Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      imbs
    • 18 janeiro 2012 editado

     # 1

    Boa noite,

    Sou nova a 'falar' por aqui, apesar de já vos acompanhar a algum tempo.

    Ora, já pesquisei por aqui no fórum, mas só encontrei casos de Leilões (finanças) em que as coisas não correram bem, ou correram menos bem.
    Gostava de saber de histórias felizes, ou infelizes, e aprender convosco.

    Neste momento ando a apontar para os 40.000€, apartamento, t2 ou t3 por Loures, Odivelas ou Vila Franca de Xira. Há mais algumas condicionantes, mas que para aqui não interessam nada.

    Se puderem compartilhar, gostava de saber:

    Valor base e valor licitado (por alto, ou por pm se preferirem)
    Qual a tipologia;
    Zona onde compraram;
    Como decorreu o processo - rápido, lento, muito ou pouco burocrático;

    Acho que não vale a pena referir que é pronto pagamento, mas, aqui vai: é pronto pagamento de hoje para amanhã.

    Ainda não comecei a ver mas os passos que tenho no meu 'caderno de encargos' são:
    Visitar finanças onde o imóvel 'está'
    Verificar e ver por escrito que o imóvel não trás problemas 'judicias', 'fiscais', ou seja, livre de ónus e encargos;
    Certificar-me que é a parte toda do imóvel e não 1/2;
    Contactar o fiel depositário, e vê-lo!

    Aguardo as vossas sugestões/críticas/comentários,

    Obrigada
    IMBS
    •  
      FD
    • 19 janeiro 2012 editado

     # 2

    Colocado por: imbsAinda não comecei a ver mas os passos que tenho no meu 'caderno de encargos' são:

    Pedir uma certidão permanente para saber exactamente o que está a comprar.
    Falar com os vizinhos para saber coisas "off the record".
    Assumir que vai comprar apenas as paredes (tudo o resto poderá estar completamente destruído).
    Ter a certeza absoluta que não está arrendado.
    Falar com a administração do condomínio para conhecer as dívidas existentes e consultar as últimas actas (despesas com obras em breve? o anterior proprietário queixou-se de alguma coisa? há problemas no condomínio?).
    Contar com uma boa quantia para reparações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imbs
    • LuB
    • 19 janeiro 2012 editado

     # 3

    Neste momento ando a apontar para os 40.000€, apartamento, t2 ou t3 por Loures, Odivelas ou Vila Franca de Xira.


    Xiii... 40.000 Euros por um T2/T3 não dá para acreditar.
    Estamos mesmo no "bota fora".
    Coitado de quem não pode pagar ao banco, e tem de entregar a casa por tal preço!
    E não admira que com preços destes, as firmas de construção civil (e todos os que de alguma forma viviam do sector...) estejam de rastos.
    •  
      FD
    • 19 janeiro 2012

     # 4

    No Bairro da Icesa até deve ser fácil encontrar...
    • mog
    • 19 janeiro 2012

     # 5

    Colocado por: LuB

    Xiii... 40.000 Euros por um T2/T3 não dá para acreditar.
    Estamos mesmo no "bota fora".
    Coitado de quem não pode pagar ao banco, e tem de entregar a casa por tal preço!
    E não admira que com preços destes, as firmas de construção civil (e todos os que de alguma forma viviam do sector...) estejam de rastos.


    LuB,

    Pode até não ser tão barato quanto isso. Depende do apartamento de que estamos a falar (localização, idade, estado de conservação, etc). É sempre relativo.

    Quanto às empresas de construção/promotoras, diz-se que há uns anos atrás ganhavam meio por meio, daí os valores que eram praticados. Se calhar, estamos a assistir a uma correcção forçada de preços. Digo eu que percebo tanto disto como de semear batatas..
    •  
      GF
    • 19 janeiro 2012

     # 6

    Há sitios que eu nem dados.... mas é verdade que para negócio há por aí verdadeiras pechinchas, principalmente aqueles que não há ninguem a licitar e arrematam por tuta e meia...
    • LuB
    • 19 janeiro 2012 editado

     # 7

    Quanto às empresas de construção/promotoras, diz-se que há uns anos atrás ganhavam meio por meio, daí os valores que eram praticados. Se calhar, estamos a assistir a uma correcção forçada de preços. Digo eu que percebo tanto disto como de semear batatas..

