Iniciar sessão ou registar-se
    • altar
    • 30 janeiro 2013 editado

# 421

Colocado por: Picareta
    Na semana passada estive nas finanças, para reclamar um coef. de vetustez e a redução do valor de construção, e pediram-me que entregasse um mod 1.

e tiveste que anexar documentos tipo plantas e isso ? falaram-te dos custos ou nem perguntaste ? no fundo pediste uma reavaliação e pelo que sei podem-te cobrar 200 e tal euros, ou mais. A reclamação é sempre grátis e até disponibilizam modelo para isso e tudo
    • GPT
    • 30 janeiro 2013

# 422

Boa tarde a todos,

Também estive a semana passada nas Finanças para actualizar o CV, no seguimento dos esclarecimentos que me prestaram nos posts que coloquei, anteriormente neste Forum. A Funcionária que me atendeu também me disse que tinha de preencher o tal Mod 1, que de resto já levava tudo preenchido, em tudo igual ao que já em 2003 tinha entregue nas Finanças, mas com a correcção da idade da habitação, de facto, a Funcionária não fez qualquer referência à tal reclamação, como agora o Amigo "altar" diz que era o mais correcto. Perguntei, no final, se tinha alguma coisa a pagar, a resposta foi não!!! não tinha quaiqueres custos!!! perguntei também como é que sabia do resultado, a resposta foi de que receberia, em casa, uma notificação a saber se concordava e teria 30 dias para reclamar ou me pronunciar!!! Não tive de apresentar mais nada.
    Agora já estou a ficar assustado com a tal possibilidade de vir a ter de pagar até aos tais 3000€... SERÁ QUE "PUS O PÉ NA ARGOLA".
    Ainda não tinha comunicado nada ao Forum, como havia prometido, mas estava à espera de informações concretas para o fazer, assim como o farei quando for informado do resultado final.
    Deixo aos Vossos comentários.

Cumprimentos,
    A.Cruz
    • fpc
    • 30 janeiro 2013

# 423

Se fez uma correcção ao CV e este baixou como é lógico não terá nada a pagar. Só teria algo a pagar se o VPT se mantivesse ou subisse. Ora se o CV baixa o VPT também irá baixar
    • GPT
    • 30 janeiro 2013

# 424

De novo Boa Tarde, a todos,

PARA TRANQUILIZAR, OU NÃO...
    Lembrei-me, de seguida, de um e-mail que enviei em Maio do ano passado, ao Chefe de Repartição de Finanças da minha área, em que lhe colocava, entre outras questões como é que podia actualizar o coeficiente CV da Matriz da minha Caderneta Predial, e confrontei-o também com a minha indignação e surpresa pela falta de ética, pela parte das Finanças, ao enviarem actualizações do Valor Patrimonial, tendo os elementos todos da habitação, sabendo os anos que decorreram desde a 1.ª inscrição e actualizam tudo meno o tal CV, etc, etc,
    Passados dias recebo a resposta, que apresento no Fórum. (em pdf, desculpem mas não sei outraforma).
    Como digo em cima, para tranquilizar ou não! depois do que o Amigo "altar" referiu?
    Deixo ao Vosso comentário, e, por favor, comentem também o meu post anterior a este.

Cumprimentos,
    A.Cruz
  1.  # 425

Eu tambem pedi a actualização de Cv e correcção de áreas e entreguei plantas com as áreas certas em dezembro.

Esta matriz em questão já estava avaliada pelo código do IMI, no entanto, nas finanças disseram-me que neste caso ao preencher o Modelo 1 tenho que indicar a opção: "Prédio Melhorado / Modificado", opção esta que segundo a funcionária não acarreta qualquer custo.

Um avaliador irá depois pegar nos meus dados e submeter a avaliação.

Ver no campo 9
    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/0B0ADFF6-CB4B-4BCE-9554-DCA9B1864839/0/IMIINSTRUCOES.PDF
  2.  # 426

Colocado por: Luis Varela Martins
    Fiz uma pergunta e estou enganado?!!!

Não se zangue! Tem razão!
    • altar
    • 30 janeiro 2013 editado

# 427

Colocado por: GPTDe novo Boa Tarde, a todos,

PARA TRANQUILIZAR, OU NÃO...
    Lembrei-me, de seguida, de um e-mail que enviei em Maio do ano passado, ao Chefe de Repartição de Finanças da minha área, em que lhe colocava, entre outras questões como é que podia actualizar o coeficiente CV da Matriz da minha Caderneta Predial, e confrontei-o também com a minha indignação e surpresa pela falta de ética, pela parte das Finanças, ao enviarem actualizações do Valor Patrimonial, tendo os elementos todos da habitação, sabendo os anos que decorreram desde a 1.ª inscrição e actualizam tudo meno o tal CV, etc, etc,
    Passados dias recebo a resposta, que apresento no Fórum. (em pdf, desculpem mas não sei outraforma).
    Como digo em cima, para tranquilizar ou não! depois do que o Amigo "altar" referiu?
    Deixo ao Vosso comentário, e, por favor, comentem também o meu post anterior a este.

