Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho aqui de um lado um monte de UPS, e de outro lado um monte de baterias.

    O desafio: meter algumas a trabalhar e despacha-las daqui para fora !

    Algumas baterias devem estar boas, outras nem por isso .
    Outras baterias talvez ainda se safem

    Vou conduzir um teste individual a cada uma das baterias, mas tenho algumas duvidas ... haverá ai entendidos na matéria ?

    Para começar , nestas baterias de 12V entre os 7 e os 20 Amperes , há salvação possivel para as baterias que já estão totalmente descarregadas ?
    Tenho aqui um carregador de baterias do LIDL., o qual estreei ontem.
    Este carregador é porreiro , mas tem alguns detalhes.

    Por exemplo , se a bateria estiver completamente descarregada, não deixa ligar (da mesma forma que se não tiver nenhuma bateria ligada também não deixa ligar).

    Outro detalhe: Nos testes que fiz na bateria que aparece mais vezes nas fotos, houve uma vez em que a deixei descarregar ate aos 3V, e quando meti à carga o carregador interpretou a bateria como sendo uma bateria de 6V , e passados poucos minutos estava a dar o OK de estar carregada ! (ilustrado na terceira foto )

    Tenho ali ainda um carregador Old School da Tudor, o qual não tem nada destas mariquiçes, é no fundo um transformador bobinado com um amperimetro e um diodo (ou uma ponte, já nem me lembro). Será que o Tudor é melhor para ressuscitar as baterias que foram a zero ?

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
      DSCF0857.JPG
      DSCF0863.JPG
      DSCF0868.JPG
      DSCF0869.JPG
      DSCF0872.JPG
  2.  # 2

    Uiii este tópico tem potencial para dar pano para mangas. :))

    Principalmente se eventualmente virar para os "mitos" dos efeitos de memória e afins.

    Atenção que nem todos os carregadores e baterias são iguais. Cada tecnologia de bateria deve tem uma técnica de carga própria e consequentemente um carregador próprio.
    As mais recentes de LiPo são mesmo muito perigosas se não forem carregadas correctamente. Explodem mesmo!!

    Alguns tipos de baterias, como a de chumbo acido dos carros requerem um carregador que apenas mantenha uma tensão ligeiramente superior à da bateria, não sendo muito importante manter a corrente durante a carga limitada. Já noutro tipo de células o importante é ter uma corrente estabilizada e limitada conforme o estágio de carga.

    Por exemplo essas baterias de "Gel" muito comuns em UPS, são uma variante das de chumbo acido, é carregada inicialmente com uma tensão de cerca de 14.5v em 2A a medida que a bateria vai carregando, a corrente de carga baixa até 250mA altura onde o carregador deve mudar a tensão de saída para 12.5v para fazer o chamado "topping"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego, civismo
  3.  # 3

    Boas!

    Tenho a noção que sim, este tópico pode ter potencial, e poderão ser debatidos alguns mitos urbanos e duvidas freqeuntes, tipo :

    >Devo retirar a bateria do meu portátil quando este se encontra ligado à corrente, para que ela dure mais anos ?
    >E no telemovel, posso meter a carregar quando ainda está a meio ?
    >Procedimentos para correctamente pegar um carro com os cabos de bateria ligados a outro carro

    Etc etc etc
  4.  # 4

    Eu por acaso, e quer por motivos profissionais, de hobbys, também por curiosidade, tenho adquirido alguma informação e experiencia sobre esta matéria.

    Quando tinha para ai uns 13 ou 14 anos, a minha primeira incursão no mundo da electrónica foi justamente construir um carregador de pilhas Ni-Cad, com a ajuda do meu pai.
    Profissionalmente também lido com UPSs de alguns (uma dúzia de ) kVA, em termos de hobbys fiz auto rádiomodelismo, e as baterias são uma parte muito importante, mesmo nos modelos de combustão. Nos modelos 100% eléctricos.. ui.. é quase uma religião. Mas também perdem-se corridas por uns mA/h :)

    Quando tiver algum tempo posso contribuir aqui com uma explicação do funcionamento e principais diferenças nas células de Ni-Cad, Ni-Mh, Li-Mh e LiPo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  5.  # 5

    Boas!

