Iniciar sessão ou registar-se
    • rockas
    • 7 novembro 2008 editado

# 1

Boas,

Antes de mais quero felicitar pelo forum que boas leituras me tem dado para esclarecer algumas dúvidas, no entanto elas são mais que muitas.

Possuo um terreno com 400m2 na Conceição da Aboboda ( Conselho deCascais ) onde vou construir uma moradia.
    Ja tenho o projecto praticamente finalizado e aprovado na CMC. Agora as minhas questões debatem-se em tudo o que se insere na construção, materiais, pagamentos, etc etc

Deixo aqui o link com todo o projecto para que possam ter uma ideia daquilo que eu estou a falar.
    Cave

R/C

1ºAndar

Sotao

Telhado

Já tenho alguns orçamentos (nos quais ja apanhei gralhas), que mtas vezes não são nada especificos (o que não é bom).
    Assim sendo, tomei a iniciativa de fazer 1 template para facultar aos constructores para que seja mais facil avaliar os orçamentos dos mesmos, claro que faltam-me definir algumas coisas, tipo sanitarios, pavimentos, azulejos, torneiras, caixilharias, etc , julgo que qto mais especificar melhor.

Deixo aqui também o template, de certeza que irá ajudar mais alguém que esteja na minha posição. ( Não está a 100% ainda)

http://rockas.home.sapo.pt/Template_de_Orcamento.xls

Gostava de ajuda em alguns temas:

1º Alguem que perceba de orçamentos, podia avançar com um estimativa? Pretendo materiais de gama média.
    2º Caixilharias...Marcas/Modelos recomendados
    3º Paineis solares....fotovoltaico ou aquecimento de agua?

Aceito sugestoes e ideias.

Não vos maço mais.....para já.
  1.  # 2

Sem ter nada a ver com isso... acho que está a disponibilizar informação demais na internet.... :)

Mas quanto ao resto:

1º Alguem que perceba de orçamentos, podia avançar com um estimativa? Pretendo materiais de gama média.

Acho o projecto engraçado. Mas faça uma conta a 700€ o m2... este valor não vale nada, visto haver partes mais caras e outras mais baratas, mas é por aí...

2º Caixilharias...Marcas/Modelos recomendados

Quer aluminio ou PVC? É que isso é muita discussão, quanto mais as marcas e modelos...

Eu optei por aluminio, extrusal série A.045. Além de estore aluminio com corte térmico... mas isso são gostos...

3º Paineis solares....fotovoltaico ou aquecimento de agua?

Depende do capital.
    Aquecimento de água, para essa casa, 3000 euros. Fotovoltaico, diria uns 20000€....

Coisas da Casa
  2.  # 3

Era mesmo esse género de informação que gostava.

Pelo que me andei a informar, julgo avançar para o Aluminio, o problema é mesmo marcas e modelos, quero algo de gama média, nada mto caro mas q tenha qualidade.
    Se der uma olhada no projecto e considerando o q escolheu, consegue estimar qto custaria?

Vou coloca portadas, só se o valor for mto caro é q irei para estores electricos, mas lá está, depende dos preços.

Estimaram a Pré-Instalação de AC para quartos, sala e escritório em 3500€ ?!??! Acho 1 roubo !!!
    Acho que vou para aquecimento de agua, mas tenho de perceber no q isso consiste e necessita.

Alguem pode esclarecer alguns desses ultimos temas?

[[]]
  3.  # 4

Colocado por: rockas

Estimaram a Pré-Instalação de AC para quartos, sala e escritório em 3500€ ?!??! Acho 1 roubo !!!
    Acho que vou para aquecimento de agua, mas tenho de perceber no q isso consiste e necessita.

[[]]

3500 euros por uma pré-instalação de AC é mais do que um roubo, para a sua casa o valor não deve de ultrapassar os 1000 euros, pois foi mais ou menos o valor que vários orçamentos que eu obtive.

Em relação às AQS se fizer uma pesquisa aqui no fórum creio que já existe alguns tópicos abertos para este assunto. Mas basicamente se quer ter água quente recorrendo à energia solar, poderá optar pelo sistema de paineis com termossifão (mais barato) ou sistema de paineis com termoacumulador (mais caro). Mas este sistema supostamente já deve de vir contemplado no seu projecto, creio que até seja obrigatória a utilização de sistemas de AQS.

Como curiosidade conheço muito bem a zona onde vai fazer a casa, o meu irmão morou muito anos na Aboboda, mesmo à frente da sede da associação recreativa... faziam-se la umas festas porreiras :).

um abraço e boa sorte
  4.  # 5

Sim, mas o orçamento está correcto?

