Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: LuBTb aceito que se ajude a por termo à vida a alguem que esteja numa situação insuportável, cansados de sofrer, e sem esperança e não tenha capacidade para o fazer.

Colocado por: oxelfeRse alguém livre e conscientemente decide por termo à vida, por mim têm todo o direito a isso.

Falamos de eutanásia ou suicídio?
    Uma pessoa severamente deprimida, que deseja e procura o suicídio, deve ser impedida de o fazer?
    • LuB
    • 13 março 2012 editado

# 242

Neste caso de "ajuda para morrer dignamente".
    Eu diria que:
    Um é suicida (quer suicidar-se e não consegue)
    O outro que dá uma mão... Pratica eutanásia.

Uma pessoa severamente deprimida, que deseja e procura o suicídio, deve ser impedida de o fazer?

Se chegarmos a tempo de o fazer, sim! Uma pessoa deprimida tem hipóteses de se des-(deprimir). Não é um caso grave de sofrimento fisico, fechado e sem retorno.
    Mas não é disso que eu falo:
    Falo de casos em que a pessoa não quer viver porque a vida é uma tortura. Vejo isso como veria "o prolongar do tempo dos Távoras sobre o patíbulo..."
    Casos de degradação física irreparável ou progressiva que acarreta um sofrimento que só a pessoa pode avaliar. Ela está de qq forma condenada e quer abreviar os seus dias. Não o consegue fazer e pede ajuda.
    Concordam com este comentário: becas
  2.  # 243

A diferença entre o suicidio e a eutanásia, é que a eutanásia é praticada por outrem a pedido do que quer morrer, em principio porque este não pode cometer o suicidio.

Suicidio assistido é ser assistido por forma a conseguir cometer o suicidio (por exemplo trazerem o copo com o veneno e depois o agente, sozinho e por si, beber o veneno).

O suicidio é permitido pela lei (naturalmente). O auxilio ao suicidio não. E a eutanásia, no meu entender, é permitida em Portugal na prática até determinado ponto...

Se se devia permitir uma pessoa severamente deprimida, que deseja e procura o suicídio, de o fazer? Há uma obrigação legal de evitar, dentro do que é naturalmente possível. Mas isto é discussão sobre suicidio e não sobre eutanásia...

A eutanásia é polémica, no meu entender precisamente por isto: é que a pessoa querendo, não se pode matar porque a "ajuda" não é permitida, nem a eutanásia. Então é "obrigada" a manter-se muitas vezes num estado vegetativo...

Sou a favor da eutanásia, claro que, como nos outros casos, regras, no meu entender, deviam ser respeitadas. E a eutanásia não deveria ser imediata (imediatamente após o pedido). Porque se nos matassem assim que pensamos, por uma qualquer adversidade ou depressão, que queremos morrer... Muitos de nós não estariam aqui a discutir isto, certo?
  3.  # 244

Colocado por: becas

A depressão é uma doença, como tal deve ser tratada.

A eutanásia é acima de tudo quando já não há esperança de uma melhoria do quadro médico de uma pessoa, que a mesma esteja a sofrer e que os tratamentos paliativo já não seja uma opção e/ou que a pessoa por causa do seu quadro clínico não tenha qualquer tipo de qualidade de vida.
    Concordam com este comentário: system32
  4.  # 245

Branco.valter essa não é a definição de eutanásia.

Não deixa de ser eutanásia eu não me poder matar (hoje) e querer que me matem (sem essa consideração de melhoria ou de qualidade de vida e etc). Por isso a "eutanásia" (per se) não pode ser admitida (opinião minha).
  5.  # 246

Boas,

Colocado por: Princesa_O suicidio é permitido pela lei (naturalmente).

Agora.
    Nem sempre o foi.
    A Inglaterra só "desciminalizou" o suicídio em 1961.

Colocado por: LuBNão é um caso grave de sofrimento fisico, fechado e sem retorno.

Porquê só o sofrimento físico?

Colocado por: Princesa_Há uma obrigação legal de evitar

Que é a que menos me importa, e aliás, esta discussão só faz sentido se não tivermos em conta as "obrigações legais".

Colocado por: Princesa_Sou a favor da eutanásia, claro que, como nos outros casos, regras, no meu entender, deviam ser respeitadas.

