Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Colocado por: amagoA resposta foi que talvez fosse melhor nem reclamar, pois saiu uma nova lei que penaliza os proprietários de prédios urbanos em condição de ruína (telhas levantadas, portas sem condições, etc) notriplodo IMI calculado! Ou seja, mesmo que o valor da nova avaliação descesse para os 75000€, iria no final das contas pagar mais de IMI por este ter a tal penalização....
    O que acham disto tudo?

Não percebo isso. Que raio de lei é essa?
    Neste coeficiente Baixa
    Artigo 41.º Coeficiente de afectação
    Prédios não licienciados, em condições muito deficientes de habitabilidade 0,45

E se for considerado ruínas, não é suposto ser ainda mais barato????
    Artigo 46.º Valor patrimonial tributário dos prédios da espécie «Outros»
    4 - O valor patrimonial tributário dos prédios urbanos em ruínas é determinado como se de terreno para construção se tratasse, de acordo com deliberação da câmara municipal.
  2.  # 482

Colocado por: Silver WolfConsideraram o factor de prédios degradados?

Julgo que neste coeficiente
    Artigo 43.ºCoeficiente de qualidade e conforto
    Minorativos:
    Estado deficiente de conservação Até 0,05
  3.  # 483

Colocado por: LaCeibaExiste alguma forma de transformar o actual prédio misto apenas em prédio rústico, eliminando, pura e simplesmente, o prédio urbano?
    Existe algum contra nesta intenção?

Julgo que não é bem o que o FD escreveu.

Experimente ir por aqui, sai-lhe mais barato e não tem que demolir nada
    Artigo 27.º Edifícios afectos a produções agrícolas
    1 - Os edifícios e construções directamente afectos à produção de rendimentos agrícolas situados em prédios rústicos não são avaliados.
    2 - O valor patrimonial tributário das edificações localizadas em prédios rústicos, que não forem afectos a produção de rendimentos agrícolas, é determinado de acordo com as regras aplicáveis na avaliação de prédios urbanos.
    3 - As edificações referidas no número anterior podem, a requerimento do proprietário, usufrutuário ou superficiário, e desde que se prove a sua afectação exclusiva a produção de rendimentos agrícolas, ser inscritas na matriz predial rústica

Artigo 101.º Alteração da classificação de prédio

Mas na realidade TAMBÉM gostava de saber quais os contras de passar para a matriz predial rústica?
    Se um dia alguém quiser reconstruir vão lhe colocar objecções... entraves !?!?!?!?! Essa alteração é feita na Câmara?
    Diminui o valor do terreno?
    Dificilmente as câmaras voltam a alterar para urbano?
  4.  # 484

Colocado por: LaCeibaExiste algum contra nesta intenção?
    Se não quiser alterar para rústico, julgo que pode se inscrever o prédio na espécie "outros"

Artigo 46.º Valor patrimonial tributário dos prédios da espécie «Outros»
    4 - O valor patrimonial tributário dos prédios urbanos em ruínas é determinado como se de terreno para construção se tratasse, de acordo com deliberação da câmara municipal.

Experimente fazer a simulação no site das finanças, não sei se é aplicado em todas as câmaras, mas já experimentei e realmente dava o mesmo valor para os terrenos em construção... agora se o que escreve o amago a 13 Fevereiro 2013 é verdade, já é mais complicado mas no campo no alentejo não sei se essa lei é aplicavel
    Mas voltamos a algumas condicionantes, se algum dia quiser reconstruir tem que submeter-se à câmara como se uma casa nova se trata-se, mas pelo menos o prédio mantém-se urbano.
  5.  # 485

Colocado por: LaCeibapara quê estar a pagar IMI de prédios urbanos que de urbanos não têm rigorosamente nada?
    Só por curiosidade, que valores lhe colocaram no Coeficiente de qualidade e conforto?
    Conheço casos de Montes Alentejanos que de repente passaram a ter rede pública ou privada de água; electricidade; esgotos; ruas pavimentadas e imagine-se gás (impressionante quando no próprio e nos concelhos adjacentes não existe gás canalizado) e também instalações sanitárias (se calhar consideraram a planice uma IS open space já que os únicos mirones são raposas e javalis)
    As áreas também estão erradas e provavelmente incluem habitações antigas que já ruiram
  6.  # 486

boa tarde, os meus pais tem uma casa em que fizeram melhorias depois de 2003, logo não iriam actualizar o IMI. No ano passado a casa estava avaliada em 130 000 e espante-se quando recebem o imi deste ano, a casa valorizou 6 000 euros!! Agora o valor é de 136 000!! Mas o valor das casas não estava a baixar? Haverá algum engano? Obrigado
  7.  # 487

