arrefecimento, o tempo o dirá. Neste momento a moradia está classificada (segundo os cálculos efetuados pelo engenheiro do térmico) com a classe energética B podendo ser melhorada se colocar os radiadores, passando a A.

Vamos esperar e ver....
  11.  # 813

Colocado por: nelsonbepodendo ser melhorada se colocar os radiadores

Que aquecimento vai colocar?

não pode por ar condicionado?
  12.  # 814

Não gosto de ar condicionado, sempre que o ligo no carro fico doente.
    Começo logo a sentir a garganta a arranhar.

Vou colocar os painéis solares para AQS e também como aquecimento central fornecendo a água para os radiadores e usar a caldeira a gás como apoio. Poderia colocar também o recuperador de calor mas fica bastante mais caro. Estou a pensar em colocar o recuperador a enviar calor para outras divisões através de tubos.
  13.  # 815

Colocado por: nelsonbeNão gosto de ar condicionado, sempre que o ligo no carro fico doente.

claro, a potencia media de uma ar condicionado automotivo é igual á potencia que se usa para uma divisão com 30m2.
  14.  # 816

Colocado por: nelsonbecom a classe energética B podendo ser melhorada se colocar os radiadores, passando a A.

Isso é que é falar! Qual é a fonte de energia?
  15.  # 817

Pois, mas mesmo a funcionar no mínimo é o suficiente para ficar logo com o nariz tapado.
    É triste mas é a realidade
  16.  # 818

Painéis solares e caldeira a gás
  17.  # 819

Colocado por: nelsonbecaldeira a gás

Combustível fóssil, rendimento 80%, classificação A. Qual é o sistema de aquecimento central previsto de projecto para ter classificação B?
  18.  # 820

Colocado por: nelsonbePois, mas mesmo a funcionar no mínimo é o suficiente para ficar logo com o nariz tapado.

pois mas o minimo é da velocidade em que a temperatura de saida é mais baixa do que se estiver numa velocidade mais alta,

nos meus carros o ar condicionado só manda ar frio para o para-brisas e se estiver mesmo muito quente fica em recirculação.

o ac automotivo normalmente é com 134a, a temperatura de evaporação é de 4ºC e a saída de ar é a 8ºC.

0.2547 seg. NEW