    Alguns ganharam mesmo muito no passado e cresceram muito rapidamente.
    Agora parece que é o contrário... Os grandes rebentam por todo o lado, fecham as portas, incapazes de manter os custos da empresa, com os impostos altos e a diminuição da procura. Os pequenos estão igualmente a paralisar. Todos os que lhe forneciam trabalho e materiais para a construção civil estão em dificuldades...
    Não se trata portanto de uma correcção de preços que seria normal... É um afundamento sem precedentes que vai levar o sector da construção e afins a uma situação que quase anulação...
    Um dia a fenix ressurgirá das cinzas...
    (Mas muitas ficarão pelo caminho)
    Concordam com este comentário: Picareta, fredycook
    •  
      imbs
    • 19 janeiro 2012

     # 8

    Colocado por: LuB

    Xiii... 40.000 Euros por um T2/T3 não dá para acreditar.
    Estamos mesmo no "bota fora".
    Coitado de quem não pode pagar ao banco, e tem de entregar a casa por tal preço!
    E não admira que com preços destes, as firmas de construção civil (e todos os que de alguma forma viviam do sector...) estejam de rastos.


    Atenção que as casas que ando a ver rondam os 40 anos. Óbvio que com estes preços não espero nada novo, nem semi-novo. E sou realista..
    •  
      imbs
    • 19 janeiro 2012

     # 9

    Colocado por: FDNo Bairro da Icesa até deve ser fácil encontrar...


    Sim é, mas dispenso a zona. Não pela má fama, mas pela tipologia das casas. Mas sim, há bastantes e não é preciso ir às finanças. Já vi em imo a 30 mil euros - todas partidas.
    • JPSA
    • 19 janeiro 2012

     # 10

    Para além do que já foi dito, venho apenas dar um feedback positivo numa venda feita pelas finanças em que me foi adjudicado um imóvel. As coisas correram bem, mas acredite que dá trabalho, é preciso que os proprietários saiam de lá a bem ( a mal demora mais), é preciso ver se essa casa tem licença de habitação (Câmara Municipal), porque mais tarde pode querer vende-la, ou se é anterior a 1951, para estar isenta, etc...
    O meu conselho é, para valer a pena o risco, tem de apresentar uma proposta mesmo baixa, pelo menos em metade daquilo que realmente ache que o imovel possa valer.
    No meu caso adjudiquei por 41.100€ e vou vender, tal como me foi entregue, por 62.500€. Não é o negocio do século, mas em 6 meses não está mau.
    •  
      imbs
    • 19 janeiro 2012

     # 11

    Colocado por: JPSAPara além do que já foi dito, venho apenas dar um feedback positivo numa venda feita pelas finanças em que me foi adjudicado um imóvel. As coisas correram bem, mas acredite que dá trabalho, é preciso que os proprietários saiam de lá a bem ( a mal demora mais), é preciso ver se essa casa tem licença de habitação (Câmara Municipal), porque mais tarde pode querer vende-la, ou se é anterior a 1951, para estar isenta, etc...
    O meu conselho é, para valer a pena o risco, tem de apresentar uma proposta mesmo baixa, pelo menos em metade daquilo que realmente ache que o imovel possa valer.
    No meu caso adjudiquei por 41.100€ e vou vender, tal como me foi entregue, por 62.500€. Não é o negocio do século, mas em 6 meses não está mau.


    Não está mau não senhor. No meu caso não será para investimento, mas sim para habitação própria. No caso das licenças...como ando a ver em zonas 'centrais' e prédios - centro de Alverca, centro de Vialonga - penso que não será por aí. Mas claro, vou ter de verificar. O que não percebo é se eu compro a casa, toda, o usufruto, a parede, as portas, é minha, paguei-a, porque tem alguém de lá morar e ser eu a expulsar? As finanças é que deveriam fazer isso...
    •  
      FD
    • 19 janeiro 2012

     # 12

    Colocado por: imbsO que não percebo é se eu compro a casa, toda, o usufruto, a parede, as portas, é minha, paguei-a, porque tem alguém de lá morar e ser eu a expulsar? As finanças é que deveriam fazer isso...

