Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Tem duas bios ??
    • kalu
    • 7 fevereiro 2013

# 222

A imagem são duas motherboards uma ao lado da outra....lol
  2.  # 223

Colocado por: kaluA imagem são duas motherboards uma ao lado da outra....lol

Lol, enganei-me a mim mesmo :)
  3.  # 224

Boas Civismo,onde posso encontrar uma bateria para o portátil toshiba Satellite L500-1tu, a que tenho no PC esta viciada.Obrigado.Sargo.
    • civismo
    • 10 fevereiro 2013 editado

# 225

Os condensadores defeituosos (badcaps) são um dos maiores causadores de falhas nos aparelhos electronicos.

Isto tem mesmo um nome, praga de condensadores: http://en.wikipedia.org/wiki/Capacitor_plague

Ha dias arranjei 2 ecrans de 17", ambos com este problema.

Partilho estes conhecimentos antes do mais por razões ecológicas, pois faz-me pena saber que tantos e tantos ecrans vão fora por causa de problemas tão faceis e baratos de resolver.

Mas ATENçAO! Existem riscos em mecher em placas destas, sempre desligado da corrente, e muito cuidado sobretudo com o condensador grande da fonte de alimentação (Com o electrolitico e por vezes com o ceramico maior tambem), pois retêm 220 ou 300v durante um bom bocado, mesmo após já ter desligado da corrente. O ideal é ir com uma lampada de 220 e descarregarem.no.

No caso dos dois ecrans, o LG pura e simplesmente não dava sinal nenhum.
    Eram 2 condensadores no secundário. Eram de 1000uF / 25V e troquei-os por condensadores do mesmo valor mas de 35V, assim ficam mais folgados e torna-se mais improvavel que volte a falhar.

Eis as fotos dos condesadores inchados (e um deles rebentado na base), bem como o ecran a trabalhar já no pós operatório :
      DSCF2768.JPG
      DSCF2769.JPG
      DSCF2771.JPG
      DSCF2773.JPG
    • civismo
    • 10 fevereiro 2013 editado

# 226

A seguir foi o HP. Este ligava, e notava-se a imagem muito sumida.
    Pensei que fosse um problema nos inverteres , ou até alguma lampada partida... mas não, foi bem simples, eram dois condensadores inchados, ligados em paralelo, no circuito que alimenta o inverter :)

Não tinha de 470uF / 25V, então coloquei 560uF / 35V. Uma vez que isto é na fonte de aliementação não tem problema, até fica melhor.

FOi trocar e voila, temos ecran a funcionar, salvo do tenebroso ecoponto !
      DSCF2775.JPG
      DSCF2778.JPG
      DSCF2779.JPG
      DSCF2781.JPG
    • civismo
    • 13 fevereiro 2013 editado

# 227

Como estes problemas dos Nec/Tokin são mato, resolvi fazer um condensador de bancada, assim basta arrancar o velho, e testo logo com um "de confiança" antes de soldar os definitivos, como me aconteceu ali atrás e afinal nem era dos condensadores.

Peguei em 4 condensadores EN8 extraidos de um insys gameforce , segundo esta tabela são de 330uF / 2.5V , que é o que se quer

http://www.nec-tokin.com/english/product/pdf_dl/capacitors.pdf
      DSCF28892.JPG
      DSCF2891.JPG
  4.  # 228

Bem aproveitando a onda de electrónica que por aqui vai, andava à uns dias de volta de um pc que trouxe do caixote do lixo que está ao lado do meu trabalho, que não arrancava, ou melhor, ligava e passados 2 ou 3 segundos desligava e só voltava a arrancar depois de desligar a fonte de alimentação.
    Depois de efectuar alguns despistes cheguei à conclusão que a motherboard "tinha ido à vida".

Ora como eu não pesco nada de electrónica, é tipo chinês para mim, normalmente está o assunto encerrado...

Mas como tenho lido estes tópicos e como até me têm inspirado, decidi ir mais além e meti-me a observar mais atentamente a board e rapidamente detectei um "capacitor" (penso que seja assim que se chama) que estava diferente dos outros, ou seja parecia que estava cheio de ferrugem por cima e ligeiramente inchado, basicamente com ar que quem já tinha ido à vida.

Verifiquei os valores do mesmo e fui a procura de um igual nas boards velhas que por cá tinha e lá encontrei um parecido. De outra cor mas com os mesmos valores.

Agarrei no meu ferro de soldar do chinês :D e voilá, de volta à vida.

Sai mais um que já estava no lixo com os dias contados e que trouxe de novo à vida....

Processador: Core2Duo 1.86
    Memorias: 1Gb DDR2 533mhz
    Grafica: ATI xxxx(n me lembro agora) 256 mb ddr2
    Disco Sata 250 Gb
    Leitor de cartões de memória e Gravador DVD

Aqui fica o culpado:

E aqui está ele já cheio de vida:
    •  
      alv
    • 13 fevereiro 2013

# 229

Vivam!
    Civismo, a pena que eu tenho que não seja meu vizinho!
    Como sou leigo em electrónica para além de substituir algum desses condensadores que esteja visivelmente queimado, sou um analfabeto electrónico, por isso fazíamos uma boa parelha, você com a electrónica, "software" e eu com algum "hardware".
    Neste momento tenho em casa dois HP "novos" postos de lado, sem saber o que fazer-lhes.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 230

Caro ALV, nunca é tarde para começar. aos pouquinhos vai ver que isso não custa nada.