    Então e para já para me ajudar, consegue elucidar-me se as baterias que ficaram totalmente descarregadas podem ter salvação, ou nem vale a pena perder tempo com elas ? (estou a falar de baterias destas de acido - gel, das UPS)
      APC_RBC17[1].jpg
    • hangas
    • 5 janeiro 2012 editado

     # 6

    Essas são das mais robustas, e por isso são também relativamente caras.

    Essas baterias são conhecidas por baterias de deep-cycle, ou ciclo profundo, e estão feitas para ciclos de carga e descarga muito grandes ou completos mesmo.
    Assim essas baterias podem chegar mesmo a "0" que um carregador apropriado consegue pegar nelas sem problema.

    Pode haver uma excepção a isto; Se uma bateria ficar "revertida". Pode acontecer que uma célula da bateria fique danificada ou tenha um envelhecimento prematuro. Nestas condições e perante uma descarga completa, essa celula vai estar em algum momento "revertida". i.e. vai chegar a 0 primeiro que as outras e durante a utilização passa-lhe uma corrente no sentido contrário. Neste caso a célula pode ficar irremediavelmente danificada e o conjunto não aceitar carga. Mas se a bateria for "desmanchavel" é possivel recuperar a celula individualmente.

    Por exemplo já as baterias de Li-Mh usadas em telemóveis são justamente o contrario; uma bateria de 4.7 volts por exemplo, se descer abaixo de uns 3.0 podem "morrer" completamente!
  6.  # 7

    Colocado por: hangasEssas são das mais robustas, e por isso são também relativamente caras.

    Essas baterias são conhecidas por baterias de deep-cycle, ou ciclo profundo, e estão feitas para ciclos de carga e descarga muito grandes ou completos mesmo.
    Assim essas baterias podem chegar mesmo a "0" que um carregador apropriado consegue pegar nelas sem problema.

    Por exemplo já as baterias de Li-Mh usadas em telemóveis são justamente o contrario; uma bateria de 4.7 volts por exemplo, se descer abaixo de uns 3.0 podem "morrer" completamente!


    Optimo !

    Então e que carregador sugere para estas que foram a zeros ?

    Também tenho uma fonte de bancada, com a qual posso regular a voltagem e amperagem com precisão ...

    Obrigado
      412Z1T1A9EL._SL500_AA300_[1].jpg
    • hangas
    • 5 janeiro 2012 editado

     # 8

    Fiz um edit acima, pois aqui em conversa com um colega, ele chamou a atenção para uma situação que pode ocorrer em consequência de uma descarga completa.
    Numa bateria em boas condições e dentro do ciclo de vida util é raro acontecer. Numa bateria com várias células, e principalmente em descargas grandes e com uma corrente considerável convém que as células estejam todas "equilibradas", pois caso contrario pode acontecer que uma célula chegue a 0 antes das outras e será atravessada por uma corrente reversa das células vizinhas. Neste caso o pack nunca mais carregará em condições a não ser que as células sejam removidas e carregadas isoladamente e de forma equilibrada.

    Um carregador como este, carrega praticamente todo o tipo de baterias, principalmente as de LiPo, pois detecta o estado e anomalias da bateria/pack inclusive células revertidas e tem algoritmos
    de recuperação das mesmas, quando possível.

    este

    http://www.losi.com/Products/Features.aspx?ProdId=LOSB9606

    Mas se tem uma fonte desse género e no caso das baterias de gel, é relativamente fácil carregá-las "à mão". Não sei isto tudo de cor, mas arranjo-lhe literatura :)


    A minha sugestão, e talvez a mais segura. Use o método float-charging, mais lento mas seguro tanto para si como para a bateria.
    Regule a tensão para 13.5v e limite a corrente a 0.5C (por precaução) . Acho que essa bateria deve ser de 7Ah, logo limite a corrente a 3-3.5A.

