Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    Colocado por: jcbarbosaPelo que percebi de outro forum, a sua não é num contro urbanos onde os coeficientes de localização são mais penalizados, portanto se tirar área de garagem, arrumos/anexos dá esse valar? Qual é a dimensão da sua?




    Para calcular o valor patrimonial do seu prédio,

    Área bruta privativa (m2) Área de implantação do edificio no solo (m2)
    Área bruta dependente (m2) Área total do terreno (m2)

    temos de saber é o que é que eles entendem por estas áreas? Área Bruta privativa? e Área bruta dependente?

    Garagens, anexos, passeios, varandas, terraços fazem parte de que área?.

    E no caso da garagem fazer parte integrante da casa, isto é, quando faz parte da implantação. Ou porque fica ao lado ou porque está no mesmo piso, por exemplo R/C?
    • jpvng
    • 3 julho 2012 editado

     # 262

    area bruta dependente corresponde a garagem, varanda/terraços e lugares de arrumo ... em caso de fracção unica

    Área bruta privativa é a área interior normal...
  2.  # 263

    Colocado por: jpvngÁrea bruta privativa é a área interior normal...


    A área interior normal entende-se igual à área útil do interior da cada habitação? depois na altura da avaliação vai ser calculada novamente as áreas de cada divisão ou é o que consta no projecto?
  3.  # 264

    Colocado por: pjaulA área interior normal entende-se igual à área útil do interior da cada habitação?

    É a área medida pelo exterior das paredes exteriores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjaul
  4.  # 265

    CONTRIBUINTES perguntem ao IHRU onde está o valor do IMI das casas do antigo fundo fomento de habitação agora IHRU, que não são pagos há mais de 40 anos ?

    os usufrutuários, estão nas casas há decadas e NUNCA PAGARAM os impostos incluindo o IMI e nada lhes aconteceu, nenhuma notificação.. as pessoas que vivem nas casas alegadamente deles, não "mexem" nas certidões para não vir a **** à tona, pois o IHRU é responsavel pelas casas até regularização...entretanto nesta situação nem as pessoas que lá vivem nem o IHRU paga IMI .. é engraçado ver como uma cidadã colocou este "tema" ao de cima...nós pagamos e os expertos não pagam ?

    endereço: [email protected]

    IHRU é organismo do estado, ou seja nós contribuintes estamos a pagar o IMI destas pessoas
  5.  # 266

    CONTRIBUINTES perguntem ao IHRU onde está o valor do IMI das casas do antigo fundo fomento de habitação agora IHRU, que não são pagos há mais de 40 anos ?
    os usufrutuários, estão nas casas há decadas e NUNCA PAGARAM os impostos incluindo o IMI e nada lhes aconteceu, nenhuma notificação.. as pessoas que vivem nas casas alegadamente deles, não "mexem" nas certidões para não vir a **** à tona, pois o IHRU é responsavel pelas casas até regularização...entretanto nesta situação nem as pessoas que lá vivem nem o IHRU paga IMI .. é engraçado ver como uma cidadã colocou este "tema" ao de cima...nós pagamos e os expertos não pagam ?

    endereço: [email protected]

    IHRU é organismo do estado, ou seja nós contribuintes estamos a pagar o IMI destas pessoas.
  6.  # 267

    Colocado por: cidadaportuguesa0CONTRIBUINTESperguntem ao IHRU onde está o valor do IMI das casas do antigo fundo fomento de habitação agora IHRU, que não são pagos há mais de 40 anos ?
    ....


    Esta conta foi criada há 8 horas e na hora seguinte disseminou posts sobre o IMI das casas da IHRU ! O que move esta cidadã, estranhamente acometida por uma desenfreada civilidade e preocupação pelo erário público ? Será que também lhe aumentaram ao IMI ? Concordo que todos devemos pagar e estas situaçoes devem ser denunciadas, mas não sei porquê fico com a sensação que há algo de mais pessoal nesta história..engano meu ?
  7.  # 268

    Colocado por: joaobarreiraEsta conta foi criada há 8 horas e na hora seguinte disseminou posts sobre o IMI das casas da IHRU ! O que move esta cidadã, estranhamente acometida por uma desenfreada civilidade e preocupação pelo erário público ? Será que também lhe aumentaram ao IMI ? Concordo que todos devemos pagar e estas situaçoes devem ser denunciadas, mas não sei porquê fico com a sensação que há algo de mais pessoal nesta história..engano meu ?


    É domingo ... na volta foi dormir ao relento nas camas do IKEA e acordou com os pés fora da manta.
  8.  # 269

    Pior que ter de pagar, é sentirmo-nos descriminados ou injustiçados!

