Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

atenção eu não sou contra a solução de aerotermia, mas entre as duas a geotermia de facto a melhor solução! agora como eu ja disse varias vezes antes! tem dinheiro? acha que vale a pena? então força!
  2.  # 102

olhe pense assim numa bomba geotermica o absorsor funciona quase sempre mais perto da temperatura de conforto!
  3.  # 103

Colocado por: w.w
    já viu que onde você entra nunca diz nada de nada sobre o tema dos tópicos???!!!

e aí o"canal"aproveita e pumba lá mete a colherzinha também.

voce da-se mesmo ao trabalho de entar e sair de contas, para se fazer de grande, ou frustado...
    Concordam com este comentário: drodrigues
  4.  # 104

Eu pensei que estávamos a comparar BC de diferentes tipos, porque o resto pode ser igual nas duas!!

Se Bc de aerotermia não estiver exposta directamente às intempéries, não sei porque!! Provavelmente falha 1º a mecânica ou a electrónica do que a corrosão (em qualquer das dois tipos).

Mas porque não falam em números??? É que tipicamente as diferenças são parvas, já as diferenças no rendimento depende da situação.

Provavelmente entre o custo do aparelho e a instalação compra duas boas BC de aerotermia. Compensa??? Sim, SE tiver temperatura típicas no inverno de 20 ou 30 negativos (ou ainda menos), onde a aerotermia começa a falhar ( rendimento).

Colocado por: Sergio Rodrigues

nem sei se a tubagem que tem na casa é boa, desde que chegue a agua, ou se a iluminação é boa desde que dê luz, ou se as janelas são boas desde que não passe vento!

se a ar-agua estiver ao tempo compare as duas e veja a que dura mais! e mesmo que não esteja

em relação ao retorno não vale a pena falar mais!
  5.  # 105

acha mesmo que so em temperaturas negativas o geotermico é mais vantajoso? então pense por ex ao contrario temperatura exterior a 30º positivos no pico do verão as duas maquinas trabalham mas a geotermica trabalha menos, faz arrefecimento passivo, so ai ja poupa bem! tanto no desgaste da maquina como no consumo!
    enfim e resumindo, eu tendo possibilidade colocaria um sistema geotermico, não tendo possibilidade descia mais um bocado "lembra-se da tabela certo" agora não diga que não existe diferenças entre os dois!
  6.  # 106

Mas e os preços ??? Porque continua a não falar de preços???

Não duvido que o rendimento de geotermia seja maior, mas com o preço extra...porque não fala na diferença de preços?? Não convém pois não... é para apanhar o papalvo distraido ... e só quando já está convencido é que la vem o preço... mas ai o comprador aceita tudo... Velha técnica de vigaristas!! Haja honestidade nos negocios!!

Colocado por: Sergio Rodriguesacha mesmo que so em temperaturas negativas o geotermico é mais vantajoso? então pense por ex ao contrario temperatura exterior a 30º positivos no pico do verão as duas maquinas trabalham mas a geotermica trabalha menos, faz arrefecimento passivo, so ai ja poupa bem! tanto no desgaste da maquina como no consumo!
    enfim e resumindo, eu tendo possibilidade colocaria um sistema geotermico, não tendo possibilidade descia mais um bocado "lembra-se da tabela certo" agora não diga que não existe diferenças entre os dois!
  7.  # 107

Colocado por: system32Mas e os preços ??? Porque continua a não falar de preços???

Não duvido que o rendimento de geotermia seja maior, mas com o preço extra...porque não fala na diferença de preços?? Não convém pois não... é para apanhar o papalvo distraido ... e só quando já está convencido é que la vem o preço... mas ai o comprador aceita tudo... Velha técnica de vigaristas!! Haja honestidade nos negocios!!

Vigarista?? eu?? não me viu nascer para dizer isso! tento na lingua porque eu não lhe faltei ao respeito! eu ainda pensei que dava para discutir consigo, mas prontos! não é novidade que a geotermia é mais cara, eu sei voçe sabe acho que praticamente toda a gente sabe disso, agora o porquê da diferença de preço é o que interessa para um cliente, senão bastava dizer olhe este custa 100 e aquele custa 1000 qual quer?
    não comento mais porque acho que ja poluí o topico em demasia, e esta troca de argumentos não ajuda ninguem!
  8.  # 108

pois , mas para podermos ser construtivos numa discussão, temos de colocar todos os prós e contras em cima da mesa , e não esquecer alguns pormenores como o preço!!

