Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    E por grande coincidência no meio de tanta água caiu mesmo em cima do bote. E nem partiu as pernas nem nada uahuahuah

    O que ele se esquece é que tenha caído ou não, o capitão é sempre o último a abandonar o navio. E por uma questão de lealdade e de honra, todos os oficiais devem acompanhar o seu superior e permanecer no navio até que não exista mais ninguém a bordo a não ser eles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo Correia
  2.  # 22

    Colocado por: Ferraz OliveiraE por grande coincidência no meio de tanta água caiu mesmo em cima do bote. E nem partiu as pernas nem nada uahuahuah

    O que ele se esquece é que tenha caído ou não, o capitão é sempre o último a abandonar o navio. E por uma questão de lealdade e de honra, todos os oficiais devem acompanhar o seu superior e permanecer no navio até que não exista mais ninguém a bordo a não ser eles.


    Lá está. O coitado do comandante caiu mas não foi seguido pelos seus oficiais. Um louvor para o Comandante e pena de prisão para os oficiais que ficaram no barco ... ops ... embarcação!
    Desculpem a brincadeira, mas as declarações deste homemzinho são mesmo ridiculas.
  3.  # 23

    Em tribunal o que vai contar são unica e exclusivamente duas coisas
    1 - o comandante ordenou a evacuação do navio e não permaneceu no navio até se certificar que não havia mais ninguém a bordo e que ele era o último a sair
    2 - a gravação da conversa com o comandante do porto de livorno e a hesitação/relutância do comandante do concordia em obedecer às ordens do comandante do porto

    É isto que vai contar em tribunal.
    Aliás...o julgamento deve durar "meia dúzia de minutos"...
  4.  # 24

    Colocado por: Ferraz Oliveira
    Aliás...o julgamento deve durar "meia dúzia de minutos"...

    Duvido... mas muito mesmo. As coisas não são assim tão lineares, mas nem de perto nem de longe !!
  5.  # 25

    Vamos ver meu caro.

    É que, pode ser que me engane, mas ele deve ser julgado por um tribunal "fora do normal"...
  6.  # 26

    O Oficial em questão mostrou uma extrema cobardia e uma clara incapacidade para chefiar seja o que for. Na verdade a sensação que eu fico é que este "senhor" deve ter chegado onde chegou porque era um excelente "PR" e não um excelente oficial de marinha.
  7.  # 27

    Colocado por: Joao Dias
    Duvido... mas muito mesmo. As coisas não são assim tão lineares, mas nem de perto nem de longe !!


    Pois não serão. Mesmo que seja aparentemente simples, a atribuição de responsabilidades irá ser repartida. E cada % de "culpa" irá ser alvo de acirrada luta pois estarão envolvidos montantes monstruosos. Quando falamos de companhias de seguros e indemnizações, cada ponto percentual de "culpa" irá traduzir-se em milhões.

    O acidente da Martinair em Faro demorou cerca de dez anos (não tenho presente o exacto valor mas não andará muito longe disso) pois as Seguradoras queriam imputar uma percentagem da responsabilidade aos Serviços de Tráfego Aéreo.

    Não sei se em Itália os processos demoram tanto tempo. Mas dada a sua natureza latina tenho quase a certeza de que não será em "minutos" que a coisa se resolverá ;-)
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  8.  # 28

    Não estou a falar de atribuição de responsabilidades e indemnizações. Estou a falar de um facto muito concreto. O julgamento do comandante. Ou acham mesmo que, depois de analisadas as caixas negras do navio (que grava TUDO o que se diz ou faz na ponte - inclusivé diálogos), vai haver margem para dúvidas?
  9.  # 29

    O loverscout, se bem que por razões diferentes da minha,

    ahh simm... eu nao sou nem nunca fui da Marinha...... sou praticante da nautica de recreio e pescador nos tempos livres....


    Ele não acho que ele tenha desactivado computadores nenhuns loverscout. Apenas passou a navegar em modo "manual". Desligou o "piloto automático" digamos assim.
    expliquei-me mal.... =)
  10.  # 30

    ahhh uma curiosidade.....este senhor tem 52 anos.....não estamos a falar de um jovem como alguem referiu.....
  11.  # 31

    Colocado por: loverscout
    ahh simm... eu nao sou nem nunca fui da Marinha...... sou praticante da nautica de recreio e pescador nos tempos livres....


    expliquei-me mal.... =)

    Eu também não sou da marinha...nem sequer praticamente de náutica de recreio. Pesco...mas apenas na internet quando preciso de mandar umas "bocarras" sobre algo que não entendo mas julgo ser um "sabão". eheheheheh :-)

    Fui eu que referi 30 e poucos anos mas não especificamente sobre o comandante. Nem sequer sabia a idade dele...
  12.  # 32

    Isto parece Portugal. Assim que se mete agua "acidentalmente" desaparecem do mapa............
  13.  # 33

