Colocado por: rui moreira
Combustível fóssil, rendimento 80%, classificação A. Qual é o sistema de aquecimento central previsto de projecto para ter classificação B?
Colocado por: nelsonbeRui, pode consultar aqui
Caro nelsonbe, não consigo aceder.
Colocado por: nelsonbeEstranho, testei aqui na empresa num computador de um colega meu e consegui abrir. Estás a aceder de um computador pessoal?
Colocado por: nelsonbeE então, o que tem a dizer?
Colocado por: rui moreiraA solução apresentada para a melhoria da classificação energética é uma caldeira mural a gás natural com eficiência prevista de 0,87. O investimento previsto é superior a 5000 euros.
Já sabe qual a caldeira que vai aplicar?
Colocado por: nelsonbe
Para já, o gás a ser utilizado vai ser propano de botija (45kg) dado que o gás natural ainda não passa lá na rua.
Colocado por: alvVivam!
Nelson, se pede comentários, cá vão:
.... isolamento contra o tecto, alhetas com um método estranhissimo, juntas de placas cruzadas, barramento total, poupados nos parafusos, emendas sem perfis.....bom, é melhor não continuar. Descanse que isso depois de pintado é tudo igual!
Nelson, se pede comentários, cá vão:
.... isolamento contra o tecto, alhetas com um método estranhissimo, juntas de placas cruzadas, barramento total, poupados nos parafusos, emendas sem perfis.....bom, é melhor não continuar. Descanse que isso depois de pintado é tudo igual!
....ando mesmo a pregar para peixes, ou então cada vez sei menos!
"Fassam" parte
Colocado por: zé carlos
agradeço que seja mais espacifico, para confrontar o aplicador
Boa sorte.
Já fez as contas ou já ouviu experiências de alguém que use esse sistema?
Nelson, ainda posso concordar sob o ponto de vista teórico, que não fica pior , melhor também não ficará, se usar o XPS contra o tecto, mas as vantagens de usar uma manta de lã de vidro imediatamente sobre o tecto são inúmeras.
Repare que nada me move contra uma solução ou outra. Sou apenas alguém que julga saber disto, quer em teoria, porque passo a vida a aprender sobre isto, quer na prática, porque é uma das minhas actividades enquanto profissional.
Em termos económico, não há comparação, porque para a mesma espessura, um XPS custa o dobro; São equivalentes em termos de caracteristicas térmicas para a mesma espessura; Tem a ver, por um lado com a eficiência, porque à medida que a caixa ou técnicamente o Plenum, isto é a distância entre o tecto falso e a laje real aumenta, maior é o volume de ar a aquecer, ou arrefecer e em caso de necessidade de ventilar para arrefecer não vai conseguir fazê-lo com o ar que estará enclausurado no plenum. Por outro lado, as emendas, sobreposições e voltas nos encontros de paredes e contorno de elementos é muito mais fácil; Por outro lado temos a capacidade de fono absorção, ou mesmo isolamento acústico que consegue com a manta e não consegue com o XPS, embora pouco relevantes em moradias; Acresce-se a tido isto a BPV que equipa, normalmente a MLV que também é uma vantagem.
Como vê isto é apenas uma opinião, devidamente fundamentada, mas a opção é sempre sua, fundamentada no conhecimento e experiência do técnico que o acompanha.
"Fassam" parte.