Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos

    Iniciei hoje a minha participação "activa" neste´Fórum, a "passiva" já iniciei à uns meses atrás e desde já os meus parabéns a todos os que mantêm esta excelente plataforma de discussão activa.
    Antes de tudo sou um curioso por construção, se calhar um "trolha" - sem desprimor para o DOGMA ;-) - perdido que acabou em volta dos números...; o certo é que me meti em trabalhos, dos bons, ao comprar um magnifico imóvel com uns 200 anos (pelo que dizem?!) e cabe-me a mim meter mãos à obra e na obra.

    Mais tarde publicarei aqui umas fotos do dito de forma a facilitar a consulta das vossas opiniões pois antevejo uma grande necessidade delas...

    Resumindo: casa com 2 pisos, em pedra, telhado em bom estado, piso em soalho também aceitável, sem esgotos válidos (pelo menos para mim, pois tem o "buraco" com descarga directa para o meio ambiente), tem água de rede, luz, tanque em cimento (ou pedra revestida a cimento, ainda vou descobrir...), umas quantas árvores, terra e muito muito mato...

    A primeira questão que preciso de ajuda e anda a assustar de sobre-maneira a Patroa, prende-se exactamente com os esgotos/casa de banho, sendo o terreno ligeiramente a descer e estando a casa no ponto mais baixo deste, qual a solução para águas de cozinha e casa de banho que não seja a fossa séptica ou a actual solução de descarga directa na terra (na essência são a mesma coisa), já vi algumas propostas/soluções com fossas biológicas (género depósitos), assim pergunto que desnível deve ter da casa de banho e cozinha face à entrada para esses depósitos de forma a não ter problemas de caimento (não sei se é este o termo?!)?

    Prometo ir postando mais perguntas, porque são muitas e desde já agradeço eventuais respostas.

    Um abraço a todos e vamos falando...
  2.  # 2

    Curiosa a completa ausência de comentários/respostas...?! :-(

    Não será um tópico interessante para os mais activos no fórum?
    Chegarei aos pladur´s de certeza; bem como aos flutuantes; madeiras; e restantes acabamentos, mas até lá precisava de ajuda para ir "encaminhando" a empreitada...

    NOTA - as fotos, se se justificar face à ausência de opiniões, postarei ainda esta semana...

    um abraço e vou falando...
  3.  # 3

    Casas_do_Rio

    Post umas fotos para que se possa ver ''a carga de trabalhos'' em que está metido.. hehe;)

    A sua questão da rede de esgotos, tem muito que se lhe diga, e na eventualidade de ser de todo impossível a ligação à rede de saneamento.. como a cada ainda por cima se encontra o ponto mais baixo do terreno... isso vai dar pano para mangas.. Sinceramente acho que deve ir ter com um engenheiro civil para que depois possa dimensionar corretamente as suas redes de àguas..

    Cumps.! e boa sorte..!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casas_do_Rio
  4.  # 4

    E não é obrigada a ligar as águas residuais à rede pública, ou esta não existe?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casas_do_Rio
  5.  # 5

    Boas

    efectivamente não existe saneamento e nos próximos tempos (anos?!) duvido que vá existir, o vizinho em situação semelhante mas que habita já a casa e a solução dele passou pela construção de 3 fossas ligadas (3 porque tem a casa construída em 3 socalcos) entre si a terminar na maior que é mais ou menos estanque (?) e que vaza de tempos a tempos, o que eu procurava evitar era mesmo o "mais ou menos estanque" de forma a evitar a poluição das terras e do rio contíguo ao terreno, questionei-o porque não colocou uma biológica e o preço terá sido o determinante na escolha, é assim cara esta solução?
  6.  # 6

    Penso que descarregar no terreno não seja legal sequer..terá sempre de chamar alguém para recolher as águas.
    Não conheço o funcionamento das fossas biológicas nem dos custos envolvidos.
    Talvez o DOGMA lhe consiga dar mais informação.

    No entanto informe-se na câmara sobre a possibilidade de futuro saneamento, ou se já existe projecto efectivo.
  7.  # 7

    Só pode ser coincidência..., não sei qual a postura da Câmara respectiva para estas situações embora já tenha pedido a um amigo que me verificasse quais as condições em vigor no respectivo município, mas pelo que constato na vizinhança a solução passará por fossas estanques até pelo que apurei a Câmara tem um serviço de limpeza/esvaziamento de fossas.