O preço de uma pré-instalação de AC (entenda-se, caixas, e tubagens na parede) é coisa para 120€ à unidade... E mesmo assim, é capaz de ser preços caro. Se calhar alguém lhe dá valores mais exactos...

Se der uma olhada no projecto e considerando o q escolheu, consegue estimar qto custaria?

Não. :) Mas posso sempre enviar-lhe um ou outro orçamento que me deram de materias alternativos (PVC). Depois compara as medidas com o do ser projecto e vê quais as janelas que se aplicam....

Coisas da Casa
  5.  # 6

Não esquecer.. que influência no preço de pré-instalação de AC:
    - As caixas interiores e exteriores.
    - a tubagem dos condensados das unidades interiores , normalmente a conectar à rede de ARD.
    - as redes de cobre, até ao/s equipamentos/s exterior/es (o cobre está caro e se os comprimentos a vencer são longos)
    - Os cabos electricos e respectivas mangas de tubo (entre a unidade interior e a exterior)
    - As alimentações electricas especificas a prever no quadro eléctrico, mais a alimentação à unidade (habitualmente a exterior)
  6.  # 7

Colocado por: afsantos

3500 euros por uma pré-instalação de AC é mais do que um roubo, para a sua casa o valor não deve de ultrapassar os 1000 euros, pois foi mais ou menos o valor que vários orçamentos que eu obtive.

Era o que eu pensava :((

Em relação às AQS se fizer uma pesquisa aqui no fórum creio que já existe alguns tópicos abertos para este assunto. Mas basicamente se quer ter água quente recorrendo à energia solar, poderá optar pelo sistema de paineis com termossifão (mais barato) ou sistema de paineis com termoacumulador (mais caro). Mas este sistema supostamente já deve de vir contemplado no seu projecto, creio que até seja obrigatória a utilização de sistemas de AQS.

Tenho de me informar qual a melhor opção considerando preço/qualidade/vantagens.

Como curiosidade conheço muito bem a zona onde vai fazer a casa, o meu irmão morou muito anos na Aboboda, mesmo à frente da sede da associação recreativa... faziam-se la umas festas porreiras :).

um abraço e boa sorte

É uma boa zona, perto de tudo e longe da confusão.

Colocado por: AdrianoP

Sim, mas o orçamento está correcto?

O preço de uma pré-instalação de AC (entenda-se, caixas, e tubagens na parede) é coisa para 120€ à unidade... E mesmo assim, é capaz de ser preços caro. Se calhar alguém lhe dá valores mais exactos...

Sim, foi considerado todo o projecto e o que se pretendia. Mesmo assim acho um valor excessivamente alto

Não. :) Mas posso sempre enviar-lhe um ou outro orçamento que me deram de materias alternativos (PVC). Depois compara as medidas com o do ser projecto e vê quais as janelas que se aplicam....

Seria uma boa ajuda, pelo menos para ter algo para comparar ou ter uma ideia.

Colocado por: Pedro BarradasNão esquecer.. que influência no preço de pré-instalação de AC:
    - As caixas interiores e exteriores.
    - a tubagem dos condensados das unidades interiores , normalmente a conectar à rede de ARD.
    - as redes de cobre, até ao/s equipamentos/s exterior/es (o cobre está caro e se os comprimentos a vencer são longos)
    - Os cabos electricos e respectivas mangas de tubo (entre a unidade interior e a exterior)
    - As alimentações electricas especificas a prever no quadro eléctrico, mais a alimentação à unidade (habitualmente a exterior)

Mesmo assim, justifica-se os 3.500€ ?? É só quartos e escritorio do 1ºAndar, pq para ter 1 AC eficente para a sala ( 47m2) serio mto caro, além de já lá ter lareira.
    • zoao
    • 18 fevereiro 2010

# 8

Olá Rockas,

Estou agora em vias de comprar um lote de terreno para construir casa no Zambujal - São Domingos de Rana, já li que como é em lote pode ser mais rápido por parte da câmara para conceder a licença de construção.
    Vi num outro post seu que já está a construir a casa, gostava saber se pode partilhar as suas aventuras, nomeadamente:
    - O tempo e "chatices" para ter a licença de construção
    - A escolha de arquitecto na zona, se recomenda o seu arquitecto ou se tem algumas sugestões
    - Escolha do empreiteiro
    - Outros pontos que se lembre e ache convenientes que as pessoas que se vão "aventurar" por estas andanças e que não têm nenhuma experiência devam saber.