O problema é que as bombem não deviam ser mais cara , mas são, e toda a instalação de geotermia propriamente dita encarece muito o sistema. Assim só vale a pena se tivermos temperaturas ( frio ou quente muito dispares , em que o chão mantem uma temperatura muito mais amena. Assim o investimento extra vale a pena senão paga muito mais para apenas ter um pequeno aumento no rendimento. AS variações de durabilidade são mais converça e relativas apenas à qualidade da bomba!

Falem de exemplos práticos para podermos discutir qual a solução melhor! Pre Ex não qier levar um Ferrari para as dunas do desertopois não??? Um velho UMM para isso é muito melhor.

Colocado por: Sergio Rodrigues

Vigarista?? eu?? não me viu nascer para dizer isso! tento na lingua porque eu não lhe faltei ao respeito! eu ainda pensei que dava para discutir consigo, mas prontos! não é novidade que a geotermia é mais cara, eu sei voçe sabe acho que praticamente toda a gente sabe disso, agora o porquê da diferença de preço é o que interessa para um cliente, senão bastava dizer olhe este custa 100 e aquele custa 1000 qual quer?
    não comento mais porque acho que ja poluí o topico em demasia, e esta troca de argumentos não ajuda ninguem!
  9.  # 109

já estive a estudar com atenção, e em principio vou optar por instalar algo parecido com o do system32 penso que será o melhor,
    depois vou precisar de umas dicas
  10.  # 110

Colocado por: Mac
    A unidade de medida de calor é o joule. Watt é a unidade de medida de potência.

Cumps
    Concordam com este comentário:ngdart
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ngdart

Têm a razão mas na pratica muitas vezes a industria baseia-se no seguinte principio:

3 kWh = 2579,54 Kcal
    2579,54 Kcal = 10800017,92 J

Mas agradeço a sua chamada de atenção

'Immer besser'
  11.  # 111

Colocado por: jorgealves

para mim, e é uma opinião pessoal alicerçada em factos questionáveis,

solução com menor investimento inicial: aerotermica,

com maior investimento inicial: geotérmica e dentro destas a de captação vertical ou de captação horizontal,

na exploração (consumo) uma solução geotérmica consome SEMPRE menos que uma mesma solução aerotermica,

como é evidente para cada caso devem ser equacionados os investimentos e os consumos e depois ver em qual se encaixa o orçamento disponível.
    Concordam com este comentário:drodrigues

Olá a todos,

Gostaria de acrescentar mais um critério que no meu caso, por incrível que pareça, foi o determinante na escolha da geotermia: A estética!

As bombas aerotérmicas implicam, para uma casa de alguma dimensão, um "caixote" enorme, que tem de estar cá fora, faz barulho, faz calor no verão e frio no inverno. As geotérmicas implicam um equipamento na área técnica (que pode ser insonorizada e não está normalmente à vista) ligada a uns furos no chão.

Para mim, associado à invisibilidade do piso radiante, foi a solução de climatização perfeita!

lclobo
    Concordam com este comentário: Expat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
    • eu
    • 23 março 2012

# 112

Colocado por: lcLoboPara mim, associado à invisibilidade do piso radiante, foi a solução de climatização perfeita!

Sem dúvida, em termos de conforto e estética, é imbatível.

Quanto custou o sistema completo?
  12.  # 113

Colocado por: lcLoboGostaria de acrescentar mais um critério que no meu caso, por incrível que pareça, foi o determinante na escolha da geotermia: A estética!

O caixote enorme para a bomba aerotermica também pode estar na área técnica desde que a área seja ventilada.
  13.  # 114

Haja €€€para esses pormenores!!

Eu cá tenho 4 maquinas AC, estão no exterior, destapadas , mas dificilmente são vistas. É só uma questão de escolher bem o local para elas!

Colocado por: lcLobo

Olá a todos,

Gostaria de acrescentar mais um critério que no meu caso, por incrível que pareça, foi o determinante na escolha da geotermia: A estética!

As bombas aerotérmicas implicam, para uma casa de alguma dimensão, um "caixote" enorme, que tem de estar cá fora, faz barulho, faz calor no verão e frio no inverno. As geotérmicas implicam um equipamento na área técnica (que pode ser insonorizada e não está normalmente à vista) ligada a uns furos no chão.