    As baterias de Gel podem tipicamente ser carregadas a 1C, 7A neste caso.
    Mas como não sabe o estado delas, troque corrente por tempo. 1hora a 1C = 2h a 0.5C.

    Com a tensão regulada, a bateria vai ela propria "escolher" a corrente. Será mais alta no inicio e à medida que for ficando carregada baixa a alguns 100-150 miliAmps.
    Se estiver mesmo morta, pode tentar dar-lhe um boost durante alguns minutos com uma carga rápida (Bulk) e depois trocar de modo.

    Atenção, usando este método manual, monitorize sempre a bateria, a ver se não aquece. Se ficar morna pare! Pode estar danificada e no limite explodir.
    E principalmente nunca abandone a bateria durante a carga. Tenha sempre a bateria debaixo de olho.

    Mas veja este artigo: http://www.qsl.net/wb3gck/gel-cell.htm
  7.  # 9

  8.  # 10

    Pode acontecer com qualquer tecnologia de bateria, mas quanto mais se puxa por elas em termos de carga mais sensíveis são a desequilibrios das células.
    Mas isto só acontece em baterias de ciclo profundo, pois isso só acontece quando uma das células chega primeiro que as outras a 0v
    Isto já acontecia com as antigas NiCad.
    Actualmente durante o fabrico dos packs, são seleccionadas as células mas parecidas umas com as outras possíveis. Além disso as UPSs têm o cuidado de não deixar chegar ao 0 absoluto, e deixam perto de 1v.

    No caso das baterias dos portáteis, que nem são de ciclo profundo, o motivo é outro. Estas baterias são "inteligentes", têm electronica que monitoriza cada célula, temperaturas, etc. Se algum parametro não estiver Ok para assegurar a carga, a electrónica não a deixa carregar, para evitar incendios e explosões, principalmente nas de litio. Ou seja não é preciso reverter uma célula, basta a célula estar um bocado diferente das outras para a carga não ser feita.

    Presumo que seja por causa disto que por vezes baterias de portáteis que "morreram", passado algum tempo na prateleira, mais tarde voltam a funcionar. Entretanto e com o tempo sem uso, e devido a correntes de fuga internas, devem acabar por estabilizar o suficiente para permitir o funcionamento.
  9.  # 11

    Já agora....e aproveitando que parece que vocês estão por dentro disso...

    onde posso comprar baterias de 12v 7.2 AH para substituir umas da APC (RBC12). Preciso de substituir as baterias de uma APC de 5000VA :(
  10.  # 12

    Eu acho que preferia comprar um pack da APC.
    Se a UPS estiver a suportar um sistema critico pode ser que não compense poupar uns trocos.. mas sim os packs da APC são caros, esse deve custar uns 200Eur +Iva.

    Digo e faço isto também porque as minhas UPS agora utilizam o pack RBC44, que também seria mais complicado de desmanchar e refazer.
    O RBC12 julgo que são apenas 4 baterias coladas umas as outras com fita dupla face e é relativamente fácil de fazer em casa.
    Já tive UPSs que usavam este pack e senti-me tentado a fazer o mesmo, mas joguei pelo seguro, e as baterias deles são boas. Levei os packs velhos para o pessoal do clube de modelismo e funcionaram muito bem nas caixas de arranque para os motores de combustão.

    Quanto a onde comprar baterias avulso, sinceramente não estou em condições de recomendar uma casa. Mas normalmente encontram-se em oficinas de motos e de nautica.
    Também encontrei resultados no KuantoKusta

    http://www.kuantokusta.pt/4/98089/Bateria-12v-7ah-bat-lead-12
  11.  # 13

    Colocado por: hangasesse deve custar uns 200Eur +Iva.


