Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 781

•  
      FD
    • 14 dezembro 2011 editado

# 782

(Editado: Entretanto, li melhor o que escrevi e, mea culpa, quando falei em pobres, falei de cor nos que considero inveterados e não naqueles que, por força da conjuntura económica (despedimento), se vêem nessa situação. Ou seja, penso que generalizei demais.)

Colocado por: marco1pense tambem na pobreza mas noutro sentido

Colocado por: marco1nada que tenha a ver com uma cidadania sã e equilibrada

Isto é que para mim é a "pobreza".
    É que se calhar olha-se para a pobreza e diz-se: há fome, há pobres, blá, blá, limiar isto, pobreza aquilo.
    Agora, eu pergunto: porquê?

Se um indivíduo ganha 5.000€/mês (rico) e outro não ganha (0€), o que é que se faz?
    Tira-se ao rico para pagar ao pobre? É essa a solução? Isso não é um incentivo a perpetuar a situação do pobre?
    Os pobres que eu conheço, e lamento dizer isto, são pobres porque, em grande maioria, "querem" ou nada fazem para sair dessa situação.
    Para mim, isto não é uma questão de pobreza, de dinheiro. É uma questão de princípio, de valores. E vejo que, apesar de tudo o que se diz, a tendência é para perpetuar a situação dos pobres e não para os ajudar a sair dessa situação.
    Não é o dinheiro que vai tirar uma pessoa da "pobreza", tem que partir dessa pessoa a decisão de sair da pobreza.
    E não é isso que eu testemunho, o que muitas das vezes vejo são pessoas sem estrutura que nada ou pouco fazem em benefício próprio.
    Seja por inabilidade para tal, seja por outra qualquer razão, muitas das vezes, não querem, não se esforçam.
    E eu simplesmente não concordo que se atire com dinheiro a essas pessoas só para que "se diminua o fosso entre pessoas ricas e pessoas pobres" ou para que deixem de ser "pobres".
    Parece-me contraproducente ou, como li há tempos, o pior que se pode fazer à solidariedade/generosidade é ser solidário/generoso demais.
    Essa é a minha preocupação, é que se crie a "profissão" de pobre, como já existe em alguns países, onde famílias se limitam a viver dos subsídios, nada produzindo, nada contribuindo para a sociedade e muitas das vezes até se rebelando contra a mesma.

Dirão que estou a exagerar e, se calhar até estou mas, não acho que seja este o caminho.
    As ferramentas existem, as oportunidades também, porque é que os pobres não deixam de o ser?
    Ou devemos nos resignar e aceitar que a "pobreza" é inevitável e simplesmente pagar para que deixe de existir?
    Por princípio, não gosto disso mas, se na Alemanha houve quem fizesse as contas e dissesse que era preferível pagar aos ladrões, porque ficava mais barato que os prender... já nada sei.

O que com este testamento quero dizer é que, um pouco à semelhança do que entendi do que o marco1 disse (se entendi bem), é que há instituir valores, desde cedo (porque a alguns já não é possível) e criar uma melhor forma de viver o país, o mundo, a sociedade. Só depois disso é que, no meu ver, se pode falar em pobreza.

A mim preocupam-me as crianças, muitos idosos e todos os incapazes para o trabalho. Quanto a quase tudo o resto, é-me difícil aceitar o conceito de "pobreza".
    Esta é a minha percepção, como disse acima, do meu microclima mas, aceito que possa ser muito diferente noutras zonas ou noutros contextos.
  2.  # 783

Boas,

Colocado por: FDOs pobres que eu conheço, e lamento dizer isto, são pobres porque, em grande maioria, "querem" ou nada fazem para sair dessa situação.

Desculpe FD, sempre o tomei por uma pessoa equilibrada, justa, bla bla bla ...
    Depois da demagogia do calçado, ao ler esta frase que cito, fui incapaz de continuar a ler o seu post ...
    Lamento, mesmo respeitando a sua opinião.

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2011

# 784

Colocado por: oxelferao ler esta frase que cito, fui incapaz de continuar a ler o seu post ...

Conhece os pobres que eu conheço?
  3.  # 785

Colocado por: FDSe um indivíduo ganha 5.000€/mês (rico) e outro não ganha (0€), o que é que se faz?
    Tira-se ao rico para pagar ao pobre? É essa a solução? Isso não é um incentivo a perpetuar a situação do pobre?

