E apareciam lá, na tela, crianças e adolescentes, cada um excepcional a seu modo, desde síndrome de Down até cegueira, e aquilo que nós estávamos fazendo com eles... Ensinando, com muito amor, muita paciência. E tudo ia bem até que aparecia o ideólogo da educação especial para explicar que, daquela forma, esperava-se que as crianças viessem a ser úteis socialmente... E fiquei a perguntar-me se não havia uma pessoa sequer que dissesse coisa diferente, que aquelas escolas não eram para transformar cegos em fazedores de vassouras nem para automatizar os portadores de síndrome de Down para que aprendessem a pregar botões sem fazer confusão...
Provavelmente a LuB tem um conhecimento pessoal do caso que a faz ler de outra forma as suas intenções.
a preocupação dos professores em tornar estas crianças aptas a inserirem-se na vida activa é uma questão muiiito pertinente.
Colocado por: LuBNão sei se o está a dizer ironicamente, ou se concorda que o termo que utilizei é completamente "inocente".
Colocado por: becasAS expectativas que se têm sobre uma criança, o peso dessas expectativas na educação que damos aos nossos filhos.
Colocado por: marco1luisvv
da moral?? eheheh, vejo que que não é simples pegar na pergunta, será então o quê? etica? o somatório das "opiniões racionais" de um grupo de pensadores?'
há muito tempo que sabia que iria encontra-lo em contradição pois afinal sempre se bateu contra uns tantos imporem algo a outro seja baseado em for.
Colocado por: LuBNão sei se o está a dizer ironicamente, ou se concorda que o termo que utilizei é completamente "inocente".
Colocado por: branco.valterOxelfeR eu trabalho diariamente com crianças
Colocado por: branco.valterOs pais preocupam-se, querem que os filhos tenham boas notas e de preferência arranjem um bom emprego
Colocado por: branco.valtermas os miúdos parecem-me que não têm motivação nem espírito de sacrifício para fazer mais e melhor.
Colocado por: branco.valterTambém pode passar por aí
Colocado por: branco.valteracho que tudo relacionado com a educação está mal!
Colocado por: branco.valterA culpa não é dela, a culpa é que todo o sistema está MAL.
Colocado por: j cardoso
Não só a busca pelo sustento não nos tira a dignidade como considero indigno todo aquele que, mesmo podendo, não assegura o seu próprio sustento, mas sou de opinião que se dá demasiado valor ao “sustento”. No fundo acabou por se estabelecer como dominante uma cultura que sobrevaloriza a posse de bens materiais levando ao que vemos hoje: muitas das coisas que são consideradas imprescindíveis e praticamente um direito adquirido podiam ser suprimidas sem que daí viesse mal a quem quer que fosse - pode ser defeito meu mas não consigo compreender que exista alguém capaz se endividar para assegurar umas féria “exóticas” ou para impressionar os amigos com um bólide que custa alguns anos de trabalho.
Mais uma vez a “utilidade”. Uma vez que essas pessoas (deficientes graves) são uma minoria, será assim tão difícil e complicado para a maioria “normal” limitar-se a permitir que eles sejam felizes, produtivos ou não? Nem deve ser assim tão caro. Especialmente para um país que ainda não há muitos anos construiu 10 estádios de futebol.Concordam com este comentário:becas,Jorge Rocha,oxelfeR
Também posso ser só feliz ,sem ser produtivo??
Colocado por: system32habituamos-nos a dar dinheiro para que os pobres não chateiem, em vez de lhes dar-mos condições de contribuírem para a sociedade!! Damos pensões a quem nunca descontou um tostão (mesmo quando já havia SS) e agora acham pouco??? Etc...
Colocado por: system32Também posso ser só feliz ,sem ser produtivo??
