Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

a partir da rede não, até 50V ele aguenta até mesmo com mais, mas já é ariscado.
  2.  # 122

mas com uma maquina de soldar ?!?!!? Credo !

Isso é corrente alterna, certo ?

Suponho que o choque que se tem que dar nas baterias é com continua
    •  
      alv
    • 19 setembro 2012

# 123

Vivam!
    Resultado ao fim de um dia:
    De cinco "ressuscitações", quatro ficaram como novas. Continuo incrédulo.
    A quinta, não carregou. Medi a corrente que deveria ser de cerca de 14V era de cerca de 12V! Embora desse para medir com o multímetro, a realidade é que quando colocada na máquina, nada.
    Aberto o pack de 12 células, medida uma a uma verifiquei que duas delas estavam a 0V. Removi-as do pack, chantei as restantes 10 e coloquei na máquina que de imediato trabalhou que nem uma doida, mas apenas com 12 dos 14V. Nada mal e sendo assim ainda vou tentar comprar as duas células e completar o pack a ver se funciona.
    Continuo incrédulo sem perceber se a coisa será ou não durável, mas também não será fácil de perceber, porque a brincar, durante uma série de anos fui substituindo as aparafusadoras sem fio e agora depois da "ressuscitação" já são tantas que seriam necessárias várias pessoas para dar uso a todas, pelo que algumas terão de ficar paradas.
    Como em tudo na vida não há fome que não dê em fartura....
    "Fassam" parte.
    • RSS
    • 19 setembro 2012

# 124

Alv ... e eram todas NiCd? não experimentou nenhuma NiMh?
  3.  # 125

Uma coisa que me faz confusão, ou melhor , duas:

>Ferramentas electricas com bateria, as quais estão muitas vezes anos em stock na loja, com as baterias a "apodrecer". Já para nem falar que muitas vezes estão totalmente descarregadas.
    As piores ainda são as de exposição, pois o pessoal tende sempre a ver com os dedos se ainda tem bateria (falo por mim, é instintivo, lol), então as baterias vão totalmente a zeros !

>Baterias em stock nas lojas de ferragens, aki´s, etc

Faço ideia de como estão muitas destas baterias "novas" quando se compram .
    •  
      alv
    • 19 setembro 2012

# 126

Vivam!

Colocado por: RSSAlv ... e eram todas NiCd? não experimentou nenhuma NiMh?

Estas de 14.4, das três, duas eram NiMh. Uma funcionou na perfeição e a outra é o pack que descrevi que tinha duas células completamente mortas, mas as restantes 10 ficaram a funcionar na perfeição....por agora.

"Fassam" parte.
  4.  # 127

Colocado por: civismoIsso é corrente alterna, certo ?

os aparelhos de soldar TIG\MIG com INVERTER são de corrente continua.
  5.  # 128

Colocado por: jorgealvesos aparelhos de soldar TIG\MIG com INVERTER são de corrente continua.

Ah, é capaz ! No fundo aquilo é uma fonte comutada gigante, certo ?

Tenho uma maquina de soldar `de 200A à antiga , da Saurium, e la dentro só tem 1 transformador
  6.  # 129

Colocado por: civismoAh, é capaz !

fosca-se!!!!! agora deu-lhe para duvidar das minhas afirmações, é?????????????

Colocado por: civismoTenho uma maquina de soldar `de 200A à antiga , da Saurium, e la dentro só tem 1 transformador

correcto que passa de 230Vac para 20Vac\50Vac e com correntes até 140A,

para quem não sabe a corrente continua tem uma tendencia para agarrar as "ligações" e os "encostos" ou "toques", enquanto a alterna tem o efeito contrario
  7.  # 130

Colocado por: jorgealves
    fosca-se!!!!! agora deu-lhe para duvidar das minhas afirmações, é?????????????

