Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Colocado por: jcbarbosaO valor patrimonial baixou 26% e o valor de IMI 59%? Que contas fez?


    O valor patrimonial baixou cerca de 26%.
    Como a casa já está avaliada de acordo com o CIMI entao o maximo que podem aplicar é 0,4%, enquanto que anteriormente o maximo que podiam aplicar era 0,7%. Aqui no municipio de Almada é habitual como na marioria dos municipios aplicarem a taxa maxima.
    Concordam com este comentário: APorto
  2.  # 202

    Colocado por: nielskyMunicipio de Almada.
    Avaliação de acordo com o CIMI. Por obrigação da troika.

    Mas baixou porquê?..... diminuiu a área da casa? diminuiu o coeficiente de vetutez? Diminuiu o custo da construção por m2? diminui o coef. de localização? diminuiu o coef, de qualidade e conforto?

    Colocado por: jcbarbosaO valor patrimonial baixou 26% e o valor de IMI 59%? Que contas fez?

    esta também não percebi!!!
  3.  # 203

    Desculpem a pergunta, mas....

    A moradia é nova? Estão a colocar "0" no campo da idade da casa. A idade conta-se como a nossa, com início na data de emissão da Licença de Utilização. Existe um Coeficiente de Vetustez com valores entre 0,4 e 1, em função da idade. Por exemplo uma casa com 2 anos já tem um Cv de 0,9 ou seja diminui 10% ao valor patrimonial ... e ao IMI.
  4.  # 204

    o meu comentário é dirigido a nasei_67

    sou nova nestas coisas ;)
  5.  # 205

    Cá vai o meu contributo para a partilha de informações sobre avaliação fiscal.

    O meu apartamento T3 estava já avaliado pelo CIMI, com 1ª avaliação de 2004, solicitei a avaliação às finanças uma vez que tinha a certeza que o Valor Patrimonial iria descer. Após alguma resistência da pessoa que me atendeu, lá consegui validar o meu pedido.

    Resultado: O Valor Patrimonial desceu mais do que o que eu esperava (porque há factores não objectivos que dependem do critério do avaliador) e o IMI em concordância. Poupei 167€ já no IMI de 2011, que irei agora pagar.

    Se a vossa casa já está avaliada pelo CIMI, não vai ser avaliada pela famosa Avaliação Geral de Prédios Urbanos. Terão que ser os proprietários a proceder ao pedido de avaliação. Em quase todos os casos desce o valor.
    Concordam com este comentário: jcbarbosa
  6.  # 206

    Para 2011 as taxas máximas são de 0,4% e 0,7% - usadas para o cálculo do IMI de 2011, que será pago em Abril (e Setembro) de 2012.

    nielsky:
    Para 2012 as taxas máximas são de 0,5% e 0,8% - se recebeu a sua avaliação (resultado da Avaliação Geral), tem valor para 2012, com taxa máxima de 0,5% e imposto calculado para pagamento em Abril (e Setembro) de 2013.

    As taxas para cada município e para 2012 ainda não foram publicadas. Lisboa e Porto noticiaram que não vão subir a taxa de 0,4 para 0,5%. Logo veremos como ficam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nielsky
  7.  # 207

    Aporto, não pode por aqui os passinhos que tomou para que efectuassem a reavaliação? deram-lhe logo um novo valor de IMI? Que documentos lhe pediram?
    Concordam com este comentário: APorto
  8.  # 208

    Sobre as novas avaliações do IMI, esta situação pode ainda complicar mais o mercado imobiliário, isto é, algumas destas reavaliações podem fazer com que o valor patrimonial do imóvel, não corresponda ao actual valor de mercado, ou seja assiste-se a um decréscimo do valor dos imoveis pelos motivos já enumerados, e ao mesmo tempo o estado efetua uma reavaliação dos imoveis, subindo o valor patrimonial, gerando assim um contra-senso.
  9.  # 209