Não é assim tão simples FD, e a imagem que a maioria das pessoas na pobreza são preguiçosas é uma imagem deturpada. Não se esqueça que muita gente que trabalha a tempo inteiro é pobre. Outra situação fácil de imaginar é, se houver excesso de produção haverá obrigatoriamente falta de emprego.

No modelo actual, infelizmente, a pobreza é inevitável. E sendo assim é preciso entender que ter um emprego, principalmente um bom emprego que é um bem escasso, é também um privilégio.
  4.  # 786

luisvv, se quer ser tecnicamente verdadeiro tem de explicar sobre que período está a fazer a comparação. No último ano os Portugueses, quer os "pobres" quer os "ricos" perderam poder de compra (em média). Logo os pobres ficaram mais pobres, mas os ricos não ficaram mais ricos.

Se quiser ser rigoroso, verá que não desmente nada do que escrevi. Estou farto de ver repetida a **** dessa história do "ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres", que é objectivamente falsa.

Também é tecnicamente verdade que este facto é irrelevante. A verdade é que uma pessoa dita "rica" pode perder algum poder de compra porque tipicamente tem folga financeira. Já uma pessoa pobre...
    Penso que será daqui que nasce a ideia dos ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres, é uma questão de percepção.

Essa ideia nasce da inveja e da mentalidade igualitária, ponto.

Também parece ser verdade que dentro da Europa estamos no topo das diferenças entre pobres e ricos:

O que não altera em nada o que eu sublinhei: os pobres estão menos pobres. O facto de o José das Couves estar mais rico, e ter deixado de ter um BMW para ter um Porsche não torna o João dos Feijões, que deixou de ter uma bicicleta pasteleira para ter uma motorizada, mais pobre.
  5.  # 787

Colocado por: FDOs pobres que eu conheço, e lamento dizer isto, são pobres porque, em grande maioria, "querem" ou nada fazem para sair dessa situação.

Já acreditei mais no que diz...
    http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=36194

Colocado por: FDPara mim, isto não é uma questão de pobreza, de dinheiro. É uma questão de princípio, de valores. E vejo que, apesar de tudo o que se diz, a tendência é para perpetuar a situação dos pobres e não para os ajudar a sair dessa situação.

Concordo se estiver a falar de justiça...equidade né?

Colocado por: FDNão é o dinheiro que vai tirar uma pessoa da "pobreza", tem que partir dessa pessoa a decisão desairda pobreza.

Então é o quê?

Colocado por: FDE não é isso que eu testemunho, o que muitas das vezes vejo são pessoas sem estrutura que nada ou pouco fazem em benefício próprio.

É verdade...mas sinceramente está a dizer mal de milhares de jovens desempregados ou milhares de pessoas que não são aceites a trabalhar porque têm mais de 50 anos?
    Não me diga que cerca de 700 mil desempregados não querem trabalhar e preferem não ter nada!

Colocado por: FDParece-me contraproducente ou, como li há tempos, o pior que se pode fazer à solidariedade/generosidade é ser solidário/generoso demais.

Aqui ninguém pretende ser generoso...o que se pretende é que o governo mude de política e ponha o país a trabalhar!E isso passa pela reforma da(injustiça)e não continuar a tirar mais dinheiro do bolso das pessoas que já são pobres e que já não têm mais nada!
    E que acima de tudo ponha a ECONOMIA a funcionar!

Colocado por: FDAs ferramentas existem, as oportunidades também, porque é que os pobres não deixam de o ser?

hahahahaah

Colocado por: FDOu devemos nos resignar e aceitar que a "pobreza" é inevitável e simplesmente pagar para que deixe de existir?

Acha ainda que pagamos pouco para acabar com a pobreza?Heheheh

Colocado por: FDO que com este testamento quero dizer é que, um pouco à semelhança do que entendi do que o marco1 disse (se entendi bem),é que há instituir valores, desde cedo(porque a alguns já não é possível) e criar uma melhor forma de viver o país, o mundo, a sociedade. Só depois disso é que, no meu ver, se pode falar em pobreza.