    Eu pagar, quando outros não pagam, eu ter uma multa no carro, quando o carro ao lado na mesma transgressão é poupado ( isto acontece mesmo), etc...

    Clamamos sempre por justiça, por igualdade, mas é como no futebol, quando somos favorecidos nem reparamos e achamos justo, mas quando são os outros, passamos logo a engrossar as listas dos agora muito na moda os "indignados".

    A semana passada, recebi a carta das finanças a dar-me conta da nova avaliação, de uns arrumos que possuo na cave de um prédio.

    Os arrumos de 29m2 são mesmo arrumos, com acesso condicionado, não é possível dar-lhes outra utilização.
    Valor m2 630€, C Localização 1,1, CVetustez 0,88.
    São os mesmos valores que atribuíram aos estabelecimentos comerciais do mesmo prédio.
    Fiquei "Indignado", pensei ir chatear o tipo do património das finanças, mas apenas isso, porque sei de antemão que seria inútil outro tipo de acção.
    Algumas horas depois mudei dos "Indignados" para os "Resignados", é que me disseram que estes últimos são mais felizes e duram uns anitos mais.
    Mas voltando à Justiça, ou à falta dela, os arrumos valem cerca de 15.600€ e um estabelecimento comercial de 100m2 vale 54.000€, com uma diferença, o espaço comercial apesar da crise, tem um valor comercial do dobro , os arrumos nem dado o querem, estou a pensar alugar o espaço. Se me dessem por ano o valor do IMI, já não é mau.

    Resignado e feliz,
    Monteiro.
    Concordam com este comentário: joao jose marques, cidadaportuguesa0
  9.  # 270

    Caro joaobarreira, se você visse pessoas idosas a receberem 200€ de reforma, cheias de problemas de saúde tendo encargos mensais em produtos farmacêuticos a rondar os 80€ e 90€ quando não é mais, e mesmo assim pagam o IMI, e depois mesmo ao lado tem famílias com agregados de 6 e 7 pessoas com muitos rendimentos e como lhe disse não pagam qualquer tipo de imposto, tendo disponibilidade financeira para comer todos os dias fora, comprar carros e motas e tudo sem problemas, você acha justo ?

    você não acha que estas situações devem ser denunciadas ? onde está a justiça ? a crise e os aumentos de impostos é só para alguns ?

    No meu caso não me aumentaram o IMI porque comprei casa há 2 anos e estou isenta por alguns anos, mas acho muito injusto haver muitas situações cheias de "malabarismos" e a estes não acontece nada...ainda por cima uma pessoa "descobre" uma situação destas onde os próprios organismos do estado, por razão que desconheço não se mexeram, literalmente estava arquivada e como lhe disse já lá vão 40 primaveras e nem 1 cêntimo foi pago por estes senhores, estão sim a ser pagas por um organismo do estado o IHRU, ou seja, estes senhores estão com o IMI pago entre outros impostos, com o dinheiro que agora estão a pedir ao meu amigo.
    Relativamente à sua questão de ser uma situação pessoal, como deve imaginar não tenho conhecimento de todos os casos com esta situação, apenas reporto o caso que tenho conhecimento.

    @ nielsky, quando você tiver uma casa própria e tiver que pagar IMI e/ou tiver alguém da sua família ou pessoa conhecida a receber pensões miseráveis, ou possivelmente até no desemprego e terem de pagar estes valor de IMI e fica já a saber que está a pagar o IMI de alguns malabaristas, provavelmente dará a sua opinião.
    Relativamente às camas do Ikea, não compro móveis suecos compro o que é nosso português e possivelmente com 1,5m de altura será pouco provável ficar com os pés de fora.

    cumprimentos a todos.
  10.  # 271

    Colocado por: cidadaportuguesa0Caro joaobarreira, se você visse pessoas idosas a receberem 200€ de reforma, ...e mesmo assim pagam o IMI, e depois mesmo ao lado tem famílias com agregados de 6 e 7 pessoas com muitos rendimentos e como lhe disse não pagam ...você acha justo ?


    Eu acho injusto e enquadra-se dentro de muitas outras assimetrias no no país...devemos denunciá-las. Vivemos num clima de terrorismo fiscal , onde o governo procura sacar aos fracos aquilo que deveria reclamar aos fortes.... O sol quando nasce (não) é para todos...

    Neste caso se as casas pertencerem ao estado e não aos cidadãos ( usufrutuários) eles deviam era pagar renda e o estado (dono) pagaria IMI ao estado...ou melhor não pagava porque vair dar ao mesmo.