    Sim, de facto é assim. Chamam-lhe "actualização" e é efectuada de 3 em 3 anos, tendo sido sempre a subir desde 2004. Só para 2012 o coeficiente aplicado foi de 1 e por por isso mantém-se o último valor "determinado". Só mesmo pedindo a reavaliação é que são recalculados os vários parâmetros e assim conseguimos descer o valor patrimonial.
    É certo que os mais antigos tinham ou têm valores muito baixos em muitos casos (não todos) e agora inseridos no CIMI, sobem. Os já avaliados desde 2004, em especial os novos, foram avaliados altos e foram subindo até aqui. O contra-senso existe realmente... O mecanismo de actualização é regulado pela tabela de Coeficiente de Desvalorização de Moeda que só tem aumentado ou na melhor das hipoteses tem valor 1, que aconteceu nas actualizações determinadas em 2011.

    Pode ser que quando todos os imóveis estiverem inseridos no CIMI, isto possa deixar de acontecer e o sistema informático possa até efectuar as reavaliações (ajustando os parâmetros) todos os anos e até descer as taxas...desta vez para todos.
  10.  # 210

    Para pedir a reavaliação, a ver se consigo explicar - pode variar ... bastante mesmo

    No meu caso,
    1º consultei a caderneta predial para verificar todas as áreas do prédio e da fracção. A 1ª avaliação da minha casa foi em 2004 (inicio do CIMI) e por isso a varanda estava considerada na área privativa e não na dependente com mais tarde veio publicado num "entendimento" das finanças. Foi necessário corrigir as áreas - tarefa fundamental.

    2º Preenchi on-line no portal das finanças os 6 quadros - tarefa mais difícil, caso a caso varia muito - não os preenchi completamente, há respostas difíceis relativas ao motivo do pedido de reavaliação, à propriedade plena ou co-propriedade...bem casal...usufruto...a caderneta predial tem alguma desta informação; os confrontantes não são necessários se tiverem a morada completa do imóvel (rua, nº, andar, ....); não indiquei propositadamente os Coeficientes de qualidade e conforto...o avaliador tem acesso aos considerados inicialmente, alguns como qualidade construtiva ou localização e operacionalidade relativa que são subjectivos foram estipulados "em alta" e é por isso favorável deixar que o avaliador volte a pensar sobre o assunto na conjuntura actual; Se tiverem painéis solares a que corresponde um Cq minorativo terão que apresentar um documento comprovativo...; é necessário preencher a data de emissão da Licença de Utilização e a idade do imóvel;
    Também pode preencher-se o Modelo 1 em papel.

    3º Depois de submeter o pedido no portal das finanças ou do Modelo 1 preenchido é necessário ir à repartição do local do imóvel validar ou entregar, respectivamente, o pedido de reavaliação e entregar algum documento comprovativo das declarações efectuadas que julguem necessário, bem como o Anexo I ou II, se aplicável. Como o imóvel já está avaliado pelo CIMI a repartição de finanças já possui plantas à escala e a propriedade horizontal. Poderão juntar ao pedido cópia da Lic. de Utilização.

    4º Depois disto há que aguardar a chegada à morada fiscal de uma carta das finanças comunicando o novo Valor Patrimonial. Têm 30 dias para apresentar reclamação se alguma coisa não estiver bem. Findo este período (mais alguns dias) e se não apresentarem reclamação a caderneta predial será automaticamente actualizada. Em caso de reclamação é necessário ter bem a certeza de que têm razão e que o valor desce mais se não a 2ª avaliação é custeada pelo proprietário.

    hfviegas, espero ter ajudado ... não é fácil explicar

    Com um caso concreto poderei ajudar melhor
  11.  # 211

    Colocado por: APortoNo meu caso,
    1º consultei a caderneta predial para verificar todas as áreas do prédio e da fracção. A 1ª avaliação da minha casa foi em 2004 (inicio do CIMI) e por isso a varanda estava considerada na área privativa e não na dependente com mais tarde veio publicado num "entendimento" das finanças. Foi necessário corrigir as áreas - tarefa fundamental.