Desde que quem faça as regras:
    1 - compreenda o que está a "regrar"
    2 - tenha em conta a livre opção de cada um (e aqui não há "terceiros" directamente em causa).
    Ou seja, para mim, neste caso não há regras que eticamente possam ser aplicadas.
    Não quero com isto dizer que não se tente (tente e não obrigar) por todos os meios evita-lo (em determinadas situações, noutras penso que nem a tentativa de persuasão seja ética).

Colocado por: Princesa_Porque se nos matassem assim que pensamos, por uma qualquer adversidade ou depressão, que queremos morrer... Muitos de nós não estariam aqui a discutir isto, certo?

Não creio.
    A maior parte dos pensamentos suicidas são apenas (tentativas de) chamadas de atenção e não com plena convicção de que se pretende mesmo cometer suicídio.

Colocado por: branco.valterA depressão é uma doença, como tal deve ser tratada.

E se eu não quiser ser tratado?
    Não tenho esse direito?

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  6.  # 247

Boas,

Propositadamente, fui só ver a definição de eutanásia depois de escrever o comentário

"
    eutanásia
    nome feminino
    1. teoria que preconiza a antecipação da morte de doentes incuráveis, para lhes poupar os sofrimentos da agonia
    2. ato, não legalizado, de antecipar a morte de doentes incuráveis, para lhes abreviar o sofrimento
    "
    http://www.infopedia.pt/pesquisa.jsp?qsFiltro=0&qsExpr=eutanasia

Confesso que fui apanhado de surpresa, pois não estava à espera do "incurável" (mas em todos os sítios aparece).
    Se bem que o termo "incurável" possa ser subjectivo, pensei que fosse um pouco mais longe.
    Penso que eu tenho o direito de escolher passar ou não pelo processo de cura.
    Aceito e sou a favor da eutanásia, desde que a opção tenha sido tomada livre e conscientemente, independentemente das causas que a levou a isso.

Divirtam-se,
  7.  # 248

É só uma opinião:

- O suicídio é um direito inalienável - o direito à vida compreende o direito a por fim à vida.

- A eutanásia é a maior prova de amor/amizade que se pode exigir. Um dever doloroso, uma prova de amor/amizade dolorosa, mas um dever para os que nos são realmente próximos.
  8.  # 249

Boas,

E por fim:
    Colocado por: becasUma pessoa severamente deprimida, que deseja e procura o suicídio, deve ser impedida de o fazer?

Não sei.
    Tenho dúvidas.
    Sei onde queres chegar, aceito e até é (provavelmente) para ai que tendo.
    Mas, uma coisa é achar que devo, outra é achar que tenho o direito impedir (ou de outra forma, negar o direito ao suicídio).
    (logicamente falamos de alguém que ainda consegue ser consciente nas suas opções)

Divirtam-se,
  9.  # 250

Eu acho que o termo "incurável" é essencial para falar-se de eutanásia, se a pessoa não tiver algo com essa gravidade já não considero que seja isso, mas sim suicídio e/ou homicídio.
  10.  # 251

Boas,

Colocado por: branco.valterEu acho que o termo "incurável" é essencial para falar-se de eutanásia, se a pessoa não tiver algo com essa gravidade já não considero que seja isso, mas sim suicídio e/ou homicídio.

A questão é se eu tenho ou não o direito a recusar a cura.
    Imagina que a cura implica um sofrimento pelo qual eu não estou disposto a passar. Tenho ou não o direito a recusar esse sofrimento?

Divirtam-se,
  11.  # 252

Boas,

Colocado por: j cardoso- A eutanásia é a maior prova de amor/amizade que se pode exigir. Um dever doloroso, uma prova de amor/amizade dolorosa, mas um dever para os que nos são realmente próximos.

Não sei se estou de acordo.
    Que tenha o direito a pedir a minha morte, os meios para ou que a concretizem, estou de acordo.
    Que tenha a obrigação (dever) de fornecer os meios ou a concretizar a morte de alguém a seu pedido, tenho dúvidas.

Sei o que faria (ou penso que sei) se mo fosse pedido, agora não posso exigir que todos pensem como eu ou que tenham disponibilidade (psicológica) para tal.

Divirtam-se,
    • LuB
    • 13 março 2012 editado

# 253

...
  12.  # 254

Colocado por: Princesa_
    O suicidio é permitido pela lei (naturalmente).

Agora.
    Nem sempre o foi.
    A Inglaterra só "desciminalizou" o suicídio em 1961.

