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  1.  # 41

    Colocado por: Ferraz OliveiraEu sei como funciona um VDR. Tenho obrigação disso.

    Como poderá calcular, não faço a minima ideia do que o meu amigo sabe ou não sabe. De uma coisa tenho a certeza, a maioria dos foristas não saberá com certeza !!

    Colocado por: Ferraz OliveiraE também julgo saber que o mais provável é o comandante não ter parado a gravação.

    Infelizmente, aqui concordo consigo... por motivos óbvios.


    Colocado por: Ferraz Oliveira Por outro lado, também julgo saber que o VDR é inteligente o suficiente para se parar automaticamente quando determinados sensores são activados.

    Num PAX Vsl como o Concordia julgo saber que todos os equipamentos estarão ligados ao VDR. Parar a gravação sem actuação humana não acredito. Acredito sim que algures soou o "botão de alarme" do Armador do Navio (€€€€).
  2.  # 42

    Pois...nem eu sei muito bem o que faço! :-)
    No entanto, não falei de equipamentos ligados ao VDR...falei de sensores.
    Pela sua lógica, quando um avião caísse era impossível reconstituir o que quer que fosse se a caixa negra não fosse encontrada num determinado intervalo de tempo.
    E seja um navio de passageiros ou militar, os VDR são semelhantes no seu funcionamento...gravam é coisas diferentes...
  3.  # 43

    Agora resta saber como é que funciona o VDR do Concordia em especifico, será que o Comandante retirou o "Stick" do VDR e trouxe para terra ??


    Então, se o homem "caiu" do barco, só por uma grande coincidência é que também teria a pen...
    • hangas
    • 19 janeiro 2012 editado

     # 44

    Não percebi nada de barc.. navios :) mas inda ontem ao ver as noticias, fui pesquisar sobre este tal VDR, uma vez que até tenho interesse pela area da telemetria e aquisição de dados.

    E pelo que li existem VDR e S-VDR (Simplified VDR) que são unidades mais pequenas para embarcações também mais pequenas.
    Pelo que percebi a partir de umas determinadas dimensões (calado, tonelagem, etc) e obrigatório o VDR "completo" e nestas unidades o "stick" ou a memória está no exterior do navio num
    Invólucro selado "tamper-proof". Por isso não acredito que o ele tivesse oportunidade de abrir aquela coisa para tirar de lá a "pen" ou cartão de dados.

    Até porque alguns modelos estão desenhados para se destacar do navio e flutuarem para ficar a emitir um beacon que permitirá a sua localização.



    Quanto a ter que ser parado manualmente, faz sentido, em ser uma das responsabilidades de um commandante, mas neste caso era apenas um "condutor de navios". Será que não há mesmo um mecanismo automático
    para este tipo de situações, quando determinadas condições sao detectadas? Será que um dos oficiais, menos cobardes, não o terá feito? Será que com o corte de energia que houve a gravação não terá parado? São perguntas que ficam no ar e que o tempo e a investigação logo responderão.
  4.  # 45

    Colocado por: Ferraz OliveiraUm comandante que não honra a mais nobre das tradições da marinha...


    Por comparação e +/- com amesma idade:

    Kapitänleutnant Georg von Wilamowitz-Möllendorf was one of the oldest U-boat commanders of WWII to depart on patrol when he took his boat, the Milk Cow U-459, out from Helgoland, Germany on 29 March 1942. He was 48 years old at the time. He would bring his boat safely back to base on 5 patrols before being forced to scuttle on his 6th.

    When his boat, the Milk Cow U-459, was fatally damaged by 2 Wellington aircraft (and 18 Germans from it dead already) Wilamowitz-Möllendorf ordered his men to abandon ship and saluted them as they rowed away in dinghies and went below to open the scuttling vents. He went down with this boat.


    Fonte: uboat.net
  5.  # 46

    Caros...

    Os VDR de navios militares e de passageiros como o que o Concordia tem são "inteligentes". Podem ser parados manualmente (mas fica gravado que o VDR foi "desligado" ) e têm mecanismos automáticos de paragem.
  6.  # 47

    Aqui está o PDF de um modelo que encontrei ontem.
    Pelo que percebi o sistema grava em 2 sitios, directamente no controlador que está instalado na ponte, e na "capsula".