    Posso ter o mesmo problema com as áreas, como se faz essa correcção?
    Existe algum documento oficial com as areas? Pelas minhas contas no meu caso apenas está incluido na área bruta dependente a garagem e não a varanda..
  12.  # 212

    Colocado por: APortoPara pedir a reavaliação, a ver se consigo explicar - pode variar ... bastante mesmo


    hfviegas, espero ter ajudado ... não é fácil explicar

    Com um caso concreto poderei ajudar melhor


    É que no meu caso eu nunca consigo chegar ao valor que eles estão a apresentar a primeira avaliação foi em 2005 e depois foi novamente em 2010 então temos:

    Area bruta privativa = 128
    Area bruta dependente = 64 esta area é considerado 30% = 19,20

    os calculos
    VC = ??? deveria ser 619 em 2010 mas agora 603
    A = 147,2
    CA = 1
    CI = 1,75 ou 1,7 actual visto no site das finanças
    cq = 1,04
    CV = 1 ou 0,9

    Isto dá-lhes 169.279,8

    De acordo com os novos parametros teria 603 x 147,2 x 1 x 1,7 x 1,04 x 0,9 = 145.391,5

    Não consigo perceber como é que eles chegaram a 169.279 mesmo com os parametros do ano passado.

    Obrigado desde já por qualquer ajuda.
    • fpc
    • 20 abril 2012 editado

     # 213

    Em princípio vai passar no Jornal da Noite da SIC, 25/4, 4ª feira, na rubrica Conta Poupança, uma reportagem exactamente sobre este assunto. E vai ser citado este forum...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, APorto
  13.  # 214

    hfviegas:

    As datas realmente são fundamentais, entre 2005 e 2010, várias coisas se alteraram. Para lhe ajudar a perceber tudo pedia-lhe que me disponibilizasse a caderneta predial actualizada do imóvel e a data da Licença de Utilização. Há mais informação lá que não colocou aqui e que é fundamental.

    Fico a aguardar.
  14.  # 215

    A minha zona está neste momento avaliada em 1,70 mas na caderneta vem 1,75 deve ser o valor de 2005.

    Consigo simular ao centimo no valor de 2005, mas no de 2010 não consigo e se aplicar as alterações fico com um valor no simulador de 136720,00
      IMI1.jpg
  15.  # 216

    Colocado por: hangas

    Posso ter o mesmo problema com as áreas, como se faz essa correcção?
    Existe algum documento oficial com as areas? Pelas minhas contas no meu caso apenas está incluido na área bruta dependente a garagem e não a varanda..


    Sim: A caderneta predial do imóvel ou fracção e a certidão da Conservatória de Registo Predial que devem corresponder às que se podem medir nas plantas de licenciamento camarário ou da Propriedade Horizontal aprovada. No âmbito da Avaliação Geral as finanças solicitam às Câmaras as plantas licenciadas ou da Propriedade Horizontal (existindo) e os avaliadores medem as áreas para verificação e eventual correcção. Nos imóveis já avaliados as finanças também têm as mesmas plantas, entregues pelos proprietários para a 1ª avaliação.
    • fpc
    • 20 abril 2012 editado

     # 217

    Pelas minhas contas se pedir uma avaliação dará este resultado:
    Tipo de Prédio: Prédio Edificado, Fracções de propriedade horizontal
    Afectação: Habitação
    Coeficiente de afectação: 1
    Coeficiente de localização: 1,7
    Valor de construção: 603,00
    Idade do prédio: 7
    Coeficiente de vetustez: 0,90
    Coeficiente de qualidade e conforto: 1,00
    Área total do terreno: 2947 m2
    Área bruta privativa da fracção: 128 m2
    Área do terreno integrante da fracção: 0 m2
    Área bruta dependente da fracção: 64 m2
    Permilagem da fracção: 137,3
    Área de implantação do edificio no terreno: 600 m2
    Total das áreas de terreno integrantes de todas as fracções: 0 m2
    Área Ajustada: 142.48 m2
    Valor patrimonial Tributário
    Valor patrimonial Tributário do prédio: 135.990,00 Euros
  16.  # 218

