Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Estive a pesquisar e não encontrei nada muito semelhante com aquilo que quero perguntar.

    Mudei-me recentemente de apartamento (casa usada). A casa tem tomadas eléctricas em todas as divisões (menos no WC).

    Sendo que o WC tem ponto de luz no tecto e ponto de luz no espelho. Interruptor do WC com 2 botões.

    Gostava de saber que material é necessário e qual a melhor maneira de instalar uma tomada eléctrica no WC e se é viável a instalação da mesma (a mulher chateia-me por causa do secador etc...). Eu estava com ideias de montar a tomada perto do espelho num ponto mais alto para não correr riscos com a água do lavatório e fica no lado oposto à banheira.

    Desde já agradeço a vossa disponibilidade e esclarecimentos

    Nuno Boal
  2.  # 2

    Eu estava na mesma situação por causa de ter que ligar o desumidificador e optei por fazer uma "puxada" dos fios que estão nos espelho. Assim, para ligar o desumidificador tenho de ter as luzes do espelho acesas (acabei por retirar as lâmpadas deste para minimizar o consumo de electricidade).

    Mas nesse caso se calhar o mais prático até seria comprar daqueles espelhos que têm tomadas para se ligar aparelhos (como os secadores).
  3.  # 3

    - Tomada em cima de uma torneira ...
    - "Puxada" na casa de banho ...
    - Desumidificador na casa de banho e ligado à iluminação do espelho ...

    Vou ali tomar um calmante e já volto.
    • pom
    • 25 outubro 2011

     # 4

    E o que lhe parece comprar um espelho já com a tomada embutida...
  4.  # 5

    Luís K. W., talvez tenha sido mal interpretado.

    Mas não vi em lado nenhum alguém a dizer que ia por uma tomada em cima da torneira. A minha "puxada" do WC é um fio que vai dum "ponto de energia" que está junto ao tecto e depois vai até ao lado inverso à banheira (a 2,5 metros e meio desta), ficando assim uma tomada (onde ligo o desumidificador) com um metro de altura. Sei que não é um exemplo de segurança, mas acho isto mais seguro que andar com extensões no chão para ter o desumidificador ligado ou então do que colocar um extractor cujo sitio está mesmo em cima da banheira (aí sim, sujeito a levar água e muita humidade).

    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  5.  # 6

    Porque é que usa o desumidificador na casa de banho?
    Não será mais eficaz utilizar um aquecedor eléctrico durante o banho?
  6.  # 7

    O WC em causa apesar de ser grande, não tem qualquer janela pelo que sempre que termino o banho ligo o um bocado para ajudar a eliminar a humidade.
  7.  # 8

    ok... e não seria melhor ligar um aquecedor a ventoinha por ex.?
    Digo isto porque, uso o desumidificador no inverno para eliminar alguma humidade nos quartos e... para funcionar bem, tem de estar ligado muitas horas....

    Agora, se é para isso, penso ser mais eficaz, mais rápido, barato e melhor conforto, ligar uma ventoinha eléctrica com aquecimento durante o banho e uns minutos após....
  8.  # 9

    Também sei que não é a melhor solução (sendo que quando o ligo convém tapar o bidé, sanita e lavatório), mas mesmo assim farto me de tirar água do reservatório de vez em quando..
  9.  # 10

    E há-de sempre tirar água... quanto mais numa casa de banho :-)

    Experimente usar um aquecedor com ventoinha durante o banho e após.... vai ver que nunca mais irá usar o desumidificador na casa de banho. ;-)
  10.  # 11

    Tenho de fazer a experiência.. um termo ventilador vai dar ao mesmo (que um aquecedor com ventoinha)?
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  11.  # 12

    Esse é o termo correcto: termo ventilador :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hamilton
  12.  # 13

    Aonde é andam os electricistas deste forum!

    Caro Geoforce,

    Sei que existe uma regra de distância entre um ponto de água e tomada de electricidade, mas no WC terá que sempre colocar uma tomada exterior estanque
  13.  # 14

    Boas,

    Não sei as distâncias correctas, mas existem. A tomada deverá ter um IP elevado (nível de estanquidade ou Índice de Protecção) e um diferencial com alta protecção directo ao Quadro eléctrico, tipo 30mA.

    Espero ter ajudado
  14.  # 15

    Vou desenterrar este tópico.
    Necessito de substituir uma tomada no wc e gostaria de colocar uma exterior no outro, podem dizer que tipo de tomadas devo comprar e se por acaso existem duplas mas que caibam no espaço de uma, isto para a que pretendo substituir.
    Obrigada
  15.  # 16

    Sim, há actualmente tomadas duplas que ocupam apenas uma caixa.

    https://www.legrand.pt/e-catalogo/new-suno-tomada-dupla-2p-t-schuko-16-a-230-v-ligadores-automaticos-branco.html

    Tomadas para wc, convém serem estanques IP44. Dependendo da série, há as com tampa ou com junta para colocar atrás do espelho (da tomada).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
  16.  # 17

    A epapel também tem tomadas duplas desse gênero.

    Quanto as tomadas devem ser sempre com alvéolos protegidos. Existe modelos que também pode adicionar ou escolher com tampa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
  17.  # 18

    Boa tarde a todos,

    Aproveitando o tópico, queira fazer basicamente o mesmo para poder ligar um toalheiro de 150W... é aceitável?? ou tenho mesmo de abrir um roço até a tomada mais próxima?😬
  18.  # 19

    Colocado por: IdroidwinBoa tarde a todos,

    Aproveitando o tópico, queira fazer basicamente o mesmo para poder ligar um toalheiro de 150W... é aceitável?? ou tenho mesmo de abrir um roço até a tomada mais próxima?😬


    eu também gostava de montar um toalheiro electrico.
    Mas as tomadas estao distantes do local onde quero montar o toalheiro..
  19.  # 20

    Vamos ver se um profissional dá aqui uma ajuda😁
 
0.0207 seg. NEW