Colocado por: marco1pense tambem na pobreza mas noutro sentido
Colocado por: marco1nada que tenha a ver com uma cidadania sã e equilibrada
Colocado por: FDOs pobres que eu conheço, e lamento dizer isto, são pobres porque, em grande maioria, "querem" ou nada fazem para sair dessa situação.
Colocado por: oxelferao ler esta frase que cito, fui incapaz de continuar a ler o seu post ...
Colocado por: FDSe um indivíduo ganha 5.000€/mês (rico) e outro não ganha (0€), o que é que se faz?
Tira-se ao rico para pagar ao pobre? É essa a solução? Isso não é um incentivo a perpetuar a situação do pobre?
luisvv, se quer ser tecnicamente verdadeiro tem de explicar sobre que período está a fazer a comparação. No último ano os Portugueses, quer os "pobres" quer os "ricos" perderam poder de compra (em média). Logo os pobres ficaram mais pobres, mas os ricos não ficaram mais ricos.
Também é tecnicamente verdade que este facto é irrelevante. A verdade é que uma pessoa dita "rica" pode perder algum poder de compra porque tipicamente tem folga financeira. Já uma pessoa pobre...
Penso que será daqui que nasce a ideia dos ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres, é uma questão de percepção.
Também parece ser verdade que dentro da Europa estamos no topo das diferenças entre pobres e ricos:
Colocado por: FDOs pobres que eu conheço, e lamento dizer isto, são pobres porque, em grande maioria, "querem" ou nada fazem para sair dessa situação.
Colocado por: FDPara mim, isto não é uma questão de pobreza, de dinheiro. É uma questão de princípio, de valores. E vejo que, apesar de tudo o que se diz, a tendência é para perpetuar a situação dos pobres e não para os ajudar a sair dessa situação.
Colocado por: FDNão é o dinheiro que vai tirar uma pessoa da "pobreza", tem que partir dessa pessoa a decisão desairda pobreza.
Colocado por: FDE não é isso que eu testemunho, o que muitas das vezes vejo são pessoas sem estrutura que nada ou pouco fazem em benefício próprio.
Colocado por: FDParece-me contraproducente ou, como li há tempos, o pior que se pode fazer à solidariedade/generosidade é ser solidário/generoso demais.
Colocado por: FDAs ferramentas existem, as oportunidades também, porque é que os pobres não deixam de o ser?
Colocado por: FDOu devemos nos resignar e aceitar que a "pobreza" é inevitável e simplesmente pagar para que deixe de existir?
Colocado por: FDO que com este testamento quero dizer é que, um pouco à semelhança do que entendi do que o marco1 disse (se entendi bem),é que há instituir valores, desde cedo(porque a alguns já não é possível) e criar uma melhor forma de viver o país, o mundo, a sociedade. Só depois disso é que, no meu ver, se pode falar em pobreza.
Colocado por: FDA mim preocupam-me as crianças, muitos idosos e todos os incapazes para o trabalho. Quanto a quase tudo o resto, é-me difícil aceitar o conceito de "pobreza".
Esta é a minha percepção, como disse acima, do meu microclima mas, aceito que possa ser muito diferente noutras zonas ou noutros contextos.
Colocado por: danobregae a imagem que a maioria das pessoas na pobreza são preguiçosas é uma imagem deturpada. Não se esqueça que muita gente que trabalha a tempo inteiro é pobre.
Colocado por: FDPara mim, um pobre é alguém que não tem acesso por meios próprios (trabalho) a:
- casa, comida, roupa, saúde
luisvv deve falar de boca cheia. enfim a mim doi-me ver tanta desigualdade geradora de mentalidades e comportamentos sociais que mais parece é um retrocesso civilacional, se a si não o incomoda a mim incomoda bastante.
realmente deve fazer parte daqueles que não se importam que durante toda a vida conviver rodeado de pessoas que nem sabem quem foi Fernando pessoa, por exemplo.
assim como o eterno atraso cultural no nosso pais é que já me enjoa. bai telenovelas para cima e programas de entretenimento da treta com a chupisse associada. compreenda de uma vez por todas que o "seu" mercado é uma das coisas mais imperfeitas em termos de sociedade e como tal precisa de algumas correções.
é que se formos pelos critérios da seleção natural, até pode valer tudo ( tipo faroeste á americana).
O que me parece é que este seu parágrafo se destinou a "desviar a atenção" do que eu escrevi: que o FOSSO está cada vez maior (entre os "cada vez menos pobres" e os mais ricos).
Colocado por: luisvvBla bla bla... A mim incomoda-me mais ler conversa de chacha e objectivamente falsa (como a que deu origem ao meu comentário) sobre o aumento da pobreza, que se vai tornando "conhecimento geral", e que depois serve de base para as ladaínhas do costume.
Colocado por: luisvvLamentavelmente, como dizia já não me lembro quem, apesar de toda a gente se dizer interessadíssima pela programação da RTP2 e dos canais de documentários do cabo, as audiências teimam em desmentir essas preferências.
Colocado por: luisvvSe quiser ser rigoroso, verá que não desmente nada do que escrevi.Eu fui rigoroso e concordei que é verdade, é só ler.
Colocado por: luisvvEssa ideia nasce da inveja e da mentalidade igualitária, ponto.Portanto, na sua maneira de pensar as consequências são igualmente dolorosas para uma pessoa que ganhe 500€ e fiquem sem 50€, comparado com uma que ganhe 5000 e fiquem sem 500.
Colocado por: luisvvO que não altera em nada o que eu sublinhei: os pobres estão menos pobres.O facto de o José das Couves estar mais rico, e ter deixado de ter um BMW para ter um Porsche não torna o João dos Feijões, que deixou de ter uma bicicleta pasteleira para ter uma motorizada, mais pobre.
as comparações devem ser relativas ( tempo, contextos, etc...)
é que se formos por ai então que diremos de ainda hoje em dia de certas populações africanas comparadas com a nossa dita pobreza.
como o LuisK.W. disse muito bem é o FOSSO, isso é que desiquilibra e "desforma" a nossa sociedade. Ou será que os muitos ricos já consigam passear pelo mundo numa redoma de vidro imune ás "bactérias", se calhar sim dai estarem-se a c#%$%&&$$ para isso do fosso.
Colocado por: FDConhece os pobres que eu conheço?
Colocado por: luisvvSe quer fazer comparações "relativas" estará a falar de outra coisa. Dizer que os pobres estão cada vez mais pobres é objectivamente falso.
É verdade...mas sinceramente está a dizer mal de milhares de jovens desempregados ou milhares de pessoas que não são aceites a trabalhar porque têm mais de 50 anos?Não me diga que cerca de 700 mil desempregados não querem trabalhar e preferem não ter nada!
Colocado por: oxelferDemagogia!
Colocado por: luisvvCada caso é um caso. Em todo o caso, as dificuldades de obter emprego a partir ou abaixo de determinadas idades estão directamente relacionadas com a legislação laboral.
Colocado por: luisvvUm pobre de hoje tem condições de vida infinitamente melhores que um rico de há 150 anos