Toca a pegar no multímetro e no google vai ver que não custa nada.
    •  
      alv
    • 13 fevereiro 2013

# 231

Vivam!
    É o que faço, e faço o básico, mas parece-me que tenho duas mãos esquerdas e a coisa não corre bem.
    Desmontei um dos HP, conforme vi em vários vídeos, e "ressoldei" o processador. Repare que equipamento eu tenho, até de vos fazer inveja, desde soldador de circuitos de ar quente, dessoldador, pistola de precisão com controlo de temperatura, multimetros de fazer inveja, fontes de alimentação, enfim uma panóplia. Faltam as mãos e conhecimento, reconheço.
    "Fassam" parte
    • dato
    • 13 fevereiro 2013

# 232

Colocado por: alvVivam!
    É o que faço, e faço o básico, mas parece-me que tenho duas mãos esquerdas e a coisa não corre bem.
    Desmontei um dos HP, conforme vi em vários vídeos, e "ressoldei" o processador. Repare que equipamento eu tenho, até de vos fazer inveja, desde soldador de circuitos de ar quente, dessoldador, pistola de precisão com controlo de temperatura, multimetros de fazer inveja, fontes de alimentação, enfim uma panóplia. Faltam as mãos e conhecimento, reconheço.
    "Fassam" parte

posso perguntar para q comprou esses aparelhos se n sabe trabalhar com eles? eles n são assim tão baratos..

é só uma curiosidade...)
  6.  # 233

Eu tenho uma boa historia:
    Estou a montar com peças velhas, uns computadores para uma cerci.
    Enquanto instalava um, ainda todo aberto, pois algumas das peças que me arranjaram não funcionavam lá muito bem, de repente ouço barulho de 2 ou 3 explosões, ou algo a cair.
    vou ver o ecran e estava preto, depois senti um pequeno cheiro a queimado e desliguei de imediato o computador.
    Resultado:
    Placa grafica Radeon HD2600 , um fio tinha ficado a prender a ventoinha. Sobreaqueceu ao ponto de derreter a solda de 3 componentes que caíram literalmente para fundo da caixa. 2 condensadores e uma pequena bobine.

Como pareciam com bom estado, resolvi solda-los novamente, e ligar a placa, não é que funciona perfeitamente???
    Agora expliquem me como isto é possivel!! ;P
  7.  # 234

Mais precisamente estes 3 componentes!

Colocado por: system32Eu tenho uma boa historia:
    Estou a montar com peças velhas, uns computadores para uma cerci.
    Enquanto instalava um, ainda todo aberto, pois algumas das peças que me arranjaram não funcionavam lá muito bem, de repente ouço barulho de 2 ou 3 explosões, ou algo a cair.
    vou ver o ecran e estava preto, depois senti um pequeno cheiro a queimado e desliguei de imediato o computador.
    Resultado:
    Placa grafica Radeon HD2600 , um fio tinha ficado a prender a ventoinha. Sobreaqueceu ao ponto de derreter a solda de 3 componentes que caíram literalmente para fundo da caixa. 2 condensadores e uma pequena bobine.

Como pareciam com bom estado, resolvi solda-los novamente, e ligar a placa, não é que funciona perfeitamente???
    Agora expliquem me como isto é possivel!! ;P
      316.jpg
  8.  # 235

lol ou o chip é muito bom ou as soldas não valiam nada....
    •  
      alv
    • 13 fevereiro 2013

# 236

Vivam!

Colocado por: datoposso perguntar para q comprou esses aparelhos se n sabe trabalhar com eles? ...

Entre muitos motivos: São ferramentas, porque são muitos anos a coleccionar, porque foram algum bom negócio, uma vez que esses aparelhos normalmente são usados, porque os uso, nunca na sua plenitude, mas uso-os nem que seja noutras coisas.
    Lembro-me que a última vez que usei a pistola de soldar foi para substituir um fios capilares que se partiram dum laser de uma grande marca, que foi a reparar e que foi devolvido porque o valor da reparação era superior ao seu valor. Paciência, lupas que bastassem, e alguma precisão e lá está a trabalhar todos os dias. O que é visível e linear consigo, agora detectar uma avaria electrónica de um componente que não demonstra defeito, aí só mesmo entendidos.
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: two-rok
  9.  # 237

Pois , tirando do condensador da esquerda que é componente de montagem de superfície os outros componentes estava bem soldados dos dois lados da placa, e a bobina parece fazer parte de uma das alimentações do chip: patas bem grossas.
    Coitada da fonte do computador que levou uma esfrega...

Colocado por: stakerlol ou o chip é muito bom ou as soldas não valiam nada....
  10.  # 238

Mais um quebra cabeças ...

Tenho aqui uma board de um toshiba A100 com um sintoma que pelo que estive a ler é frequente: Mesmo sem a bateria colocada, apenas ligado na alimentação DC quando se liga pisca um led laranja varias vezes e não arranca.

Pelo que li, podiam ser os mosfets Q518 ou Q519, mas não estão em curto.
    Andei ainda uns bons minutos e nao vi nenhum mosfet ou condensador suspeiro

Talvez seja o controlador de carga da bateria texas instruments BQ24721 que tenha ido à vida ... se bem que este não aquece, e ja uma vez apanhei um que fervia...

No caso deste toshiba A100 que estou neste momento a mecher, nunca puxa corrente significativa , ou seja, nunca passa os 10 a 20 ma

Da mesma forma que os A300 têm o problema conhecido do nec/tokin, será que estes A100 têm alguma solução simples para este sintoma ?
      f0f7f128a970cd70ea8f8b4fa99da29b_orig[1].jpg
  11.  # 239

No caso da board do A100 devia era ter ido para um tópico chamado Devia era de ter ido para o lixo mas não foi! :P
  12.  # 240

tenho um monitor lg que so da imagem 2 segundos e depois apesar de de manter ligado a imagem não aprece,ja li em algum lado que o que acontece geralmente é uma peça que desgasta e deixa de acumular energia suficiente para manter a imagem.....sabem algo acerca desta avaria?

0.0367 seg. NEW