Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 18 dezembro 2011

     # 1

    Caros,
    No seguimento de uma outra discussão (https://forumdacasa.com/discussion/21176/4/escadas-erro-de-arquitectura/#Item_23) sobre as borradas do arquitecto que fez o projecto da minha casa, foi descoberta nova borrada do mesmo. Agora descobriu-se que ele não contou com o espaço para as caixas dos estores, o que obrigará a que as janelas tenham cerca de 20cms a menos de altura. A minha questão é se uma alteração como esta implica que se submeta uma alteração de projecto, ou isso não é relevante nem é nada que a inspecção da câmara dê importância?
    Obrigado
    • eu
    • 18 dezembro 2011

     # 2

    Que belo arquitecto...
  1.  # 3

    E a minha questão é.... as janelas (e portas?) com 20cm a menos é aceitável para si?
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  2.  # 4

    Colocado por: GexAgora descobriu-se que ele não contou com o espaço para as caixas dos estores, o que obrigará a que as janelas tenham cerca de 20cms a menos de altura.
    NÃO PODE SER!!!
    A que altura vão ficar as vergas das janelas? A 1,80m?!?
    E as portas?

    Mas... que raio de projecto de execução é que esse Arquitecto fez?

    E também não havia um mapa de quantidades que referisse os estores?!

    E a Câmara também deixou passar um projecto sem quaisquer estores/portadas?!?

    (E, desta vez, o empreiteiro, o DT e o DF não deram pela falta das caixas de estores... SE não estava no projecto de execução, é natural que não dessem pela falta!)
    Concordam com este comentário: rsa.construcoes, TROLHA...
  3.  # 5

    Eu acho que o arquitecto desenhou janelas com cerca de 2.40m de altura, mais 30cm para a caixa de estores, 2.70 desde o pavimento até à viga. O engenheiro que calculou a estrutura "meteu" lá uma viga com cerca de 40 ou 50cm de altura, e foi ocupar o espaço que deveria ser para a caixa de estore. Se calhar a culpa não foi do arqº, mas sim do engª, resta saber quem é o coordenador de projecto.
    • Gex
    • 19 dezembro 2011

     # 6

    Colocado por: mafgodE a minha questão é.... as janelas (e portas?) com 20cm a menos é aceitável para si?
    Concordam com este comentário:Luis K. W.


    O que é que eu posso fazer?? Não vou abdicar dos estores e parece que esses 20cms fazem falta para que eles lá sejam postos. Claro que preferia não perder esses 20cms, mas prefiro perdê-los a não ter estores. Seja de que forma fosse, eu iria sempre perdê-los... Porque refere portas...?
    • Gex
    • 19 dezembro 2011

     # 7

    Colocado por: Luis K. W.NÃO PODE SER!!!
    A que altura vão ficar as vergas das janelas? A 1,80m?!?
    E as portas?

    Mas... que raio de projecto de execução é que esse Arquitecto fez?

    E também não havia um mapa de quantidades que referisse os estores?!

    E a Câmara também deixou passar um projecto sem quaisquer estores/portadas?!?

    (E, desta vez, o empreiteiro, o DT e o DF não deram pela falta das caixas de estores... SE não estava no projecto de execução, é natural que não dessem pela falta!)
    Concordam com este comentário:rsa.construcoes,TROLHA...


    Sim, o mapa de quantidades referia os estores, mas não estava no proj de execução.

    Se a câmara deixou passar um projecto que tinha umas escadas em que só passava uma pessoa com 1,40m de altura e um projecto de estabilidade que não considerava a cobertura...
    • Gex
    • 19 dezembro 2011

     # 8

    Colocado por: PicaretaEu acho que o arquitecto desenhou janelas com cerca de 2.40m de altura, mais 30cm para a caixa de estores, 2.70 desde o pavimento até à viga. O engenheiro que calculou a estrutura "meteu" lá uma viga com cerca de 40 ou 50cm de altura, e foi ocupar o espaço que deveria ser para a caixa de estore. Se calhar a culpa não foi do arqº, mas sim do engª, resta saber quem é o coordenador de projecto.


    As janelas de sacada têm 2,20m de altura e as de peito 1,30m (estas são as que me chateiam mais perder os 20cm ...) a altura desde o chão ao tecto é de 2.60m.
    O coordenador foi o arq....
  4.  # 9

    Colocado por: GexAgora descobriu-se que ele não contou com o espaço para as caixas dos estores,

    Acho que ainda não percebi isto.