Pois também já me tinha apercebido de que o Valor Patrimonial Tributário, mesmo depois de calculado segundo as novas regras, sofre uma "reavaliação" de 3 em 3 anos que não olha para a fórmula.
    Está explicado aqui:
    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimi/cimi138.htm
  8.  # 488

O que talvez possam fazer é olhar para os elementos da fórmula de cálculo do VPT e ver se vale a pena pedir uma actualização. Por exemplo se a idade do prédio levar a um coeficiente de vetustez mais baixo...
    Mas não sei como é que este valor seria conjugado com esse resultante da desvalorização da moeda. Alguém sabe?
  9.  # 489

Muito se tem falado do IMI, se é alto ou baixo, se está bem ou mal calculado, etc, etc, contudo não se vêem vozes com expressão publica a discutir ou a questionar este imposto. Eu sei que caso a receita não venha deste imposto terá de vir de outro no entanto para mim há algo de errado neste imposto.

Vejamos uns exemplos muito simples.

1. A taxa a aplicar para as casas avaliadas pelo CIMI é de 4% (por imposição governativa), contudo acredito que volta a ser de 5% muito em breve. Isto quer dizer que uma casa, seja ela moradia, apartamento, etc, com um valor patrimonial de 100000€ irá pagar 500€ de IMI. Será que ter um imóvel de 100000 (que na maioria dos casos é do banco) faz das famílias milionárias?
    2. Existe uma clausula de salvaguarda que não permite a quem transita da avaliação anterior para a esta nova ter aumentos superiores a 75€. E quem entrou directamente nesta nova formula porque tem de pagar a totalidade? O dinheiro das famílias antes e pós CIMI não tem o mesmo valor?

Mas o pior de tudo isto, ao contrario de muitos países onde se sabe exactamente a proporção dos impostos que é gasta em cada item, em PT não se sabe para onde vão os milhões que dentro em breve passarão a ser colectados pelas autarquias.
    •  
      FD
    • 26 abril 2013

# 490

Colocado por: jcbarbosaé de 4% (por imposição governativa), contudo acredito que volta a ser de 5%

0,4% e 0,5%.
  10.  # 491

Depois de ler aqui as vossas opiniões e seguindo a praxe normal da lei , resolvi em Abril de 2012 para que em 2013 tivesse já o meu VPT conforme a antiguidade da fração .

No entanto , deparei-me com o maior calvário próprio de um País da América Latina sem leis e onde cada qual faz o que entende em prejuízo sempre do Sujeito Passivo .

Portanto , em Abril de 2013 voltei a pagar igual a 2012 cumprindo os prazos legais e nas minhas contas se tiver que avançar ... para Advogados ... Tribunais e sei lá mais , para baixar uns euros mensais , tería de pagar uns 2000 euros ou mais , para não falar dos tempos de demora que leva tudo a ter um despacho final .

Eu sinceramente pensei hoje que Portugal pudesse estar melhor em termos de organização , mas percebo porque muitos funcionários públicos tem de ser despedidos e darem lugar a quem realmente precisa de euros ao fim do mes para comer e em troca cumprir as leis e fazer cumprir as mesmas .

Queria ter metido aqui todos os documentos ( 14 ) mas o espaço neste forum para carregamento é curto , podem todos publicamente consultar e descarregar no vosso pc ampliando as imagens , lendo e para análise dos interessados .

Em :

http://pt.fotoalbum.eu/codigoimiartigo130/a770579/slideshow

obrigado.
  11.  # 492

O Vc baixou de 603 para 600€???!!!

anexo caderneta do bike_evora:
      00000009.jpg
  12.  # 493

Em 2004 provavelmente era de 600€.
  13.  # 494

Colocado por: Silver WolfEm 2004 provavelmente era de 600€.

claro....vou ali dar uma cabeçada e já venho :))
  14.  # 495

;)
  15.  # 496

Cá está a falta de dignidade de um Estado de Direito e Democrático , com chefes de finanças a fazerem da sua região autênticas coutadas onde aplicam a lei justa e outro aplicando a lei selvagem na sua maneira cobarde e de proveito se calhar para os seus bolsos e de peritos a ele ligados .

Prisão para esta escumalha podre que estraga Portugal e já !