    Cumprimentos
  11.  # 272

    Eu tenho umas garagens na Costa de Caparica que foram agora avaliadas e segundo as contas das Finanças foi-lhe atribuido o valor patrimonial de 6180€. Eu até queria vendê-las e como o valor que lhe atribuiram é superior ao valor que eu consigo vendê-las a qualquer particular,pensei vendê-las ás Finanças, mas eles não as querem.
    Os valores agora, são calculados pelas áreas do imóvel, portanto se tiverem uma "barraca" com 100m2 o valor de IMI que lhe é atribuido é o mesmo que se tiver uma moradia de luxo com a mesma área, mas se a "barraca" estiver toda degradada,os acessos forem impossíveis de utilizar e não reunir condições de habitabilidade, ^tem o mesmo valor de IMI.
    Esta foi uma Lei criada em 2003 pelo então Primeiro-Ministro Durão Barroso e Manuela Ferreira Leite em que os pobres proprietários são assaltados pelo Estado.Espero que com os problemas sociais que vai causar em todo o país, não venham dizer que foi obra dos outros governos, como é sua prática.
    Para este governo sardinhas e galinhas é tudo igual.
  12.  # 273

    Colocado por: joao jose marquesOs valores agora, são calculados pelas áreas do imóvel, portanto se tiverem uma "barraca" com 100m2 o valor de IMI que lhe é atribuido é o mesmo que se tiver uma moradia de luxo com a mesma área, mas se a "barraca" estiver toda degradada,os acessos forem impossíveis de utilizar e não reunir condições de habitabilidade, ^tem o mesmo valor de IMI.

    Não é nada disto, você não sabe do que é que está a falar.
    Concordam com este comentário: treker666, Silver Wolf
  13.  # 274

    Sr. Picareta, vai desculpar-me mas o senhor é que não sabe o que diz ou então não quer dizer o que sabe, se tiver dúvidas posso colocar aqui no forum o valor da avaliação.
    Um pormenor: Estas garagens têm um acesso muito dificil não consegue entrar sem bater com a parte debaixo do carro no chão, as primeiras 5 ainda consegue dar a volta se for um carro pequeno (tipo mini) as outras nem pensar, no inverno arrisca-se a ter de chamar os mergulhadores da Marinha para retirarem o carro, não tem qualquer extrator de fumos nem de dioxo de carbono, entre outras, a Admnistração nunca tem dinheiro para realizar qualquer tipo de obras para minorar estes casos.Se tiver o carro 5 minutos dentro da garagem a trabalhar os outros condóminos têm de sair de suas casas (já aconteceu).Para as Finanças não interessa esses pormenores. Dos proprietários das garagens niguém lá mete o carro e praticamente estão abandonadas mas na Repartição de Finaças disseram-me não valer a pena a reclamação porque agora tudo é calculado pela área, tive o cuidado de ir ler a Lei e confesso que não me parece que ele tenha mentido, tenho a mesma interpretação da Lei.Se valem o que dizem então podiam fazer o favor de mas comprar.
  14.  # 275

    Ainda um pormenor importante se fosse nos dias de hoje e cumprindo a legislação em vigor, estas garagens nunca tinha sido licenciadas como tal, excepto se houvesse algum corrupto, mas esse pessoal como dizem muitas pessoas é fruta do passado.
  15.  # 276

    Colocado por: joao jose marquesSr. Picareta, vai desculpar-me mas o senhor é que não sabe o que diz ou então não quer dizer o que sabe, se tiver dúvidas posso colocar aqui no forum o valor da avaliação.
    Um pormenor: Estas garagens têm um acesso muito dificil não consegue entrar sem bater com a parte debaixo do carro no chão, as primeiras 5 ainda consegue dar a volta se for um carro pequeno (tipo mini) as outras nem pensar, no inverno arrisca-se a ter de chamar os mergulhadores da Marinha para retirarem o carro, não tem qualquer extrator de fumos nem de dioxo de carbono, entre outras, a Admnistração nunca tem dinheiro para realizar qualquer tipo de obras para minorar estes casos.Se tiver o carro 5 minutos dentro da garagem a trabalhar os outros condóminos têm de sair de suas casas (já aconteceu).Para as Finanças não interessa esses pormenores. Dos proprietários das garagens niguém lá mete o carro e praticamente estão abandonadas mas na Repartição de Finaças disseram-me não valer a pena a reclamação porque agora tudo é calculado pela área, tive o cuidado de ir ler a Lei e confesso que não me parece que ele tenha mentido, tenho a mesma interpretação da Lei.Se valem o que dizem então podiam fazer o favor de mas comprar.

