Colocado por: LuBTb aceito que se ajude a por termo à vida a alguem que esteja numa situação insuportável, cansados de sofrer, e sem esperança e não tenha capacidade para o fazer.
Colocado por: oxelfeRse alguém livre e conscientemente decide por termo à vida, por mim têm todo o direito a isso.
Falamos de eutanásia ou suicídio?
Uma pessoa severamente deprimida, que deseja e procura o suicídio, deve ser impedida de o fazer?
Colocado por: becas
Falamos de eutanásia ou suicídio?
Uma pessoa severamente deprimida, que deseja e procura o suicídio, deve ser impedida de o fazer?
Colocado por: Princesa_O suicidio é permitido pela lei (naturalmente).
Colocado por: LuBNão é um caso grave de sofrimento fisico, fechado e sem retorno.
Colocado por: Princesa_Há uma obrigação legal de evitar
Colocado por: Princesa_Sou a favor da eutanásia, claro que, como nos outros casos, regras, no meu entender, deviam ser respeitadas.
Colocado por: Princesa_Porque se nos matassem assim que pensamos, por uma qualquer adversidade ou depressão, que queremos morrer... Muitos de nós não estariam aqui a discutir isto, certo?
Colocado por: branco.valterA depressão é uma doença, como tal deve ser tratada.
Colocado por: becasUma pessoa severamente deprimida, que deseja e procura o suicídio, deve ser impedida de o fazer?
Colocado por: branco.valterEu acho que o termo "incurável" é essencial para falar-se de eutanásia, se a pessoa não tiver algo com essa gravidade já não considero que seja isso, mas sim suicídio e/ou homicídio.
Colocado por: j cardoso- A eutanásia é a maior prova de amor/amizade que se pode exigir. Um dever doloroso, uma prova de amor/amizade dolorosa, mas um dever para os que nos são realmente próximos.
Colocado por: Princesa_
O suicidio é permitido pela lei (naturalmente).
Agora.
Nem sempre o foi.
A Inglaterra só "desciminalizou" o suicídio em 1961.
Colocado por: Princesa_Eh lá. Não diga asneiras! O que era crime era atentativade suicidio (obviamente, já estou a imaginar o juiz a dizer ao morto: - Ai cometeu suicidio? Então agora vai para a forca! malandrooo!)
Colocado por: Princesa_O que era crime era atentativade suicidio
Colocado por: LuB
Conheci de perto varios casos, como o da menina com Sindroma de Down de que a Becas fala. (Talvez até tenha conhecido esse caso concreto...)
Normalmente as crianças com Sindroma de Down são muito doces e apresentam um deficit intelectual moderado. São alunos que fazem, (com algumas ajudas) a escolaridade obrigatória.
É o tipo de deficiente que apenas irá enfrentar problemas graves, em certas situações (por exemplo quando se apaixonar na adolescência...)
Mas há casos muito mais difíceis, com deficiências profundas, ou transtornos graves de personalidade, que não estão de acordo com postal ilustrardo muitas vezes apresentado, em que o amor tudo vai resolver... E quando são os pais que "não aguentam" as coisas complicam-se... Surgem os traumas.
A Becas (e eu) tivemos a felicidade de nunca termos passado por certas situações, que estão para além do que é razoável pedir a uma mãe... Essas situações pôem problemas que abalam muitas das nossas certezas.
È por isso que eu, embora deplorando posições como a do Sistem que pelos vistos resolveria tudo sem qq problema, à Hitler, vejo o assunto como muito complexo e sou muito reservada ao abordar estes temas. Penso que existindo (sempre) condições éticas e humanas a respeitar, cada caso é um caso, e como tal terá de ser tratado....
Colocado por: becas
Mas eu reconheço a complexidade do tema...e dou muitas graças a Deus por me terem nascido duas filhas "perfeitas" e saudáveis. Conheço os meus limites e sei a dificuldade que teria em lidar com uma situação de deficiência grave. Lembro-me, há tempos, de ver uma reportagem sobre uma criança que, aos 8 ou 9 anos, sofreu um ataque (um AVC, penso eu) que a deixou em estado vegetativo, e a mãe expressava o desejo de que a filha morresse...eu compreendo-a e compreendo o amor que existia naquele desabafo...
Nada disto é simples. Aliás, para algumas pessoas até é...matavam-se os deficientes à nascença e pronto.
Colocado por: oxelfeRBoas,
Não obtive dados acerca disto, mas lembro-me de ter lido sobre isto (e aqui não tenho a certeza, apenas ideia):
A Inglaterra "desciminalizou" a tentativa de suicídio antes de "descriminalizar" suicídio, tendo nesse espaço de tempo a situação caricata de uma tentativa de suicídio só ser crime se fosse bem sucedida.
Divirtam-se,
João Dias e seu gato psicanalista
Colocado por: system32Mas , como já disse: isso é hipocrisia!!