Eh lá. Não diga asneiras! O que era crime era a tentativa de suicidio (obviamente, já estou a imaginar o juiz a dizer ao morto: - Ai cometeu suicidio? Então agora vai para a forca! malandrooo!)
  13.  # 255

Boas,

Colocado por: Princesa_Eh lá. Não diga asneiras! O que era crime era atentativade suicidio (obviamente, já estou a imaginar o juiz a dizer ao morto: - Ai cometeu suicidio? Então agora vai para a forca! malandrooo!)

Vou-te fazer uma pergunta:
    Tens a certeza absoluta do que acabaste de dizer?

É que eu tenho a certeza absoluta do que disse e tenho "provas", mas como vingança não tas vou dar, se quiseres procura-as.

Divirtam-se,
  14.  # 256

Boas,

Colocado por: Princesa_O que era crime era atentativade suicidio

Não obtive dados acerca disto, mas lembro-me de ter lido sobre isto (e aqui não tenho a certeza, apenas ideia):
    A Inglaterra "desciminalizou" a tentativa de suicídio antes de "descriminalizar" suicídio, tendo nesse espaço de tempo a situação caricata de uma tentativa de suicídio só ser crime se fosse bem sucedida.

Divirtam-se,
  15.  # 257

Tem piada como gostamos de extremar as posições dos outros para que a nossa soe melhor|!
    Tem piada como é tão fácil comparar quem não se concorda com o Hitler,é fácil colocar um rotulo grande aos outros fazendo-nos sentir um pouco melhor!!

Colocado por: LuB

Conheci de perto varios casos, como o da menina com Sindroma de Down de que a Becas fala. (Talvez até tenha conhecido esse caso concreto...)
    Normalmente as crianças com Sindroma de Down são muito doces e apresentam um deficit intelectual moderado. São alunos que fazem, (com algumas ajudas) a escolaridade obrigatória.

É o tipo de deficiente que apenas irá enfrentar problemas graves, em certas situações (por exemplo quando se apaixonar na adolescência...)

Mas há casos muito mais difíceis, com deficiências profundas, ou transtornos graves de personalidade, que não estão de acordo com postal ilustrardo muitas vezes apresentado, em que o amor tudo vai resolver... E quando são os pais que "não aguentam" as coisas complicam-se... Surgem os traumas.
    A Becas (e eu) tivemos a felicidade de nunca termos passado por certas situações, que estão para além do que é razoável pedir a uma mãe... Essas situações pôem problemas que abalam muitas das nossas certezas.
    È por isso que eu, embora deplorando posições como a do Sistem que pelos vistos resolveria tudo sem qq problema, à Hitler, vejo o assunto como muito complexo e sou muito reservada ao abordar estes temas. Penso que existindo (sempre) condições éticas e humanas a respeitar, cada caso é um caso, e como tal terá de ser tratado....
  16.  # 258

Decisões, decisões!! É mais fácil não pensar nelas e chamar nomes a quem as toma ( ou expões em publico as suas ideias praticas).

Mas , como já disse: isso é hipocrisia!!

Colocado por: becas

Mas eu reconheço a complexidade do tema...e dou muitas graças a Deus por me terem nascido duas filhas "perfeitas" e saudáveis. Conheço os meus limites e sei a dificuldade que teria em lidar com uma situação de deficiência grave. Lembro-me, há tempos, de ver uma reportagem sobre uma criança que, aos 8 ou 9 anos, sofreu um ataque (um AVC, penso eu) que a deixou em estado vegetativo, e a mãe expressava o desejo de que a filha morresse...eu compreendo-a e compreendo o amor que existia naquele desabafo...
    Nada disto é simples. Aliás, para algumas pessoas até é...matavam-se os deficientes à nascença e pronto.
  17.  # 259

Sim mas isso era ridículo, iam acusar criminalmente quem??

Ou era a para transmitir a mensagem: "querem fazê-lo então façam-no como deve de ser!!"

Colocado por: oxelfeRBoas,

Não obtive dados acerca disto, mas lembro-me de ter lido sobre isto (e aqui não tenho a certeza, apenas ideia):
    A Inglaterra "desciminalizou" a tentativa de suicídio antes de "descriminalizar" suicídio, tendo nesse espaço de tempo a situação caricata de uma tentativa de suicídio só ser crime se fosse bem sucedida.

Divirtam-se,
  18.  # 260

Colocado por: system32Mas , como já disse: isso é hipocrisia!!

Vá chamar hipócrita à bisavó da sua meia prima! A realidade para si é a preto e branco: muito bem, fique com as suas certezas absolutas.
    A maioria de nós vê o mundo com muitas cores.

0.0503 seg. NEW