Este sr.pensa exactamente ao contrário do FD...e garanto-lhe que de burro ele não tem rigorosamente nada!
    http://www.youtube.com/watch?v=oR4KVxiQoO8

Colocado por: FDA mim preocupam-me as crianças, muitos idosos e todos os incapazes para o trabalho. Quanto a quase tudo o resto, é-me difícil aceitar o conceito de "pobreza".
    Esta é a minha percepção, como disse acima, do meu microclima mas, aceito que possa ser muito diferente noutras zonas ou noutros contextos.

O FD deveria saír mais à rua e deixar o computador!
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2011

# 788

Colocado por: danobregae a imagem que a maioria das pessoas na pobreza são preguiçosas é uma imagem deturpada. Não se esqueça que muita gente que trabalha a tempo inteiro é pobre.

Pois, penso que a questão aqui passa por essa definição de "pobreza".
    Para mim, um pobre é alguém que não tem acesso por meios próprios (trabalho) a:
    - casa, comida, roupa, saúde
  6.  # 789

Colocado por: FDPara mim, um pobre é alguém que não tem acesso por meios próprios (trabalho) a:
    - casa, comida, roupa, saúde

'Tá tudo dito!
  7.  # 790

luisvv deve falar de boca cheia. enfim a mim doi-me ver tanta desigualdade geradora de mentalidades e comportamentos sociais que mais parece é um retrocesso civilacional, se a si não o incomoda a mim incomoda bastante.
    realmente deve fazer parte daqueles que não se importam que durante toda a vida conviver rodeado de pessoas que nem sabem quem foi Fernando pessoa, por exemplo.

Bla bla bla... A mim incomoda-me mais ler conversa de chacha e objectivamente falsa (como a que deu origem ao meu comentário) sobre o aumento da pobreza, que se vai tornando "conhecimento geral", e que depois serve de base para as ladaínhas do costume.

assim como o eterno atraso cultural no nosso pais é que já me enjoa. bai telenovelas para cima e programas de entretenimento da treta com a chupisse associada. compreenda de uma vez por todas que o "seu" mercado é uma das coisas mais imperfeitas em termos de sociedade e como tal precisa de algumas correções.

O que o marco1 quer dizer é mais isto: "o mercado fornece às pessoas coisas que o marco1 acha que não são adequadas, baseado nas suas (do marco1) preferências e ideias sobre o que as pessoas devem querer consumir". Uma chatice, não podermos obrigar as pessoas a verem o que o marco1 quer...

Lamentavelmente, como dizia já não me lembro quem, apesar de toda a gente se dizer interessadíssima pela programação da RTP2 e dos canais de documentários do cabo, as audiências teimam em desmentir essas preferências.

é que se formos pelos critérios da seleção natural, até pode valer tudo ( tipo faroeste á americana).
  8.  # 791

O que me parece é que este seu parágrafo se destinou a "desviar a atenção" do que eu escrevi: que o FOSSO está cada vez maior (entre os "cada vez menos pobres" e os mais ricos).

Não, limitou-se a servir para salientar o meu ponto: a medida da pobreza relativa é um critério arbitrário e largamente subjectivo, que não deve servir para definir efectivamente a pobreza.
  9.  # 792

Colocado por: luisvvBla bla bla... A mim incomoda-me mais ler conversa de chacha e objectivamente falsa (como a que deu origem ao meu comentário) sobre o aumento da pobreza, que se vai tornando "conhecimento geral", e que depois serve de base para as ladaínhas do costume.

Falsa?Já ouviu falar alguma vez no jornal económico?
    http://economico.sapo.pt/noticias/o-aumento-da-pobreza-em-portugal_109824.html

Colocado por: luisvvLamentavelmente, como dizia já não me lembro quem, apesar de toda a gente se dizer interessadíssima pela programação da RTP2 e dos canais de documentários do cabo, as audiências teimam em desmentir essas preferências.

Pois...J.Pimenta.
  10.  # 793

Colocado por: luisvvSe quiser ser rigoroso, verá que não desmente nada do que escrevi.
    Eu fui rigoroso e concordei que é verdade, é só ler.

Colocado por: luisvvEssa ideia nasce da inveja e da mentalidade igualitária, ponto.
    Portanto, na sua maneira de pensar as consequências são igualmente dolorosas para uma pessoa que ganhe 500€ e fiquem sem 50€, comparado com uma que ganhe 5000 e fiquem sem 500.

