Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

Aqui vão algumas avaliações que já recebemos...e que nos deixaram completamente desorientados...

Terreno construção 750m2: De 110.260,20€ para 213.880€!!!!

Cave destinada a comércio, com 281m2: De 19.487,14€ para os absurdos, inacreditáveis 122.738,73€

R/C destinado a comércio, com 210m2: De 79.392,09€ para 138.722,17€!

Apartamento 47m2: De 5.315,19€ para 53.970€!!! (aceitamos este valor, está mais de acordo com o seu valor)
  2.  # 302

Colocado por: bibop_que nos deixaram completamente desorientados...

Porquê? estão errados?
  3.  # 303

Colocado por: PicaretaJá enviou carta registada com a reclamação?

Vou tratar disso, ainda estou dentro do prazo.

Disseram-me para fazer uma carta dirigida ao chefe de finanças da minha zona a expor a situação.

Há algum pormenor que eu deva ter atenção ou dar ênfase?
  4.  # 304

Colocado por: MonteiroVou tratar disso, ainda estou dentro do prazo.

optimo!!

Colocado por: MonteiroDisseram-me para fazer uma carta dirigida ao chefe de finanças da minha zona a expor a situação.

Convém ser o mais simples possível (se for muito complicado eles não percebem :)), leia o texto que está por baixo da avaliação que as finanças lhe enviaram e envie os seus dados conforme eles pedem. Na carta deve dizer apenas que houve um engano no coef. de afectação, visto que se trata de uma garagem, logo onde está 1.00 deveria estar 0.40, e anexa certidão da conservatória, e licença de utilização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Monteiro
  5.  # 305

Colocado por: PicaretaPorquê? estão errados?

Muito longe da realidade, sem dúvida!!

O terreno de construção está à venda por 170.000€.

As 2 lojas, não estão à venda, mas estimamos um valor conjunto de cerca de 200.000€...foram avaliadas em 260.000!!

...já dizia o meu falecido avô, o governo um dia irá tirar tudo o que temos...
  6.  # 306

Colocado por: bibop_Muito longe da realidade, sem dúvida!!

Longe da realidade é diferente de estarem erradas....Tem a certeza que estão bem avaliados, ou seja conforme o CIMI?

Colocado por: bibop_O terreno de construção está à venda por 170.000€.

Não se esqueça que se o vender por 170.000€, o comprador terá que pagar IMT sobre 213.880 (6% x 213880 = 12.832.80€ !!!!) e você terá que pagar impostos sobre os mesmos 213.880€!!!! (espero não lhe ter estragado o dia)
    •  
      imbs
    • 23 agosto 2012

# 307

Lol
    ai picareta, picareta!
    •  
      FD
    • 23 agosto 2012

# 308

Sempre disseram por aqui que, se o valor patrimonial for superior ao real, se deve reclamar.
    A lei permite isso mesmo:

4 - Não obstante o disposto no n.º 2, desde que o valor patrimonial tributário, determinado nos termos dos artigos 38.º e seguintes, se apresente distorcido relativamente ao valor normal de mercado, a comissão efectua a avaliação em causa e fixa novo valor patrimonial tributário que releva apenas para efeitos de IRS, IRC e IMT, devidamente fundamentada, de acordo com as regras constantes do n.º 2 do artigo 46.º, quando se trate de edificações, ou por aplicação do método comparativo dos valores de mercado no caso dos terrenos para construção e dos terrenos previstos no n.º 3 do mesmo artigo.

5 - Para efeitos dos números anteriores, o valor patrimonial tributário considera-se distorcido quando é superior em mais de 15 % do valor normal de mercado, ou quando o prédio apresenta características valorativas que o diferenciam do padrão normal para a zona, designadamente a sumptuosidade, as áreas invulgares e a arquitectura, e o valor patrimonial tributário é inferior em mais de 15 % do valor normal de mercado.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimi/cimi76.htm

Um acórdão do Supremo Tribunal de Justiça a dizer isto mesmo, no caso em relação a um terreno: http://www.dgsi.pt/jsta.nsf/35fbbbf22e1bb1e680256f8e003ea931/5b2feed3804b9d3d802579fb002fb474?OpenDocument&ExpandSection=1

Assim sendo, considerando-se que a segunda avaliação enferma de ilegalidade, por chegar a um resultado que, atendendo ao valor de mercado do terreno e à situação de grave crise que se vive no mercado imobiliário, é manifestamente desadequada e desproporcionado, conclui-se que deve proceder-se a uma nova avaliação, nos termos que passaram a ser previstos no art. 76º, nºs 2 a 5, do CIMI, segundo a nova redacção, em conformidade, aliás, com o decidido pelo Juiz “a quo” e o acolhido no parecer do Ministério Público.
  7.  # 309

Colocado por: FDSempre disseram por aqui que, se o valor patrimonial for superior ao real, se deve reclamar.

Pois, mas o acórdão que mostrou (que eu não li) é de uma compra efectuada em 24/05/2007 e o acórdão é de 02/05/2012!!!!!!
    •  
      FD
    • 23 agosto 2012

# 310

Pelo que percebi é irrelevante para o que estamns a discutir, a possibilidade de reclamar se o valor patrimonial, mesmo que todas as contas estejam bem feitas, for superior ao valor real.
  8.  # 311

Irei reclamar a avaliação dos 3 artigos enumerados.