    Se for como menciona o DOGMA, eventualmente construir um tanque de 25.000 lt para águas sujas sairá certamente mais caro do que um biológica não??
  8.  # 8

    pois é...se o tema fosse flutuantes, cerâmicas e afins provavelmente as mulheres estariam aqui em peso...mas para isso terá a sua.
    Acho que estas questões técnicas preliminares nos passam muito ao lado, pelo que sendo eu não apologista de que a mulher tem que ser exactamente igual ao homem, me abstenho de dar opinião, venho só desejar-lhe boa sorte e muita paciência...eu tenho um apartamento para remodelar e já ach que vai dar muita "lavoura", quanto mais... :)

    vá, que corra tudo bem.
  9.  # 9

    Colocado por: sofia1984pois é...se o tema fosse flutuantes, cerâmicas e afins provavelmente as mulheres estariam aqui em peso...mas para isso terá a sua.
    Acho que estas questões técnicas preliminares nos passam muito ao lado, pelo que sendo eu não apologista de que a mulher tem que ser exactamente igual ao homem, me abstenho de dar opinião, venho só desejar-lhe boa sorte e muita paciência...eu tenho um apartamento para remodelar e já ach que vai dar muita "lavoura", quanto mais... :)

    vá, que corra tudo bem.


    Sofia a minha afirmação não foi logicamente no sentido de as mulheres postarem sobre qualquer tema em especifico, já a minha "postame" com tudo e mais alguma coisa, já lhe disse que não sou engenheiro só curioso... e no que diz respeito à lavoura já a avisei que se houver próximo imóvel terá de ser um T0 e sem varandas que eu ando farto de mato até à ponta dos cabelos. :-)


    Sim DOGMA a minha questão não é o ter de pagar por esse serviço que penso não ser caro e pela utilização previsível da casa (fim de semana e férias) não terá de ser muito frequente, a minha duvida reside mais num investimento numa fosse biológica ( 3000 e tal euros...) ou numa estanque de dimensões aceitáveis (espero que não me obriguem a construir uma piscina olímpica de 25.000 lt para encher de "porcaria")? Que custo poderia ter?
  10.  # 10

    Caro Casas_do_Rio,

    concordando com os comentários colocados pelo DOGMA, aconselho contactar o casal Schwarzer (Udo é biólogo e a Claudia é arq. paisagista) criadores e proprietários da empresa Biopiscinas. Sou suspeito pois são meus amigos, no entanto, estou convencido que são de longe as pessoas mais entendidas para lhe solucionar o problema, não fosse o Udo a pessoa convidada pelas ARH`s de todo o país sempre que o tema se relaciona com problemas e soluções dos nossos recursos hídricos. Eles estudam e projectam diferentes soluções como fossas biológicas, saunas solares e como é óbvio as piscinas biológicas. Se desejar o contacto do Udo, envie-me uma MP (mensagem privada). Aproveito para lhe dizer que fiquei curioso por conhecê-lo pois apreciei o excelente comentário que colocou sobre a crise do euro (especialmente tendo em conta que pertence à geração nascida pós pseudo revolução de Abril golpe de estado.
    Cpts. Raul Machado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casas_do_Rio
  11.  # 11

    Obrigado Raul pela disponibilidade e provavelmente precisarei pelo menos dos "conselhos" do seu amigo Udo, já que a distância do Algarve à casa em questão será de aproximadamente 800 km e o meu "projecto" não inclui piscina biológica (terei uma natural que é mesmo o rio que confronta com a casa :-) ), a minha duvida passará pela construção de um tanque para a fossa ou pela instalação da solução do depósito, mas mais a frente falaremos.

    No que diz respeito ao comentário sobre a crise do euro, mesmo sendo dessa geração "pós pseudo revolução de Abril golpe de estado" cresci no seio de uma família com recursos financeiros limitados e sempre fui educado/ensinado a meter a mão na massa para saber dar o valor, além disso a minha forma de ver toda esta CRISE, segundo dizem, é muito pessimista, mas a meu ver muito realista, ou seja, todos teremos de assimilar a necessidade de contenção económica e vamos aprender (se não for mais nada à força) que o crescimento económico não é ilimitado, é irrealista termos crescimento económico/riqueza continuo, toda a economia é cíclica até porque o passado isso nos diz, vendo bem, segundo a minha opinião, o século passado é pródigo em forte crescimento económico só após grandes depressões - 1ª grande guerra / depressão de 29 / 2ª grande guerra / descolonização - por isso o "povo" diz que "para sair de uma crise nada melhor que uma guerra!"; logicamente que não sou apologista desta solução. Sou sim a favor de um sistema menos dependente do Estado e mais responsabilizador do Individuo, não podemos esperar que o Estado consiga ser tão social como o nosso sem receitas dignas.

