Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Gostava de saber qual os custos de um projecto para um edificio de pequeno porte:

    Temos, área de construção -> 1500 m2.
    àrea de implantação -> 330 m2
    Piso -> sub-cave, cave, r/c, 1, 2, 3 e cobertura
    Localização -> Setubal

    Alguém me poderá dar umas luzes sobre os custos para projecto de Arquitectura, Estabilidade e Especialidades
    (Mais ou menos... é que acho que o Arquitecto está a querer muito...)
    • CMF
    • 18 novembro 2008

     # 2

    Veja este post.

    https://forumdacasa.com/discussion/146/quanto-custa-um-projecto-de-arquitectura/#Item_0

    Certamente ficará um pouco mais esclarecido
    Todavia, há outros ports sobre o mesmo tema, é só procurar.

    CManuel
    • CMF
    • 18 novembro 2008

     # 3

    • CMF
    • 18 novembro 2008

     # 4

  2.  # 5

    Agradeço a ajuda Pedro Barradas...

    Mas 75.000 € é sem dúvida um exagero. Ou seja, neste caso estamos a falar de uma alteração de projecto.
    Pois isto insere-se num loteamento cujos projectos de todos os lotes entraram na câmara. O problema é que este demorou muito a arrancar (estamos em crise) e a licença do projecto inicial caducou.

    Neste caso o Arquitecto (e como nós queremos algumas alterações ao projecto inicial) disse que mais valia fazer um novo. Eu perguntei qual os custos, e qual os honorários para ele!

    Agora, ele disse que temos de efectuar um projecto de arquitectura com vista aos novos requisitos (acessibilidade para deficientes, etc...)
    E mais as alterações aos projectos de especialidades...

    Tudo isto não pode, nem vai ficar por 75.000 €!!!
  3.  # 6

    Será muito menos de 75000,00€, isso seria quase para uma urbanização heheheh

    Penso que 4000,00€ (pelos preços de outros blocos que costrui)
    • sa2
    • 20 novembro 2008

     # 7

    Colocado por: vasco tomeSerá muito menos de 75000,00€, isso seria quase para uma urbanização heheheh

    Penso que 4000,00€ (pelos preços de outros blocos que costrui)


    Também concordo, esse preço só pode ser para a alteração ao projecto do loteamento ou urbanização.

    75000€ é 1/3 da construção

    cumprs
  4.  # 8

    Mas onde é q voÇês fazem projectos

    Colocado por: Rod2m04Boa Tarde,

    Gostava de saber qual os custos de um projecto para um edificio de pequeno porte:

    Temos, área de construção -> 1500 m2.
    àrea de implantação -> 330 m2
    Piso -> sub-cave, cave, r/c, 1, 2, 3 e cobertura
    Localização -> Setubal

    Alguém me poderá dar umas luzes sobre os custos para projecto de Arquitectura, Estabilidade e Especialidades
    (Mais ou menos... é que acho que o Arquitecto está a querer muito...)


    Onde vão arranjar alguem que leve.. 4000€ pelos projectos TODOS...
    Para:
    1500m2 de Area bruta de Construção.
    Os projectos terão de ser praticamente todos refeitos...
    2 pisos em cave - terá que incluir projecto de contenção periférica ao Projecto de Estabilidade.
    O projecto de Térmico + certificação do projecto pelo perito.
    Acustica...
    Segurança Contra riscos de Incêndio - nova legislação a partir de 1 de Janeiro...

    :)
  5.  # 9

    4000€ para uma área bruta de construção de 1500m2... Parece-me bem curto.
    Mas não duvido que haje quem faça.
    Isto hoje em dia consegue-se quase tudo a qese todos os preços! ;)

    Cump
  6.  # 10

    1500m2...
    Mas totaliza 6 pisos, sendo 2 destes em Cave...

    4 000€.... ridículo e irreal.
  7.  # 11

    Falha minha.

    Vi os 330 m2 e nem vi o resto.


