Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Fica junto ao mosteiro de Singeverga (quase em frente), mesas corridas e bancos de pau e por trás dos comensais as belas barricas do dito, muito é só escolher branco ou tinto...

A sua reconstrução era onde mesmo?
  2.  # 22

Esse não conheço, na mesma estrada em Lamoso conheço sim o Melo, que tem uma costela assada no forno do melhor.

A minha casa fica em Burgães.
  3.  # 23

No entanto penso que deve verificar a solução biológica.

Uma fossa pode parecer de fácil execução mas lembre-se que a mesma trás muitos problemas que devem ser precavidos, por exemplo o metano e os cheiros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casas_do_Rio
  4.  # 24

Colocado por: kugu_eluNo entanto penso que deve verificar a solução biológica.

Uma fossa pode parecer de fácil execução mas lembre-se que a mesma trás muitos problemas que devem ser precavidos, por exemplo o metano e os cheiros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casas_do_Rio

Por norma as fossas têm de levar um respiro certo (tubo por norma em U da parte de fora do tanque)?
  5.  # 25

Colocado por: DOGMA
    digamos que fica na zona...o Mosteiro ainda fica retirado,o novo,porque o velho fica muito mais.

esse já fica na minha zona.

ainda não fui a nenhum dos dois,e segundo consta é tipo a quick step....deixa um pouco a desejar.

Pode experimentar o Melo à confiança. É bom.
  6.  # 26

Vou procurar o Melo e depois comento, eheheh

Só para terminar esta faceta gastronómica, não falhem o Luís do Outeirinho na estrada de Arco de Baúlhe para Cabeceiras de Basto (por Pedraça), um bacalhau na brasa com batata a murro regada a azeite e alho de lamber os dedos e a costeleta de vitela de lamber o osso, hummmm.

Mas chega de abrir o apetite porque a esta hora ainda só foi um café.

Tenho uma outra duvida em relação à questão térmica da casa, se em relação ao telhado parece-me pacifico que irei utilizar uma solução semelhante à do CIMENTO (https://forumdacasa.com/discussion/8195/12/aproveitamento-de-sotao/#pgbottom), já em relação às paredes tenho a seguinte dúvida:

Sendo em pedra e com cerca de 50 cm de espessura, sabendo que terei de selar algumas juntas que estão um pouco danificadas, terei necessidade de algum isolamento extra (por dentro ou por fora) ? A minha ideia seria manter a maior quantidade possível de pedra à mostra aplicando, pelo que já li aqui algures, uma espécie de "verniz" que irá evitar a penetração da água e dará um aspecto mais brilhante à pedra.

Um abraço e vamos falando
  7.  # 27

Colocado por: Casas_do_RioSendo em pedra e com cerca de 50 cm de espessura, sabendo que terei de selar algumas juntas que estão um pouco danificadas, terei necessidade de algum isolamento extra (por dentro ou por fora) ? A minha ideia seria manter a maior quantidade possível de pedra à mostra aplicando, pelo que já li aqui algures, uma espécie de "verniz" que irá evitar a penetração da água e dará um aspecto mais brilhante à pedra.

a questão não é só a água, é principalmente a questão termica, isolamento termico
    deve isolar interiormente essas paredes de pedra, colocar wallmate e uma nova parede, de pladur ou tijolo.
    pode deixar aqui e acolá alguma pedra à vista mas essa superficie deve ser pequena"" para evitar que haja percas térmicas em demasia.

outra alternativa é deixar mesmo toda a pedra à vista, mas ao fazer isso terá de ter em mente que vai ter uma casa sujeita principalmente ao frio do inverno.
    e aquecer a casa será um desperdício energetico constante.
  8.  # 28

wallmate que é como quem diz, uma placa de isolamento térmico :)
  9.  # 29

Desculpem a insistência mas mesmo paredes com 50 cm de espessura e com juntas devidamente seladas, têm perdas térmicas muito significativas???

É que eu já tinha em mente a utilização de algumas "paredes" em pladur especialmente para esconder tubagens e colocar iluminação, mas a minha intenção era mais pedra a vista do que pladur, pela opinião do Fernando Gabriel terei de inverter as proporções...
  10.  # 30

Colocado por: Casas_do_RioDesculpem a insistência mas mesmo paredes com 50 cm de espessura e com juntas devidamente seladas, têm perdas térmicas muito significativas???

É que eu já tinha em mente a utilização de algumas "paredes" em pladur especialmente para esconder tubagens e colocar iluminação, mas a minha intenção era mais pedra a vista do que pladur, pela opinião do Fernando Gabriel terei de inverter as proporções...