    Isso não é para perceber. São as regras que o estado inventa para ele próprio.
    • JPSA
    • 19 janeiro 2012

     # 13

    Ora falando em regras. São as finanças que tiram de lá os proprietários, com a ajuda da policia se necessário.
    Situação diferente é se a casa está arrendada, pois ai terá de intentar uma acção de reinvidicação de propriedade. Por isso é que a proposta a apresentar deve ser baixa, e não pode pensar que compra (adjudica) e no mês seguinte está a mudar-se para a nova casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imbs
    •  
      imbs
    • 19 janeiro 2012

     # 14

    Colocado por: JPSAOra falando em regras. São as finanças que tiram de lá os proprietários, com a ajuda da policia se necessário.
    Situação diferente é se a casa está arrendada, pois ai terá de intentar uma acção de reinvidicação de propriedade. Por isso é que a proposta a apresentar deve ser baixa, e não pode pensar que compra (adjudica) e no mês seguinte está a mudar-se para a nova casa.


    Contamos com um prazo de 6 meses... chamem-me sonhadora, talvez!
    •  
      GF
    • 19 janeiro 2012

     # 15

    É o que eu sempre digo.... negocios destes só se forem autenticas pechinchas !
    •  
      imbs
    • 19 janeiro 2012

     # 16

    Estamos inclinados para as casas dos bancos também.
    • JPSA
    • 19 janeiro 2012

     # 17

    As casas dos bancos são melhores, mais seguras. Mas não há pechinchas, como nas casas da finanças.
    Por isso digo, se pretende casa para viver, o melhor é não se meter em vendas de finanças, se pretende investir ai sim as casas das finanças poderão ser um bom negócio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imbs
    •  
      GF
    • 19 janeiro 2012 editado

     # 18

    Nem mais JPSA!
    Ainda há bem pouco tempo vimos aquele caso nas noticias em que uma casa das finanças vinha com uma senhora falecida lá dentro, há uns largos anos (9 ANOS !) .... que por ter falecido deixou de pagar o IMI e como tal foi penhorada e o imovel posteriormente vendido.

    http://aeiou.expresso.pt/encontrada-idosa-que-tera-falecido-ha-9-anos-em-casa=f631065
    http://aeiou.expresso.pt/sobrinho-de-idosa-morta-ha-9-anos-pediu-arrombamento-de-apartamento=f631161


    É uma verdadeira vergonha, e um exemplo claro que demonstra as condições em que são efectuadas as penhoras/vendas por parte das finanças.
  1.  # 19

    Eu estou, neste momento, a meio de um processo de compra de uma casa das finanças. Li em cima que é impossível comprar casa T2, T3 por €40.000,00 nas finanças , mas eu já expus aqui o meu caso e estou neste momento a comprar um T3, no Porto por €45.800,00. Não está arrendado, o executado não mora lá e segundo vizinhos ele viveu lá pouco tempo e a casa está em bom estado.
    Não lhe adianta de nada ir ver o apartamento por dentro para ver se está em boas condições, porque o executado continua a ter a chave e a qualquer momento pode fazer o que bem entender. Tem sem que ver por fora, a localização e falar com os vizinhos. Fique descansada que o imóvel vem sem encargos e sem ónus por isso não lhe adianta andar atrás do processo.
    Para fazer uma boa compra tem é que ter paciência pois nada cai do céu. Eu levei 4 anos para fazer uma boa compra e perdi muitos leilões em carta fechada e também electrónicos. Procure também em leilões no bancos. A Lusoroux costuma fazer muitos leilões de imóveis dos bancos. Não se atire de cabeça porque se não vai-se magoar!
  2.  # 20

    E mais uma coisa. Certifique-se que tem o dinheiro prontinho!
    Concordam com este comentário: noves fora
 
0.0220 seg. NEW