    Pelo que entendi a utilização primária da pen USB é para treino, analise para diagnóstico ou prevenção de avarias, etc.
    A função primária da capsula é em caso de sinistro permitir recuperar os dados.

    http://www.es.northropgrumman.com/solutions/voyagemaster3/assets/voyagemaster3.pdf
    Concordam com este comentário: Ferraz Oliveira
  7.  # 48

    Colocado por: hangasAqui está o PDF de um modelo que encontrei ontem.
    Pelo que percebi o sistema grava em 2 sitios, directamente no controlador que está instalado na ponte, e na "capsula".

    Pelo que entendi a utilização primária da pen USB é para treino, analise para diagnóstico ou prevenção de avarias, etc.
    A função primária da capsula é em caso de sinistro permitir recuperar os dados.

    http://www.es.northropgrumman.com/solutions/voyagemaster3/assets/voyagemaster3.pdf
    Concordam com este comentário:Ferraz Oliveira

    Agora já acreditam em mim? :-)
  8.  # 49

    Itália/Naufrágio
    Jovem moldava defende comandante na televisão

    por DN.pt Hoje



    Domnica Cemortan, de 25 anos, apareceu na televisão moldava a defender o comandante do Costa Concordia. A jovem era procurada pela polícia italiana porque estava na ponte com o comandante no momento do acidente.

    Francesco Schettino não estava sozinho na ponte do Costa Concordia no momento do naufrágio. A jovem bonita, elegante e loura que o diário Il messaggero revelou estar com ele e ter abandonado o navio no mesmo salva-vidas, apareceu na televisão moldava e garantiu que o comandante tinha salvo milhares de vítimas, procurando desmentir a capitania do porto de Giglio que obrigou - em vão - Schettino a regressar ao navio após o acidente.

    Domnika, uma moldava, não estava registada entre os passageiros do navio nem fazia parte da tripulação.strong> Segundo testemunhas oculares, a jovem esteve sempre muito próximo do comandante no momento da tragédia, daí a polícia querer encontrá-la para a interrogar.

    Uma testemunha revela que a jovem - com vestido de noite preto - e um outro homem jantaram com o comandante, vestido a rigor, no exclusivo restaurante Club Concordia e que Schettino terá comido bem e bebido vinho "em abundância".

    http://www.youtube.com/watch?v=hLDwhkn36-8&feature=player_embedded

    Já estão a ver o filme...o Dom Juan vai lixar-se.
    Concordam com este comentário: cruzie
  9.  # 50

    Ele foi um cobarde e espero que haja justiça!
  10.  # 51

    O capitão faz lembrar um antigo primeiro-ministro português que também abandonou o navio quando este começou a afundar-se, deixando para trás o animador do paquete para gerir o cenário catastrófico. O capitão (leia-se primeiro-ministro) que depois foi enviado para substituir o animador tratou de abrir inúmeras fendas adicionais no casco de forma a encaminhar o navio para o naufrágio total. Insatisfeito por não conseguir bater no fundo insistiu em agarrar-se ao lugar mas as chefias acharam melhor substitui-lo por outro capitão de forma a sacar todos os bens de valor que ainda se encontram no navio (incluindo os bens pessoais dos passageiros).

    CONCLUSÃO: Portugal também está repleto de "Schettinos" incompetentes que pouco se preocupam com os seus deveres e muito menos com o bem estar dos passageiros.
    Concordam com este comentário: branco.valter
  11.  # 52

    Voltando ao tópico de "barco" vs "navio"...perguntem ao utilizador Zegato o que é que ele acha...
  12.  # 53

    Colocado por: Ferraz OliveiraVoltando ao tópico de "barco" vs "navio"


    Então e o "Navio" do Amor pá! :D

    Já agora outra comparação: o Capitão que aterrou o avião no rio Hudson, depois de todos saírem para as asas, ainda foi dar uma volta pelo avião para verificar que não ficou lá ninguém.
    • hangas
    • 26 janeiro 2012 editado

     # 54

    Colocado por: danobregaJá agora outra comparação: o Capitão que aterrou o avião no rio Hudson, depois de todos saírem para as asas, ainda foi dar uma volta pelo avião para verificar que não ficou lá ninguém.



    E esse tinha um avião (que é suposto estar ou no ar ou em terra) dentro de agua!

    Este schettino por outro lado, disse que assim que o navio (que estava no meio para o qual foi concebido) ficou inclinado "que se foi" http://www.publico.pt/Mundo/comandante-do-costa-concordia-quando-me-apercebi-de-que-o-navio-estava-inclinado-fuime-1530671 .
 
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