Dê uma vista de olhos no meu tópico e vê lá diversas soluções como as que pretende.
  11.  # 31

Num dia de frio entre na casa e coloque a mão no exterior da parede e no interior da parede.

Colocado por: kugu_eluresumindo:
    0.067 m de Poliestireno extrudido será igual a 3.158m de betão normal (2000 a 2300 kg/m^3)

Poliestireno Extrudido (XPS 25-40Kg/m3) R=espessura(XPS)/0,035
    Betão normal(2000 a 2300 Kg/m3) R=espessuraBETAO/1,65

Igualando os R temos:
    espessura(XPS)/0,035=espessuraBETAO/1,65
    Para 0.067m de XPS temos 3.158m de betão

Isto para exemplificar que a espessura nada informa.
    E 6,7cm de XPS é um isolamento corrente (e nem foi contabilizado a resistência da alvenaria).
  12.  # 32

Colocado por: Casas_do_RioDesculpem a insistência mas mesmo paredes com 50 cm de espessura e com juntas devidamente seladas, têm perdas térmicas muito significativas???

têm muito mesmo,
    esqueça mesmo essa ideia de deixar à vista, pode deixar pontualmente, mas só mesmo pontualmente e de preferência em sítios com boa orientação solar.
  13.  # 33

Assim farei em relação ao revestimento de forma a salvaguardar algum conforto, obrigado.

Outro assunto que me "propuseram" foi a possibilidade de utilizar um fogão a lenha com aquecimento de água para radiadores, assim teria um 3 em um (cozinhar, agua para aquecimento e "lareira"), qual a vossa opinião para esta solução? falaram-me da necessidade de colocar uma bomba circuladora à saída do fogão, alguém me sabe dizer o preço médio deste equipamento, tendo em atenção que o aquecimento a instalar será no mesmo piso do fogão e a dimensão da casa é pequena ( cerca de 100 m2 no máximo)?

Desde já o meu obrigado pelos contributos e espero na segunda já ter fotos para postar.

Um abraço e vamos falando...
  14.  # 34

se a casa é pequena eu aconselhava antes painel solar para aquecimento de agua.
    esse investimento parece-me um investimento para lá da dimensão e uso da habitação.
    mas alguem que saiba melhor sobre preços pode dizer melhor.
  15.  # 35

Obrigado pelo seu comentário, mas falaram-me no preço de um fogão a lenha com a possibilidade de águas quentes para aquecimento na casa dos 1.000 eur (?!); sem consultar nada, penso que a solução painéis solares é mais cara certo?!
  16.  # 36

não sei desses preços, mas um recuperador simples anda a esse preço
    tem de pensar que para fazer funcionar essa caldeira, vai precisar de alimento daquele que sobe todos os anos e que para painéis solares não precisa.

tudo depende de como vai usar e em que quantidade vai usar a casa.
    é por ai que deve escolher o sistema de aquecimento de ar e água.
  17.  # 37

Preciso de uma opinião/ajuda.

Amanha como se prevê chuve terei de tratar do interior do imóvel e aproveito para tirar as prometidas fotografias do dito.

No interior, após ter retirado o pavoroso e claustrofóbico forro de tabopan (não sei se está bem escrito?!) deparei-me, com as já esperadas, teias de aranha e pó sem fim nas traves do telhado e nas telhas, a minha questão é - Qual a melhor/mais fácil forma de limpar isto?
    Pensei em utilizar a máquina de pressão e fazer assim uma lavagem completa ao telhado pelo interior, após a limpeza irei proceder ao tratamento da madeira que se encontra em bom estado (não está podre, nem aparenta ter bicho), já agora qual a melhor forma (solução económica e eficaz) de o tratar importando ressalvar que vai ficar com as traves tapadas pois irei isolar o telhado por dentro com lã de rocha/vidro e posteriormente aplicar lambris de madeira ou PVC.

Um abraço

e vamos falando
    •  
      FD
    • 9 dezembro 2011

# 38

Colocado por: Casas_do_RioQual a melhor/mais fácil forma de limpar isto?

Se estiver tudo seco eu diria que com um aspirador/compressor de ar. Assim, continuaria seco e poderia quase imediatamente aplicar uma solução para proteger a madeira.
    Digo eu, que nada percebo disto...
  18.  # 39

Mais opiniões...?
  19.  # 40

Pelo que leio, devo por completamente de parte a hipótese de utilizar a máquina de pressão? E optar pelo aspirador, porque o compressor só me vai dispersar ainda mais o pó?!

0.0275 seg. NEW