    Pois. Ainda por cima leva 2 kits.
  12.  # 14

    Eu cá tenho duas APC a trabalhar com vulgares baterias de carro. Aquilo dá uma autonomia de varias horas!! E são baratas! Foi só soldar uns fios maiores pois as baterias também são muito maiores. Tenho uma à 5 anos, 24/24h a suportar o meu servidor, 1º levou com uma bateria velha e quando a própria UPS ( Nos testes que faz periodicamente) se começou a queixar da bateria, meti uma nova e 5***** ( já tive cerca de 5h com ele ligado quando faltou a luz!!).
  13.  # 15

    Colocado por: hangas

    Presumo que seja por causa disto que por vezes baterias de portáteis que "morreram", passado algum tempo na prateleira, mais tarde voltam a funcionar. Entretanto e com o tempo sem uso, e devido a correntes de fuga internas, devem acabar por estabilizar o suficiente para permitir o funcionamento.


    Concordo, ja desmontei baterias de portatil e confirmo que existem uma placa com um chip , do qual sai saiem fios por forma a monitorar cada uma das células individualmente.
    Esse chip serve ainda para dizer ao portátil que a bateria é genuina, ou seja, esse chip "conversa" com o portátil e dá-lhe diversos dados, por ex, autononomia e desgaste da bateria.
  14.  # 16

    Colocado por: MikeMelgaJá agora....e aproveitando que parece que vocês estão por dentro disso...

    onde posso comprar baterias de 12v 7.2 AH para substituir umas da APC (RBC12). Preciso de substituir as baterias de uma APC de 5000VA :(


    é isto que precisa ? http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=RBC12

    Qual é o modelo exacto dessa UPS de 5000 VA ?
      C27153A51F41DD288525772600482495_SLIE_85JHFQ_f_h_500x500[1].jpg
  15.  # 17

    Colocado por: system32Eu cá tenho duas APC a trabalhar com vulgares baterias de carro. Aquilo dá uma autonomia de varias horas!! E são baratas! Foi só soldar uns fios maiores pois as baterias também são muito maiores. Tenho uma à 5 anos, 24/24h a suportar o meu servidor, 1º levou com uma bateria velha e quando a própria UPS ( Nos testes que faz periodicamente) se começou a queixar da bateria, meti uma nova e 5***** ( já tive cerca de 5h com ele ligado quando faltou a luz!!).


    Lol, boa ideia! Mas as baterias de carro costumam ser optimizadas para arranque e não para fornecer corrente durante muito tempo ... mas se funciona, funciona !

    Já fiz algo parecido, durante muito tempo usei na bancada uma apc de 600Va com uma bateria Externa de 17A (a original é para ai de 12A)
  16.  # 18

    Ja agora, e bem a propósito: Qual o melhor destino possivel a dar as baterias em fim de vida ?

    Sei que há casas que as recolhem ... e até quem as compre ao quilo ... mas tenho medo que o destino a ser dado não seja o mais correcto em termos ecológicos.
  17.  # 19

    Colocado por: civismoé isto que precisa ?http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=RBC12


    É.

    Colocado por: civismoQual é o modelo exacto dessa UPS de 5000 VA ?


    APC 5000RMB
    • hangas
    • 6 janeiro 2012 editado

     # 20

    Colocado por: civismoLol, boa ideia! Mas as baterias de carro costumam ser optimizadas para arranque e não para fornecer corrente durante muito tempo ... mas se funciona, funciona !


    Sim, também já vi fazer isso. E mais, em datacenters grandes é frequente colocar as baterias não só fora da UPS mas numa sala a parte, mais por causa da ventilação.
    Eu pessoalmente optei por comprar Battery Packs da APC para ficar tudo nos conformes e arrumadinho. E principalmente para dormir descansado! :)

    O unico inconveniente é mesmo que as baterias de carro (SLA Sealed Lead Acid) não aguentam bem a vida com ciclos profundos, se a luz faltar durante algum tempo e com alguma frequência as baterias vão a vida num instante. Mas há baterias AGM (Gel) do mesmo "tamanho". De resto o metodo de carga é muito semelhante e as UPS lidam bem com isso.

    Mas se calhar dado o preço mais valia colocar uma palete de baterias de Gel em paralelo. Um pack da APC não é mais do que isso mesmo.

    Sala de baterias de um datacenter:
      Battery_room1.jpeg
 
0.0285 seg. NEW