Diria que essa ideia nasce da ganância e da mentalidade elitista. :P

Colocado por: luisvvO que não altera em nada o que eu sublinhei: os pobres estão menos pobres.O facto de o José das Couves estar mais rico, e ter deixado de ter um BMW para ter um Porsche não torna o João dos Feijões, que deixou de ter uma bicicleta pasteleira para ter uma motorizada, mais pobre.

Repete-se. Eu disse que o que disse é tecnicamente verdade mas tecnicamente irrelevante.
  11.  # 794

as comparações devem ser relativas ( tempo, contextos, etc...)
    é que se formos por ai então que diremos de ainda hoje em dia de certas populações africanas comparadas com a nossa dita pobreza.

Se quer fazer comparações "relativas" estará a falar de outra coisa. Dizer que os pobres estão cada vez mais pobres é objectivamente falso. Um pobre de hoje tem condições de vida infinitamente melhores que um rico de há 150 anos, por exemplo. Um pobre de hoje tem condições de vida melhores que há 20 anos, p.ex.
    Os ricos também ? Claro, e depois?

como o LuisK.W. disse muito bem é o FOSSO, isso é que desiquilibra e "desforma" a nossa sociedade. Ou será que os muitos ricos já consigam passear pelo mundo numa redoma de vidro imune ás "bactérias", se calhar sim dai estarem-se a c#%$%&&$$ para isso do fosso.
  12.  # 795

Boas,

Colocado por: FDConhece os pobres que eu conheço?

Demagogia!

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  13.  # 796

Colocado por: luisvvSe quer fazer comparações "relativas" estará a falar de outra coisa. Dizer que os pobres estão cada vez mais pobres é objectivamente falso.

Hahahaah... o luisvv parece um político mas do governo!
    Interpreta lá as coisas à sua maneira,eu quiz dizer mais pobres desde que a democracia foi implementada em Portugal há cerca de mais de 30 anos?percebeu?Quero dizer que os portugueses estão mais pobres que há 30 anos que quer dizer que continuam as ficar cada vez mais POBRES!
    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/portugal-e-o-mais-desigual-da-europa
  14.  # 797

É verdade...mas sinceramente está a dizer mal de milhares de jovens desempregados ou milhares de pessoas que não são aceites a trabalhar porque têm mais de 50 anos?Não me diga que cerca de 700 mil desempregados não querem trabalhar e preferem não ter nada!

Cada caso é um caso. Em todo o caso, as dificuldades de obter emprego a partir ou abaixo de determinadas idades estão directamente relacionadas com a legislação laboral.
    •  
      FD
    • 14 dezembro 2011 editado

# 798

Colocado por: oxelferDemagogia!

Vamos ver se nos entendemos. Eu estou aqui para discutir e não raras vezes mudo de opinião quando vejo que estou errado.

Na minha opinião, não é dando dinheiro que se resolve o problema da pobreza. Pode resolver a curto prazo mas, não é solução a longo prazo.
    Por isso pergunto, para o oxelfer, qual é a solução para a pobreza?

(Entretanto, li melhor o que escrevi e, mea culpa, quando falei em pobres, falei de cor nos que considero inveterados e não naqueles que, por força da conjuntura económica (despedimento), se vêem nessa situação. Ou seja, penso que generalizei demais.)
  15.  # 799

Colocado por: luisvvCada caso é um caso. Em todo o caso, as dificuldades de obter emprego a partir ou abaixo de determinadas idades estão directamente relacionadas com a legislação laboral.

Já me tinha dito...queria que a legislação fosse igual à da Arábia Saudita?
    Quantos anos tem a nossa legislação?Que eu saiba as pequenas alterações que houve em nada beneficiaram,aliás trabalhou-se mais ou menos...e olhe que eu não sou dos mais simpatizantes com a actual legislação...se existe maior pobreza e desemprego não é por causa da legislação,é por causa do sistema financeiro!
  16.  # 800

Colocado por: luisvvUm pobre de hoje tem condições de vida infinitamente melhores que um rico de há 150 anos

Essa agora luisvv... Já há 1000 anos havia quem tinha fartura e quem morre-se com fome, e isto são apenas os extremos.

0.1705 seg. NEW