Para mim, associado à invisibilidade do piso radiante, foi a solução de climatização perfeita!

lclobo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sergio Rodrigues
    Concordam com este comentário: ngdart
  14.  # 115

Colocado por: euDiscordam deste comentário:ngdart,jorgealves

http://www.aristonheating.com.pt/products/pdf/aerotermica/MI_NUOS200-250PT.pdf

Ver página 71. 4 imagens com bomba no interior, 0 no exterior.
  15.  # 116

Colocado por: danobrega
    O caixote enorme para a bomba aerotermica também pode estar na área técnica desde que a área seja ventilada.

se a bomba tiver ligação directa com o exterior, tipo isto
      e66419f785af423fb3c83a5794c77d79.jpg
  16.  # 117

Uma bomba de calor para AQ S não tem muito a ver com uma bomba para aquecimento central,e essa e para AQS.
    Concordam com este comentário: ngdart
  17.  # 118

Colocado por: system32Mas e os preços ??? Porque continua a não falar de preços???

Creio que por se defender um determinado sistema não se tem que ser forçosamente vigarista...

Como aqui já se falou, ha quem prefira gastar mais num bmw em vez de num fiat, e ambos andam, ha quem perfira gastar dinheiro num rolex em vez de comprar um swatch e ambos dão horas, ha quem.....

Como aqui pode ver ha quem tenha optado pela geotermia apenas por questões esteticas, mas tb poderia ser porque se preocupa com a pegada do co2, pq gosta da solução/sistema, ou pq ....... o que acho é que ao cliente se devem apresentar sempre todas as soluções para que ele possa escolher a que melhor lhe convem.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, TROLHA...
  18.  # 119

Eu também acho que é o cliente que deve decidir, devidamente aconselhado por alguém versado na área e de confiança. A questão é a confiança.
    Sistemas podem ser bons ( até os melhores), mas não serem os ideais para certas situações. Nada tenho contra a Geotermia, mas se será boa ideia em certas zonas do pais, e para outras não será certamente. E o cliente tem de saber isso, se mesmo assim quiser, nem que seja por razões estéticas, e mesmo sabendo a diferença de preços, então que se avance.

O que me insurgi foi que, não sabendo sequer que zona do pais estacamos a falar, a geotermia foi defendida cegamente como de longe a melhor e nem o argumento do preço sequer foi abordado pelo seu seguidor, apesar das minhas insistências, e é ai que a porca torce o rabo.

A técnica de venda abusiva de pintar o produto como tão bom que nada se aproxima, escondendo o preço até termos o cliente "hipnotizado" e nem pergunta o preço, ou quando o faz, já não é capaz de dizer não! Isso é que eu me "passei".

Colocado por: xsantos

Creio que por se defender um determinado sistema não se tem que ser forçosamente vigarista...

Como aqui já se falou, ha quem prefira gastar mais num bmw em vez de num fiat, e ambos andam, ha quem perfira gastar dinheiro num rolex em vez de comprar um swatch e ambos dão horas, ha quem.....

Como aqui pode ver ha quem tenha optado pela geotermia apenas por questões esteticas, mas tb poderia ser porque se preocupa com a pegada do co2, pq gosta da solução/sistema, ou pq ....... o que acho é que ao cliente se devem apresentar sempre todas as soluções para que ele possa escolher a que melhor lhe convem.
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues,TROLHA...
  19.  # 120

Colocado por: system32A técnica de venda abusiva de pintar o produto como tão bom que nada se aproxima, escondendo o preço até termos o cliente "hipnotizado" e nem pergunta o preço, ou quando o faz, já não é capaz de dizer não! Isso é que eu me "passei".

Caro System,

Lamento mas mais uma vez não posso estar de acordo consigo, e não pense que é só para ser do contra...

Hoje em dia creio que já ninguem se deixa enganar, e que os clientes sabem mto bem o que procuram, até pq têm toda a informação que necessitam à distancia de 1 click.
    No meu entender, qualquer bom vendedor, seja ele de sistemas de aquecimento por geotermia/ou não, de automóveis, de casas, de etc, deve sempre por começar valorizar o seu produto, explicar o que o diferencia dos outros, enumerar as vantagens, as desvantagens, e sim, depois, o custo das várias soluções (e atenção, que com isto não estou a querer dizer que se deve ocultar qq tipo de informação ou tentar enganar o cliente, bem antes pelo contrário, acho mesmo que se deve "por o jogo todo na mesa" e dizer tudo ao cliente de modo a que ele possa fazer a escolha que melhor o serve).

No entanto, se me disser que um vendedor utiliza como unico argumento de venda, para uma moradia de 200m2 situada em Portugal, o retorno económico da solução de aquecimento p/ geotermia fase à aerotermia aí estou inteiramente de acordo consigo, pois não existe.

Mas como já aqui vimos, cada caso é um caso, e o que para alguns é importante para outros não é, e como tal ha que dar a conhecer todas as soluções vs custos

0.0300 seg. NEW