    Mas enfim, não vou "minar" este tópico com este assunto pois a minha "empreitada merece" continuar a ser discutida e este assunto abordarei no tópico adequado.

    Um abraço e vamos falando...
  12.  # 12

    Coloque fotos :-)

    Já está a falar em rios ao lado da casa, e a 800km do sul, portanto é no norte de Portugal.

    Só falta mesmo umas fotozitas para o pessoal ver :-)
  13.  # 13

    Vou ver se esta semana as coloco, foi um amigo que tirou pois achou piada em ver um antes e depois, já as pedi e mal as receba coloco, sim é no Norte e salvo erro não é muito longe da sua obra (Fafe certo a sua?)!
  14.  # 14

    Colocado por: Casas_do_RioVou ver se esta semana as coloco, foi um amigo que tirou pois achou piada em ver um antes e depois, já as pedi e mal as receba coloco, sim é no Norte e salvo erro não é muito longe da sua obra (Fafe certo a sua?)!


    A minha fica em Santo Tirso (perto de V.N. Famalicão).
  15.  # 15

    Colocado por: Casas_do_Rio
    ou numa estanque de dimensões aceitáveis (espero que não me obriguem a construir uma piscina olímpica de 25.000 lt para encher de "porcaria")? Que custo poderia ter?



    25 000lt = 25m^3

    Poderá ter as seguintes configurações (aproximadamente e salvo limites de profundidade):
    5mx5mx1m
    3mx6mx1,5m
    4mx4mx1,5m
    3mx4mx2m
    2,9mx2,9mx2,9m
    Como vê, nada parecido com uma piscina olímpica.

    Uma descarga de sanita terá cerca de 6l, 2 descargas por dia por utilizador numa família de 4 ficará a 48l em 365 dias do ano ficará a 17 520l - como vê 25 000l nem será assim tão exagerado, até porque nem comtabilizei o volume dos dejectos e considerei que as águas cinzentas nem sequer para lá iriam.
  16.  # 16

    Colocado por: speedsteer

    A minha fica em Santo Tirso (perto de V.N. Famalicão).


    Minha zona de residência, eh eh eh, somos vizinhos meu caro, em que sitio mesmo (se quiser publicitar claro!), fiquei na ideia que seria em Fafe mas afinal fafense é uma das pessoas que lhe prestou serviço certo? salvo erro no assentamento do chão exterior (espero não estar a fazer confusão pois confesso não ter ido rever o seu tópico.). O meu "sonho" fica nas fraldas das serras de Fafe.
  17.  # 17

    Colocado por: Casas_do_Rio

    Minha zona de residência, eh eh eh, somos vizinhos meu caro, em que sitio mesmo (se quiser publicitar claro!), fiquei na ideia que seria em Fafe mas afinal fafense é uma das pessoas que lhe prestou serviço certo? salvo erro no assentamento do chão exterior (espero não estar a fazer confusão pois confesso não ter ido rever o seu tópico.). O meu "sonho" fica nas fraldas das serras de Fafe.


    Também não está certo :-) o assentamento foi feito por pessoal de Rebordões, conhece?

    De que zona é mesmo?
  18.  # 18

    Colocado por: kugu_elu


    Desde já o meu obrigado pelo seu esclarecimento e efectivamente não é tão grande assim, sou mau em números não económicos... tendo-me deixado impressionar pela capacidade (25.000 lt parece imenso), será então uma séria solução a considerar até pela relativa facilidade de construção.
  19.  # 19

    Colocado por: speedsteer

    Também não está certo :-) o assentamento foi feito por pessoal de Rebordões, conhece?

    De que zona é mesmo?



    Resido à saída de Famalicão para a Póvoa, terra do Bispo D Jorge Ortiga; bem Rebordões remete-me para o caminho a seguir para um restaurante chamado "Uiscas" certo??? ainda existe e mantém a tradição da quantidade/qualidade muito boa???
  20.  # 20

    Brufe, boa terra.

    Esse "Uiscas" não me diz nada, agora se for o "CáT'espero"
 
0.0316 seg. NEW