Cumprimentos,
    A.Cruz

Algumas coisas a considerar :

1) os prédios que têm vindo a ser reavaliados têm o valor tributário calculado com base nos coeficientes actualizados

Se não se concordar com esse valor, pode-se pedir uma segunda avaliação no prazo de 30 dias. A segunda avaliação tem um custo mínimo de 204 euros sempre que o valor contestado se mantenha ou suba. Não interessa, tem sempre custos

2) se o nosso andar já tiver sido avaliado à luz das novas regras e apenas alguns coeficientes estiverem desactualizados

só após 3 anos dessa avaliação inicial podemos pedir nova avaliação mantendo todos os restantes coeficientes inalterados

é melhor fazer uma simulação antes de avançar :

http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp

Quanto à resposta, do PDF, o problema está no último parágrafo :

"A declaração, nestes casos, deve respeitar integralmente os dados da avaliação anterior, caso contrário não
    poderá ser considerada como pedido de avaliação por desatualização do valor patrimonial tributário
    , pois,
    entender-se-á que a pretensão é a de corrigir a matriz e não a actualização do valor patrimonial."

pois é, os outros coeficientes sofreram alteração ? tipo os de localização e o coeficiente de qualidade e conforto ?

Portanto :

Se o valor da simulação for inferior ao valor da caderneta, então faz-se a uma reclamação da matriz, com base na desatualização do valor patrimonial tributário

Uma reclamação da matriz ainda é gratuita em todas as suas formas

portanto, olhem, tenham cuidado, vejam bem e informem-se
  3.  # 428

Colocado por: GPTBoa Tarde,
    Pedia a seguinte ajuda, por favor:
    No cálculo do IMI que paguei no ano passado, (2012), o CV relativo ao imóvel em causa indicava 1, (Imóvel novo), acontece que o registo foi efectuado em 2003, logo o CV deveria ser 0,90 ou 0,85.
    Como é que consigo contornar esta situação? como é que consigo que as Finanças reponham o CV correcto?
    Será que posso utilizar o mecanismo da reclamação das Matrizes, como refere o Amigo Mpcosta na sua exposição, ou que mecanismo/argumento ou reclamação posso utilizar.
    Por favor, quem me puder ajudar agradecia imenso.
    Cumprimentos,
    A.Cruz

Caro A.Cruz,
    Depreendo das suas palavras que o imóvel já foi avaliado anteriormente nos termos do CIMI.
    Se assim for, e se a última avaliação, quer por sua iniciativa quer por iniciativa da A.T., deverá solicitar uma nova avaliação, que irá corrigir o CV.
    É que se estiver à espera da A.T., quer-me parecer que terá de esperar sentado.

Deve dirigir-se ao serviço de finanças da área de localização do prédio e entregar o MOD.1 do IMI preenchido (ainda é gratuito, mas não sei se por muito tempo).
    Cumprimentos.
  4.  # 429

"...e se a última avaliação ...." Queria dizer que se a última avaliação tiver mais de três anos.......
  5.  # 430

Só agora é que acordei para o facto de atar 15 dias atrasado....
    ups´s..
    • RMMA
    • 31 janeiro 2013 editado

# 431

Colocado por: coelhinho78Depois de olhar para isto com atenção, foi fácil perceber, o Sr. que fez isto (espero que não seja arquitecto ou engenheiro) simplesmente viu: 2 pisos, área de implantação 164,42m2 e tirou a bela conclusão que a área bruta era o dobro. Ou seja, fiquei a saber que tenho em casa 2 quartos cada um com cerca de 80m2, maiores que muitas casas que andam por ai.

Foi precisamente o que aconteceu aos meus pais: a avaliação nos termos do CIMI chegou na semana passada. Por se tratar de uma moradia com 17 anos, a caderneta predial nunca foi actualizada e só tem dois dados disponíveis: área coberta (suponho que esta área inclua varandas e o coberto do pátio? Ou será que a área coberta inclui tb lavandaria e garagem?) e logradouro. O que os senhores fizeram foi multiplicar a área coberta (106 m2) pelos 3 pisos, e chegaram a uma área bruta privativa de 318 m2. Pelas minhas contas aproximadas depois de ver as plantas, a cave tem cerca de 60 m2, e o r/c e 1.º andar têm, respectivamente, cerca de 75 m2.

E assim se passa de um valor de avaliação de 90 000 € para 164 000 €. A reclamação (juntamente com plantas) já está entregue nas Finanças...

Entretanto, vi as restantes mensagens e, agora, já percebo um pouco melhor o que aconteceu... Valores ridículos pagos aos avaliadores + erro dos meus pais talvez tb por nunca terem actualizado a informação constante na caderneta...Mas não seria suposto, ao constatar-se que a informação da caderneta era escassa (nem as áreas de cada divisão estão indicadas), os avaliadores solicitarem a entrega das plantas do imóvel ou estas serem-lhes disponibilizadas automaticamente?
  6.  # 432

A reclamação (juntamente com plantas) já está entregue nas Finanças...

