não fale de cor como a maior parte das pessoas, a faça as contas:
Colocado por: luisvvAssim, é mais fácil perceber que os 349 euros não são acréscimo de património..
Colocado por: miguelg
Recebe 1850 e gasta 1500, o saldo é positivo todos os meses e não acrescenta ao património, sem comentários...
Recebe 1850 e gasta 1500, o saldo é positivo todos os meses e não acrescenta ao património, sem comentários...
Colocado por: PBarataJá coloquei aqui este link... e volto a colocar.
http://simuladores.webfuel.pt/index2.html?iframe=true&width=800&height=500
ESTÁ CERTO, sem a mais pequena dúvida.
Colocado por: jcbarbosaUma dívida de 63k e tivesse 63 k para a amortizar ou investir. No cenário de investir, o lucro seria para pagar o credito, logo no final ficaria com os 63k iniciais
Colocado por: PBarataJá coloquei aqui este link... e volto a colocar.
http://simuladores.webfuel.pt/index2.html?iframe=true&width=800&height=500
ESTÁ CERTO, sem a mais pequena dúvida.Concordam com este comentário:eu
Colocado por: jcbarbosa
Então este link não reforça a razão que é melhor amortizar e reinvestir a diferença, ou estou a ver mal?
Colocado por: eu
Atenção que no seu cenário de taxa de juro igual, é ataxa líquidaque tem que ser igual, por isso a taxa bruta do investimento tem que ser superior. Por exemplo, com a taxa liberatória de 25%, para ter uma taxa líquida de 3%, a taxa bruta tem que ser 4%. Atenção que o simulador está a fazer as contas com uma taxa liberatória de 21,5 %...
No seu cenário, a taxa bruta que tem que usar no simulador, para obter uma taxa líquida de 3% é de 3,82 % (3,82 - 3,82 * 21,5% = 3 )
E não pode esquecer-se de seleccionar a opção "juros capitalizáveis". Se introduzir estes dados, no seu cenário, os juros são praticamente os mesmos (não são exactamente os mesmos porque num caso os juros são calculados mensalmente e no outro é anualmente)
Colocado por: jcbarbosacompensa amortizar pelo menos pelo facto dos juros à habitação serem sempre superiores (ou na maioria dos casos) aos de investimento
Colocado por: euPor exemplo, certificados do tesouro a 10 anos (cerca de 5,3%líquidos).
Colocado por: luisvvtenho uma taxa no credito a rondar os 2%, e o Big oferece-me até 5,5% no deposito a prazo (aproxim. 4,5% líquidos)
Colocado por: euEstive a "brincar" um bocado com o simulador que o PBarata referiu e o simulador confirma aquilo que tenho defendido desde o início: se a taxa de juro líquida da aplicação for superior à taxa de juro do empréstimo, compensasempreinvestir em vez de amortizar,independentementedovalorda amortização ou daalturada amortização.
Colocado por: miguelgmarco1,
não fale de cor como a maior parte das pessoas, a faça as contas:
se fizer a amortização total:
- paga 63.000 + 0,5% de penalização = 315 euros, no total com 63.315 euros acaba com o empréstimo.
- passa a aplicar €350 todos os meses (4200 euros/ano) num deposito a capitalizar juros que lhe rende ao fim de 22 anos 127.000 euros.
se pagar as prestação durante 22 anos:
- para acabar com o empréstimo, paga no total (350*12*22)=92.400 euros.
- os 63000 euros a capitalizar juros rende-lhe 117.119 euros
como pode verificar com a amortização total a opção de amortizar é ainda mais favorável.