Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: hangasEu pessoalmente optei por comprar Battery Packs da APC para ficar tudo nos conformes e arrumadinho. E principalmente para dormir descansado! :)

Mas qual é o problema em usar compatíveis? Há perigo daquilo explodir ou incediar, é? :)
  2.  # 22

Colocado por: MikeMelgaas qual é o problema em usar compatíveis?

Estava-me a referir às de carro! Se a bateria não for selada e a sala nao for bem ventilada, é bem possível que faça CABOOM durante a carga.
    Principalmente se houver várias baterias numa sala pequena.

Agora desde que seja de Gel e de uma capacidade igual ou superior diria que não há qualquer problema. Também as baterias deles são feitas por outros fabricantes.
    Não sou accionista nem vendedor da APC. :) Sou apenas cliente!

E se encontrar packs já feitos compatíveis APC, tanto melhor. E mande-me o link! :)
  3.  # 23

• hangas
    • 6 janeiro 2012 editado

# 24

hum.. estive a ver e não me parece que renda muito..pelo menos no meu caso.

compatível RCB44 -> MDS44

não me parecem minimamente iguais.

Quanto ao preço, 250 GBP são 300 Eur, mais os portes de enviar chumbo de UK para cá. Será que rende? Acho que compro as originais mais baratas.

Edit: Estive a pesquisar, e parece que posso abrir a "cassete" metálica e trocar as baterias individualmente. Mas quando compro o RBC44 é só trocar a "cassete".
  4.  # 25

Porque razão.. o kit e de baterias APC RBC2, é o mesmo seja para a UPS com 280 Va, como para a 420Va?!?!

PS: Já tinha visto isso quando tive de substituir os Kits das minhas APC backUPSpro 280 e 420....
  5.  # 26

Colocado por: Pedro BarradasPorque razão.. o kit e de baterias APC RBC2, é o mesmo seja para a UPS com 280 Va, como para a 420Va?!?!

O que muda é a autonomia.
  6.  # 27

Mas o kit é sempre o mesmo.. para que comprar a 420, se com a 280 dá a mesma autonomia para um memso equipamento ligado...
    Ou estou a ver mal o filme?
    • hangas
    • 6 janeiro 2012 editado

# 28

Se uma UPS de 420VA consegue suportar uma carga de 420W durante 1h com uma dada bateria(assumindo um factor de potencia de 1)
    a mesma bateria numa UPS de 280VA consegue suportar uma carga de 280W mas durante 1.5h (assumindo um factor de potencia de 1)
    tal como a a UPS de 420VA também aguenta 1.5h com a carga de 280W

Edit: Exemplo corrigido.
    Concordam com este comentário: civismo
  7.  # 29

Acho que já percebi a sua dúvida...

Sendo o pack o mesmo, porquê comprar uma UPS mais potente. É isso?

A potência da UPS está relacionada com o inverter da mesma. Uma UPS de 280VA só consegue segurar cargas até 280VA (+/- 280W assumindo FP de 1)
    Se quiser ligar uma carga de 400W a UPS de 280 não a vai segurar, mesmo que tenha bateria. Vai desligar como se fosse um disjuntor.

O exemplo que dei acima não está totalmente correcto. Se no lado DC não tiver Ah suficientes nas baterias, não vai aguentar 1h. Ou seja a autonomia depende da capacidade das baterias.

O fabricante ao fazer uma UPS de 280VA e uma de 420VA com a mesma bateria, quando usadas na capacidade máxima, a de 420 vai ter um runtime mais curto.
    Mas se puser uma carga de por exemplo 100W numa e noutra, duram exactamente o mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 30

Obrigado... já entendi o conceito. não é preciso entrar em detalhes e preciosismos de conversão.
    ;)
  9.  # 31

Pois.. defeito profissional.. Os ratings das UPS vêm em VAs as fontes de alimentação normalmente indicam a potencia em Watts e o respectivo PFC, então é preciso andar a fazer as contas.
  10.  # 32

Pelos vistos gostam muito das ups da APC aqui para estes lados !

Tambem sao as minhas favoritas dentro do preço / qualidade.
    Tenho ali imensas ups da APC ... até demais ... devia vender algumas !

Até tenho ali uma de rack de 3000VA

E ha uns anos tive uma Rolls Royce da APC, uma Symmetra Modular, a qual vendi usada a uma empresa.
      SYH4K6RMT_37[1].jpg
  11.  # 33

Symmetra! grande bomba!

Sim para este tipo de potências tem uma boa relação qualidade preço.
    Mas quando precisar de potencias na ordem dos 30KVa (o que deve ser para breve) acho que prefiro uma Emerson serie LiebertNX.
      30007e92-58f8-4250-83e9-df4514036caa-000001.png
  12.  # 34

Colocado por: civismoTenho ali imensas ups da APC ... até demais ... devia vender algumas !