Logo veremos o resultado...
  9.  # 312

Não enviei ainda a reclamação, estou conhecedor desta avaliação pela notificação via CTT e consulta online, ainda não recebi a notificação via postal. É garagem disso não tenho a menor duvida, é uma fracção autónoma, faz parte integrante do prédio e fica na cave do mesmo assim designada nas escrituras. Os preços de mercado baixaram e a procura devido á crise também diminui, no entanto parece-me que o estado está a tentar delapidar o património de cada um á força.
    O que me intriga é se vale a pena fazer ou não a reclamação, não será necessário fazer a reclamação por carta registada, poderei faze-lo no site das finanças quje já estive a consultar.
    Estando a formula correta e a área quadrada condizente serve para alguma coisa reclamar só pelos problemas circundantes á volta do imóvel? Parece-me que para efeitos de reclamação é irrelevante.Gostava de obter uma resposta concreta e fundamentada.
  10.  # 313

já ouvi a noticia de que temos de pagar um montante de 204€ para reclamar, é verdade?
  11.  # 314

12.  # 315

Colocado por: joao jose marquesjá ouvi a noticia de que temos de pagar um montante de 204€ para reclamar, é verdade?

Sim, é verdade.

É preciso ter em consideração que este valor patrimonial que resultar desta avaliação geral, terá um impacto directo e efectivo noutros impostos, tais como o IMT, o IS, o IRS e/ou IRC. Desta forma, o contribuinte será previamente notificado dos novos valores e respectivas taxas obtidas a partir desta avaliação e, caso não concorde com os mesmos, poderá solicitar uma segunda avaliação no prazo de 30 dias. Prescindindo deste direito, fica vinculado à aceitação desses mesmos valores pelo prazo de 3 anos.

Caso pretenda solicitar essa segunda avaliação e no caso de o valor se manter igual ou for superior, incorre num custo processual, cujo limite mínimo é de 204,00€, podendo atingir o montante máximo de 3060,00€ no caso em que o processo se revista de “especial complexidade”.
  13.  # 316

Notificação de avaliação.
    Afe_C_tação : HABITAÇÃO

Nº Pisos : 3 (DEVIAM SER 2!!)
    Área Total do Terreno: 1025,00 m2
    Área de Implantação do prédio: 320,00 m2
    Área bruta privativa: 790,00 m2
    Área bruta dependente: 100,00 m2

Elementos de qualidade e conforto: moradia unifamiliar (0,10); garagem individual (0,04); piscina individual (0,06). Total: 0,20.
    -------------------
    Meus comentários:
    1. É extraordinário não ser considerada a LOCALIZAÇÃO, tendo em conta que esta casa se encontra no Restelo (entre 2 embaixadas).

2. Para além dos «3 pisos» que deviam ser 2(!), não faço a mais pequenina ideia de onde foram tirar os 790m2!
    Nem os 100m2!
    Nem os 320m2!

Pelas minhas contas deviam ser:
    Área de Implantação do prédio: 240,00 m2
    Área bruta privativa: 400,00 m2 (240 no r/ch + 160 no 1.º andar)
    Área bruta dependente: 52,00 m2 (32 de garagem no r/c, e 20 de terraço no 1.º)
    E como o prédio tem mais de 50 anos, o coefic. de vestutez passa de 0,65 para 0,55.

Assim (tendo em conta o cálculo de Ac e Ad) a área corrigida devia ser de 375m2 (em vez de 701m2!), e o Vt* devia ser de 417.800 euros (em vez de 923.500 euros!).

3. Para além de se pedir uma 2ª avaliação (por haver erro nas áreas e na idade do edifício), o que mais recomendam?
  14.  # 317

Relativamente às áreas, o perito terá medido as plantas e não terá reparado que elas estavam na escala 1:100. Tratando-se de um projecto antigo, a escala do desenho deve ser 1:50 ou 1:75.
  15.  # 318

Colocado por: Luis K. W.1. É extraordinário não ser considerada a LOCALIZAÇÃO, tendo em conta que esta casa se encontra no Restelo (entre 2 embaixadas).

Confesso que não percebi. Essa localização é boa ou má?

Colocado por: Luis K. W.3. Para além de se pedir uma 2ª avaliação (por haver erro nas áreas e na idade do edifício), o que mais recomendam?

Que não deixe passar o prazo para a reclamação :))
    • Nia_
    • 31 agosto 2012

# 319

Não li tudo para tras, mas agora chegou a minha vez de ficar indignada lool
    Então não é que a minha avaliação passou de 48000 e tal feita em 2004 para 83000 e tal !!!
    Está quase ao preço que comprei!!
    Hoje não tenho comigo os dados todos, mas logo coloco aqui para me darem a vossa opinião.
  16.  # 320

Colocado por: Luis K. W.1. É extraordinário não ser considerada a LOCALIZAÇÃO, tendo em conta que esta casa se encontra no Restelo (entre 2 embaixadas).

Colocado por: Picareta Confesso que não percebi. Essa localização é boa ou má?

Eu sei que tudo é relativo, mas....

No Coeficiente de Qualidade e Conforto há 2 componentes que são:
    LOCALIZAÇÃO EXCEPCIONAL (até 0,10)
    LOCALIZAÇÃO e operacionalidades relativas (até 0,05).

Não percebo como uma moradia «bem» localizada no Restelo, com vistas, com acessos, não muito longe de transportes e vias de comunicação excelentes, etc, leva um ZERO em «Localização»...

Colocado por: Alberto F.Relativamente às áreas, o perito terá medido as plantas e não terá reparado que elas estavam na escala 1:100. Tratando-se de um projecto antigo, a escala do desenho deve ser 1:50 ou 1:75.
    Foi a primeira coisa que me ocorreu! :-)
    Mas depois pensei: «Nããã! Quem olha para as plantas são Arquitectos. Eles têm obrigação de disting...»
    Pér'Aí!!
    Não querem lá ver que se enganaram mesmo na escala?!?

0.0626 seg. NEW