Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

Colocado por: rui moreira

Combustível fóssil, rendimento 80%, classificação A. Qual é o sistema de aquecimento central previsto de projecto para ter classificação B?

Rui, pode consultar aqui o documento emitido pela ADENE.
  2.  # 822

Colocado por: nelsonbeRui, pode consultar aqui

Caro nelsonbe, não consigo aceder.
  3.  # 823

Caro nelsonbe, não consigo aceder.

Estranho, testei aqui na empresa num computador de um colega meu e consegui abrir. Estás a aceder de um computador pessoal?
  4.  # 824

Colocado por: nelsonbeEstranho, testei aqui na empresa num computador de um colega meu e consegui abrir. Estás a aceder de um computador pessoal?

Caro nelsonbe, já consegui aceder ao documento.
  5.  # 825

E então, o que tem a dizer?
  6.  # 826

Por acaso a solução de melhoria de classificação térmica da minha casa é a colocação de uma caldeira mural a gás...
  7.  # 827

pladur colocado.cozinha.
      19_07_2012_17_44_27.jpg
  8.  # 828

sala, com calha para porta de correr.
      19_07_2012_17_45_49.jpg
  9.  # 829

pladur com massa.
      19_07_2012_17_47_36.jpg
  10.  # 830

Colocado por: nelsonbeE então, o que tem a dizer?

"Nesta fase do projecto não foram previstos sistemas de aquecimento ambiente nem de arrefecimento."

A classificação energética B deve-se à omissão do sistema de aquecimento e arrefecimento na fase de projecto.

"Aquecimento ambiente através de caleira mural..."

Caleira mural?!
    Bem sei que as necessidades de arrefecimento calculadas são muito inferiores às necessidades de aquecimento...mas a omissão em relação às primeiras continua.
    A solução apresentada para a melhoria da classificação energética é uma caldeira mural a gás natural com eficiência prevista de 0,87. O investimento previsto é superior a 5000 euros.
    Já sabe qual a caldeira que vai aplicar?
  11.  # 831

Colocado por: rui moreiraA solução apresentada para a melhoria da classificação energética é uma caldeira mural a gás natural com eficiência prevista de 0,87. O investimento previsto é superior a 5000 euros.
    Já sabe qual a caldeira que vai aplicar?

Sim, a caldeira que vou colocar é a seguinte: Caldeira de condensação da marca Saunier Duval, mod. ThemaFast Condens F30 com kit de ligação ao sistem solar. (Preço: 2450 euros)

Para já, o gás a ser utilizado vai ser propano de botija (45kg) dado que o gás natural ainda não passa lá na rua. Irá ficar com o a instalação feita, para futuro.
  12.  # 832

Colocado por: nelsonbe
    Para já, o gás a ser utilizado vai ser propano de botija (45kg) dado que o gás natural ainda não passa lá na rua.

Boa sorte.
    Já fez as contas ou já ouviu experiências de alguém que use esse sistema?
    •  
      alv
    • 20 julho 2012 editado

# 833

Vivam!
    Nelson, se pede comentários, cá vão:

.... isolamento contra o tecto, alhetas com um método estranhissimo, juntas de placas cruzadas, barramento total, poupados nos parafusos, emendas sem perfis.....bom, é melhor não continuar. Descanse que isso depois de pintado é tudo igual!
    ....ando mesmo a pregar para peixes, ou então cada vez sei menos!
    "Fassam" parte
  13.  # 834

Colocado por: alvVivam!

.... isolamento contra o tecto, alhetas com um método estranhissimo, juntas de placas cruzadas, barramento total, poupados nos parafusos, emendas sem perfis.....bom, é melhor não continuar. Descanse que isso depois de pintado é tudo igual!

Eu não pedi comentários, esta discussão nem é minha. A minha discussão é outra e por isso peço desculpa ao zé carlos.

A "caixa-de-ar" entre o teto em pladur e a placa de teto na minha casa tem cerca de 55cm livres. Neste momento a casa tem de pé direito 3,15m. No final vai baixar com o pladur colocado para os 2,60m.
    De tudo o que aqui menciona, acho q nenhum se encaixa neste tipo de aplicação. O isolamento XPS vai funcionar apenas como uma "barreira visual" quando forem aplicar o pladur, porque os fixadores serão aparafusados às vigas tal como previsto.

Ou será que eu não percebi bem o comentário que fez...
    •  
      alv
    • 20 julho 2012

# 835

Vivam!
    Nelson, tem razão, confundi aquela frase sobre os comentários.
    Retiro o que disse sobre a caixa de ar, mas mantenho tudo o resto e desta em relação ao Zé Carlos.
    Ainda assim está feito e depois de pintado é tudo igual, reafirmo para que conste.
    "Fassam" parte
  14.  # 836

acham poucos parafusos.
    barramento total é mau??
      20_07_2012_15_13_37.jpg
  15.  # 837

....ando mesmo a pregar para peixes, ou então cada vez sei menos!
    "Fassam" parte

agradeço que seja mais espacifico,
  16.  # 838

Colocado por: zé carlos

agradeço que seja mais espacifico, para confrontar o aplicador

de referir que o aplicador trabalhou durante mt anos na alemanha.
  17.  # 839

Boa sorte.
    Já fez as contas ou já ouviu experiências de alguém que use esse sistema?

Sim, já fiz muito bem as contas.
    Alias, as contas estão tão bem feitas porque o meu irmão tem um sistema igual em casa dele. ;)
  18.  # 840

Nelson, ainda posso concordar sob o ponto de vista teórico, que não fica pior , melhor também não ficará, se usar o XPS contra o tecto, mas as vantagens de usar uma manta de lã de vidro imediatamente sobre o tecto são inúmeras.
    Repare que nada me move contra uma solução ou outra. Sou apenas alguém que julga saber disto, quer em teoria, porque passo a vida a aprender sobre isto, quer na prática, porque é uma das minhas actividades enquanto profissional.
    Em termos económico, não há comparação, porque para a mesma espessura, um XPS custa o dobro; São equivalentes em termos de caracteristicas térmicas para a mesma espessura; Tem a ver, por um lado com a eficiência, porque à medida que a caixa ou técnicamente o Plenum, isto é a distância entre o tecto falso e a laje real aumenta, maior é o volume de ar a aquecer, ou arrefecer e em caso de necessidade de ventilar para arrefecer não vai conseguir fazê-lo com o ar que estará enclausurado no plenum. Por outro lado, as emendas, sobreposições e voltas nos encontros de paredes e contorno de elementos é muito mais fácil; Por outro lado temos a capacidade de fono absorção, ou mesmo isolamento acústico que consegue com a manta e não consegue com o XPS, embora pouco relevantes em moradias; Acresce-se a tido isto a BPV que equipa, normalmente a MLV que também é uma vantagem.
    Como vê isto é apenas uma opinião, devidamente fundamentada, mas a opção é sempre sua, fundamentada no conhecimento e experiência do técnico que o acompanha.
    "Fassam" parte.

tem a referir que foi colocado a questão de substituir o XPS por lã rocha, e o técnico responsavel pela térmica não concordou, fundamentado que não obtem os mesmos valores térmicos!

0.2496 seg. NEW