Aqui num instante e conforme a lei :

http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/impostos/noticia/imi-poupanca-de-168-euros-com-atualizacao-de-dados

Aqui ainda por fazer e convolada num estado anárquico nojento :

http://pt.fotoalbum.eu/codigoimiartigo130

Mas , daqui a uns tempos quando muitos sujeitos passivos abrirem os olhos , vão aferir nesta página o seu modelo de reclamação , acredito para alguns vai ser um calvário ;

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/dgci/Templates/DocList.aspx?NRMODE=Published&NRNODEGUID=%7b228AB71D-5A30-476E-AFA2-0D4BA790DED0%7d&NRORIGINALURL=%2fpt%2fapoio_contribuinte%2fmodelos_formularios%2fimi%2f&NRCACHEHINT=Guest#

Depois , alguns dão-se mal muito mal :

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=115159

Portugal é um Estado pior que a América Latina !

"""

Nós estamos num estado comparável somente à Grécia: mesma pobreza, mesma indignidade política, mesma trapalhada económica, mesmo abaixamento de caracteres, mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá vir a ser riscado do mapa da Europa, citam-se a par, a Grécia e Portugal.

"""

in As Farpas de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão, 1878

Cumprimentos a todos ...
    •  
      alv
    • 22 julho 2013

# 497

Vivam!
    Não tenho participado nesta discussão, mas tenho acompanhado.
    Fica aqui o meu testemunho e opinião:
    Assim depois de ter recebido o meu IMI, percebendo o disparate que tinha, em que me aumentaram o valor patrimonial seis vezes! Estudado o assunto percebi que a reavaliação foi feita com base nos dados disponibilizados no antigo modelo 129 e foram extrapolados, coisa do tipo cave, r/c e sótão habitável, logo três andares, logo implantação vezes três e essa seria o valor da área privada, ponto final. Nada de ver o que seria dependente, garagens, etc.
    Feito o levantamento rigoroso de tudo o que realmente existia, feita a respectiva reclamação, ou melhor, rectificação, passados alguns meses chegou, impávida e serena, nova carta das finanças, igualzinha à primeira em que as respectivas áreas foram rectificadas com os valores que tinha apresentado e com cerca de 25% a menos na avaliação.
    Bom, profissionalmente, também tenho tratado de umas boas dezenas de casos semelhantes de clientes e de amigos a quem chamo a atenção para as reavaliações feitas em cima do joelho e todas elas vieram da mesma forma, ou seja, nova carta sem uma simples palavra de desculpa pelo erro ou lapso, com nova reavaliação com os valores apresentados como se fosse a primeira e nada se tivesse passado.
    Conclusões: Isto da avaliação do património foi um atirar de barro à parede a cerca de quatro milhões de prédios com valores patrimoniais por cima; Quem reclamou no prazo do mês, reclamou e as finanças não levantaram qualquer problema; Quem não reclamou, que reclamasse e assim dá mais uns milhões que bem precisamos deles. Se para quem pode não tem problema, para quem não pode a coisa é séria e eu que actualmente já começo a ter dificuldades em cumprir com a carga fiscal , mesmo trabalhando e muito, começo a questionar-me, se no futuro eu ou os meus herdeiros vamos conseguir ter condições para pagar o IMI. Questão séria e que me preocupa e que deixo no ar: O que vamos fazer quando não conseguir-mos pagar?
    Fica o meu testemunho e fiz parte.
    •  
      FD
    • 22 julho 2013

# 498

Colocado por: alvO que vamos fazer quando não conseguir-mos pagar?

Noutros países, se não se tem dinheiro para pagar o imposto de propriedade, tem que se vender... :\
  16.  # 499

Em França esse IMI..chama se aqui .taxe fonciere o que é equivalente ao IMI depois tem a taxa de habitaçao mais ou menos a mesma soma do IMI..se é proprietario e habita a residençia paga as 2, se a tem arrendada o proprietario paga o IMI? O ARRENDATARIO PAGA A a taxa d habitaçao!
  17.  # 500

bom dia a todos, recentemente recebi a "notificação de nova avaliaçao de um terreno".

A minha duvida prende-de com o calcula do vt sendo que

vt=vc x a x ci x ca x cq, mas detalhadamente Vt=603*45.2555*0.7*1*1 o que me dá    19.102,35 € , no entanto no documento vem o valor 19.110€,

Ja foi perguntar as finanças pelo que me disseram que o valor arredunda as decimas!? é isto legal?

0.0941 seg. NEW