Ate das minhas as vezes duvido quanto mais :P
  8.  # 131

Colocado por: jorgealvespara quem não sabe a corrente continua tem uma tendencia para agarrar as "ligações" e os "encostos" ou "toques", enquanto a alterna tem o efeito contrario

Talvez porque a continua está sempre lá, e a alterna vai e volta 50x por segundo , será ?
  9.  # 132

Basicamente, se encostar um bocado de ferro num dos contactos (ou será no + ou no - em particular?) e soldar (mig) no ferro por 1 ou 2 segundos, aquilo "espevita" as baterias, correcto?

A quem já fez, pode explicar mais pormenorizadamente? Tipo, qualquer mig serve? Qual o espaço de tempo que se deve soldar? 1 segundo? 2 segundos?
    O ferro encosta-se ao + ou ao -? Ou tanto faz? A "massa" do mig encosta-se também ao ferro certo?
  10.  # 133

nao se solda nada. Usa é a MIG como se fosse um carregador de baterias
  11.  # 134

Colocado por: two-rokBasicamente, se encostar um bocado de ferro num dos contactos (ou será no + ou no - em particular?) e soldar (mig) no ferro por 1 ou 2 segundos, aquilo "espevita" as baterias, correcto?
    cuidado com as experiencias porque se mal feitas aquilo explode literalmente
    •  
      alv
    • 19 setembro 2012

# 135

Vivam!
    Raio de conversa. Mas é também são ferramentas.
    Sim encosta-se o +com o + e o - com o - por escassos segundos, três ou quatro vezes.
    Pela manhã ainda funcionavam.
    Hoje vou experimentar uma com mais de cinco anos parada. A ver. Se funcionar ainda tenho uma das primeiras B&D que me custou cerca de 20.000$ para aí há vinte anos! Já nada me admira. A ver também.
    "Fassam" parte.
    • RSS
    • 19 setembro 2012

# 136

Só amanhã é que vou ver se consigo recuperar a minha bateria NiCde a DeWalt NiMh emprestada ...

Se não conseguir, peço ao Alv uma das parafusadoras recuperadas dado que não tem pessoal suficiente para trabalhar com todas elas :D
    lol
  12.  # 137

Colocado por: civismonao se solda nada. Usa é a MIG como se fosse um carregador de baterias

Como assim?

Colocado por: jorgealvescuidado com as experiencias porque se mal feitas aquilo explode literalmente

Pois, caro jorgealves, por isso perguntei, não tenho por hábito fazer experiências sem saber o que estou a fazer :)

Colocado por: alvSim encosta-se o +com o + e o - com o - por escassos segundos, três ou quatro vezes.

As duas mig que tenho na empresa nenhuma indica o + nem o -, por isso ainda estou na dúvida, tenho de ler o artigo em inglês para ver se fico a perceber melhor a técnica.
  13.  # 138

Mas porque nao usam um transformador de bancada que permite ter um controlo sobre a tensão e corrente?
    Se não têm, vão à oficina de electrónica ai do bairro, e peçam-no emprestado durante uns minutos
      HY3005DM[1]2.jpg
  14.  # 139

não é a mesma coisa caro civismo, a tig/mig faz uma descarga de muitos amperes com tensão reduzida.
  15.  # 140

e para que queres muitos amperes? A bateria gasta os amperes que tiver que gastar, mas não gasta mais só porque estão disponiveis.

Da minha experiência, e do que observei na fonte de bancada com a bateria de 12V da minha Black Decker , será algo do tipo

A 10V gasta 0.5A
    A 12V gasta 1A
    A 15V gasta 1.5A
    A 20V gasta 3A
    A 25V gasta 4.5A

Estes valores são exemplos. So refiro que puxa mais corrente consonte lhe sobimos a tensão, e pode não ser linear, ou seja, um aumento de poucos volt pode fazer disparar o consumo de corrente.

Pegando no exemplo da minha tabela, se a MIG fornecer vamos supor 20V 150A, não é por lá teres mais amperes disponiveis que ela vai gastar mais do que os 3A que gasta quando ligada à fonte de bancada.

0.0358 seg. NEW