    Colocado por: fpcPelas minhas contas se pedir uma avaliação dará este resultado:
    Tipo de Prédio: Prédio Edificado, Fracções de propriedade horizontal
    Afectação: Habitação
    Coeficiente de afectação: 1
    Coeficiente de localização: 1,7
    Valor de construção: 603,00
    Idade do prédio: 7
    Coeficiente de vetustez: 0,90
    Coeficiente de qualidade e conforto: 1,00
    Área total do terreno: 2947 m2
    Área bruta privativa da fracção: 128 m2
    Área do terreno integrante da fracção: 0 m2
    Área bruta dependente da fracção: 64 m2
    Permilagem da fracção: 137,3
    Área de implantação do edificio no terreno: 600 m2
    Total das áreas de terreno integrantes de todas as fracções: 0 m2
    Área Ajustada: 142.48 m2
    Valor patrimonial Tributário
    Valor patrimonial Tributário do prédio: 135.990,00 Euros


    Dá-me mas ou menos o mesmo o cqc é de 1,o4 mas com é possivel dar em 2010 169.000 acho muito estranho, lá vou ter de meter meio dia para ir ás finanças esclarecer tudinho.
  17.  # 219

    hfviegas:

    Só agora voltei ao forum...

    Vamos 1º centrar-nos no campo "DADOS DE AVALIAÇÃO" da caderneta predial:

    - Embora a avaliação só tenha sido efectuada em 2005 - "Avaliada em 2005/02/16" - um ano depois de entregue nas finanças...
    - O ano relativamente ao qual são considerados todos os parâmetros é 2004, ano em que foi entregue às finanças o pedido de avaliação - "Entregue em 2004/02/05"
    - Por isso Vc=600€; A=128+0,3*64=147,20 m2; Cl=1,75; Cq=1,04 (deduzo que tenha garagem fechada); Cv=1 (a casa era nova em 2004)
    - O resultado deste produto seria 160.742,40€, as finanças arredondam para cima e a múltiplo de 10, resultado = 160.750,0€.

    Assim desde que foi avaliada a 1ª vez as finanças não voltam a alterar os parâmetros respeitantes a 2004. O que fazem de 3 em 3 anos é actualizar o valor patrimonial em função da tabela dos coeficientes de desvalorização de moeda, donde resulta um aumento face ao valor de 160.750€.

    - É por isso que surge a indicação "valor patrimonial actual (CIMI)= 169.279,80€ Determinado em 2010" - quer dizer que em 2010 o valor patrimonial foi actualizado, aumentando. Já deve ter sofrido um outro aumento anterior, em 2007.

    Por isso só pedindo a reavaliação às finanças é que consegue alterar os parâmetros e fazer descer o valor patrimonial e consequentemente o IMI a pagar.

    Falta-me conhecer a data de emissão da Licença de Utilização, para determinar a idade da casa e Cv.
    Se a casa tem 8 anos - Valor patrimonial 140.729,49€
    Se a casa tem 9 anos - Valor patrimonial 132.911,19€

    qualquer dúvida, diga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hfviegas
  18.  # 220

    hfviegas: os valores não estão bem - não actualizei o Cl para 1,7...desculpem

    cá vai:

    Se a casa tem 8 anos - Valor patrimonial 136.708,49€
    Se a casa tem 9 anos - Valor patrimonial 129.113,72€

    nas vossas contas, área total de terreno de 2947 m2, não está bem. A que se deve considerar é a de 600m2.
 
0.0529 seg. NEW