    Ora bem, o comandante pensou assim: Como estarei melhor? Morto ou na cadeia... hummmm Na cadeia! Lollll
  14.  # 34

    O comandante decidiu dar a volta pelo "canal interior" das 2 ilhotas porque lhe foi pedido por um dos membros da tripulação que é residente nessa ilhota. Foi esse pequeno facto que provocou todo este problema. Aliás, nem sei porque batem tanto na tecla dele ter fugido - grave mesmo é o idiota ter acedido a um pedido daqueles...
  15.  # 35

    O que eu não percebo é como é que aqui no "burgo" se pode afirmar que o desvio da rota se deu a este ou àquele factor quando as caixas negras ainda nem sequer foram analisadas.
    Nem sequer há duas ilhas ali. Há só uma.
  16.  # 36

    Colocado por: luismsIsto parece Portugal. Assim que se mete agua "acidentalmente" desaparecem do mapa............

    Infelizmente não desaparecem...Aqui no burgo, os "comandantes" quando metem água vão, por coincidência, para uma qq empresa/instituição como administradores não executivos...
    Concordam com este comentário: Gex, luisms
  17.  # 37

    Colocado por: Ferraz OliveiraO que eu não percebo é como é que aqui no "burgo" se pode afirmar que o desvio da rota se deu a este ou àquele factorquando as caixas negras ainda nem sequer foram analisadas.


    Um jornal Inglês já tinha avançado com estes factos com base em testemunhos.

    O próprio Schettino afirmou já em tribunal que passou muito perto para "saudar" alguém, a navegar à vista, e que a coisa lhe correu mal.

    http://publico.pt/Mundo/comandante-do-costa-concordia-admite-erro-de-navegacao-1529744
  18.  # 38

    Colocado por: hangas

    Um jornal Inglês já tinha avançado com estes factos com base em testemunhos.

    O próprio Schettino afirmou já em tribunal que passou muito perto para "saudar" alguém, a navegar à vista, e que a coisa lhe correu mal.

    http://publico.pt/Mundo/comandante-do-costa-concordia-admite-erro-de-navegacao-1529744

    Jornal inglês? Têm uma credibilidade que é obra...
    No entanto, ao que me referi em relação ao desvio da rota é a "quem" pediu...ou será que foi o próprio comandante que o decidiu fazer?
    Todos esses factos só poderão ser concluídos quando, mais uma vez, a caixa negra do navio for analisada.
    Os factos que se sabem até agora são os seguintes:
    1 - o navio desviou a rota
    2 - (segundo o comandante disse) a rota foi desviada para saudar "alguém".
    3 - o navio embateu numa rocha e foi o que se viu.

    Esses são os factos até agora apurados.
    Em relação aos motivos que levaram ao ponto 1 só quando para executar o ponto 2 só quando a caixa negra for analisada.

    É só isso que estou a dizer...
  19.  # 39

    Colocado por: Ferraz OliveiraNo entanto, ao que me referi em relação ao desvio da rota é a "quem" pediu...ou será que foi o próprio comandante que o decidiu fazer?
    Todos esses factos só poderão ser concluídos quando, mais uma vez, a caixa negra do navio for analisada.
    Em relação aos motivos que levaram ao ponto 1 só quando para executar o ponto 2 só quando a caixa negra for analisada.

    A famosa caixa negra ou melhor o VDR - Voyage Data Recorder tem muito que se lhe diga. Por incrivel que lhe possa parecer nem todos os VDR são iguais. Ainda há pouco estive num Navio onde o VDR grava automaticamente as ultimas doze horas de navegação MAS tambem faz continuamente overlapsing das mesmas ou seja, de doze em doze horas a gravação é "apagada" para gravar as próximas doze horas. Neste Navio em particular, e julgo saber que as instrucções serão iguais para todos os Capitães, em caso de acidente, o Capitão tem obrigação de carregar em dois botões especificos justamente para evitar que o tal overlapsing do VDR elimine as ultimas doze horas gravadas até á data do acidente em si. Mais, é da inteira responsabilidade do Comandante o retirar do "stick" do VDR, basicamente, retirar uma PEN USB onde ficaram os dados gravados para posterior entrega ás autoridades competentes.
    Agora resta saber como é que funciona o VDR do Concordia em especifico, será que o Comandante retirou o "Stick" do VDR e trouxe para terra ?? Tudo isto conta em termos temporais, por isso eu disse atrás que a tal acusação ao Capitão não seria assim tão linear, e muito menos será lesta. A acusação até pode ser rápida mas a conclusão do processo vai ser demorada. Só para reconstrução do acidente se calhar contam-se Meses.
  20.  # 40

    Eu sei como funciona um VDR. Tenho obrigação disso.
    E também julgo saber que o mais provável é o comandante não ter parado a gravação. Por outro lado, também julgo saber que o VDR é inteligente o suficiente para se parar automaticamente quando determinados sensores são activados.

    Cumps
 
0.0248 seg. NEW