Desde já agradeço a sua disponibilidade
  7.  # 9

não consigo aceder ao link que colocou.(reparei agora na data do topico)

curioso como sou fui ver o site da empresa"" que fez o projecto"" http://www.ildafrois.pt/
    assustei-me claro, mas nada muito fora do que vejo em desenhos"".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipe_l
  8.  # 10

desculpe lá, mas eu como designer que sou... acho que está muito giro!!! :) estou a brincar.... realmente um site mais bonitinho não fazia mal a ninguém!!!
    • zoao
    • 18 fevereiro 2010

# 11

Pois, peço desculpa por ter re-aberto um tópico antigo.

Também já tinha visto que o site não era muito bonito, mas como eu não pretendo que a arquitecta me faça um site, mas sim um projecto de arquitectura... :P
    E por acaso gostei bastante das plantas do rockas, numa área semelhante à que em principio irei ter ela conseguiu incluir as divisões que pretendia e com boas áreas, e achei muito interessante o projecto (no ponto de vista de um leigo, da matéria).
  9.  # 12

ja agora poderia mandar fotos dos alçados ?
  10.  # 13

Mesmo assim, justifica-se os 3.500€ ?? É só quartos e escritorio do 1ºAndar, pq para ter 1 AC eficente para a sala ( 47m2) serio mto caro, além de já lá ter lareira.

coloque um sistema que de para programar em toda a casa. a lareira so se acende se estiver em alguem em casa.
    e os corredores?
  11.  # 14

boas meus caros amigos,

sim .. já me encontro a construir ... não sou pessoa com paciência para blogs ... mas tenho foto reportagem sempre actualizada caso queiram acompanhar / opinar

http://picasaweb.google.pt/rockas/FotosConstrucaoMoradiaCunha#

Colocado por: zoaoOlá Rockas,

Estou agora em vias de comprar um lote de terreno para construir casa no Zambujal - São Domingos de Rana, já li que como é em lote pode ser mais rápido por parte da câmara para conceder a licença de construção.
    Vi num outro post seu que já está a construir a casa, gostava saber se pode partilhar as suas aventuras, nomeadamente:
    - A escolha de arquitecto na zona, se recomenda o seu arquitecto ou se tem algumas sugestões
    - Escolha do empreiteiro
    - Outros pontos que se lembre e ache convenientes que as pessoas que se vão "aventurar" por estas andanças e que não têm nenhuma experiência devam saber.

Amigo, ajudo naquilo que puder e souber, já lhe sussurei o meu msn, disponha.
  12.  # 15

Colocado por: rockasboas meus caros amigos,

sim .. já me encontro a construir ... não sou pessoa com paciência para blogs ... mas tenho foto reportagem sempre actualizada caso queiram acompanhar / opinar

http://picasaweb.google.pt/rockas/FotosConstrucaoMoradiaCunha#

Colocado por: zoaoOlá Rockas,

- Escolha do empreiteiro

Amigo, ajudo naquilo que puder e souber, já lhe sussurei o meu msn, disponha.

Rockas, muitos parabéns por ter sobrevivido à CM Cascais!! Posso-lhe perguntar quanto tempo demorou o processo na Câmara?
    Tenho um PIP há mais de 4 meses na CMCascais e não estou nada optimista, mas mesmo assim queria pedir-lhe os mesmos conselhos que deu ao zoao.
    Obrigado
  13.  # 16

claro... o senhor vende arquitectura e não web-design... foi só uma piadolas!!! acho que a planta está muito boa... qual a área por piso?
  14.  # 17

Vou tentar responder a tudo o que me fôr possível.

Quem quiser conselhos ou informações mais precisas, aconselho a adicionarem-me no msn , isto por uma razao muito simples....a informação é muita

Passei quase ano e meio a preparar tudo, como podem ver pela data do post, já aprendi muito, mas a casa perfeita é fazer outra igual depois de acabar esta.

Colocado por: sergyioclaro... o senhor vende arquitectura e não web-design... foi só uma piadolas!!! acho que a planta está muito boa... qual a área por piso?

A garagem tem 112m2, R/C 121m2 , 1º 123m2 , sotão cerca de 100m2 divididos entre esplanada e parte coberta.

Tenham em atenção que foi mm mto dificil enquadrar as ideias que tinha no poligono de implantação do terreno, digamos que ele não era bem um rectangulo ou quadrado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joão13
  15.  # 18

boas... e qual é o seu email do msn?
  16.  # 19

@rockas, se não for indiscrição, qual é o valor orçamentado?
  17.  # 20

225.000€

0.0269 seg. NEW