    Eu não me referi à sua garagem, que nem sequer conheço, discordei apenas da sua frase que eu citei no meu post anterior. Não é verdade o que disse, você desconhece a forma como as financias avaliam os imóveis, que está nos artº 38 ao 46º do código do IMI.

    Que as avaliações das finanças não correspondem ao valor real dos imóveis, sei eu muito bem, porque ainda este ano vendi um apartamento 50.000€ abaixo do seu valor patrimonial!!!
  16.  # 277

    Sr. Picareta, assim já começámos a entendermo-nos, quando afirma que vendeu um imóvel 10.000 contos abaixo do valor patrimonial.
    Então, quer isto dizer que não estamos a ser governados por gente séria e honesta mas por uns canalhas que se deram ao desplante de tomar de assalto as propriedades de muitos portugueses adquiridas com muito trabalho e sacrifício.
    Há muitas formas de roubar, estes governantes optaram por assaltar os proprietários de imóveis e é isso que é necessário divulgar porque até na reclamação fomos limitados, melhor dizendo impedidos de a fazer.
    Quando se calcula uma propriedade com uma formula matemática por m2 não há volta a dar, um aviário, pocilga ou outro têm o mesmo valor que uma moradia de luxo se estiverem na mesma zona e a prova do que digo está no comentário do Sr. Monteiro em que discrimina muito bem aquilo que eu afirmei "tanto vale uma galinha como uma sardinha".
    Queira desculpar-me mas o quer tenho foi adquirido com muito trabalho, tanto pelos meus avós como por mim que nunca usufruí de férias nem subsídios, nem feriados ou fins de semana e nunca tive horário de trabalho e cheguei a trabalhar 30 dias com um dedo partido sem direito a baixa, melhor dizendo receber subsidio do ordenado e pagar a contribuição para a SS na mesma.
    Portanto não tenho nem quero qualquer cartão partidário e por esse motivo estou no direito de poder dizer que estou a ser roubado.
  17.  # 278

    Ainda não sei bem como podemos discordar do modo da avaliação dos imóveis, mas parece-me que não existe muitas alternativas no entanto sugiro a todos que enviem uma carta de protesto para as suas repartições de finanças a protestar e via eletrónica apresentem uma queixa no Provedor de Justiça contra o Ministério das Finanças.
    Muitos obrigam o Provedor a pedir explicações e a tomar uma posição em relação ao assunto.
    Eu irei fazê-lo.
  18.  # 279

    Colocado por: joao jose marquesporque até na reclamação fomos limitados, melhor dizendo impedidos de a fazer.

    Mais uma vez está enganado, todos podem reclamar, eu já fiz algumas reclamações e deram-me sempre razão, baixaram o valor patrimonial.

    Colocado por: joao jose marquesQuando se calcula uma propriedade com uma formula matemática por m2 não há volta a dar, um aviário, pocilga ou outro têm o mesmo valor que uma moradia de luxo se estiverem na mesma zona

    Mais uma prova de que desconhece o método de cálculo do código do IMI. Existem os coeficientes de afectação, que distinguem, uma pocilga de uma moradia ou de uma loja. Pode não ser a melhor forma de cálculo, mas eu não conheço uma melhor, pelo menos o valor de um imóvel não fica ao critério do seu avaliador, o que diminui as hipóteses de haver corrupção. É incomparavelmente melhor do que o que existia antes.
  19.  # 280

    Sr. Picareta não me faça rir. Já tenho idade suficiente para não acreditar nos bem intencionados.
    Quer acabar com a corrupção? Olhe que é fácil, mas não com esta gente.
    Em primeiro lugar teria de ver os criminosos de colarinho branco na cadeia e ninguém acredita que isso aconteça nesta Répulica de B....s. Temos na verdade muita gente esperta neste país e fico-me por aqui para não ofender ninguém.
    Esta terra premeia os criminosos foi sempre assim só agora seria diferente.
    Então como prova de conheço os métodos posso dizer-lhe que a divida do pais foi contraida por uma pequena minoria mas o pagamneto é para serem todos, melhor dizendo os que não receberam nada só assim se justifica o que está acontecer.
    Volto a repetir: Não tenho cartão partidário nem quero porque sempre trabalhei e nunca fui nenhum parasita.
    A resposta na Repartição de Finanças foi a seguinte: "Se a área quadrada do imóvel estiver certa, reclamar não adianta só vai perder tempo e gastar dinheiro". Não é elucidativa? Para mim foi!
 
0.0680 seg. NEW