    Um predio que acabei de fazer com 800m2 de implantação e com cave, R/c, 1º, 2º e 3º ficou aproximadamente 26000,00€

    Está melhor.
    • CMF
    • 14 julho 2011

     # 12

    Boa tarde

    Após um interregno de 18 meses ( tive que suspender o processo de arquitectura por motivos de saúde de familiar ), tenho finalmente o projecto de arquitectura concluído, e será entregue na câmara na próxima semana. Trata-se de uma moradia isolada, dois pisos, três quartos ( dois são suite ), sala, cozinha, wc e wc social, com uma área de 175m2.
    Por intermédio do arquitecto,( trata-se de um gabinete que habitualmente colabora com ele ) foi-me apresentada uma proposta para os projectos de especialidade composto por:
    1-Estabilidade
    2- Instalações eléctricas gerais, incluindo CCTV
    3- Águas consumo e serviço de incêndios
    4- Rede de esgotos domésticos e pluviais
    5- Instalações mecânicas/avac/painéis solares
    6- Piscina ( não é para fazer pois não consta do projecto de arquitectura)
    7- Rede de gás
    8- Comportamento térmico (rccte), incluindo dcr
    9- Comportamento acústico
    10-Tele comunicações,video porteiro e TVcabo
    11-Segurança activa e passiva contra incêndios.
    - Projecto de licenciamento ( inclui termos de responsabilidade e entregues nas várias entidades
    - Projecto de execução
    - Assistência técnica durante a execução de obra.
    Tudo isto por 14.600,00€ mais IVA.
    Desconheço se são necessários todos estes projectos e a obrigatoriedade dos mesmos.
    Pelo que tenho lido aqui no Fórum, o custo destes projectos nada tem a ver com a proposta que me foi apresentada.
    Estava a contar com um valor na ordem dos 4.000/4.500€, mas o que me foi apresentado excede em muito as minhas expectativas.
    Assim venho junto dos vários intervenientes neste Fórum, e entendidos nestas coisas, conhecer a vossa opinião
  8.  # 13

    4000 euros??

    Impossivel para um projecto desse porte.

    O mercado é mesmo uma bomba relogio!!!!
    Estamos feitos!


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  9.  # 14

    Caro CMF.. não estou a ver o seu projecto de arquitectura.. mas 14000€?!? pelas especialidades
    Não me parece justificar para uma casinha de 175m2. Penso que com 2500€ + IVA faz a festa e com total competência (incluindo Projecto de execução desses projecto obrigatórios).

    O descritivo parece-me tirado para um edificio de alguma dimensão... Não estando de todo adequado a uma obra da sua natureza.
    Pergunte lá se não se enganaram do documento...

    Vou-lhe dizer o que é obrigatório para uma Habitação unifamiliar:
    1; 3; 4; 7; 8, 9; 10;
    Sendo que o projecto (2), é substituido por uma Ficha electrotécnica de 50€.
    No seu caso .. não tem cá nada de redes de serviço de incêndios ( bastará quanto muito prever no muro de vedação uma boca-de-incêndio)

    Não é obrigatório, mas pode querer:
    2; 5; 11

    Cump
    Concordam com este comentário: jraulcaires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMF
  10.  # 15

    Pedro Barradas, da-me a impressão que esse valor (14000) já inclui o projecto de arquitectura.Não é apenas para especialidades.
  11.  # 16

    O user CMF, escreveu que a proposta de honorários é apenas para as especialidades. A arquitectura já se encontra concluida.
    • CMF
    • 15 julho 2011

     # 17

    Carlos Silva
    O custo que referi, é apenas e só para as especialidades. O projecto de arquitectura são 5.500,00€ mais IVA.

    Pedro Barradas
    Grato pela sua ajuda. Não houve engano, pois o próprio arquitecto os questionou sobre o valor apresentado.
  12.  # 18

    se não é engano...
    Mande-os passear;)

    Eses valores, mesmo com todos os pontos incluidos.. não está dentro de qualquer tipo de valor de mercado.

    Penso que todos os pontos... bem executados não ultrapassaria os 6000€ + IVA
  13.  # 19

    mas afinal é para uma moradia ou para um edificio?' é que no inicio do topico referiu um edificio e agora já se fala numa moradia.
    Em relação a preços acho que para uma moradia até podem ser certos tendo em conta o grau de complexidade que se pretenda.
    isto dos preços tem muito que se lhe diga e não pode ser encarado vendo só o numero mas sim realmente o que se pretende embora normalmente se pratiquem preços mais baixos.
  14.  # 20

    Também fiquei na dúvida se a área total seriam os 175m2 ou se essa seria a área por piso.
 
0.0241 seg. NEW