    Colocado por: Gexa altura desde o chão ao tecto é de 2.60m.

    2.60m na zona da laje ao na zona das vigas?
    • Gex
    • 19 dezembro 2011

     # 10

    2.60m na zona da laje ao na zona das vigas?


    É do chão até ao tecto, pelo que presumo que seja laje
  5.  # 11

    Colocado por: TROLHA...cheira-me que vamos ter mais um jogo de ping pong.
    Entre pai e filho !?

    Colocado por: GexSim, o mapa de quantidades referia os estores, mas não estava no proj de execução.
    Mau!
    Não vou dizer que a responsabilidade é do empreiteiro, mas ELE devia/podia ter alertado para esta omissão no projecto.

    ...e um projecto de estabilidade que não considerava a cobertura...
    Isto é SEMPRE da responsabilidade do projectista.
    A Câmara só «arquiva» o exemplar do projecto (para o caso de haver m....).
    • Gex
    • 19 dezembro 2011

     # 12

    Mas poderá haver problemas com a câmara por as janelas terem os 20cms a menos?
  6.  # 13

    Colocado por: GexMas poderá haver problemas com a câmara por as janelas terem os 20cms a menos?

    Mas que raio...porque é que as caixas de estor têm que ter mesmo 20cm?
  7.  # 14

    Uma boa oportunidade para desistir dos estores e amandar-se para portadas.
    • Gex
    • 19 dezembro 2011

     # 15

    Colocado por: Jorge Rocha
    Mas que raio...porque é que as caixas de estor têm que ter mesmo 20cm?


    Foi o que me foi indicado pelo construtor

    Uma boa oportunidade para desistir dos estores e amandar-se para portadas.


    Bem, isso é que implicava mesmo uma alteração ao projecto. Não, eu queria mesmo era os estores..
  8.  # 16

    As caixas que refere são compacto que ficarão por cima dos vãos ou são caixas de madeira para levar depois o tubo com o estor enrolado?
  9.  # 17

    As caixas que refere são compacto que ficarão por cima dos vãos ou são caixas de madeira para levar depois o tubo com o estor enrolado?
  10.  # 18

    Colocado por: GexAgora descobriu-se que ele não contou com o espaço para as caixas dos estores, o que obrigará a que as janelas tenham cerca de 20cms a menos de altura. A minha questão é se uma alteração como esta implica que se submeta uma alteração de projecto, ou isso não é relevante nem é nada que a inspecção da câmara dê importância?


    e na altura falou-lhe dos estores de enrolar pelo exterior? é que pode não ser erro
    em todo o caso se falou e se é erro é mais um grave sim, implica diminuição de vão, terá sim de fazer um aditamento ao projecto, aliás pedir essa alteração em obra, que é o que acontece pelos vistos.
    eu fazia isso, não é complicado e poupa chatices€
    não é difícil apenas fazer uma memoria descritiva e corrigir desenhos com vermelhos e amarelos.
    • Gex
    • 19 dezembro 2011

     # 19

    Colocado por: Fernando Gabriel Arq

    e na altura falou-lhe dos estores de enrolar pelo exterior? é que pode não ser erro
    em todo o caso se falou e se é erro é mais um grave sim, implica diminuição de vão, terá sim de fazer um aditamento ao projecto, aliás pedir essa alteração em obra, que é o que acontece pelos vistos.
    eu fazia isso, não é complicado e poupa chatices€
    não é difícil apenas fazer uma memoria descritiva e corrigir desenhos com vermelhos e amarelos.


    Obrigado pela resposta! Não bastaria uma indicação no livro de obra...?

    E sim, o arq estava bem ciente dos estores. Aliás, até foi ele que me indicou qual a marca e modelo e até pediu orçamentos para os mesmos, portanto é como diz, mais um erro grave, o que não é de estranhar, já que descobri recentemente que nem contas de somar ele sabe fazer...
  11.  # 20

    Colocado por: GexPorque refere portas...?
    Podia ter portas para o exterior com estores.... e menos 20cm podem ser bem complicado....

    Colocado por: Gexdescobri recentemente que nem contas de somar ele sabe fazer...
    Tá explicado a diferença dos 20cm :-)

    Colocado por: Jorge RochaUma boa oportunidade para desistir dos estores e amandar-se para portadas.
    Se não consegue fazer aparecer os 20cm... pense seriamente nas portadas...
 
0.0214 seg. NEW