Se tiver algum RBC12....avise! :)
  13.  # 35

Colocado por: MikeMelga

Se tiver algum RBC12....avise! :)

Boas!

Tenho é muitas UPS sem bateria, porque as APC raramente avariam

Nem lhe recomendo a comprar baterias usadas

Não ha baterias baratas.
    Em tempos usei umas baratas da gembird, e ao fim de uns tempos ficavam todas deformadas / derretidas.

Nunca vi uma bateria das que vêm nas APC rebentada.
    Nota que a APC não fabrica baterias , maioritariamente usa as da marca CSB
      RBC6[1].JPG
  14.  # 36

Colocado por: civismoJa agora, e bem a propósito: Qual o melhor destino possivel a dar as baterias em fim de vida ?

Sei que há casas que as recolhem ... e até quem as compre ao quilo ... mas tenho medo que o destino a ser dado não seja o mais correcto em termos ecológicos.

Estou a citar-me a mim proprio pois gostaria de opinioes sobre isto
  15.  # 37

Colocado por: civismoJa agora, e bem a propósito: Qual o melhor destino possivel a dar as baterias em fim de vida ?

O pilhão?
  16.  # 38

Colocado por: hangas

Estava-me a referir às de carro! Se a bateria não for selada e a sala nao for bem ventilada, é bem possível que faça CABOOM durante a carga.
    Principalmente se houver várias baterias numa sala pequena.

Agora desde que seja de Gel e de uma capacidade igual ou superior diria que não há qualquer problema. Também as baterias deles são feitas por outros fabricantes.
    Não sou accionista nem vendedor da APC. :) Sou apenas cliente!

E se encontrar packs já feitos compatíveis APC, tanto melhor. E mande-me o link! :)

Uma vez estava em lisboa e a Bateria da minha carrinha mercedes falhou (ja estava a falhar de manhã, até tive que pedir a um vizinho para me ajudar a pegar)... pensava que ia carregar pelo caminho ate lisboa mas nao carregou.
    Fui a uma oficina norauto para testarem a bateria, e o senhor ao testar com as tampas abertas, ao ligar o testador só ouvi uma pequena chispa seguida de uma enorme explosão
    A bateria estalou mesmo, espalhou acido (so nao espalhou mais porque o sr da norauto estava a frente e foi-lhe quase tudo para a camisa).
    Fez ainda alto cogumelo de fumo.
    Note-se que nas carrinhas mercedes a bateria fica por baixo do banco de trás.

Felizmente o homem não se magoou .... mas podia ter magoado.

Desde isto tenho enorme medo e respeito pelas baterias.

E costumo usar oculos ao manipula-las

Ah, e ha dias o meu tio, que é todo engenhocas, queimou um dedo com uma pequena pilha de litio que estava a carregar "artesanalmente" e explodiu
  17.  # 39

Não é suposto faltar a luz frequentemente, pelo que o argumento não pega.
    Essas baterias são úteis para instalações solares em que , ai sim , a bateria passa a vida a carregar e descarregar.

Colocado por: hangas

Sim, também já vi fazer isso. E mais, em datacenters grandes é frequente colocar as baterias não só fora da UPS mas numa sala a parte, mais por causa da ventilação.
    Eu pessoalmente optei por comprar Battery Packs da APC para ficar tudo nos conformes e arrumadinho. E principalmente para dormir descansado! :)

O unico inconveniente é mesmo que as baterias de carro (SLA Sealed Lead Acid) não aguentam bem a vida com ciclos profundos, se a luz faltar durante algum tempo e com alguma frequência as baterias vão a vida num instante. Mas há baterias AGM (Gel) do mesmo "tamanho". De resto o metodo de carga é muito semelhante e as UPS lidam bem com isso.

Mas se calhar dado o preço mais valia colocar uma palete de baterias de Gel em paralelo. Um pack da APC não é mais do que isso mesmo.

Sala de baterias de um datacenter:
      Battery_room1.jpeg
  18.  # 40

Colocado por: MikeMelga

O pilhão?

Isso é credivel ?

Tenho medo que as baterias sejam queimadas ou algo que o valha, tipo LIPOR ou algo do genero ...

Infelizmente muitas vezes a reciclagem / reaproveitamento é uma piada, visando muitas vezes mais o lucro do que o correcto encaminhamento dos residuos.

Por exemplo, para se retirar miligramas de ouro das placas de circuito impresso, muitas vezes usam quimicos e queimam-nas.
    É reciclagem? Sim, mas é muito mais prejudicial do que se tivesse ido para um aterro.
      amb_ins_incineradora[1].jpg

0.0292 seg. NEW