Sim, realmente vive-se numa sociedade que valoriza acima de tudo a posse de bens materiais, está mal mas é um mal que assola dos ricos aos mais pobres, que muitas vezes preferem queixarem-se e não fazer nada. Não me refiro aos Velhos e doentes, mas aos que podem fazer escolhem não o fazer.
A nossa sociedade vive de apoios desde os pobres , reformados , doentes e deficiente, mas também as empresas especialmente as grandes.
Lembrem-se que (e isto são dados oficiais) quase metade dos impostos que pagamos vão para a segurança social, nas suas varias vertentes, incluindo as pensões e todos os apoios sociais!!
Metade dos meus impostos para a SS é um abuso!! habituamos-nos a dar dinheiro para que os pobres não chateiem, em vez de lhes dar-mos condições de contribuírem para a sociedade!! Damos pensões a quem nunca descontou um tostão (mesmo quando já havia SS) e agora acham pouco??? Etc...
Nota: apesar de acharem que sou nazi, o termo SS quer dizer Segurança Social, só e apenas!! ;)
Causa-me imensa impressão (repulsa até) a obsessão que temos pelo sucesso, pelo ser o melhor, pela competitividade que impomos às crianças (e até aos adultos).
Desde muito cedo que colocamos o "fardo" nas costas das nossas crianças o "tens de ser melhor que o vizinho", "tens de pensar no teu futuro", "isso não dá dinheiro".
Desde muito cedo que esperamos que as crianças façam e sejam isto e aquilo, e elas sentem isso, são condicionadas por isso.
Desde muito cedo que limitamos as opções às crianças, presumindo que os nossos desejos e ambições são as delas.
Teoricamente até somos contra o tipo de sociedade que estamos a construir, em que o sucesso e a felicidade podem ser medidas pelos bens materiais que possuímos,
no entanto passamos essa ideia às crianças desde que nascem.
Podes-me dizer: não, eu não sou assim, eu dou importância a outras coisas e transmito essa importância aos que me rodeiam.
Ao que eu te respondo: palavras leva-as o vento, pensa bem dentro de ti se é verdade, não é isso que sinto.
Colocado por: luisvvOra cá estamos.... de facto, dizer que se é contra "o consumismo", ou "a prioridade aos bens materiais" é apenas isso: palavras.
Colocado por: luisvvEm última análise valem as acções, e quando estas não são consequentes com as palavras, batatas.
Colocado por: luisvvSurpreendentemente, não são raros os indivíduos que ao mesmo tempo que apregoam sua recusa dos bens materiais vão reclamando que outros lhos forneçam
Colocado por: luisvvdizer que se é contra "o consumismo", ou "a prioridade aos bens materiais" é apenas isso: palavras.
Colocado por: oxelfeRPor exemplo, abdicar do subsídio de desemprego quando tinha direito a ele são palavras?
Colocado por: becasSem pôr em questão a genuinidade das tuas opções de vida, abdicaste do subsídio de desemprego porque tinhas possibilidade de o fazer.
Colocado por: becasO desprendimento dos bens materiais e´um "luxo" acessível a poucos.
Fantástico!Agora tens poderes sobrenaturais? Conheces-me de algum lado para poderes afirmar isso tão categoricamente?
Nunca me ouviste a reclamar seja o que for para mim.E sim, já me ouviste a reclamar para outros.
Podes não acreditar, mas tudo o que escrevi neste post é absolutamente verdadeiro:
https://forumdacasa.com/?CommentID=323831
Se sou "100% não-consumista"? Não, ainda há coisas a que não resisto, mas nesse aspecto podes acreditar que estou muito mais perto que a grande maioria das pessoas.
Por exemplo, abdicar do subsídio de desemprego quando tinha direito a ele são palavras?Quantos conheces que foram capazes disso?
Colocado por: luisvvnão estava a falar especificamente do oxelfer
Colocado por: luisvvrenúncia aos bens materiais
Não? Então para que colocaste uma citação do que eu escrevi?
Eu não renuncio! Não sou um eremita.