Colocado por: QuintinhasEntão afinal o que é um projecto de execução?
Colocado por: RRufinoÉ sim o nível de detalhe, pormenorizações,definições altimétricas,optimização,
Só que eu acho que num projecto de betão armado, estas coisas devem fazer parte do projecto de licenciamento, quem quer apenas um projecto de licenciamento tem que ter todos os pormenores para executar a obra, e não podem ser apresentados os desenhos tal como saíram do programa de cálculo.
Até porque o CIPE já tem uma biblioteca de pormenores bastante completa, basta "chapa-los" lá
Como já tinha dito, não devia na minha opinião existir diferenças entre licenciamento e execução (em moradias), mas para isso tinha que ser feito um licenciamento com qualidade de execução...
E para isto é preciso é preciso tempo e honorários respectivos que o cliente não está disposto a pagar no "1º passo" do projecto (e nem muitas vezes no 2º)
Concordará comigo que não cai muito bem ao DO ouvir o fiscal a dizer olhe este seu projecto de estruturas é uma vergonha e para pagar por isto mais valia deixar o empreiteiro ter posto o ferro que achava que era necessário.
Como é que é exigível ao projecto de estruturas ser absolutamente explícito em licenciamento, quando o de arquitectura não o é?
Colocado por: j cardosoSeexistir comunicação apropriada entre a arquitectura e a engenharia durante a fase de projecto é perfeitamente possível (isto no caso da comunicação prévia, nos outros casos é ainda mais fácil).
... acredito que resulte em meios mais pequenos.
Colocado por: j cardosoCom parte dos meus clientes é assim que funciono; esta parte é constituida por aqueles arquitectos que também são adeptos deste sistema e serão talvez 1/3 dos meus clientes arquitectos;
Tb este ano já retirei o meu termo de responsabilidade em 3 obras por constatar que as indicações dos meus relatórios não tinham por parte do DO sido acatadas.
No seu caso se é 1/3, é a excepção.