Um pormenor que se deve informar ás finanças aquando das reclamações deste tipo é a localização exata da moradia em causa, para quantificar correctamente o CL, e para na caderneta definitiva aparecerem coordenadas correctas. Isto já é possivel, pois as finanças tem acesso ás localizações feitas pelos peritos.
    Pois este é o caso em que o Perito olha para a caderneta e, regindo-se ou não pela morada do prédio, indica um ponto geografico "ao calhas só pra desenrascar"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMMA
  7.  # 433

Segundo o "Dinheiro Vivo", «As casas que não mudaram de dono desde 2004 e que estão agora a ser alvo do processo de avaliação geral irão pagar já este ano o IMI pelo novo valor patrimonial tributário (VPT), mesmo que este apenas seja definido nas próximas semanas.» : http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO089414.html
  8.  # 434

Olá a todos.
    Estive a verificar a minha caderneta predial e o valor é de 140.000€, hoje fiz uma simulação pela primeira vez e deu-me 89.600€. O que devo fazer então? Uma reclamação dos elementos constantes na Matriz Predial ou um pedido de avaliação Mod.1.
    Não existiu qualquer alteração/ remodelação do edificio apenas uma baixa no Coeficiente de localização, vetustez, qualidade e conforto e no valor de construção.
    Obrigado
    • RMMA
    • 31 janeiro 2013

# 435

Colocado por: AJJMarcelo

Um pormenor que se deve informar ás finanças aquando das reclamações deste tipo é a localização exata da moradia em causa, para quantificar correctamente o CL, e para na caderneta definitiva aparecerem coordenadas correctas. Isto já é possivel, pois as finanças tem acesso ás localizações feitas pelos peritos.
    Pois este é o caso em que o Perito olha para a caderneta e, regindo-se ou não pela morada do prédio, indica um ponto geografico "ao calhas só pra desenrascar"

Não tenho a certeza de ter percebido bem isto. Mas, então, a localização exacta da moradia está indicada na caderneta, pois está lá a morada. O coeficiente de localização estava correcto na avaliação. Só as áreas é que não estavam...
  9.  # 436

Colocado por: RMMA

Não tenho a certeza de ter percebido bem isto. Mas, então, a localização exacta da moradia está indicada na caderneta, pois está lá a morada. O coeficiente de localização estava correcto na avaliação. Só as áreas é que não estavam...

Se o perito errou dessa maneira nas áreas, provabelmente também inseriu coordenadas erradas.
    • RMMA
    • 1 fevereiro 2013

# 437

Ok, obrigada.

O formulário da reclamação tem a morada exacta do imóvel.
  10.  # 438

Chegou hoje a avaliação da minha palhota.

48.900,00€

192€ por ano.
  11.  # 439

Colocado por: Luis K. W.Quanto ao resto, ainda não vi nada a criticar...TIRANDO O FACTO QUE A CONTA DO Vt NÃO DÁ AQUELE VALOR!!
    603,00 x 143,200 x 1,00 x 2,10 x 1,060 x 0,75 = 144.160,70 , E NÃO 144.170,00 !
    !

Eu sei que, depois de multiplicado por 0,005 esses 10Euros não fazem diferença nenhuma, MAS... QUE RAIO DE MÁQUINA CALCULAR É QUE ELES USARAM PARA DAR UM ERRO DESTES?!?

"O valor patrimonial tributário dos prédios urbanos apurado é arredondado para a dezena de euros imediatamente superior."
    (Pode ver aqui: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimi/cimi38.htm)

No seu caso, passa apenas 70 cêntimos da dezena 60 mas, de acordo com aquela regra, arredonda para 70... (Podemos agradecer não se terem lembrado de arredondar para a centena superior... ;))
    • altar
    • 5 fevereiro 2013 editado

# 440

Colocado por: conradosOlá a todos.
    Estive a verificar a minha caderneta predial e o valor é de 140.000€, hoje fiz uma simulação pela primeira vez e deu-me 89.600€. O que devo fazer então? Uma reclamação dos elementos constantes na Matriz Predial ou um pedido de avaliação Mod.1.
    Não existiu qualquer alteração/ remodelação do edificio apenas uma baixa no Coeficiente de localização, vetustez, qualidade e conforto e no valor de construção.
    Obrigado

Podes entregar o modelo 1 com o fundamento

pedido de avaliação artigo 130.º , nº 3, alínea a) do CIMI

o problema é que no modelo 1 não tem isso assim escrito mas diz apenas "pedido de avaliação", o que pode ser perigoso como eu disse atrás. Se preencheres o resto do formulário e etc....fazem-te uma avaliação completa e fazem-se pagar por isso

podes também anexar um requerimento/reclamação juntamente com o Modelo 1, dizendo mesmo que é ao abrigo desse artigo 130, N. 3 alinea a)

o Artigo 130 é este :

http://www.igf.min-financas.pt/inflegal/codigos_tratados_pela_igf/CIMI/CIMI_ARTIGO_130.htm

0.0787 seg. NEW